NO DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS,PAPA PEDE AO MUNDO QUE "ESCUTE O GRITO DOS QUE SOFREM COM A VIOLÊNCIA"

No dia de São Francisco de Assis, Papa pede ao mundo que "escute o grito dos que sofrem com a violência" FILIPPO MONTEFORTE/AFP PHOTO POOL

No dia de São Francisco de Assis, Papa pede ao mundo que "escute o grito dos que sofrem com a violência"

Papa Francisco celebrou missa a 100 mil fiéis na basílica daquele que é considerado o santo dos pobres


-O papa Francisco pediu ao mundo que escute "o grito dos que choram, sofrem e morrem por causa da violência", durante uma missa celebrada nesta sexta-feira em Assis (centro da Itália), a cidade de São Francisco, o santo dos pobres.
— Te pedimos, Francisco, que nos ensine a ser instrumentos da paz — disse o pontífice ao suplicar diante de 100 mil peregrinos "pelo cessar dos conflitos armados que ensanguentam a terra na Síria e no Oriente Médio".
Em um altar de madeira, instalado na praça da basílica de São Francisco, ao lado de vários bispos e dos oito cardeais que o assessoram na reforma da Igreja, o papa pediu "paz e harmonia para o mundo". Francisco também saudou cordialmente o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, que assistiu à missa.
— Oremos pela Itália, para que prevaleça o que os une sobre o que os divide — disse.
No dia do padroeiro da Itália, o Papa ilustrou a vida do santo italiano, que abriu mão de todos os bens e viveu em estrita pobreza, virando um símbolo da paz.
— A paz franciscana não é um sentimento doce. Este São Francisco não existe. Nem uma harmonia panteísta com a energia do cosmos. Tampouco isto é franciscano — explicou.
— A paz de Francisco é a de Cristo: "Amai-vos uns aos outros". O homem está chamado a proteger o homem: que o homem esteja no centro, não os ídolos que criamos — disse.
O Papa pediu o entendimento sobre o "espírito de Assis" e lamentou a tragédia de Lampedusa, onde morreram em um naufrágio pelo menos 130 imigrantes africanos e outros 200 estão desaparecidos, a maioria somalis e eritreus, que fugiam de conflitos e guerras.

Comentários