NAVATRI : FESTIVAL HINDU DEDICADO À DEUSA DURGA




Navratri
Dia 5 de outubro iniciou o Maha Navratri (ou navaratri), festival hindu dedicado a deusa Durga com duração de 9 noites e culmina com Dussehra (em sânscrito significa "a remoção de dez" referindo-se à vitória do Senhor Rama sobre a dez cabeças rei demônio Ravana) no décimo dia. A palavra Navaratri literalmente significa "nove noites" em sânscrito, nava significa nove e ratri significa noite. O dia também marca a vitória da Deusa Durga sobre o demônio Mahishasur.
Tem duração de nove noites porque as nove formas da deusa Durga são adoradas.
 
 
 
 
De acordo com o calendário gregoriano (que é o nosso) esse festival ocorre entre setembro e outubro e é um dos mais importantes festivais na Índia, Nepal e Bangladesh. 
Após o décimo dia que é Dussehra, iniciam-se os preparativos do Dantheras (Diwali -festa das luzes) que ocorre após Dussehra. 

Navratri é celebrado em grande escala nos Estados de Bihar, West Bengal, Madhya Pradesh, Odisha e norte do Punjab em diferentes formas na Índia, a pessoas limpam suas casas para agradar a deusa e assim terem prosperidade na vida, pois a deusa gosta de limpeza. Algumas pessoas fazem jejum e não comem nenhum tipo de carne.

No nosso caso, não fazemos nada de especial pois é difícil celebrar os festivais indianos (sejam hindus ou sikhs) quando a comunidade ainda é pequena ou não existe uma divulgação maior. Mas fazemos ao nosso modo orando e deixando de comer carne durante os nove dias, e que venha o Diwali!!!


Um feliz Navratri a todos! 
 
Fonte:http://cafecomchai.blogspot.com.br/2013/10/navratri.html

Comentários