FANATISMO - LUCIANO DU VALLE





FANATISMO

Nós podemos refletir hoje... um pouco... sobre a questão do fanatismo.

Sempre que nos remetemos a esta palavra nós a associamos com religião... homens bombas... revoltas.. violência...coisas assim.

Mas... fanatismo.. significa, como todos sabem, algo extremo... algo que extrapola o comum... neste sentido de que não só aceitamos o comum, como estamos dispostos a impor o que consideremos ideal de acordo com a nossa perspectiva do mundo e dos nossos valores pessoais.

É desse modo que o fanatismo pode caber em todas as áreas... desde o futebol até a religião. Porque... ninguém tem que provar para ninguém que o time de futebol dele é melhor do que o de outra pessoa... e nesse contexto acontecem pancadarias, desentendimentos... e tudo o mais para defender um ideal tão passageiro. Sim... porque aqui neste mundo tudo passa... e o que é bom hoje pode se tornar falho amanha, e vice versa.

Estenda este conceito fanático em tudo, na política, na prática esportiva, na vaidade, no trabalho... em todas as coisas da vida. De modo que cada um de nós é um homem ou mulher bomba em potencial para explodir todos os pensamentos e emoções em nome de algo que é temporário... mas que escolhemos como bandeira para a nossa vida fazer sentido... dando a isto um valor eterno.

Daí, dessa simples reflexão, podemos experienciar todas as pessoas que ficam nos falando tantas coisas para que aceitemos como verdade total aquilo que elas estão falando... principalmente no referente à religião... onde estão as pessoas mais convincentes e convencidas de que a verdade delas é a maior verdade que existe... adentrando toda a psicologia desta "verdade" nas questões de relacionamentos e de sociedade.

Ser fanático ou fanática é um extremo chato e perturbador. Existem verdadeiras guerras e conflitos psicoemocionais... e por isso a humanidade não conseguirá se harmonizar até cada um entender que a verdade de cada um é apropriada ao seu nível de evolução. Entende? Mesmo que a Verdade seja uma só.... esta Verdade se manifesta na adequação individual de cada um. Não há como não ser assim. Ou seja, cada pessoa conhece a Vida, o Mundo e Deus.... de acordo com sua evolução, experiência interna, busca, entendimento superior.... porque podemos estar falando a mesma coisa... mas como são diferentes as percepções e iluminações.

Infelizmente todo esse mundo em que vivemos é manipulado por interesses e ideais de quem, logicamente, quer controlá-lo... ou se manter no topo do poder e da fama. E as pessoas... como cordeiros inocentes... ou seres não pensantes... aceitam as milhares de sugestões e argumentos que lhe situam como servos, ou escravos, de um sistema que está lucrando e explorando as pessoas por livre conveniência social, política, econômica e religiosa.

Porque... as pessoas... não sabem onde está a saída para tudo isto.... e também nem têm tempo, eu diria atualmente.. interesse real e sério... para questionar ou vivenciar as situações que envolvem a transcendência... onde se situa o padrão mais sutil daquilo que se chama Verdade... e que é para onde devemos nos situar.

É desse modo que o mundo se tornou um bando de fanáticos, onde os fanáticos líderes assumem o comando pelos fanáticos liderados... em todos os campos da convivência e expressão humana. Caminhamos sem o equilíbrio... e nos exacerbamos nos extremos em tudo o que queremos, pensamos, sentimos e fazemos... e é exatamente por isso que nunca estamos em paz... e ficamos cheios de ansiedades... porque sabemos no fundo... que o nosso coração não está satisfeito... e sabemos que nossa verdade não passa de um conceito psicológico que induz algumas emoções passageiras... as "quais" ... muitas vezes... podemos até aceitar morrer por elas de um modo estúpido.

Enquanto não nos conhecermos a nós mesmos... não entrarmos nesta dimensão maravilhosa da alma... que está acima de todos os conceitos, preconceitos, ideais e etc... jamais sairemos da condição fanática, sectária... jamais sairemos das obsessões por teorias e padrões estabelecidos... que simplesmente nos prendem naquilo que ignoramos.

A Verdade que liberta é a auto realização... onde você pode ver com os olhos transcendentes a cegueira deste mundo. Mas para chegar neste ponto é preciso fazer o exercício diário de viver o interno... de ir além desta mente louca que está roubando o nosso tempo com milhares de ideais imperfeitos... de hipnoses reverenciadas... que acabam se tornando fanatismo, espírito agressivo, salvacionismo de mundo.... e repúdio por tudo que estiver fora da aceitação pessoal e crédula do que é certo e errado.

É nesse contexto inteligível que eu peço para vocês reverem as suas posições atuais... e o quanto elas estão contrastando com o mundo em que vocês vivem. Isto não pode ser! Estamos aqui só de passagem... e o quanto antes nos libertarmos de toda esta manipulação política e religiosa... abriremos nosso campo interno para sentir esta Presença Divina... esta Força Maior... esta Sabedoria Incrível.. que nos conduz a cada momento na direção da Verdade Pura que é inerente e imanente em cada coração deste planeta, deste Universo.

Faça isto... flua no seu amor pela Vida... e a Vida vai te amar a ponto de te dar esta realização... que é a necessidade ideal de cada um de nós. No amor real não julgamos o mundo, não criticamos Deus, não duvidamos da capacidade e talento de cada pessoa e ser... por mais escondido que esteja. E assim nos tornamos auxiliares da luz que compartilha valores superiores e qualidades especiais que nos darão oportunidades de experimentar nossas lições enquanto encarnados neste mundo até a hora da morte.

Liberte-se de tudo aquilo que te faz achar que é melhor, mais puro, mais santo... e mais grandioso do que as outras pessoas.


LUCIANO DU VALLE

Comentários