CASO ET DE VARGINHA FOI UMA FARSA MIDIÁTICA ?

 
 
CASO VARGINHA FOI UMA FARSA?

Paulo Roberto Peralta

Com o lançamento do filme Independence Day começa a ficar claro que o acontecimento de Varginha foi, na verdade, uma farsa montada pela máquina de marketing: a mídia. Os ufólogos simplesmente foram enganados e usados ao preparar terreno para o eficiente trabalho dos marketeiros. Face às poucas evidências que nos foram apresentadas sobre tal caso, devemos fazer algumas considerações. Vejamos: um dos mais renomados ufólogos do país, Ubirajara Franco Rodrigues, abandona a Ufologia dizendo-se insatisfeito com os rumos que esta ciência vem tomando.
 
Quase um ano depois de sua declaração, apareceram estranhas criaturas em Varginha, justamente em sua cidade, e parece que também em seu bairro. Mera coincidência?! Talvez, mas o fato é que até mesmo o Corpo de Bombeiros daquela localidade, apesar de ter sido visto por testemunhas, alega não ter participado da captura ou do transporte dos supostos ETs. Neste ínterim, uma poderosa produtora norte-americana preparou uma campanha milionária e lançou um filme sobre invasão extraterrestre, que custou US$ 71 milhões.
 
Essa campanha precisava de um público interessado no assunto para garantir o retorno esperado por seus produtores. Os diretores de ID-4 resolveram soltar a imagem de ETs, que não poderiam ser bonitinhos nem simpáticos, para não ganhar a proteção das pessoas, mas também não deveriam ser assustadores demais, para não chocar o público. Criou-se, então, um tipo estranho e curioso.
 
Além disso, precisavam de uma cidade pequena para encenar o filme, de modo que a notícia se espalhasse rapidamente e ganhasse projeção nacional. Precisavam de um fato contundente para dar credibilidade ao enredo. Nada melhor do que forjar uma situação. Escolheu-se, como palco, Varginha, que preenchia todos os requisitos necessários, com a vantagem extra de que se os ufólogos fizessem aprofundadas pesquisas dariam mais ênfase ao assunto. Encontrada a solução para o plano, alguns atores se vestiram de ETs, foram às ruas e se deixaram observar pelos moradores daquela pacata cidade.
 
Ao mesmo tempo, foram encenadas as capturas com outros atores vestidos de bombeiros ou soldados. Depois, a imaginação popular tomou conta. A notícia rapidamente se espalhou, cresceu e ganhou contornos da mais absoluta verdade. Uma parcela de sorte também ajudou o intento, pois conseguiram não apenas um, mas dois ufólogos de renome que, com suas pesquisas, deram credibilidade ao caso.
 
A mídia foi a parte mais fácil do processo, pois mesmo que não saibam antecipadamente da farsa, sempre se interessam por notícias sensacionalistas. Concluindo: tudo isso é uma teoria tão absurda e, ao mesmo tempo, tão possível quanto a teoria da veracidade do Caso Varginha. Uma coisa é certa: todos os pontos devem ser investigados. Afinal, com que cara ficaremos se algum dia for revelado que tudo não passou de uma armação? A mesma mídia que deu tanto destaque ao assunto, hoje o trata com desdém: “...são menos assustadores do que o desmoralizado ET de Varginha” (IstoÉ de 07 de agosto de 1996, referindo-se às criaturas que aparecem em Independence Day).
 
Tal observação é sinal de que nem os meios de comunicação levaram a sério suas próprias reportagens. Ou talvez já soubessem que tudo não passava de uma grande armação? Os ufólogos, de um modo geral, acusam os governos de acobertamento dos casos ufológicos, mas o que estão fazendo com o Caso Varginha não é a mesma coisa?! Eles dizem ter evidências, fatos importantíssimos, testemunhas reveladoras, mas não divulgam nada, somente algumas poucas e difusas informações, sem prova alguma. A população afirma acreditar em ETs, discos voadores, assim como em anjos e gnomos. Mas, no entanto, não dá a devida importância para suas próprias crenças.
 
CRÉDITO: ARQUIVO UFO
Novo desenho do ET capturado em Varginha que foi veiculado na rede Internet, segundo o artista plástico Thomas Feiner
Novo desenho do ET capturado em Varginha que foi veiculado na rede Internet, segundo o artista plástico Thomas Feiner
 
 

Comentários