CAETANO VELOSO GANHA BIOGRAFIA "COMUNITÁRIA" DIGITAL


Crowdsourcing propõe criação de biografia digital de Caetano Veloso http://catr.ac/p511307

Foto: Bob Wolfenson

Os moderadores do perfil avaliam o conteúdo enviado e
aqueles que são aprovados fica disponíveis na linha do tempo.
 
Wikimedia Commons

Com o intuito de gerar um livro digital, a Agência Mojo – também ligada à Editora Mojo Books – criou um perfil no Facebook intitulado “Biografia do Caetano”, no qual os usuários e fãs do cantor podem contribuir com diferentes materiais.
Fotos, vídeos, entrevistas e textos são alguns dos itens enviados para a página que, atualmente, conta com mais de 4 mil opções “curtir”. Ironicamente, Caetano Veloso – junto de outros artistas – critica futuras mudanças no Código Civil que visam dar espaço às biografias não oficiais.

Caetano Veloso ganha biografia ‘comunitária’


Erasmo Carlos, Caetano Veloso e Roberto Carlos durante encontro de artistas no Senado. FOTO: Ed Ferreira/Estadão

SÃO PAULO – O conceito de “crowdsourcing” ainda não havia chegado às biografias. Com o lançamento da comunidade Biografia do Caetano no Facebook na semana passada, a lacuna foi preenchida.

Criada pelos fundadores da Agência Mojo, em poucos dias a página foi inundada de links para matérias, fotos, entrevistas, vídeos e GIFs animados do compositor. Na sexta-feira, contava com quase 3.800 fãs. “No primeiro dia, recebemos mais de 300 colaborações. No segundo, já havia mais de 800 para analisar”, conta Danilo Corci, um dos sócios da Mojo.
O projeto faz parte do relançamento da editora da agência, a Mojo Books. De quebra, ironiza o posicionamento de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e o próprio Caetano, que fazem campanha contra mudanças no Código Civil que facilitarão as biografias não oficiais.
Ainda assim, Paula Lavigne, empresária do cantor, elogiou a comunidade. Os sócios da Mojo desconfiam: “Falar que ela ‘gostou’ é uma maneira de tentar esvaziar a iniciativa.”
E por que Caetano foi escolhido para o projeto? “Por que um dia ele cantou ‘É Proibido Proibir”, brinca Corci.

Fonte:http://blogs.estadao.com.br/link/caetano-veloso-ganha-biografia-comunitaria/

Comentários