AQUI (NO BRASIL)PARECE QUE SÓ EXISTE LIBERDADE DE EXPRESSÃO,O DIREITO À PRIVACIDADE NÃO É RESPEITADO - PAULA LAVIGNE



A discussão pegou fogo

Presidente da associação Procure Saber, Paula Lavigne gravou participação no “Saia Justa” que vai ao ar hoje, às 21h30m, no GNT. O debate com Barbara Gancia, Astrid Fontenelle, Maria Ribeiro e Mônica Martelli foi dos mais acalorados. Alguns trechos de Paula:
“Aqui (no Brasil) parece que só existe liberdade de expressão, o direito à privacidade não é respeitado.”
“As coisas foram deturpadas na imprensa. A gente foi acusado de censor de uma maneira muito desrespeitosa.”
“Eu sou a favor que nós sejamos um país tão civilizado que a gente não precise de autorização.”
Barbara Gancia: “A lei brasileira não funciona direito pra você e pra mim. Você quer que funcione só pra você!”
Três parceiros
Já são três as organizações que se juntaram à Associação Nacional dos Editores de Livro na ação no Supremo Tribunal Federal. Nela, a Anel pede que seja declarada inconstitucional a exigência de autorização de personagens (ou de seus herdeiros) para a publicação de biografias ou de obras audiovisuais nas quais eles são citados.
Amigos da Corte
A inglesa Article 19, além do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas se tornaram amicus curiae — ou amigos da Corte —, o que significa que elas serão partes interessadas, aptas a prestar informações ao Supremo e a defender suas posições no julgamento.
Eu não autorizo
Pedro Cardoso não autorizou o uso de sua imagem no livro “A história do teatro no Rio de Janeiro”, que a crítica Barbara Heliodora vai lançar pela editora Novas Direções. Pedro, o Agostinho Carrara de “A grande família”, disse ‘não’ e a editora acatou: vai tirar sua foto do livro, que retrata a história do teatro carioca desde 1500.
Aliás e a propósito
A Novas Direções pede a herdeiros ou representantes de artistas falecidos como Ziembinski, Grande Otelo, Glauce Rocha, Gláucio Gil e Mauro Rasi, que entrem em contato para autorizar o uso de imagens. Contatos: ahistoriadoteatronorj@gmail.com.
‘Faz parte’, diz Gerald
De Gerald Thomas, defendendo a liberação das biografias no Brasil: “Infelizmente o nosso destino não é um tango amistoso entre nossos biógrafos e críticos. Quem dera fosse! Fazer parte da vida pública também significa ter desagradáveis surpresas e curvas em estradas nem sempre desejáveis. Seja como for, curvas e calombos fazem parte dessa ‘obra de arte total’ e merecem constar numa biografia — goste o biografado ou não. Faz parte. Simplesmente faz parte.”


Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/paula-lavigne-parece-que-so-existe-liberdade-de-expressao-direito-privacidade-nao-respeitado-10376590#ixzz2hthk2tUJ

Comentários