OS PALÁCIOS E CATEDRAIS DE SÃO PETERSBURGO




Os palácios e as catedrais de São Petersburgo


Foto: Shutterstock.com Uma das cidades mais cosmopolitas da Rússia, São Petersburgo é casa de imponentes e importantes construções históricas. Singularmente belos, os prédios da cidade ostentam luxo e exuberância. Juntos...

Foto: Shutterstock.com
Uma das cidades mais cosmopolitas da Rússia, São Petersburgo é casa de imponentes e importantes construções históricas. Singularmente belos, os prédios da cidade ostentam luxo e exuberância.
Juntos e de igual grandiosidade, estes lugares por si sós garantem um roteiro de visitações à cidade e, por isso, merecem a atenção do turista, convidando-os a passeios inesquecíveis, em meio a cenários espetaculares, onde toda a realeza de czares e imperadores continuam pulsantes em cada detalhe destas majestosas construções.
O colorido destes e outros prédios afasta o ar pesado das grandes cidades, comumente cercadas por edificações cinzas e sem vida. As cores que animam a paisagem recebem o contraste perfeito, conforme a época do ano.
Durante o inverno, um dos mais rigorosos do mundo, o branco da neve intensifica as tonalidades que embelezam os edifícios, enquanto no verão o verde das árvores e jardins deixa tudo ainda mais colorido. Dessa forma, São Petersburgo nunca é a mesma, parecendo diferente a cada nova visita.
Para dar início às visitações, nada melhor que conhecer o maior e mais bonito palacete da cidade: o Palácio de Catarina. Erguida no século 17, a construção segue o estilo rococó e, gigantesca, possui inúmeras salas e salões, onde boa parte da vida de uma das maiores dinastias da Rússia é recontada nas paredes trabalhadas no ouro e com detalhes de riqueza incalculável.

Palácio de Catarina - Foto: Shutterstock.com
Parece impossível, mas o Palácio de Peterhof supera todo o encanto e a admiração provados pelo Palácio de Catarina. Peterhof, em português significa Casa/Corte de Pedro, que foi um dos mais importantes imperadores da Rússia. Construído sobre uma colina, com vista para o Golfo da Finlândia, seu principal diferencial está nos jardins, fontes e chafarizes que embelezam ainda mais sua fachada. Uma vez no lugar, o visitante, boquiaberto, pode admirar as peças que perpetuaram a nobreza da família, passear pelos salões e parques parecem intocáveis pelo tempo, preservando o clima e ares de outras épocas, quando tudo era muito diferente de hoje.

Palácio de Peterhof - Foto: Shutterstock.com
Ainda no circuito dos palácios, mas direcionando os passeios por caminhos mais culturais, o gigante Palácio de Inverno, construído entre 1754 e 1762 para servir de residência para os czares da época, se ergue no centro da cidade e representa um dos convites mais irresistíveis de São Petersburgo.

Palácio de Inverno - Foto: Shutterstock.com
Hoje, a antiga construção faz parte do complexo de edifícios conhecido como Museu Estatal do Hermitage, um dos maiores do mundo. Seu imenso acervo conta com coleções, peças e obras de praticamente todas as escolas artísticas e de diferentes culturas e países, não só da Rússia, como da Europa e do mundo todo também.
Dois dias de passeio podem não ser suficientes para percorrer toda a gigantesca estrutura. Em uma construção com 1.786 portas e 1945 janelas, o complexo conta ainda com os seguintes espaços, todos igualmente grandiosos:
- o Palácio Menshikov;
- o Pequeno Hermitage;
- o Grande Hermitage;
- o Teatro do Hermitage;
- o Palácio do Estado Maior;
- e o Novo Hermitage.
Para chegar ao museu ou ao antigo Palácio de Inverno, o acesso pode ser feito pela Praça do Palácio. Considerada como a segunda maior praça da Rússia, a área pode ser comparada a vários campos de futebol, o que permite uma definição mais exata de toda a sua imponência. Sua principal atração, além dos diversos palácios, é a Coluna de Alexandre, que tem mais de 45 metros de altura e sustenta, ao topo, a figura de um anjo que mede seis metros de altura. Outro grande destaque da Praça é o Arco do Triunfo, símbolo em memória à batalha contra Napoleão Bonaparte.Também mesclando a majestade das grandes construções, com um toque cultural, o Palácio de Pavlovsk foi uma das principais residências da família imperial russa e hoje funciona como um museu. Com mais de 30 salas, que antes eram os aposentos que acomodaram a família de Paulo I, o lugar permite uma verdadeira viagem no tempo, permitindo o contato com as épocas de ouro, responsáveis pelo sucesso dos principais imperadores da Rússia.

A Praça do Palácio e a Coluna de Alexandre ao centro - Foto: Shutterstock.com
 

Arco do Triunfo - Foto: Shutterstock.com
Há ainda outros importantes palácios em São Petersburgo, como o Palácio de Mármore, o Palácio Stroganov e o Palácio de Alexandre, todos igualmente belos e de fundamental importância para os que não cansam de percorrer salões antigos e que querem ter acesso aos costumes e cultura de outros tempos.
No entanto, nosso roteiro deve continuar. Saindo da rota dos palácios e entrando nos circuitos das esplêndidas igrejas da cidade, a primeira parada deve ser feita na Catedral de Santo Isaac. Sua gigante cúpula dourada se sobressai entre os outros prédios, captando o olhar dos apaixonados por arquitetura. Admirável do lado de fora, a catedral é ainda mais surpreendente lá dentro. Cada pedacinho interno da obra foi ricamente trabalhado com detalhes sacros, responsáveis por aumentar a espiritualidade e santidade ali sentidas.

Catedral de Santo Isac - Foto: Shutterstock.com
A Catedral de Pedro e Paulo, por sua vez, atrai os olhares para a sua imensa torre, com mais de 100 metros de altura, que corta o céu e toma conta do cenário dentro da Fortaleza de Pedro e Paulo de Peterhof. Com inspiração no estilo barroco, a beleza do lugar cativa pelas minúcias entalhadas com ouro. No local, funciona um museu e estão instalados os túmulos dos Rumonov, a família imperial que comandou a Rússia por anos.

Catedral de Paulo e Pedro - Foto: Shutterstock.com
O grande destaque religioso da cidade, porém, fica na Igreja do Sangue Derramado, onde foi assassinado Alexandre II. O colorido de sua fachada, bem como suas várias cúpulas chamam a atenção dando uma pequena amostra do que será encontrado em seu interior. Unindo o melhor do barroco aos traços arquitetônicos do neoclassicismo, o lado de dentro do monumento pode ser considerado uma verdadeira obra de arte, com seus inúmeros painéis pintados com cores intensas e alegres, que não roubam a beleza e riqueza das colunas e salões trabalhados no ouro.

Igreja do Sangue Derramado - Foto: Shutterstock.com
Somente uma cidade como São Petersburgo pode ser capaz de manter vivos séculos de história, sem se esquecer o colorido que alegra cada canto da cidade. Para sentir e mergulhar em suas cores, nada melhor que visitar seus palácios, igrejas e catedrais.
POR 
GLADYS GONZALEZ
 

Comentários