O JEITO MAIS EFICIENTE DE SER CRIATIVO



É quase uma contradição em termos. Eficiência tem a ver com aperfeiçoar, ser mais produtivo, errar menos, extrair mais resultado com menos esforço. Criatividade está mais ligada a pensar por outro ângulo, tentar, sem preocupação com o resultado imediato. Por isso mesmo iniciamos por aqui. Para deixar claro que não propomos a eficiência cega (incapaz de perceber as revoluções na virada da esquina). Nem, tampouco, a criatividade estúpida – que nunca se transforma em resultado.
Há milhares de livros que se propõem a libertar o seu eu criativo. Um excepcional resumo da parte boa de todos eles foi feito pelo artista e escritor americano Austin Kleon, num post em seu blog. São dez tópicos, aqui ligeiramente adaptados:
+ Roube como um artista O artista honesto confessa que suas ideias não são exatamente originais. Identifique as coisas de que gosta, colecione-as. Se o trabalho de alguém é impressionante, veja o trabalho das pessoas que o influenciaram.
+ Não espere saber quem você é para fazer coisas. Você já está pronto. O medo é natural.
+ Escreva o livro que você quer ler. Não faça o produto que você sabe fazer, faça o que gostaria de ter.
+ Use as mãos. Você é o seu corpo inteiro. Use-o.
+ Faça projetos extras, tenha hobbies.
+ Faça um trabalho bom, e ponha-o onde os outros possam vê-lo.
+ A geografia não nos domina. Conecte-se com gente de todo lado.
+ Seja legal (o mundo é uma cidade pequena).
+ Seja careta (é o único jeito de o trabalho ser feito). Ser criativo demanda energia. Não a desperdice com outras coisas.
+ Criatividade é subtração. O foco é não apenas prestar atenção no que se quer, mas deixar de fora o que não se escolheu.  
(Esta dica faz parte da reportagem de Época NEGÓCIOS "24 Modos de Ser Mais Eficiente")
http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2013/08/o-jeito-mais-eficiente-de-ser-criativo.html?folder_id=172

Comentários