MISTÉRIOS DAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI

 
Mistérios Das Obras De Leonardo Da Vinci
Mistérios Das Obras De Leonardo Da Vinci
 
No cenário da arte, vários gênios surgiram. Isso não pode negar. Cada um com sua genialidade distinta, mas nunca se distanciando de seu objetivo, que era retratar, com perfeição, o modo de vida da época em que foi pintado.
Mas não são todos os artistas que retratam os fatos corriqueiros. Alguns se inspiravam em belas mulheres, pintando bustos ou somente rostos. No Brasil, por exemplo, temos vários artistas que alcançaram um renome nacional e, até mesmo, internacional: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcante, Victor Meirelles, Benedito Calixto, entre muitos outros.
Entretanto um, que não é brasileiro, mas que conquistou o mundo com suas obras e pinturas – em especial, com uma que se tornou a sua marca registrada- foi Leonardo Da Vinci. Nesse artigo, iremos falar um pouco mais sobre a vida desse incrível gênio, que era muito mais do que somente um pintor e escultor. Vamos lá?

Um Pouco De Leonardo Da Vinci

Nascido na cidade de Anchiano, na Itália, no ano de 1452, Leonardo di Ser Piero da Vinci, mais conhecido por somente Leonardo Da Vinci, exercia muitas atividades. De engenheiro a artista renomado, Da Vinci sempre se destacou pela sua inteligência, e que pode ser reconhecido como a pessoa dotada que mais teve talentos que já viveu no mundo.
Leonardo Da Vinci foi um dos artistas mais completos a habitarem o planeta Terra, já que, além de pintor, ele esculpia, projetava, arquitetava, além de ser um grande matemático. Além de ser um renomado e famoso artista de seu tempo, suas obras causam admiração e são respeitadas ainda hoje por todos os outros artistas. Isso porque Da Vinci empregava em suas obras técnicas inventadas por ele. O sfumato, por exemplo, é um belo exemplo de técnica que foi criada por Da Vinci, e utilizada na sua obra mais famosa, Mona Lisa.
Um Pouco De Leonardo Da Vinci
Um Pouco De Leonardo Da Vinci

Mistérios Em torno De Algumas Obras

Há alguns mistérios envolvendo Da Vinci, algumas obras e até mesmo uma suspeita. Podemos pegar o exemplo da própria Mona Lisa (Ou A Gioconda). Muito se discute sobre a real inspiração para que Da Vinci pudesse pintar A Gioconda. Algumas teorias surgiram. Algumas indicam que um casal, Francesco e Mona Lisa, eram vizinhos do grande pintor e gênio.  Estudos indicam que Francesco, marido de Mona Lisa, era uma pessoa rica, podendo pagar para que o artista pintasse um retrato de sua mulher.
Outros estudos ainda dizem que o sorriso de Mona Lisa era de um modelo, no qual ainda especulam ser um amante de Leonardo.  Ainda assim, muita especulação, hipóteses e outros ainda cercam a célebre obra de Da Vinci.
Outra obra que também causou bastante controvérsia é A Última Ceia, onde DaVinci representou a última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos. De acordo com alguns estudiosos, o pintor distribuiu pela arte, mesmo que disfarçadamente, alguns códigos que remetem a uma sinfonia que pode ser traduzida como uma missa ou mesmo uma prece.  Alguns já levantam muitas suspeitas, mas elas não chegaram a ser confirmadas, de fato.
Outra grande polêmica é sobre o Santo Sudário, que veremos agora.

Santo Sudário

O Santo Sudário é um linho onde estão gravados a face e o corpo de um homem, que, revelado em negativo, os detalhes são mais destacados. Muitos cristãos da Igreja Católica creem que a imagem formada no linho de Turim seja, na verdade, de Jesus Cristo. O desenho teria se formado quando do sepultamento do corpo de Jesus. Há uma característica que favorece os católicos: A imagem formada no linho remete a uma pessoa com ferimentos decorrentes de uma crucificação, o que aumenta as especulações sobre ser este linho o revestimento do corpo de Cristo.
E o que Leonardo da Vinci tem a ver com isso? Simples. Muitos defendem a hipótese de que Da Vinci o elaborou. Alguns exames dataram um fragmento do Santo Sudário sendo do ano, aproximadamente, 1534, o que indica que o Sudário foi produzido muito tempo depois da morte de Jesus. Mas alguns contestam, visto que o fragmento analisado era parte de uma restauração realizada naquela data.
Uma coisa é certa: a discussão sobre a confirmação de o Sudário de Turim ser realmente o pano que cobriu o corpo de Cristo ainda se prolongará por longos anos.

Leonardo Da Vinci: Suas ‘’Mil’’ Faces

O porquê desse subtítulo? Simples. Como já é de conhecimento de você, Leonardo da Vinci era muito mais do que um artista. Era um engenheiro, matemático, escultor, projetista, arquiteto, enfim.
Como projetista, foi proposto a Da Vinci o redesenho de Milão. Convém saber que, naquela época, o urbanismo não era levado a sério. As pessoas não davam a mínima importância para a estética da cidade. Então, é automático pensar que as casas eram todas amontoadas, sem ruas espaçadas nem sistema de água e esgoto. Leonardo conseguiu organizar tudo. As casas, em seus desenhos, possuíam um sistema de ventilação, além de elas próprias serem espaçadas e amplas. A água e o esgoto foram totalmente adequados em um sistema, e praças começaram a fazer parte da cidade.
Leonardo também realizava estudos científicos, como a Anatomia Humana, com um desenho do corpo humano, também muito conhecido pelo público. A engenharia também era um ponto forte de Da Vinci, com invenções bastante interessantes.
Algumas de suas invenções, aliás, podem até mesmo serem produzidas; outras, de jeito nenhum. Existem rascunhos de desenhos de Da Vinci que retrata verdadeiras máquinas voadoras em ação. Até mesmo um helicóptero movido por 4 homens foi idealizado pelo artista.

A Velhice e Morte

Da Vinci viveu os últimos anos em Roma, ao lado de artistas também muito renomados, como Michelangelo, que estava em plena atividade.
Pressentindo que a morte chegaria logo, Da Vinci solicitou que um padre se dirigisse até a sua casa a fim de receber a extrema unção, além de poder confessar os seus pecados.
E, por fim, o artista vem a falecer no dia 2 de maio de 1519. Há hipóteses de que o artista morreu nos braços de Francisco I. Contudo, isso não foi comprovado.
 
Por Francisco Prado
 
 

Comentários