AFRONAUTAS - DOCUMENTÁRIO FICCIONAL FOTOGRÁFICO SOBRE O PROGRAMA ESPACIAL DA ZAMBIA DA DÉCADA DE 60

 
 

THE AFRONAUTS

 
em fotografia 
Projeto Afronautas
Gênero: Fantasia
Tema..: Corrida espacial
Missão: Lançar uma nave tripulada
Fato histórico: a Academia Nacional de Ciências de Zâmbia e seu programa espacial (para superar os Estados Unidos e a antiga União Soviética).

 
 
 
De autoria da fotógrafa espanhola Cristina de Middel, o documentário fictício 'The Afronauts', sobre o programa espacial da Zâmbia da década de 60 - foi indicado ao prêmio de fotografia 2013 Deutsche Borse.

 

 
Em 1964, ainda vivendo o sonho de sua independência recentemente adquirida, a Zâmbia começou um programa espacial com a esperança de enviar o primeiro Africano para a lua. Mas, o financiamento para o projeto nunca foi levantado, como as Nações Unidas declinou seu apoio, e um dos astronautas, uma garota de 16 anos, ficou grávida e teve que sair.
"The Afronauts" é a representação visual de como a iniciativa heróica de 1964, em iniciar um programa espacial na Zâmbia se transformou em um episódio exótico da história Africana.
A obra propõe que o público questione a linguagem e a veracidade da fotografia como um documento, e expõe arquétipos que transitam entre a realidade e a ficção.


Fonte: http://obviousmag.org/sphere/2013/08/the-afronauts.html#ixzz2bqPapN4n

Comentários