A CURA DA CRIANÇA INTERIOR : OUVINDO A CRIANÇA INTERIOR - THICH NHAT HANH


A Cura da Criança Interior
 
Quando éramos crianças, éramos muito vulneráveis. Nós nos machucávamos muito facilmente. Um olhar severo de nosso pai poderia tornar-nos infelizes. Uma palavra forte de nossa mãe pode causar uma ferida no nosso coração. Quando criança, temos um monte de sentimentos, mas é difícil nos expressarmos. Nós tentamos e tentamos. Às vezes, mesmo se podemos encontrar as palavras, os adultos em torno de nós não podem nos ouvir, não escutam, ou não nos permitem falar.
 
Nós podemos ir para nossa casa interior e falar com a nossa criança, ouvir a nossa criança, e responder diretamente a ele. Eu mesmo fiz isso, mesmo tendo recebido amor e carinho dos meus pais. Essa prática me ajudou tremendamente. A criança ainda está lá e pode estar profundamente ferida. Nós negligenciamos a criança em nós por um longo tempo. Temos que voltar e confortar, amar e cuidar da criança dentro de nós.
 
Esta meditação pode ser feita ao sentar ou caminhar. É importante encontrar um lugar calmo, um lugar onde você possa se sentir confortável e relaxado ininterruptamente por pelo menos cinco minutos. Enquanto você inspira e expira, pode dizer estas palavras a você mesmo.
 
Inspirando, eu me vejo como uma criança de cinco anos de idade.
Expirando, eu sorrio com compaixão para a criança de cinco anos de idade em mim.
 
Primeiramente você pode querer dizer a frase inteira, então você pode apenas querer usar as palavras-chave:
 
Eu com cinco anos de idade.
Sorrindo com compaixão.
 
A criança de cinco anos de idade, dentro de você precisa de muita compaixão e atenção. Seria bom se a cada dia você encontrasse alguns minutos para sentar e praticar esta meditação. Seria muito curador e muito reconfortante, porque a criança de cinco anos de idade em nós ainda está viva e precisa ser cuidada. Com o reconhecimento e a comunicação, podemos ver que a criança responde para nós e ela começa a se sentir melhor. Se ela se sente melhor, nós nos sentimos melhor e também começamos a sentir grande liberdade.
 
A criança dentro de nós não é apenas nós mesmos. Nossos pais também sofreram quando crianças. Mesmo como adultos, muitas vezes não sabem como lidar com o seu sofrimento, assim fazem seus filhos sofrerem. Eles foram uma vítima de seu próprio sofrimento, e depois seus filhos foram vítimas deste sofrimento também. Se não somos capazes de transformar o sofrimento em nós, nós vamos passá-lo para os nossos filhos. Cada pai foi uma criança de cinco anos de idade, frágil e vulnerável.
 
Meu pai e eu não somos realmente duas entidades separadas. Eu sou sua continuação, então ele está dentro de mim. Ajudando o menino de cinco anos de idade que é o meu pai em mim, curo a nós dois ao mesmo tempo. Ajudar a menina de cinco anos de idade, que era minha mãe e que ainda está em mim, eu a ajudo a transformar e ser livre. Eu sou uma continuação da minha mãe. Aquela menina que foi ferida e sofreu tanto está viva em mim. Se eu puder transformar e curar minha mãe ou pai dentro de mim, vou ser capaz de ajudá-los fora de mim também. Esta meditação irá gerar compaixão e compreensão dirigidas a nós mesmos e também aos nossos pais como crianças de cinco anos de idade.
 
Falamos muito sobre a compreensão, mas há entendimento maior do que esse? Quando podemos sorrir, sabemos que estamos sorrindo para nossa mãe e pai, e libertando nossa mãe e pai. Se praticarmos dessa forma, em seguida, todas as perguntas que fazem as pessoas sofrerem - Quem sou eu? Será que minha mãe realmente me quer? Será que meu pai realmente me quer? Que sentido tem minha vida tem?  - se tornam sem sentido.
 
Nós não precisamos voltar à nossa terra natal, para a Irlanda ou China, para encontrar nossas raízes. Nós só precisamos estar em contato com cada célula de nosso corpo. Nosso pai, mãe, e todos os nossos antepassados ​​estão presentes de uma forma muito real, em cada célula do nosso corpo, mesmo nas bactérias. Entendimento desperto foi transmitido a nós por todas as gerações, todos os seres sencientes, e também os chamados seres não sencientes. Somos ambos, pai e filho. Às vezes, manifestamos como pai ou mãe e, às vezes, nos manifestamos como filhos. Assim que a goiaba nasce, tem sementes de goiabeira, e por isso já é uma mãe ou um pai. Podemos praticar assim:
 
Inspirando, vejo meu pai como uma criança de cinco anos de idade.
Expirando, eu sorrio para meu pai como uma criança de cinco anos de idade.
 
Pai, cinco anos de idade.
Sorrindo com compaixão.
 
Seu pai era uma criança de cinco anos de idade, antes de se tornar um pai. Como um menino de cinco anos de idade, ele foi bastante vulnerável. Ele podia se machucar muito facilmente por seu avô ou sua avó, e por outras pessoas. Então, se às vezes ele foi duro ou difícil, talvez fosse por causa da forma como o menino de cinco anos de idade nele foi tratado. Talvez ele tenha sido ferido quando era criança.
 
Se você entender isso, talvez você não fique mais com raiva dele. Você pode ter compaixão por ele. Se você tem uma foto de seu pai com cinco anos de idade, pode olhar para isso durante a meditação. Olhe para ele quando ele tinha cinco anos de idade, inspire e expire e você vai ver a criança de cinco anos de idade que ainda está viva nele e em você também.
 
Quando sua mãe tinha cinco anos, ela também era vulnerável e frágil. Ela pode ter ficado ferida com muita facilidade, e ela pode não ter tido um professor ou um amigo que a ajudasse a curar. Assim, a ferida e a dor continuam nela. É por isso que às vezes ela pode ter se comportado de maneira não gentil com você. Se você puder ver a sua mãe como uma menina de cinco anos de idade, frágil, então você poderá perdoá-la muito facilmente com compaixão. A menina de cinco anos de idade, que era sua mãe está sempre viva nela e em você.
 
Inspirando, vejo minha mãe como uma menina de cinco anos de idade.
Expirando, eu sorrio para que a menina de cinco anos de idade ferida que foi a minha mãe.
 
Mãe, cinco anos de idade.
Sorrindo com compaixão.
 
Se você é jovem, é importante praticar a cura da criança de cinco anos de idade em você. Caso contrário, se você tiver filhos, você vai transmitir a sua criança ferida para seus filhos. Se você já tiver transmitido a sua criança ferida para o seu filho ou filha, não é tarde demais. Você tem que praticar agora para curar a criança em você e ajudar o seu filho ou filha a curar a criança ferida que você transmitiu a ele ou a ela.
 
Todos nós, como pais e filhos, podemos praticar juntos e curar a criança ferida em nós e em nossos filhos. Esta é uma prática urgente. Se conseguirmos fazer isso, a comunicação entre nós e nossa família será restaurada. Compreensão mútua será possível.
 
Estamos em nossos filhos. Nos transmitimos inteiramente a eles. Nossos filhos, nossas filhas são a nossa continuação. Nosso filho, nossa filha são nós mesmos. E eles vão nos levar para longe no futuro. Se temos tempo para amar nossos filhos com compaixão e compreensão, eles vão lucrar com isso e fazer o futuro melhor para si mesmos, seus filhos e as futuras gerações.
 
(Do livro de Thich Nhat Hanh - "Reconciliation” - Tradução Leonardo Dobbin)
 
 
Ouvindo a sua criança interior
 
Para cuidar bem de nós mesmos, temos que voltar e cuidar da criança ferida dentro de nós. Você tem que praticar o voltar para a sua criança ferida todos os dias. Você tem que abraça-la com ternura, como um grande irmão ou uma irmã mais velho.
 
Devemos ouvir a criança ferida dentro de nós. A criança ferida em nós está aqui no momento presente. E nós podemos curá-la agora. "Minha querida criança ferida, eu estou aqui para você, pronto para ouvi-la. Diga-me todo o seu sofrimento, toda a sua dor. Estou aqui, realmente ouvindo." Temos que abraçar essa criança e, se necessário, temos a chorar junto com ela, talvez enquanto estivermos fazendo meditação sentada. Nós podemos ir para a floresta e fazer isso. E se você sabe como voltar para ela e ouvi-la assim todos os dias por cinco ou dez minutos, a cura ocorrerá.
 
Entre nós há pessoas que praticaram isso e depois de um período de prática, houve uma diminuição de seu sofrimento e uma transformação. Depois de praticar assim, vemos que a relação entre nós e os outros tornou-se muito melhor, muito mais fácil. Nós vemos mais paz, mais amor em nós.
 
Sua criança interior e você não são exatamente dois, mas vocês não são exatamente um também. Você se influenciam mutuamente. Como adultos, podemos praticar a atenção plena e convidar a criança interior para se juntar a nós na prática. A criança interior é tão real quanto o adulto. É como a semente de milho que ainda é real na planta de milho. Está presente, não é só uma questão do passado. Então, se a planta de milho sabe que ela é una com o grão de milho, a conversa é possível. Se nós temos a tendência a voltar para o passado e viver as lembranças dolorosas do passado, temos que estar cientes de que nós e nossa criança interior vão voltar para o passado para viver essa experiência, este medo, e esse desejo novamente. Tornou-se um hábito, e nós não queremos fazer isso. Isso não ajuda.
 
Em vez disso, nós falamos com a criança interior. Nós a convidamos a vir para cima, para sair e fazer amizade com a vida no momento presente. Ficar no momento presente é uma prática, é um treinamento. Enquanto estamos estabelecidos no presente momento, não sofremos o trauma do passado. No presente momento, podemos perceber que existem tantas maravilhas, tantas condições positivas. Assim, pegar a mão da criança interior e brincar, e ficar mais profundamente em contato com essas maravilhas da vida é verdadeiramente a prática. Às vezes precisamos de apoio, alguém que confiamos para nos ajudar a fazer isso facilmente, porque há uma tendência natural para deslizar de volta ao passado.
 
Todos os tipos de desejos são a continuação do nosso desejo original para ficarmos seguros. A criança em nós continua a se preocupar e ter medo. No presente momento não há nenhum problema, nenhuma ameaça. Se não temos um problema no momento presente, isso significa que não temos um problema. Por que continuar a se preocupar e ter medo? Nós temos que transmitir essa sabedoria para a criança interior. Precisamos deixar a criança dentro de nós saber que ela não tem mais que ter medo.
 
Nós podemos ir para a colina e  ficarmos sozinhos, caminhar entre as ameixeiras ou as videiras, e falar com a criança interior. Podemos dizer, "Meu querido irmão, minha querida irmã, eu sei que você sofre. Você é minha criança interior. Eu sou você. Crescemos. Portanto, não tenha medo. Estamos seguros. Temos os meios para nos proteger. Venha comigo e esteja no momento presente. Não deixe o passado nos aprisionar. Pegue minha mão e vamos caminhar juntos. Vamos aproveitar cada passo."
 
Nós realmente devemos falar com a criança interior, em voz alta - e não apenas pensar. Você pode gostar de falar com a sua criança interior a cada dia. A cura acontecerá. E o ela vai acompanhá-lo em sua vida. Podemos falar com a criança, pegar a mão dela, e trazê-la para o presente para desfrutar a vida no aqui e no agora. Se temos 15 minutos para falar desta forma para a criança vulnerável dentro de nós, podemos expor o velho medo.
 
Pense em uma panela de água fervente com a tampa. O vapor vai empurrar a tampa. Se você retirar a tampa para que o vapor possa sair do pote, não há mais nenhum problema. O vapor não estará criando mais muita pressão, ele foi liberado.
 
Da mesma forma, se podemos falar com a nossa criança interior desta forma e expor o medo original da infância para a luz da consciência, podemos começar a cura. Temos que tranquilizar a criança que, embora o medo seja real, já não tem qualquer fundamento. Nós nos tornamos um adulto. Podemos nos proteger e nos defender.
 
Temos que conversar com a criança e tão importante quanto isso, temos que deixar a criança falar, deixar a criança se expressar. Se não tivemos a chance de falar enquanto crianças, aqui é a oportunidade.
 
Tente colocar duas almofadas, uma de frente para a outra. Sente-se em uma almofadas e olhe para o outro. Visualize-se sentado como uma criança de cinco anos ou quatro anos, ou três anos de idade, e fale com ela:.. "Minha querida criança interior, eu sei que você está aí. Você está ferida, eu sei Você já passou por muito sofrimento. Eu sei que é verdade, porque eu era você. Mas agora eu estou falando com você como seu eu adulto, e eu quero dizer-lhe que a vida é maravilhosa, com muitos elementos refrescantes e curadores. Não vamos ser arrastados para o passado, para viver e experimentar de novo e de novo o sofrimento. Se você tem algo a me dizer, por favor, diga-me. "
 
Então, você se senta na outra almofada. Você senta, ou se você quiser pode deitar como um menino de três anos de idade, e fale com a linguagem de uma criança. Você pode reclamar. Você reclama que você é frágil e vulnerável, impotente, você não pode fazer nada, você está com medo. Você quer muito a presença de uma pessoa adulta. Você tenta expressar isso, e faz o papel da criança interior. Se alguma emoção, algum medo vier é bom. Você sente medo real. Você sente o desejo real de ter alguém perto de você,  te protegendo e assim por diante.
 
Então você volta para a outra almofada e diz: "Bem, eu escutei você, minha criança interior. E eu entendo completamente o sofrimento. Mas, você sabe, cresciemos e nos tornar um adulto. Somos agora capazes de nos defender é que podemos chamar a polícia. Podemos impedir a outra pessoa de fazer as coisas que nós não queremos e podemos fazer tudo por nós mesmos. Nós não precisamos de um adulto;... nós não precisamos de ninguém. Nós podemos ser completos dentro de nós mesmos. Nós realmente não precisamos de outra pessoa a fim de que sejamos nós mesmos. A tendência é acreditar que deve haver uma outra pessoa para desempenhar o papel de mamãe ou o papai, mas isso é apenas um sentimento , que não está baseado na realidade. Tenho experimentado que podemos ser auto-suficientes em nós mesmos, podemos obter satisfação em nós mesmos, nós não precisamos que outra pessoa esteja presente  para que nós para relaxemos e estejamos à vontade. "
 
Se preferir, você não precisa mudar almofadas ou até mesmo falar em voz alta. Se você falar e ouvir assim com a sua criança interior todos os dias por cinco ou dez minutos, a cura ocorrerá.
 
Você também pode escrever uma carta de uma, duas ou três páginas para a criança em você para dizer que você reconhece sua presença e vai fazer tudo o que puder para curar suas feridas. Depois de escrever algumas cartas para a sua criança interior, então você pode perceber se a criança interior tem algo para escrever de volta!
 
Outra maneira de se certificar de que a criança dentro de nós se sente segura é convidar a criança dentro para sair e brincar no momento presente. Quando você subir uma bela montanha, convide sua criança interior para subir com você. Quando você contemplar o belo pôr do sol, convide-a para se divertir com você. Se você fizer isso por algumas semanas ou alguns meses, a criança ferida em que você vai experimentar a cura.
 
Quando fomos profundamente feridos quando crianças, é difícil confiar e amar, é difícil permitir que o amor penetre nós. Mas nessa prática, somos aconselhados a ir para casa e cuidar da nossa criança ferida, mesmo que isso seja difícil. Precisamos de instruções sobre como fazer isso de modo que não sejamos oprimidos pela dor interna. Nós praticamos o cultivar da energia de plena consciência para nos tornarmos fortes o suficiente. Além disso, a energia de plena consciência dos amigos pode nos ajudar. Talvez na primeira vez que formos para casa interior, precisemos que um ou dois amigos, especialmente aqueles que têm sido bem sucedidas na prática, estejam próximos a nós, para nos emprestar seu apoio, atenção e energia. Quando um amigo se senta perto de nós e pega nossa mão, combinamos a energia dele com a nossa própria para abraçar a nossa criança ferida interior.
 
Se você tem uma Sangha amorosa, então a sua prática será mais fácil. Praticar sozinho, sem o apoio dos irmãos e irmãs, seria muito difícil, especialmente para alguém que está apenas começando. Tomando refúgio no Sangha e ter irmãos e irmãs para ajudá-lo, dar conselhos, e apoiá-lo nos momentos difíceis é muito importante.
 
(Do livro de Thich Nhat Hanh - "Reconciliation” - Tradução Leonardo Dobbin)
 

Comentários