TIMIDEZ TAMBÉM É EGO - ECKHART TOLLE



Numa série de entrevistas com a apresentadora americana Oprah Winfrey, o escritor e conferencista alemão Eckhart Tolle, autor de “O Poder do Agora”, discute o livro “Um Novo Mundo – O Despertar de Uma Nova Consciência” (A New Earth: Awakening to Your Life’s Purpose) e, no trecho selecionado e traduzido abaixo, fala especificamente da pessoa tímida, que parece ausente de ego, mas que é fundamentada nas ações do ego tanto quanto uma pessoa que se mostra superior às outras, com “grande auto-estima”. Para um psicólogo isso pode parecer bastante óbvio, mas não na percepção geral das pessoas, onde, como Eckhart Tolle explica, a pessoa tímida “às vezes é tomada erroneamente como uma pessoa sem ego, mas não é assim”. Da mesma forma, ele diz que uma pessoa com aparente alta auto-estima, aquela que “desempenha o papel de ser grande”, também não tem auto-estima verdadeira.

A série de entrevistas de Oprah com Eckhart Tolle faz parte das Aulas Online do popular “Oprah’s Book Club Collection” e tem todas as partes disponíveis em vídeo e áudio online — inclusive com a transcrição (originais, todas em inglês). O trecho abaixo faz parte da Parte 4 e este livro (“Um Novo Mundo…”) é o sexagésimo primeiro da série de discussões da apresentadora.



Segue o trecho traduzido para o português por este blog.



OPRAH WINFREY: Mas o que me surpreende é que você diz que geralmente as pessoas que são tímidas também estão agindo a partir de seus egos. E você diz que sempre que nos sentimos superiores ou inferiores a alguém, isso é o ego em você. Porque isso?

ECKHART TOLLE: Bem, se você é tímido, então o que você teme é de se ver querendo algo. Mas então você não está (querendo algo), você não se arrisca…

OPRAH: Então o medo é que a atenção possa tomar a forma de desaprovação ou crítica.

ECKHART TOLLE: Sim. Então porque você tem medo disso, seja qual for a desaprovação ou a crítica, ela representaria um ferimento no seu sentido mentalmente construído de quem você é, que é o ego. Assim seria se, a imagem que eu tenho de mim mesmo como aquela pessoa tão capaz ou o que quer que seja que eu esteja defendendo, assim que eu encontrar uma crítica, o ego imediatamente se sente ferido. E assim uma pessoa tímida não se arriscará a dizer nada porque tem medo da perda do ego. E… às vezes isso é tomado erroneamente como uma pessoa sem ego. Mas não é assim. No profundo interior da pessoa tímida ou de uma pessoa sofrendo de um sentido de inferioridade, lá há o desejo, o suprimido desejo de ser superior. E dentro da pessoa que age com superioridade que parece ter um grande e confiante ego, está sempre o medo escondido que ela possa ser inferior. E toda essa atuação é para compensar o medo escondido de ser inferior.

OPRAH: Okay. Por trás de todo auto-consentimento positivo está o medo escondido de não ser bom o suficiente?

ECKHART TOLLE: Sim.

OPRAH: Por trás de cada auto-consentimento negativo está o desejo escondido de ser maior ou melhor que os outros.

ECKHART TOLLE: Sim.

OPRAH: E onde a auto-estima se encaixa nisso tudo? O que é a real auto-estima? Com o que a verdadeira auto-estima se parece?

ECKHART TOLLE: Bem, primeiro há a auto-estima do ego. Que é realmente, mesmo que você tenha alta auto-estima, com vimos antes, sempre há um medo escondido por baixo. Está sempre lá para compensar o medo que você sente de não ser bom o suficiente ou de ser um fracasso. Então você precisa desempenhar um papel de ser grande para compensar esse medo do fracasso lá no fundo. Mas é assim que o mundo se refere a isso… o mundo diz que ele ou ela tem alta auto-estima. Pessoas que tem grandes egos. Mas o mundo não percebe que isso não é auto-estima verdadeira. A verdadeira auto-estima acontece muito mais profundamente. É encontrar a fonte do poder e da vida que está dentro de nós. Nós falamos a respeito do lago. Perceber que dentro da profundidade do seu ser, lá há a fonte contínua de poder e intensa vida, que é o silêncio a partir do qual tudo nasce. O potencial, o potencial não-expressado de toda forma está lá para todo ser humano. Você tem que se aquietar.

OPRAH: Então a verdadeira auto-estima é perceber que o senso do ser, que a presença, está lá?

ECKHART TOLLE: Que vem dessa quietude.

OPRAH: Que vem da quietude e que a presença em mim é a mesma presença em todas as pessoas.

ECKHART TOLLE: Sim.

OPRAH: E quando você reconhecer isso e age a partir desse espaço dentro de si mesmo, então você tem verdadeira auto-estima.

ECKHART TOLLE: Isso é verdadeira auto-estima, e a auto-estima que não é mais derivada de uma crença que você é melhor do que ninguém.

OPRAH: E assim você não está apegado a nomes ou papéis que você desempenha (na vida). E você fala dos vários papéis que todo mundo tem.

ECKHART TOLLE: Sim. E então você não é mais devastado pela crítica nem fica com tanta raiva quando você é criticado, como o ego fica. O ego ou é totalmente devastado quando você é criticado, ou fica com muita raiva (quando essa auto-imagem é atingida).

Fonte:http://dharmalog.com/2013/05/21

Comentários