O que será da vida de vocês?
Eu gostaria de saber se alguma vez já perguntamos a nós mesmos o que significa educação. Por que vamos para a escola, por que estudamos tantas matérias, por que fazemos exames e competimos uns com os outros pelas melhores notas? O que significa essa chamada educação, e qual a sua finalidade? Esta é, com efeito, uma questão muito importante, não só para os estudantes, mas também para os pais, para os professores e para, todo aquele que ama esta Terra. Por que tanta luta para sermos educados? É unicamente porque precisamos passar em certos exames e obter emprego? Ou a função da educação é nos preparar, enquanto jovens, para compreender o inteiro "processo” da vida? Ter emprego e ganhar o próprio sustento, é necessário; mas, isso é tudo? É só para isso que estamos sendo educados? Ora, por certo, a vida não é, meramente, um emprego, uma ocupação; a vida é algo extraordinariamente amplo e profundo, um grandioso mistério, um vasto reino em que funcionamos como entes humanos. Se meramente nos preparamos para ganhar o sustento, perderemos o significado essencial da vida; e compreender a vida é muito mais importante do que simplesmente nos prepararmos para exames e nos tornarmos bem proficientes em Matemática, Física, etc.
Assim, quer sejamos mestres,
quer estudantes, não é importante perguntarmos a nós mesmos por que estamos
educando ou sendo educados? E que significa a vida? Não é uma coisa
extraordinária, a vida? Os pássaros, as flores, as árvores floridas, o céu, a
estrelas, os rios e seus peixes — tudo isso é a vida. A vida é o pobre e o rico;
a vida é a constante batalha entre grupos, raças e nações; a vida é meditação; a
vida é o que chamamos religião e são, também, as coisas sutis e ocultas da mente
— as invejas, as ambições, as paixões, os temores, preenchimentos e ansiedades.
Tudo isso, e muito mais ainda, é a vida. Mas, em geral nos preparamos só para
compreender um “cantinho” dela. Passamos em certos exames, achamos um emprego,
nos casamo, geramos filhos, e vamos nos
tornando cada vez mais semelhantes a máquinas. Permanecemos medrosos,
ansiosos, assustados diante da vida. Assim, a função da educação é
ajudar a compreender o inteiro processo da vida, ou consiste meramente em
nos preparar para uma profissão, para o melhor emprego que pudermos pegar?
Que acontecerá a todos nós
quando nos tornarmos adultos?
Já perguntaram
alguma vez a si mesmos o que irão fazer ao crescerem? Com toda a probabilidade se casarão
e, em pouco, serão mães e pais; e estarão, então, amarrados a um emprego
ou à cozinha, a murchar, definhar. É só isso que vai ser a vida de
vocês?
Já se fizeram esta pergunta?
Não devem fazê-la? Se a família de vocês é opulenta, vocês
já têm, talvez, assegurada uma boa posição, pai de vocês poderá lhes dar um
emprego "confortável”, ou vocês podem fazer um casamento rico; mas, também aí,
murcharão, se deteriorarão. Percebem?
A educação, por certo, nenhuma
significação tem se não lhes ajuda a compreender a vastidão da vida com todas as
suas sutilezas, sua extraordinária beleza, seus pesares e
alegrias. Vocês podem conquistar graus, acrescentar uma série de letras ao nome
de vocês e conseguir uma boa colocação; mas — e dai? Qual o sentido de tudo isso
se, nesse "processo”, a mente de vocês se torna embotada, cansada, estúpida?
Assim, não devem, enquanto estão jovens, tratar de
descobrir o significado da vida? E a verdadeira função do educador não é
cultivar em vocês a inteligência que tentará encontrar a solução de todos esses
problemas? Sabem o que é inteligência? É, sem dúvida, a
capacidade de pensar livremente, sem medo, sem nenhuma fórmula, de modo que, por
vocês mesmos, comecem a compreender o que é real, o que é verdadeiro; mas, se
vocês têm medo, nunca terão inteligência. Qualquer forma de
ambição espiritual ou mundana, gera ansiedade, medo; a ambição por conseguinte,
não concorre para o aparecimento de uma mente clara, simples, direta e,
portanto, inteligente.
Vejam o quanto é importante
viverem, enquanto jovens, num ambiente onde não exista
medo. A maioria de nós, com o envelhecer, vamos nos
tornando medrosos; temos medo de viver, medo de perder um emprego, medo
da tradição, medo do que digam os vizinhos, do que diga nossa esposa ou nosso
marido, medo da morte. Quase todos nós sentimos medo, numa ou noutra forma; e
onde há medo não há inteligência. Mas, não é possível, enquanto jovens,
vivermos, todos nós, num ambiente onde não haja medo, mas, sim, uma atmosfera de
liberdade — liberdade, não simplesmente para fazermos o que quisermos, porém
para compreender o integral "processo” do viver? A vida é realmente muito bela;
não é esta coisa feia que a fizemos ser; e vocês só podem fruir
sua riqueza, sua profundeza, seu inefável encanto, quando se revoltam
contra tudo — contra a religião organizada, contra a tradição, contra a atual e
corrupta sociedade — para então, como ente humano, descobrirem,
por si mesmos, o que é verdadeiro. Não imitar, porém
descobrir: isto é que é educação, não acham? É muito fácil
se ajustarem ao que a sociedade ou pais e mestres lhes
ensina. É uma maneira segura e fácil de existir; mas isso não é viver, porque,
aí, há medo, declínio, morte. Viver é descobrirem por si
mesmos o que é verdadeiro; e isso só é possível quando há liberdade, quando há
em vocês uma contínua revolução interior.
Mas, a isso vocês não são
estimulados; ninguém os ensina a duvidar, a descobrir por si mesmos o que é
Deus, porque, se se rebelassem, se
tornariam um perigo para tudo o que é falso. Seus
pais e a sociedade desejam que vocês vivam em segurança, e vocês também desejam
segurança. "Viver em segurança” significa, geralmente, viver na imitação e, por
conseguinte, no medo. Ora, sem dúvida, a função da educação é ajudar cada um de
nós a viver livremente e sem medo, não é verdade? E, para criar uma atmosfera em
que não exista medo, se requer intenso pensar, tanto da parte de vocês como da
parte do mestre, do educador.
Sabem o
que isso significa, que coisa maravilhosa seria se se criasse uma atmosfera em
que não existisse o medo? E nós devemos criá-la, porque
vemos o mundo empenhado em guerras intermináveis, dirigido por políticos
ambiciosos, sequiosos de poder; um mundo de advogados, policiais e soldados, de
homens e mulheres ambiciosos, ávidos de posição e em luta uns com os outros para
a conquistarem. E há, também, os chamados “santos”, os gurus
religiosos, com seus seguidores; também estes querem poder, posição, nesta ou na
vida futura, é um mundo insano, completamente confuso com
o comunista combatendo o capitalista, o socialista resistindo a
ambos, e cada um lutando por um lugar seguro, uma posição de poder e de
conforto. Um mundo dividido por crenças antagônicas, por
distinções de classe, por nacionalidades separadas, por toda espécie de
estupidez e crueldade: eis o mundo em que estão sendo
educados e a que devem se ajustar. Vocês são estimulados a se ajustarem à
estrutura desta desastrosa sociedade; seus pais desejam que o façam, e vocês
também desejam se ajustar.
Ora, consiste a
função da educação, meramente, em ajudar a se ajustarem a esta corrupta ordem
social, ou sua função é lhes dar liberdade, liberdade completa, para crescerem e
criarem uma sociedade diferente, um novo mundo? Precisamos dessa liberdade, não
no futuro, porém agora, pois, do contrário, poderemos todos ser destruídos.
Devemos criar imediatamente uma atmosfera de liberdade, para que vocês possam
viver e descobrir, por si mesmos, o que é verdadeiro; para que sejam entes
inteligentes; para que possam enfrentar o mundo e compreendê-lo, em vez de a ele se ajustarem; para que, interiormente, profundamente,
psicologicamente, estejam em constante revolta — porque só os que se acham em
constante revolta descobrem o verdadeiro, e não o homem que se ajusta, que segue
uma certa tradição. Só quando estão investigando constantemente, observando
constantemente, aprendendo constantemente, podem achar a Verdade, Deus ou o
Amor. Mas, não podem investigar, observar, aprender, estar profundamente lucido,
se vocês têm medo. Assim, a função da educação, sem dúvida nenhuma, é erradicar,
tanto interior como exteriormente, esse medo que destrói o pensamento humano, as
relações humanas e o amor.
Krishnamurti — A Cultura e o problema Humano
Krishnamurti — A Cultura e o problema Humano
Fonte:http://nossaluzinterior.blogspot.com.br/2013/07/o-que-sera-da-vida-de-voces.html
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