A CARIDADE - SWAMI SIVANANDA

 

 

 

 

A CARIDADE - Swami Sivananda


  • Caridade é pensar favoravelmente dos demais e fazer-lhes o bem. A caridade é o amor universal. É generosidade para com o pobre. A verdadeira caridade consiste em desejar ser útil aos demais sem pensar em obter nenhuma recompensa. A caridade é o amor em ação.

  • A caridade começa no próprio lar e deve ampliar-se fora dele. O mundo inteiro é teu lar. És um cidadão do mundo.

  • A água do Ganges não diminuirá se as pessoas sedentas a beberem. De igual modo, tua riqueza não diminuirá se fizeres caridade. Dê uma décima parte de teus ganhos à caridade. Não adies tuas obras de caridade até a morte. Faz caridade diariamente.

  • Todo ato bom é caridade. Dar água ao sedento, dizer palavras de alento a uma pessoa triste, dar remédios ao pobre, tirar uma pedra do caminho: tudo é caridade. Ser amável é caridade, esquecer e perdoar uma ofensa é caridade. Pensa em quem sofre e ora por seu bem-estar: isto produzirá um bem maior do que se possa fazer por meio do dinheiro.

  • A melhor forma de caridade é compartilhar o conhecimento. Se alimentas um pobre, ele logo sentirá fome novamente. Mas a sabedoria destroi a ignorância, e elimina para sempre o sofrimento. A segunda melhor forma de caridade é dar remédio ao doente. A terceira é dar alimento ao faminto.

  • Algumas pessoas fazem caridade desejando ver seus nomes publicados nos jornais. Esta é uma forma impura de caridade. Isso é só orgulho e ostentação. Não deves fazer publicidade de tua caridade. Deves sentir uma grande alegria ao dar. Não deves nem mesmo pensar na lei de causa e efeito que te retribuirá aquele bem que foi feito.

  • Na ação de compartilhar há paz e alegria. A caridade gera o amor cósmico e destroi a avareza. Purifica o coração e desenvolve o sentimento de unidade. Compartilhe com os demais o quanto possuas, já seja físico, mental ou espiritual. Isto expandirá teu coração e experimentarás a unidade da vida. Isto te conduzirá à realização do Atman.

  • Não há yoga maior que a caridade desinteressada. Os pecados são destruídos através da caridade. Desenvolva tua natureza generosa e poderás converter-te num rei dos reis. Se dás, toda riqueza do mundo será tua. O dinheiro fluirá para ti. Essa é a lei imutável e implacável da natureza. Portanto dá, dá. Dá sempre. Este é o segredo da abundância e da vida divina.

  • Se desejas riqueza e filhos, faz caridade em abundância. Se desejas ser sábio, serve aos velhos e aos santos. Destrua a miséria que existe em ti. Terás uma visão nova e ampla da vida. Poderás sentir a ajuda que te proporcionará Aquele que habita em teu coração. Poderás experimentar uma emoção indescritível, uma alegria espiritual. Isto te dará uma tremenda fortaleza interna.
  •  

Comentários