SADHANA OU DISCIPLINA ESPIRITUAL...O CAMINHO INTERIOR



Sadhana ou Disciplina Espiritual...
O Caminho Interior

12. Em certos templos de Vishnu , uma porta especial, chamada Vaikunta-dwara, é aberta, e o povo pode passar através dela para a Presença. O Vaikunta-dwara É A Porta do Céu, isto é, o portal da auto-realização. A passagem para o Céu, porém não deve ser procurada somente lá. Ela se abrirá bem em frente de você, onde quer que você esteja. Bata, e ela se abrirão. Vishnu significa sarva vyapi, que quer dizer que Ele está em toda parte. Assim, Sua morada – Vaikunta ( Céu ) – é qualquer lugar. Você pode entrar; basta bater com a senha correta em seus lábios. Seu coração pode tornar-se Vikunta ( Céu ) se você o purificar e permitir Deus nele manifestar-se.Vaikunta significa’’o lugar onde não há sombra nem qualquer vestígio de aflição’’.Quando Deus se manifesta em seu coração, tudo é plenitude;tudo é liberdade.

13. Disciplina espiritual, intensificação de japa (repetição de um mantra- um som, uma palavra ou frase mística) seva (serviço a quem precise, num espirito de renuncia aos frutos resultantes, e em oferenda ao Senhor.), dyana (meditação.), sankirtan ( cânticos devocionais entoados pela comunidade de devotos.) podem atingir um mesmo fim: evitar à comunidade humana o marasmo da animalidade.

14.Colocar sua carga sobre o destino( culpando-o), e conservar-se acomodado, significa somente redução de esforço. Com esforço e oração, um novo destino pode ser atingido. Sem esforço e oração, um bom destino e a Graça (conforme alguns podem pensar, não é ‘’de graça’’, isto é, sem esforço pessoal.A graça , no entanto, é como a chuva, que embora se dê a todos, só alguns poucos aproveitam. E isso devido ao esforço que fazem para virar para cima a boca do corpo.Os inertes , ficando com seus corpos emborcados, nada colhem, embora a chuva caia ‘’de graça’’.) não serão obtidos. Comece seu esforço!

Fonte:Sadhana-O Caminho Interior -tradução Prof José Hemórgenes


OS ENSINAMENTOS LUMINOSOS DE SAI BABA



Somente um firme esforço pode conferir a vitória.As coisas que são obtidas sem esforço reduzido são destituídas de valor e não merecem regozijo.’’ ( v: 31.)

Firme-se na disciplina e nunca hesite, uma vez que decidiu cumpri-la. Quando o ônibus está em movimento, a poeira está flutuando atrás dele como nuvem: somente quando parar com um solavanco é que a poeira envolverá o rosto dos passageiros. Assim, mantenha a marcha e conserve-se firmemente engajado no sadhana. Somente então, a nuvem de poeira do mundo objetivo não cobrirá sua face. –Sai Baba-

Sadhana é tudo da vida. Cada pensamento, ato e palavra é um passo a aproximar-nos de Deus.


Deus não está no alto dos céus. Está dentro de nós, conosco, ao nosso lado, atrás, à frente de nós. Em cada célula Ele está como a vida. Em cada átomo, como atividade. Deus é tudo isto e muito mais.


Cada ser humano é equivocado com inteligência por meio da qual pode inquirir investigar e experiência a Verdade central. Deus é Sua própria Verdade.


O sadhana conduz ao caminho interno ou nivritti marga, é diferente do pravritti marga, que leva ao mundo objeto, onde os sentidos iludem e transviam.


Somente um firme esforço pode conferir a vitória.As coisas que são obtidas sem esforço reduzido são destituídas de valor e não merecem regozijo.’’ ( v: 31.)

Firme-se na disciplina e nunca hesite, uma vez que decidiu cumpri-la. Quando o ônibus está em movimento, a poeira está flutuando atrás dele como nuvem: somente quando parar com um solavanco é que a poeira envolverá o rosto dos passageiros. Assim, mantenha a marcha e conserve-se firmemente engajado no sadhana. Somente então, a nuvem de poeira do mundo objetivo não cobrirá sua face. –Sai Baba-

Sadhana é tudo da vida. Cada pensamento, ato e palavra é um passo a aproximar-nos de Deus.
Deus não está no alto dos céus. Está dentro de nós, conosco, ao nosso lado, atrás, à frente de nós. Em cada célula Ele está como a vida. Em cada átomo, como atividade. Deus é tudo isto e muito mais.
Cada ser humano é equivocado com inteligência por meio da qual pode inquirir investigar e experiência a Verdade central. Deus é Sua própria Verdade.

O sadhana conduz ao caminho interno ou nivritti marga, é diferente do pravritti marga, que leva ao mundo objeto, onde os sentidos iludem e transviam.
Bhagavan veio repor a humanidade nos trilhos da fé (shraddha) e da devoção (bhakti), tanto que ela possa, agindo suavemente, salvar-se para a Bem-aventurança da Realização do Ser.

Esta obra faz parte de uma série que está sendo produzida num esforço de reunir importantes aspectos da mensagem contida nos discursos de Bhagavan e apresentá-la ao estudo, à contemplação e levar a práticas mais profundas (sravana, manana e nidhidyasana).
Sua direção e conselho ajudam o neófito bem como o Mestre a marcharem para frente e para dentro até a coroa do triunfo.


Ela é o Guia, o Guardião e a Meta.
Façamos destas páginas nosso manual de Libertação. Ele abençoará nossa jornada e proverá nossa iniciação, porque Ele é ao mesmo tempo Luz e Amor. - K.Kasturi -Prasanthi Nilayam,18 de agosto de 1976 -

Fonte: Livro Sadhana: O Caminho Interior - Tradução de Prof. José Hermógenes




Maria Elisete
Shalom...
 
Fonte:http://centroflordejasmim.blogspot.com.br/
 
 
 
 
 
Sadhana, disciplina para o caminho interior
 
 
A pergunta onde Deus está? é frequentemente feita hoje em dia, com intenções puras e outras nem tanto, deboche mesmo. Pelo incessante pronunciamento do nome de Deus Prahalada (grande devoto de Krishna), sabia que Ele está em toda parte. Não é correto afirmar “Ele está somente aqui”, “Ele somente está neste templo ou nesta religião” (uma infantilidade espiritual obviamente), ou “Ele não está lá”. A realização desta verdade divina só pode ocorrer após intensa disciplina (sadhana) que nós mostra o caminho interior.
Nesses mesmos dias atuais da banalização e mercadejamento de fé, uma outra lei do comportamento humano ganha força, o “cada um por si”. Isto ocorre porque pó fato de todos serem “um em Deus” permanece ainda desconhecido, ninguém o reconheceu e consequentemente não reconhece a si mesmo. Sadhana promoverá esta convicção. Chega-se a uma disciplina, pratica-se e após intensa dedicação, realiza-se em si a Verdade. No entanto, esse processo é lento e tem que ser adquirido com o próprio esforço.
Inde quer que nos encontremos, o que quer que façamos, tem de ser feito como um ato de adoração e oferenda, um ato de glorificação a Deus, que é o inspirador, a testemunha e o Senhor. Não podemos dividir nossas atividades assim: “Esta é para meu proveito” e “esta outra para Deus” Ainda que dividirmos zero por zero, o resultado é zero. Nosso trabalho deve ser uno em si mesmo, sem sobras. Dizem as escrituras (shastras) que não devemos deixar qualquer saldo ou resto em vinganças, dívidas e doenças na roda de nascimento e morte. Saldando tudo até o fim, nascimento e morte não mais se repetirão.
Outra disciplina ligada ao parágrafo acima é o oferecimento de literalmente todos os atos aos pés do Senhor e livrar nossos atos do mínimo traço de desejos egoísticos, as conseqüências de tais atos não nos encadearão. É uma forma lícita de se conquistar a liberdade, alcançar a moksha, a libertação da roda de sansara, dos nascimentos e mortes.
Outro caminho relativamente fácil para a auto-realização é saranaagathi que significa inteira submissão do ego a Deus. Submetendo o ego a vontade divina, cessa o egoísmo e como recompensa a esse esforço de sublimação, alcançamos a paz eterna.
Outro conceito que muitas vezes é colocado num balaio de gatos no mundo ocidental é o karma. A ação (karma) purifica a mente, se for praticada como uma oferenda, isto é deixando suas conseqüências a vontade do Senhor. O arrependimento sincero, sem segundas ou terceiras intenções (até porque não seria arrependimento e sim mentira) salva das conseqüências dom retorno de atos impensados e errados.
A mentira deve ser combatida, não desmascarando-a e sim não usando desse expediente que cedo ou tarde se voltará contra quem usou, assim como a maldade e a maledicência. Acenda luzes e velas no antharkarana (interior de si mesmo), muito mais na casa templo ou altar onde a imagem do Senhor é isntalada como enfeite ou para adoração.
Uththista, jagratha, prapyavaraannibodharta (Se faz necessário o despertar, o levantar e o agir incessantemente até a Meta ser atingida).Mas para que fique claro, não é necessário marchar até a Meta. Não é um lugar onde se tenha que ir. É exata e simplesmente o abrir dos nossos olhos; a remoção do mal, o despertar do sono, o relampejar do esplendor da sabedoria universal conhecido como jananadipa.
Qualquer um de nós que aderirmos estritamente ao caminho da retidão e da justiça, firmando no esforço da auto realização, poderá se tornar um Paramahansa (grande sábio), mesmo que seja um iniciante e também que não tenha vínculo a religião alguma ou até mesmo, que não seja um crédulo.

Fonte:http://blogtemposmodernosepassados.blogspot.com.br/2012/10/

 

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