QUATRO INCRÍVEIS VÍDEOS MICROSCÓPICOS PREMIADOS



Todos os anos, a fabricante de equipamentos fotográficos, equipamentos de precisão e equipamentos de imagem Nikon promove um concurso, o Nikon’s Small World in Motion Competition, ou “Competição do Mundo Pequeno em Movimento”, em português.
A competição exibe vídeos feitos por cientistas do mundo inteiro, feitos com o auxílio de microscópios. Os resultados do concurso de 2012 já foram anunciados, e são vídeos ao mesmo tempo estranhos e belos.

Veja aqui quatro destes filmes:


1 – Resposta imune de um linfonodo

O vídeo que ganhou o primeiro lugar foi feito pela Dra. Olena Kamenyeva, do Instituto Nacional de Saúde (“National Institute of Health” – NIH, EUA). Ele mostra a resposta imune de um linfonodo de rato, quando é ativado por um laser.
2 – Luta de espermatozoides

O segundo lugar foi feito pelo Dr. Stefan Lüpold, da Universidade Siracusa (Nova Iorque, EUA), e mostra o esperma de dois machos diferentes (um em verde e outro em vermelho) competindo dentro do trato reprodutivo de uma mosca das frutas fêmea.
3 – Desenvolvimento de células renais

O terceiro lugar ficou para o vídeo do Dr. Nils Lindström, da Universidade de Edimburgo, Escócia, um time-lapse mostrando o desenvolvimento das células renais de um rato no período de quatro dias.
4 – Dinâmica de fluidos de cristais líquidos

Este vídeo não foi premiado, mas recebeu uma menção honrosa. Nele, o Dr. Oleg D. Lavrentovich, da Universidade Estadual de Kent (Kent, Ohio, EUA), mostra a fantástica dinâmica de fluidos em cristais líquidos. As mudanças de cores são o resultado das mudanças de orientação molecular no líquido.
Para ver outros vídeos, acesse o site do concurso.[Gizmodo]

Fonte:http://hypescience.com/4-incriveis-videos-microscopicos/

Comentários