PANELA DE PRESSÃO EM ESFERA GLOBAL - IVANE LAURETE PEROTTI



PANELA DE PRESSÃO EM ESFERA GLOBAL



 
- spray de pimenta serve bem em canudinhos-

"Coragem é manter a classe sob pressão."
John Kennedy
 
 
Cozinhar em fogo baixo é processo que exige investimento e paciência. Bem o sabem os chefs da alta gastronomia quando planejam e executam pratos cujos ingredientes exigem especial atenção. Da cozinha para a política não é um pulo, mas uma vírgula, especialmente em se tratando de estratégia comum aos sistemas de governo que não dizem claramente a que vêm. Dizem, mas temperam o dito com especiarias traduzíveis ao gosto da interpretação livre, que nega legitimidade à formação do discurso. Mesa posta no globo azul: quantos países hoje são qualificados por aceitáveis índices de qualidade de vida? Qual o contingente populacional que dribla crises sobre crises saltando em um pé só enquanto a pressão social sibila acima das cabeças angustiadas, por entre as necessidades básicas jamais atingidas, pelos vieses da insegurança corriqueira? Difícil enfocar esse tema surrado e desgastado sem cair no abismo dos lugares macerados pelas repetições infrutíferas. Sinto-me um papagaio do verbo gasto. Uma papagaia, para fazer jus ao lado feminino que ainda, ainda preservo enquanto ser pensante. Sim, pois enquanto ser social, sujeito de minha história, estou a cada dia mais próxima dos contextos da carochinha, uma vez que estes não tripudiam sobre a parca inteligência que alimenta meus sentidos factuais. Sinto dificuldade em dar vazão à razão lógica e estruturada nos caminhos das reflexões sóbrias. Sobriedade já é, por si só, um vocábulo em desuso, uma vez que o campo semântico que o abarca melindra-se com o uso sem sentido dado ao termo na lexicologia atua.
Uma grande panela de pressão permanece em fogo baixo nos lugares em que menos atenção se dá às iguarias. Osso duro de roer é a maior pedida: cozinha, cozinha, cozinha até perder a consistência e a resistência também. Isso quando ele próprio não se esfacela no largo cozimento ou provoca a disfunção da tampa que veda os vapores internos. Panela é panela. Controlar a pressão é uma arte. Quem mexe com fogo, um dia acorda em cama molhada.
A sociedade planetária, interligada pela velocidade das intermídias comunica-se em sinais de vapor condensado. O sujeito social contemporâneo é uma síntese precária dos incontáveis interesses que fazem deste pequeno grande universo terrestre um laboratório comportamental em fase de implosão. Talvez não! Laboratórios são caixas de surpresa, especialmente em se tratando dos que lidam com o contingente humano. Confesso que sou impelida a usar outros termos para descrever a reflexão iniciada, mas temo incorrer em uso inadequado de vocábulos que servem mais à agropecuária e não ficariam bem colocados em um texto que já misturou tantos contextos metafóricos. Mas arrisco: entre a cozinha e a política tem uma porteira separando o gado de corte e o gado destinado a dar continuidade ao rebanho: fertilidade planejada é um investimento garantido. É a ótica do crescimento controlado. Justo! Justíssimo! Justo para que lado da porteira?
Não é só nosso país que ferve em fogo lento. A prática de cozimento contido é antiga e todo analista social já usou dessa argumentação para levantar suas análises nada alvissareiras acerca de intentos reprimidos no leque da constituição social. Não busco justificativa para dizer se pulei a porteira que separa a cozinha da política nem para anunciar se estou sentada sobre ela. São figuras desprovidas de poder nesse exato momento. Mas gostaria de entender se estamos conscientes do fogo constante sobre o qual assentaram-nos, ou aceitamos assentar, ou ajudamos a acender... minha confusão é fruto da complexidade redonda que nos envolve. Redonda e asfixiante realidade que perdura no tempo e no cozimento.
Hoje, a panela de pressão se deslocou e ameaça abrir a tampa gasta. Haverá um teto baixo para contê-la? Não sei. Os contingentes de seguridade e ordem não fazem muito sentido no placar dos últimos acontecimentos na terra dos igarapés.

Pagaremos para ver: dentro ou fora do espetáculo, somos ingredientes no bojo da mesma panela. 
 
 
Ivane Laurete Perotti 
 
 
 
Fonte:http://ivaneperotti.blogspot.com.br/2013/06/panela-de-pressao-em-esfera-global.html

Comentários