COMO SURGE O SOFRIMENTO ? - CHAGDUD TULKU RINPOCHE



Para entender como o sofrimento começa, deixe sua mente descansar naturalmente no momento, abandonando todos os pensamentos sobre o passado ou o futuro. O que você encontra é uma qualidade de abertura sem apego, confusão ou sofrimento. A mente está consciente e clara. Então você vê ou ouve algo e sua consciência se lança para isso, como uma flecha. Você experimenta algum sofrimento no próprio ato de perceber?
Então você pode notar detalhes — uma forma ou cor. Você experimenta algum sofrimento nesse ponto? Sua mente consegue permanecer relaxada assim que você percebe esses detalhes? Ela imediatamente analisa, categoriza e julga?
Observe o que acontece quando você julga o objeto que percebe. Você gosta ou não gosta. Olhe cuidadosamente para determinar quando surge pela primeira vez o distúrbio em sua mente. Sua predileção pelo objeto leva ao apego? Você pensa “eu preciso disso”? Se você não conseguir, vai sofrer? Sua aversão te leva a querer se livrar disso? Se não conseguir evitar, vai sofrer?
Você quer agir com base nesses sentimentos? Suas ações prejudicariam ou beneficiariam você e os outros? Elas trariam benefício tanto temporário quanto definitivo?
Veja a sequência de eventos em sua mente que levam de um estado pacífico de repouso até a percepção, julgamento e o surgimento de emoções venenosas. Observe como a mente faz surgir os quatro obscurecimentos: dualidade, venenos mentais, carma e padrões de comportamento. Observe o processo pelo qual o estado de relaxamento se rompe, não por circunstâncias externas, mas pelas reações de sua mente a elas.
Chagdud Tulku Rinpoche, em “Change of Heart“.

Comentários