DIÁLOGO DO LAGO NO MAHABAHARATA - A GRANDE LUZ



Diálogo do lago no Mahabaharata -
A Grande Luz


À beira de um lago, Darma interroga Yudishsthira, o último dos pândava a resistir à tentação de saciar a sede nas suas águas.Dharma diz: não beba da água que é minha. Só lhe concederei tal permissão se me responderes às perguntas: - O que é mais rápido que o vento? E Yudishsthira respondeu: O pensamento. – O que pode cobrir toda a terra? A escuridão. – Quais são mais numerosos? Os vivos ou os mortos? Os vivos pois os mortos não são mais. – Dá-me um exemplo de espaço. Minhas duas mãos juntas. – Um exemplo de tristeza. A ignorância. – De veneno. O desejo. – Um exemplo de derrota. A vitória. – Qual é o animal mais astucioso? Aquele que o homem ainda não conseguiu encontrar. – O que apareceu primeiro? O dia ou a noite? O dia. Mas ele precedeu a noite apenas por um dia. – Qual é a causa do mundo? O amor. – Qual é o teu contrário? Eu mesmo. – O que é a loucura?Quando Um caminha esquecido. – E a revolta? Porque os homens se revoltam? Para encontrar a beleza, tanto na vida quanto na morte. – O que é inevitável, para cada um de nós? (após pequena pausa para refletir) A felicidade. – E qual é a grande maravilha? Todos os dias a morte desfere golpes à nossa volta, várias pessoas fazem a passagem para aquilo que entendemos como morte, e mesmo assim nós vivemos como seres eternos. É esta a maior das maravilhas, respondeu."satisfeito, o lago se mostrou como Darma o pai e mãe de toda criação e abençoou o pândava pelo seu conhecimento e inspiração. (Fonte - Blog do MANATEE)

Comentários