COMO ATENDER À CRIANÇA COM DÉFICIT DE ATENÇÃO

 

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Como dar atenção à criança com deficit de atenção

O papel da Parentalidade Plenamente Atenta



Crianças com TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade] têm dificuldades em manter a atenção durante períodos prolongados de tempo, para realizar metas e planos e têm dificuldade em inibir uma resposta prepotente (Barkley, 1998). Consequentemente, o seu comportamento é desatento, impulsivo e hiperativo. A TDAH é hereditário; por isso os pais de crianças com TDAH também podem apresentar sintomas de TDAH (Thapar et al 2007.).
Até o momento, existem dois tratamentos baseados em evidências para crianças com TDAH: medicamentos (principalmente estimulantes) e tratamentos comportamentais (Van der Oord et al. 2.008). No entanto, ambos têm limitações. A medicação funciona apenas por curto prazo; as crianças muitas vezes apresentam efeitos colaterais, e o tratamento é geralmente de baixa aderência (Schachter et al., 2001). A forma mais utilizada de tratamento comportamental é o treinamento comportamental dos pais. No entanto, o TDAH é hereditário e um diagnóstico de TDAH dos pais é um preditor de não-resposta a este treinamento comportamental dos pais (Sonuga-Barke et al 2002;.. Van den Hoofdakker et al 2010). Tratamentos cognitivo-comportamentais para TDAH estão focados em aprender as habilidades da criança ou métodos para lidar com a TDAH ou problemas associados. Estes tratamentos cognitivos comportamentais não satisfazem os critérios para apoio empírico; os efeitos a longo prazo são limitados e generalização das habilidades aprendidas em configurações diferentes da terapia é geralmente baixa (Chambles e Ollendick 2001; Pelham e Fabiano 2008). Portanto, outros tratamentos, ao lado de tratamentos regulares, com foco nos problemas centrais do TDAH, precisam ser investigados. Este estudo-piloto investigou a eficácia do treinamento da mente para crianças com TDAH e seus pais.
A meditação da atenção plena é uma intervenção com base em técnicas de meditação orientais, que ajuda a aumentar a consciência do momento presente, aumentar a observação sem julgamento, e reduzir a resposta automática (Kabat-Zinn, 2003). Mostrou-se eficaz em adultos com depressão, dor, ansiedade, distúrbios alimentares e reduz a agressão (Hofmann et ai. De 2010). Existe um crescente corpo de pesquisa sobre a eficácia da meditação da atenção plena em crianças e adolescentes portadores de psicopatologia (para revisões ver Black et al 2009;. Burke 2010). Ambas as revisões concluem que há possíveis evidências para a eficácia da meditação da atenção plena em crianças.
Nas famílias de crianças com TDAH, a relação pai-filho é muitas vezes gravemente perturbada (Deault 2010; Seipp e Johnston, 2005). Em primeiro lugar, devido ao comportamento da criança, os pais podem se tornar menos pacientes, prestar mais atenção ao comportamento perturbador e agir mais impulsivamente. Em segundo lugar, os pais de crianças com TDAH podem ter problemas semelhantes, pois o TDAH é altamente hereditário (Thapar et al., 2007). Em terceiro lugar, os pais respondem de forma automática para o comportamento perturbado de seus filhos (Dumas 2005), com base em suas próprias experiências de criação, e de seu julgamento de mau comportamento de seus filhos. Quarto, o estresse dos pais é elevado em pais de crianças com TDAH (Deault 2010) e sob estresse, os pais podem se tornar mais aversos, controladores e reativos com seus filhos (Bögels et al. 2010). Em suma, o comportamento das crianças, o comportamento dos pais, a própria educação e julgamentos dos pais o e estresse contribuem para os problemas dos pais, que por sua vez influencia o comportamento da criança. Portanto, um tratamento enfocando tanto a criança quanto os pais é provavelmente benéfico. Além disso, a generalização de tratamentos cognitivo-comportamentais com foco na criança é visivelmente baixo em tratamentos para o TDAH (Pelham e Fabiano 2008), e incluir também os pais no tratamento pode ser positivo.
A Parentalidade Plenamente Atenta é uma forma de treinamento da mente e é definido como:”prestar atenção ao seu filho e aos cuidados com os filhos de uma forma particular: intencionalmente, aqui e agora, e sem julgamentos” (Kabat-Zinn e Kabat-Zinn, 1997). Na Parentalidade Plenamente Atenta, os pais aprendem a prestar atenção a seus filhos sem julgamentos, a aumentar a consciência do momento presente com o seu filho, e a reduzir as reações automáticas com relação à criança (Lehtonen e Bögels, submetido). Além disso, fazendo uma prática de meditação diária, os pais aprendem a cuidar de si mesmos e a trazer calma à sua família. Bögels et ai. (2008) estudaram a Parentalidade Plenamente Atenta para famílias de adolescentes com distúrbios de comportamento (TDAH / TDO ( transtorno desafiador opositor) / distúrbios do espectro do autismo) (N = 14), com oito sessões de meditação para os adolescentes e oito sessões de Parentalidade Plenamente Atenta, e encontrou fortes melhorias em problemas de externalização e de atenção sustentada.
Este estudo avaliou a eficácia de um treinamento de meditação de atenção plena de 8 semanas para crianças de 8-12 com TDAH e treinamento em Parentalidade Plenamente Atenta em paralelo para seus pais. Os pais (N = 22) completaram questionários sobre TDAH da criança e sintomas de TDO, os seus próprios sintomas de TDAH, estresse parental, hiper-reatividade parental, a permissividade e a consciência atenta antes, imediatamente após o treinamento de 8 semanas e com 8 semanas de seguimento. Os professores relataram sobre comportamento de TDAH e TDO da criança. Uma lista de espera dentro do grupo foi usada para controlar os efeitos de tempo e de medições repetidas. O treinamento foi realizado em formato de grupo. Não houve diferenças significativas entre lista de espera e pré-teste, exceto no aumento do relato de comportamentos TDO pelos professores. Houve uma redução significativa nos escores feitos pelos pais relativos a comportamento TDAH de si mesmos e seus filhos do pré ao pós-teste e do pré-teste para o seguimento. Além disso, houve um aumento significativo dos níveis de atenção de pré para pós-teste e uma redução significativa do estresse e hiper-reatividade parental de pré-teste para o seguimento. As avaliações feitas pelos professores mostraram efeitos não-significativos. Este estudo mostra evidências preliminares da eficácia da meditação da atenção plena em crianças com TDAH e seus pais, conforme avaliado pelos pais.

Fonte:http://equilibrando.me/2013/05/19/como-dar-atencao-a-crianca-com-deficit-de-atencao/

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