YAN LIBEN,UM ARTISTA CHINÊS DIVINAMENTE INSPIRADO

 


Yan Liben, um artista divinamente inspirado
(Catherine Chang/The Epoch Times)
 
 
 
Yan Liben (601-673 d.C.) foi um artista famoso na Dinastia Tang. Suas pinturas retrataram uma variedade de temas, como histórias taoístas e budistas, personagens, paisagens, cavalos e carruagens, mas suas obras mais famosas e admiradas envolviam personagens budistas e taoístas.
Ele também era hábil em retratar figuras. Os retratos de imperadores e chanceleres pintados por ele eram vivos e realistas. Ele retratou a figura alta e corpulenta do imperador e seu olhar que exibia firme determinação. Yan Liben usava esboços simples para capturar a pose e o gesto de mão do imperador. Quanto às figuras dos chanceleres, ele retratou-as de forma única, cada um com sua própria forma, aparência, vestimenta, idade e expressão facial.
A pintura intitulada “Imperador Taizong recebe um embaixador do Tibete” é uma das obras mais importantes de Yan Liben. Ela marca a admiração do Rei do Império Tibetano pelo sistema administrativo da Dinastia Tang, que envia emissários à capital de Chang’an para propor uma aliança através do casamento e assim manter uma paz duradoura entre tibetanos e a Dinastia Tang. O Imperador Taizong considera a oferta com grande alegria. A pintura mostra a cena em que Taizong recebeu os enviados. De um lado, o imperador está sentado na liteira imperial cercada por damas da corte. Do outro lado, os emissários chegam conduzidos por um mestre de cerimônias para a audiência com o imperador. A obra retrata com sucesso a sabedoria e a satisfação do imperador e a admiração dos enviados pelo soberano de Tang.
 
“Imperador Taizong recebe um embaixador do Tibete”, de Yan Liben, 641 d.C. (Wikimedia)
 
Também é retratada apropriadamente a atitude das figuras de status, origens e identidades diferentes. Não há cenário na pintura. Com desenho simples e objetivo, Yan Liben registrou o importante evento histórico entre chineses e tibetanos. É uma peça muito importante por seu elevado valor histórico e artístico.
Outras famosas pinturas de Yan Liben incluem “A aparência autêntica de Taizong” e “Vinte e quatro oficiais que contribuíram grandiosamente no Gabinete Lingyan”, que retratam o Imperador Taizong da Dinastia Tang e seus oficiais. Suas obras foram amplamente elogiadas como magníficos exemplares da pintura clássica chinesa.
Yan Liben herdou as belas tradições de antiga arte e desenvolveu-as mais além. Suas obras têm contornos firmes e cores pitorescas. As figuras em suas pinturas estão bem representadas e sua técnica sublimou seus antepassados. Ele foi admirado como alguém cuja expressão artística beirava o sagrado e é um importante marco na história da pintura chinesa.
 
 
Fonte:http://www.epochtimes.com.br/yan-liben-um-artista-divinamente-inspirado/

Comentários