RABINDRANATH TAGORE - POEMAS SELECIONADOS



Rabindranath Tagore

Rabindranath Tagore – Poemas Selecionados

“Carrega de ouro as asas do pássaro e ele nunca mais voará pelo céu.”

Aceite-me

Aceite-me, querido Deus, aceite-me por um momento.
Deixe os dias órfãos gastos sem Você serem esquecidos.
Alongue este breve instante por Seu amplo colo, mantendo-o sob Sua luz.
Vaguei atrás de vozes que me atraíram…deu em nada.
Permita-me, agora, sentar em paz e escutar Suas palavras no espírito de meu silêncio.
Não mostre Suas costas aos segredos obscuros do meu coração: queime-os até que Seu fogo os ilumine.
(Rabindranath Tagore)
(Poema digitado e conferido por mim mesmo no Google Books, do livro “O Coração de Deus: Poemas Místicos de Tagore Rabindranath” – Escolhidos e editados por Herbert F. Vetter. Tradução de Alberto Pucheu. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. p. 21)
*
tagore-e-einstein

Libertação

Para mim, libertação não está na renúncia. Sinto o abraço da liberdade em milhares de enlaces do deleite.
Você sempre me serve a dose fresca do Teu vinho encorpado e aromático, enchendo esta taça terrena até a borda.
Com Sua chama, meu mundo acenderá centenas de velas diferentes e as depositará no altar de Seu templo.
Não, jamais fecharei as portas dos meus sentidos – os deleites da visão, do tato e da audição revelarão Seu deleite.
Sim, minhas ilusões arderão no regozijo iluminado e a maturidade de meus desejos dará os frutos do amor.


(Poema digitado e conferido por mim mesmo no Google Books, do livro “O Coração de Deus: Poemas Místicos de Tagore Rabindranath” – Escolhidos e editados por Herbert F. Vetter. Tradução de Alberto Pucheu. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. p. 30)
Conheça também:


Comentários