ECONOMIA SAGRADA - CHARLES EISENSTEIN - VÍDEO





“A tarefa à nossa frente é a de alinhar o dinheiro com a expressão verdadeira de nossos dons. Isso requer um mecanismo muito diferente para a criação e a circulação de dinheiro. Inclui coisas como remuneração negativa, que reverte os efeitos da usura. Inclui coisas como a internalização dos custos, de modo que não possamos continuar a poluir para que alguém ou as gerações futuras paguem o custo. Inclui um dividendo social: compartilhar a riqueza proveniente do que deveriam ser bens comuns — a terra, aquíferos, nossa herança cultural. Inclui a relocalização de muitas funções econômicas. (…) O que será necessário para nos deslocarmos do sistema monetário atual? Bem, o sistema monetário atual cada vez mais funciona menos bem. O crescimento somente pode ser mantido a custos cada vez mais altos. Mesmo grandes esforços não podem fazer com que a economia continue a crescer tão rápido quanto necessário para que o sistema funcione — e isso cria mais miséria. As pessoas simplesmente não podem suportar mais. Mesmo as pessoas no topo, mesmo os ganhadores dessa competição artificialmente induzida tampouco estão felizes. Tampouco está funcionando para elas. Portanto, penso que veremos uma série de momentos de crise, cada uma delas mais severa que a anterior. E a cada momento de crise teremos uma escolha coletiva: desistimos do jogo e juntamo-nos ao povo? Ou agarramos ainda mais firme? Depende realmente de nós determinar em que ponto esse despertar acontecerá.”


Charles Eisenstein


Economia Sagrada” (Sacred Economy) é um curta-metragem de 12min baseado no livro homônimo do filósofo e escritor americano Charles Eisenstein e protagonizado com ele, que mostra um panorama visionário da situação da economia atual e da humanidade no planeta, onde a acentuação das crises seria a demonstração da falência inevitáel de um sistema insustentável até mesmo para quem vinha se beneficiando dele até agora. Com vários insights e raciocínios ricos sobre como produzimos o momento atual, com acelerada exploração baseada numa simples economia do dinheiro, Eisenstein defende uma economia baseada nos propósitos verdadeiros de cada pessoa, numa “economia do dom“, que exigiria uma reversão de vários mecanismos da economia atual. “Temos que criar um milagre na Terra, algo que é impossível fazer com a velha compreensão de mundo, mas possível a partir de uma nova”, diz ele.
Charles Eisenstein e Ian Mackenzie, diretor deste vídeo, já foram assunto de posts aqui Dharmalog. O diretor Ian Mackenzie é o autor do belíssimo vídeo “Occupy Movement: Show Me Your Face“, um manifesto emocionante vindo do movimento Occupy que pode ser visto no post “OccupyLove em 3min, para os 100%: “Amor é o que aparece quando oferecemos nosso rosto ao outro“, e o filósofo Charles Eisenstein é o protagonista do vídeo “The Revolution is Love“, que pode ser visto no post “A ascensão da humanidade, por Charles Eisenstein: a crise sistemática é o fim da infância humana na Terra“.
O video está em inglês mas possui legendas em português, que precisam ser ativadas e selecionadas clicando no ícone junto aos controles do vídeo, “Turn on captions“.


~ Charles Eisenstein, em “Economia Sagrada”.

Comentários