CIVILIZAÇÃO CHINESA : HISTÓRIA DE UM PAÍS MONUMENTAL





















Civilização Chinesa
Desde a Pré-História, muitos povos ocupam a China. O primeiro reino dinástico surge por volta de 2000 a.C.
Durante quase 2 mil anos, sucedem-se disputas internas pelo poder. A primeira unificação ocorre em 221 a.C., com a dinastia Chin, substituída pela dinastia Han em 206 a.C.

Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História Expandem-se pela Ásia Central e Sudeste Asiático e, no século I, ampliam o domínio até o Golfo Pérsico.
Desenvolvem a agricultura, a metalurgia de cobre e bronze e, a partir de 700 a.C., o comércio e a fabricação de seda, tecidos e artesanato de cerâmica.
Entre os séculos I a.C. e III, introduzem novas técnicas agrícolas, como a rotação de culturas e a adubação. Inventam o papel, a bússola e sistemas monetário e de pesos e medidas.
A sociedade evolui da forma comunal de propriedade para a posse territorial pela nobreza.
Os camponeses tornam-se servos, pagando obrigações aos senhores territoriais.

As dinastias são monárquicas.
As funções administrativas e sacerdotais cabem ao imperador. Possuem uma escrita com ideogramas e literatura rica, na qual se destacam Kung Fu-tseo (Confúcio), Lao-tsé e Mo-ti.
São politeístas, cultuam a natureza e os antepassados. No século VI a.C., os ensinamentos de Lao-tsé transformam-se em religião, o taoísmo. O budismo é difundido a partir do século I a.C.

Fonte: EncBrasil

CIVILIZAÇÕES DA ÁSIA ORIENTAL
1. A Antiga civilização chinesa
Desenvolve-se em torno dos rios Hong-Ho (Rio Amarelo) e Iang-Tse-Iang (Rio Azul)
Produção de sedas e cerâmicas, Grande Muralha, Alto grau de civilização e cultura (Celeste Império)
Aristocracia feudal de sacerdotes, funcionários e guerreiros
Filósofo mais famoso: Confúcio, que pregava a veneração aos antepassados e o respeito às antigas tradições. Organização social deveria basear-se na disciplina familiar. Direito de rebelião era de origem divina.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História

2. China na Idade Média
21 Estados independentes travavam guerras entre si num regime feudal
Fim do século VI: Gao Tsu, chefe militar, unifica o país, então denominado Tang e se proclama imperador
Império Tang tinha prestígio e refinamentos, tendo recebido visitas de embaixadores árabes e persas
Imperadores eram considerados enviados dos deuses e usavam o título de “filho do céu”
Economia dominada por funcionários instruídos e mercadores ricos
Insurreições de camponeses e movimentos de independência liderados pelos governadores das províncias provocam a desintegração do Império
Século X: nova unificação, iniciando-se dinastia Sung.

3. Mongóis
Cavaleiros nômades da ásia Central. Vivem em tendas e ocupam-se do pastoreio e da guerra.
1200: início da formação do Império Mongólico. China é invadida por Gêngis-Cã, que toma Pequim, além do Turquestão, Pérsia, norte da Índia e Cáucaso.
Mongóis devastam as terras chinesas, mas depois desenvolveram o comércio e as atividades artesanais
Cublai-Cã (1259-1294) tenta entendimento entre seu império e a cristandade oriental. Já havia contato com Ocidente pelas viagens de Marco Pólo e conquista de terras da Europa Oriental.
Dominam o sul da Prússia e ameaçam o Sacro Império Germânico. Após Cublai-Cã Império Mongólico declina.

4. Dinastia Ming
1348: no sul da China inicia-se revolução contra os mongóis
Destaca-se o líder camponês Tchu-Ieng-Tchan, que ocupa a cidade de Nanquim e declara-se Imperador da China Meridional (Império Ming). Posteriormente chega a Pequim e conquista todo o país.
A Dinastia Ming (1368-1664) deu grande prestígio cultural e político para a China, com imperadores cultos, mantendo-se até que os manchus ocupam o país.
Ocupação manchu tem ajuda da nobreza feudal chinesa, alarmada por uma grande revolução popular que ocupa Pequim e leva à fuga do último imperador Ming.
Manchus mantêm-se no poder até 1912, com a proclamação da República.

5. Japão
Viviam de caça, pesca e agricultura rudimentar.
Domínios feudais tinham influência dos samurais, casta militar semelhante à cavalaria medieval européia
Budismo é trazido pela imperatriz Suiko, possibilitando unidade de crença e até mesmo política.
Shotoku Taishi (593-621), sobrinho de Suiko, governa como regente e estabelece a superioridade do budismo sobre o culto “xinto”, que cultuava os antepassados. Nessa época, tradições japonesas são influenciadas pela cultura chinesa.
A partir de 886, governo era efetivamente exercido pelo kwanbaku, sendo o imperador (tenshi ou teno) apenas figurativo. Assim, surgem lutas entre os nobres na disputa pelo cargo, havendo tentativas de independência.
Em 1185 o poder central é restabelecido pela família Minamoto com uma nova forma de governo, o xogunato. “Mantém-se” a autoridade do imperador, sendo subordinado a um xógum, chefe militar todo-poderoso, que através de governadores militares nas províncias domina o país.
Regime feudal não desaparece, mas condições de vida dos camponeses melhora e comércio desenvolve-se.
Ao fim da Idade Média, xogunato era o regime em vigor no Japão.

Fonte: www.geocities.com.br

Ás margens do Rio Huang Ho nasceu uma das civilizações mais antigas do mundo, a Civilização Chinesa.
Acreditasse que por volta de 5000 a.C. a China Antiga era habitada por povos bastantes evoluídos. Os primitivos chineses praticavam a agricultura e domesticavam carneiros, porcos, bois e cachorros.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
As águas do Rio Huang Ho, o Rio Amarelo foi essencial para o desenvolvimento da Civilização Chinesa. A arte também era bastante evoluída chegando ao seu apogeu no período da Cultura Long Shan (2500a.C -1900a.C).
Em meados de 1500 a.C. foi criado o Império do Centro, governado pelo Filho do Céu, representante de Deus na terra e que exercia a função de chefe político e religioso.
Com a criação da unidade política surge também as primeiras Cidades Palácios, comunidades rodeadas por muralhas.
A sociedade era dividida em dois grupos extremos que são:
Nobres - Grupo de pessoas que descendiam de um grande Clã Ancestral. Eram grandes proprietarios de terras.
Camponeses - pessoas que viviam no campo, responsáveis pelo cultivo das terras agrícolas. Eram os camponeses que sustentavam o luxo da nobreza.
A agricultura foi a principal atividade econômica da China Antiga.
Com o crescimento da Civilização Chinesa, a sociedade passou a ser dividida em 4 grupos distintos:
1. Imperadores, Nobres e Altos Funcionários.
2. Artesãos, Mercadores e Letrados.
3. Camponeses
4. Escravos
Com o passar dos séculos o Império Central foi enfraquecendo-se. Na Dinastia Xia o território chinês foi dividido em 9 províncias. Com a autonomia política adquirida, as províncias chinesas passaram a disputar o poder central. Por volta de 1760 a.C. a província Shang governada por Chengtang conseguiu submeter as outras províncias chinesas sob o seu domínio.
Em meados do século XII a.C., os Chou vindos da região do Rio Wei invadiram e conquistaram o território chinês controlado pela Dinastia Shang. A Dinastia Chou foi a que mais durou no poder chinês, governando até o século III a.C. Neste periodo foi introduzido na China a metalurgia do ferro.
A Dinastia Chou entraria em colapso após inúmeras guerras movidas pela cobiça do poder Chinês entre os membros da família real chinesa, fato que fez com que o território se fragmentasse.
Em 221 a.C. Quin Che Huang Ti conquista os reinos vizinhos e tornasse o Primeiro Imperador da China Unificada. Para melhor proteger o Império Chinês das invasões estrangeiras , Quin inicia a construção das famosas Muralhas da China. A Dinastia Quin chegaria ao fim com a morte de Che Huang Di.
Após a morte de Che Huang Ti, a Dinastia Han assume o poder chinês. Esta dinastia aumentou o domínio chinês a estender suas influencias sobre as regiões da Coreia, Mongólia e Vietnã. O mandarim passou a ser a língua oficial do império.
Devido ao comércio com o Ocidente dominado pela Civilização Romana (Rota da Seda), surgiu na China uma nobreza interessada pela arte. Influenciados pelas obras dos filósofos Confúcio e Lao Tsé, os imperadores da Dinastia Han tentaram governar a China com sabedoria.
A Dinastia Han chegaria ao fim em 220 d.C, o Império Chinês seria sacudido pelos invasores mongóis somando a isso a as disputas internas que fizeram com que a China ficasse dividida em três reinos.
As outras Dinastias surgidas na China foram: Dinastia Jin, Dinastia Sui, Dinastia Tang, Dinastia Yuan, Dinastia Ming entre outras.
Em 1644 povos estrangeiros conquistam a China e fundaram a Dinastia Qing. Já no Século XIX O Império Qin tornou-se decadente e incapaz de libertasse da dominação de países estrangeiros como Inglaterra e Estados Unidos.
O Império Chinês buscando impor sua soberania sobre seu próprio território proibiu o comercio de opio na China, iniciando uma guerra contra as nações ocidentais. Em 1840 a Inglaterra juntamente com outras potências ocidentais venceu a China na Guerra do Opio. Derrotada a China teve que acatar as decisões estrangeiras que aumentaram ainda mais suas áreas de influência no território chinês.
Em 1912 nacionalistas chineses, liderados por Sun Yat Sen, derrubaram a Dinastia Qin e fundaram a Primeira Republica Chinesa conquistando assim uma maior autonomia para China.
Nas décadas seguintes houve um desentendimento entre nacionalistas e comunistas da China, fato que desencadeou uma guerra civil que só terminaria em 1949 com a vitoria dos Comunistas liderados por Mao Tse Tung.
Atualmente a China é o país mais populoso do mundo, controlado por um governo agarrado aos preceitos do comunismo mas com economia capitalista.

Fonte: www.civilizacaoantiga.com

Idade Pré-histórica - Idade Antiga

De acordo com a tradição, o povo chinês originou-se no vale do Huang He ou rio Amarelo. As provas arqueológicas são escassas, embora tivessem sido encontrados, perto de Pequim, restos do Homo erectus, que datam de 460mil anos, e que receberam o nome de Sinanthropus pekinensis. Há provas fidedignas da existência de duas culturas com cerâmica, a cultura de Yangshao (3950?-1700 a.C.) e a cultura de Long-Shan (2000?-1850 a.C.).
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
O rio Huang He, ou Amarelo, atravessa Gansu, China, perto da cidade de Lanzhou.
É o segundo rio mais extenso do país, com 4.667 km de comprimento

Diz a tradição que os Hia (1994-1766 a.C.) foram a primeira dinastia chinesa hereditária, embora a primeira de que se tenha evidências históricas seja a Chang.
A dinastia Chang (1766-1027 a.C.) governou no centro e no norte da atual China. A capital era situada em Anyang, perto da fronteira norte. A economia era baseada na agricultura; praticavam a metalurgia e o artesanato. A sociedade era aristocrática; à frente, sobressaía o rei, que liderava uma nobreza militar.
Adoravam seus antepassados e uma profusão de deuses. O último monarca Chang foi expulso por um dirigente Chou, de um estado no vale do rio Wei.
Durante a dinastia Chou (1122-256 a.C.), a civilização chinesa foi-se estendendo gradualmente em direção ao norte. A grande expansão do território tornou impossível o controle direto e a responsabilidade foi delegada a senhores feudais, cada um deles encarregado de governar uma cidade murada e seu entorno. Com o tempo, esses estados dependentes foram-se tornando cada vez mais autônomos.
A sociedade era organizada em torno da produção agrícola. Os reis Chou mantiveram um controle efetivo sobre seus domínios até que, em 770 a.C., alguns estados se rebelaram e junto com invasores nômades do norte expulsaram os soberanos de sua capital. Posteriormente, os Chou fundaram nova capital, em direção ao leste, em Luoyang. Do século VIII ao III a.C., ocorreram um rápido crescimento econômico e uma profunda mudança social, num contexto de instabilidade política extrema e um estado de guerra quase incessante.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
O rio Yang-tsé, na China central, com 5.470 km de comprimento, é o maior da Ásia e um dos maiores do mundo.
Na fotografia, atravessa a província chinesa de Sichuan. O rio e seus afluentes são as principais vias fluviais do interior do país

Os estados situados nas fronteiras exteriores da área cultural chinesa expandiram-se à custa de seus vizinhos não chineses, menos avançados. Durante os séculos VII e VI a.C., houve breves períodos de estabilidade, decorrentes da organização de alianças entre os poderosos estados periféricos, sob a hegemonia do membro mais forte. No entanto, por volta do século V a.C., o sistema de alianças era insustentável e a China dos Chou caminhou para o chamado período dos Reinos Combatentes (481-221 a.C.), caracterizado pela anarquia.
A resposta intelectual à extrema instabilidade e insegurança política produziu as fórmulas filosóficas que moldaram o crescimento do Estado e da civilização chineses durante os dois milênios seguintes. O mais antigo e mais influente filósofo do período foi Kongfuci, Confúcio. As doutrinas do taoísmo, a segunda grande escola filosófica existente nesse período, são atribuídas à figura semi-histórica de Lao-Tse e aos trabalhos de Tchuang-Tse.
Uma terceira escola de pensamento que floresceu nesse período e exerceu influência duradoura sobre a civilização chinesa foi o legalismo, que pregava o estabelecimento de uma ordem social baseada em leis estritas e impessoais. Para reforçar esse sistema, batia-se pelo estabelecimento de um Estado no qual o soberano tivesse autoridade incontestável. Os legalistas pregavam a socialização do capital, o estabelecimento do monopólio governamental e outras medidas econômicas para enriquecer o Estado, reforçar seu poder militar e centralizar o controle administrativo.
Durante o século IV a.C., o reino de Qin, um dos estados periféricos emergentes do noroeste, dedicou-se a um programa de reformas, seguindo as doutrinas legalistas. Ao mesmo tempo, o poder dos Chou entrou em colapso em 256 a.C.
O rei de Qin se auto proclamou primeiro imperador da dinastia Qin (221-206 a.C.). O nome China deriva dessa dinastia. O imperador unificou os estados feudais em um império administrativamente centralizado e culturalmente unificado. Aboliram-se as aristocracias hereditárias e seus territórios foram divididos em províncias governadas por burocratas nomeados pelo imperador. A capital de Qin transformou-se na primeira sede da China imperial.
O primeiro imperador estendeu as fronteiras exteriores: no, sul até o delta do rio Vermelho; no sudoeste, dominou as atuais províncias de Yunnan, Guizhou y Sichuan; no noroeste, chegou a Lanzhou, na atual província de Gansu, e, no nordeste, a um setor do que hoje é a Coréia. A dinastia Qin concluiu a Grande Muralha chinesa.
O peso crescente dos impostos, o serviço militar e os trabalhos forçados criaram profundo ressentimento contra a dinastia Qin entre as classes populares, enquanto as classes intelectuais estavam ofendidas pela política governamental de controle do pensamento. Após uma luta pelo poder que mutilou a administração central, o povo levantou-se em rebelião.
Liu Bang (ver Li Yuan) autoproclamou-se imperador em 206 a.C. A dinastia Han (206 a.C.-9 d.C.), fundada por ele, seria a mais duradoura da era imperial. Os Han estabeleceram seu governo sobre a base unificada dos Qin, modificando a política que havia provocado sua derrocada. Uma das contribuições mais importantes desta dinastia foi o estabelecimento do confucionismo como ideologia oficial; no entanto, os Han incorporaram ao confucionismo idéias de muitas outras escolas filosóficas, além de superstições.
Os primitivos Han alcançaram o auge de seu poder sob o imperador Wu (reinou de 140 a.C. a 87 a.C). A autoridade chinesa estabeleceu-se ao sul da Manchúria e ao norte da Coréia; no oeste, penetraram no atual território do Cazaquistão; no sul, a ilha de Hainan passou ao controle Han e colônias foram fundadas ao redor do delta do Chihchiang, em Anam e na Coréia.
As políticas expansionistas consumiram os excedentes econômicos e os impostos foram aumentados, reaparecendo os monopólios estatais. As dissensões e a incompetência debilitaram o governo imperial. As sublevações no campo refletiram o descontentamento popular.
Durante este período de desordens, Wang Mang estabeleceu-se no poder, fundando a efêmera dinastia Qin (9-23 d.C.). Nacionalizaram toda a terra e a redistribuíram entre os agricultores, aboliu-se a escravatura e reforçaram-se os monopólios imperais sobre o sal, o ferro e a moeda. A resistência das poderosas classes proprietárias de terra foi tão dura que fez revogar a legislação sobre a terra. A crise agrária intensificou-se e a situação se deteriorou. No norte, eclodiu uma rebelião camponesa e as grandes famílias proprietárias de terra uniram-se a eles, reinstaurando a dinastia Han.
A debilidade administrativa e a ineficácia dominaram a última dinastia Han ou oriental (25-220). Entre 168 e 170, surgiu o conflito entre os eunucos e os burocratas e aconteceram duas grandes rebeliões, lideradas por grupos taoístas, em 184 e 215. A dinastia Han começou a se dividir quando as grandes famílias latifundiárias criaram seus próprios exércitos privados. Em 220, Cao Pei fundou a dinastia e reino Wei (220-265), nas províncias do norte. A dinastia Shu Han (221-263) firmou-se no sudoeste e a dinastia Wu (222-280) no sudeste. Os três reinos sustentaram incessantes guerras entre si. Em 265, Sima Yang usurpou o trono e estabeleceu a dinastia dos Ts'ins (265-317) no norte. Em torno de 280, havia reunificado o norte e o sul sob seu mandato. No entanto, pouco depois da morte de Sima, em 290, o Império começou a ruir.
As tribos não chinesas do norte aproveitaram a debilidade do governo para estender-se pelo norte. As invasões começaram em 304 e, até mais ou menos 317, os hiung-nus (provavelmente os mesmos hunoshaviam arrebatado à dinastia dos Ts'ins o norte da China. Durante quase três séculos este território foi governado por várias dinastias não chinesas, enquanto no sul o mesmo era feito por uma sucessão de quatro dinastias chinesas. Nenhuma das dinastias invasoras foi capaz de estender seu controle sobre a totalidade da planície do norte até 420, quando o feito coube à dinastia Bei Wei (ou Bei do Norte, 386-534).
A China foi reunificada sob a dinastia Suei (581-618), que restabeleceu o sistema administrativo centralizado. Embora o confucionismo tivesse sido instaurado oficialmente, também o taoísmo e o budismo foram admitidos na nova ideologia imperial, ao mesmo tempo em que floresceu o budismo. A dinastia Suei caiu em 617, diante de uma revolta liderada por Li Yuan.

Idade Média

Fundada por ele (Li Yuan), a dinastia Tang (618-907) iniciou uma época de força e brilhantismo na história da civilização chinesa. Criaram uma administração centralizada e foi promulgado um elaborado código de leis administrativas e penais. Sob os Tang, a influência chinesa estendeu-se sobre a Coréia, o sul da Manchúria, o norte do Vietnã e o que é hoje o Afeganistão.
A força econômica e militar do Império Tang baseava-se num sistema de distribuição eqüitativa da terra para a população adulta masculina. Como resultado do crescimento demográfico, por volta do século VIII, os pequenos proprietários herdavam propriedades ainda menores, mas o valor do imposto se mantinha, o que motivava os camponeses a abandonar suas terras, reduzindo a receita do Estado.
O general An Lushan, em sua luta pelo controle do governo, precipitou uma revolta em 755. Após a rebelião, o governo central nunca mais foi capaz de controlar os comandantes militares das fronteiras, que transformaram seus cargos em reinos hereditários e retiveram os impostos do governo central. Esta situação se ampliou a outras regiões e, por volta do século IX, a zona que se encontrava sob o controle efetivo do governo central limitava-se à província de Chan-Si.
A decadência do budismo e a reaparição do confucionismo no final da era Tang deram lugar a uma nova e vigorosa ideologia, que proporcionou a base para uma civilização perdurável nos séculos seguintes.
À dispersão do poder político e econômico que marcou a dissolução da dinastia Tang sucedeu o chamado período das Cinco Dinastias (907-960) no norte, enquanto dez estados independentes se estabeleciam no sul.
O período das cinco dinastias terminou em 960, quando um chefe militar, Zhao Guangyin, proclamou o estabelecimento da dinastia Song. Por volta de 978, os Song controlavam a maior parte da China. Costuma-se dividir o período em etapa dos Song do norte (960-1126) e etapa dos Song do sul (1127-1279).
Os Song do norte limitaram em grande parte o poder dos militares das províncias e, subordinando o exército ao poder civil, reorganizaram o governo imperial, centralizando o controle efetivo na capital. No entanto, a debilidade militar transformou-se em problema crônico.
Por volta de 1050, quando se deteriorava a situação militar e fiscal, a burocracia civil estava dividida em grupos que propunham diferentes medidas reformistas.
Os Song se aliaram, no começo de 1120, à dinastia Kin (1122-1234) do norte da Manchúria, em oposição aos Liao, que se voltaram contra os Song e marcharam em direção ao norte. Os Song se retiraram e em 1135 reestabeleceram sua capital em Hangzhou, na província de Zhenjiang.
Conduzida pelos Song do sul, a China meridional continuou a desenvolver-se com rapidez.
No entanto, a dinastia foi dominada por um fator imprevisto: a força militar dos mongóis que, sob o comando de Gengis Khan, iniciaram uma série de conquistas que resultaram na formação do maior império conhecido até então. Gêngis Khan conquistou Pequim em 1215 e ampliou seu poder sobre o restante do norte da China.
Kublai Khan, neto de Gêngis Khan, transferiu a capital mongol para perto de Pequim, de onde governou um império que se estendia da Europa Oriental até a Coréia e do norte da Sibéria ao sul da fronteira setentrional da Índia. Governaram como imperadores com o título dinástico de Yuan (1279-1368). Nesta época, chegou à China o mercador veneziano Marco Polo.
Havia, porém, crescente descontentamento. Durante a década de 1340, espocaram levantes em quase todas as províncias. Na década de 1360, Hongwu estendeu seu poder através do vale do Yang-tsé; em 1371, tomou Pequim e os mongóis se retiraram para o território da Mongólia, de onde continuaram a hostilizar os chineses.
Fundada por Wu, a dinastia Ming (1368-1644) revitalizou a civilização dos Tang e dos Song. Seu poder se consolidou de maneira firme ao longo da Ásia Oriental. Restabeleceu-se o governo civil e o império foi dividido em 15 províncias.

Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, HistóriaO altar do céu é parte do templo do mesmo nome, o "Tian Tan", construído durante a dinastia Ming.
Está situado na parte antiga da cidade, no Parque Tian Tan.
A arquitetura do século XV, com seus muros vermelhos e ornamentação dourada, é tipica da dinastia Ming

Idade Moderna

Os primeiros Ming restabeleceram o sistema de relações tributárias, mediante as quais os estados não chineses da Ásia Oriental reconheceram sua supremacia cultural e moral, enviando tributos. A capital voltou a Pequim. O poder se estendeu por todo o sudeste da Ásia e a Índia, chegando até Madagascar (ver Zheng He). No entanto, a partir de meados do século XV, o poder Ming começou a declinar.
Durante o período de decadência dos Ming, iniciaram-se as relações marítimas com a Europa. Os primeiros a chegar foram os portugueses, em 1521. Em 1570, começou o comércio com os assentamentos espanhóis nas Filipinas. Em 1619, os holandeses estabeleceram-se em Taiwan e tomaram posse das ilhas dos Pescadores.
A queda dos Ming foi provocada por uma rebelião que explodiu na província de Changzhi, como resultado da incapacidade governamental de proporcionar ajuda em momentos de fome e desemprego. Os Ming aceitaram a ajuda manchu para expulsar os rebeldes da capital e os manchus negaram-se a abandonar Pequim, o que forçou os Ming a retirar-se para o sul da China.
Sob a dinastia Tsing (1644-1912), os manchus continuaram absorvendo a cultura da China. Sua organização política se baseava na dos Ming, ainda que estivesse mais centralizada; o organismo administrativo máximo foi o Grande Conselho.
Em meados do século XVIII, durante o reinado do imperador Qian-long, a dinastia Qing chegou ao apogeu do poder. A Manchúria, a Mongólia, Xinxiang e o Tibete encontravam-se sob seu controle; inclusive no Nepal percebia-se a influência chinesa. A Coréia e o Vietnã do Norte reconheceram a soberania chinesa e Taiwan foi anexada.

Idade Contemporânea

Por volta do final do século XVIII, a situação econômica dos camponeses havia começado a debilitar-se. Os recursos financeiros do governo estavam seriamente reduzidos, devido ao custo da expansão externa e à corrupção. Os manchus aceitaram com reservas as relações comerciais com o Ocidente. Em torno de 1800, o mercado do ópio, introduzido pelos britânicos a partir da Índia, havia se desenvolvido muito rapidamente.
O século XIX foi caracterizado por uma rápida deterioração do sistema imperial e um crescimento contínuo da pressão estrangeira, proveniente do Ocidente e do Japão. As relações comerciais com a Grã-Bretanha ocasionaram o primeiro conflito sério. Os chineses estavam ansiosos por deter o comércio do ópio, mas os britânicos negaram-se a aceitar restrições à importação do narcótico.
A primeira guerra do ópio terminou em 1842, com a assinatura do Tratado de Nanquim. Os termos do tratado garantiam à Grã-Bretanha as prioridades comerciais que desejava. Depois da segunda guerra do ópio (1856-1860), firmaram-se novos tratados em Tianjin, que ampliaram as vantagens ocidentais.
Quando o governo de Pequim negou-se a ratificá-los, reiniciaram-se as hostilidades. Uma força expedicionária franco-britânica chegou até Pequim. Assinaram-se as Convenções de Pequim, nas quais se ratificavam os termos dos tratados anteriores. De acordo com suas disposições, os portos chineses voltaram a se abrir ao comércio internacional, permitiu-se a instalação de colônias de residentes estrangeiros e cederam-se de forma permanente à Grã-Bretanha os territórios de Hong Kong e Kowloon.
Na década de 1850, os alicerces do império foram sacudidos pela rebelião Taiping, uma revolução popular de origem religiosa, social e econômica; seu líder foi Hong Xiuquan. Em 1853, os Taiping haviam se deslocado em direção ao norte e estabelecido sua capital em Nanquim. Em torno de 1860, encontravam-se entrincheirados no vale Yang-tsé e ameaçavam Xangai.
A dinastia manchu, enfraquecida, tentou reformar sua política para garantir a sobrevivência do Império. De 1860 a 1895, tentativas foram feitas para restaurar o governo, obedecendo a princípios confucianos, com o objetivo de solucionar os problemas internos, sociais e econômicos. Durante as décadas de 1860 e 1870, a rebelião Taiping foi sufocada, restaurou-se a paz interna, estabeleceram-se arsenais e estaleiros e abriram-se várias minas. No entanto, os objetivos de manter um governo confuciano e desenvolver um poder militar moderno eram basicamente incompatíveis; em decorrência disso, os esforços visando ao fortalecimento foram, de 1860 a 1895, inúteis.
Em 1875, o Ocidente e o Japão começaram a desmantelar o sistema chinês de estados tributários, mantido no sudeste da Ásia. A Guerra Franco-Chinesa de 1884 e 1885, colocou Tongking sob o império colonial francês e. no ano seguinte, a Grã-Bretanha ocupou a Birmânia. Em 1860, a Rússia obteve as províncias marítimas do norte da região de Dongbei Pingyuan (Manchúria) e os territórios ao norte do rio Amur. Em 1894, os esforços japoneses para anexar a Coréia provocaram a Guerra Sino-japonesa e, em 1895, viu-se forçada a reconhecer a perda da Coréia e ceder ao Japão a ilha de Taiwan e a península de Liaodong, no sul de Dongbei Pingyuan.
A Rússia, a França e a Alemanha reagiram de imediato diante da cessão da península de Liaodong, já que isso significava conceder ao Japão posição estratégica na região mais rica da China. Esses três estados intervieram, reivindicando ao Japão a devolução de Liaodong, em troca de uma maior indenização econômica. Conseguido seu objetivo, as três potências européias apresentaram novas exigências.
Por volta de 1898, um grupo de ilustres reformadores aplicaram um profundo programa de reformas destinado a transformar a China em monarquia constitucional e modernizar sua economia e seu sistema educacional. O programa enfrentou a oposição de oficiais manchus que, com a ajuda de chefes militares leais, detiveram o movimento reformista. Propagou-se por todo o país uma reação violenta que alcançou seu ponto crítico em 1900, com um levante da sociedade secreta dos Boxer. Após uma força expedicionária ocidental ter esmagado a rebelião boxer em Pequim, o governo manchu adotou seu próprio programa de reformas e fez planos para estabelecer um governo constitucional limitado, de acordo com o modelo japonês.

Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História Além de capital, Pequim é o centro cultural, político e intelectual do país. Aqui aparece a Porta Qian Men, na entrada sul da praça de Tiananmen, palco ocasional de celebrações e manifestações nacionais. Está rodeada por vários edifícios importantes como o Grande Museu do Povo, o Museu da Revolução Chinesa e o monumento comemorativo de Mao Tsé Tung.
Durante a primeira década do século XX, os revolucionários atraíram estudantes, comerciantes e grupos nacionais pouco satisfeitos com o governo manchu.
Estourou a rebelião em Hangzhou, que se estendeu depois a outras províncias, enquanto Sun Yat-sen assumia a liderança da revolta. Os exércitos manchus foram reorganizados pelo general Yuan Che Kai, que negociou com os dirigentes rebeldes sua designação como presidente de um novo governo republicano. Em 1912, uma assembléia revolucionária elegeu Yuan primeiro presidente da República da China.
A República manteve frágil existência, de 1912 a 1949. Ainda que houvesse sido adotada uma Constituição e estabelecido um Parlamento em 1912, Yuan Che Kai nunca permitiu que essas instituições limitassem seu poder pessoal. O governo central manteve até 1927 uma existência precária e quase fictícia.
Durante a I Guerra Mundial, o Japão apresentou à China as "Vinte e uma Demandas", que praticamente transformavam a China num protetorado japonês. A China concordou em transferir as possessões alemãs em Shandong ao Japão. Sua entrada tardia na guerra, em 1917, tinha por objetivo participar na discussão do tratado de paz que seria negociado e, então, reexaminar as ambiciosas reivindicações japoneses com a ajuda dos Estados Unidos. No entanto, o presidente norte-americano Woodrow Wilson retirou o apoio de seu país às reivindicações de Shandong.
Os chineses, desiludidos diante do cínico interesse dos poderes imperialistas ocidentais, foram-se acercando do pensamento marxista-leninista e da União Soviética. O Partido Comunista Chinês foi fundado em 1921, contando, entre seus primeiros membros, com Mao Tsé-tung. Em 1923, Sun Yat-sen reorganizou o Partido Nacionalista, o Kuomintang, e aceitou o ingresso dos comunistas. O Kuomintang estava sob a direção do general Chiang Kai-shek, que tentava reunificar a China sob o mandato do Kuomintang e liberar o país do imperialismo e da força dos chefes militares provinciais. Em 1928, Chiang realizou um expurgo entre os membros comunistas do partido.
O novo governo nacional, estabelecido pelo Kuomintang em 1928, deparou-se com três problemas de grande magnitude: Chang na realidade tinha sob seu controle apenas cinco províncias, pois o resto do país era governado por chefes militares locais; em 1930, aconteceu a rebelião interna dos comunistas, que em 1927 se dividiram em duas facções: uma tentou fomentar os levantes urbanos e a outra, dirigida por Mao Tsé-tung, mobilizou os camponeses da China central; o terceiro problema foi a agressão japonesa na região de Dongbei Pingyuan, que a partir dessa época ficou mais conhecida como Manchúria, e no norte da China.
Em 1932, os japoneses transformaram as três províncias da Manchúria no novo Estado do Manchukuo e fizeram de Pu-Yi, o último governante da dinastia manchu, o imperador do Manchukuo, que incorporou parte da Mongólia no começo de 1933.
No final de 1934, os comunistas se deslocaram em direção ao norte, na denominada Longa Marcha. Enquanto se intensificava a agressão japonesa, Chang moderou sua postura anticomunista e, em 1937, formou-se uma frente unida do Kuomintang e dos comunistas contra os japoneses.
Em 1937, o Japão e a China começaram uma guerra em grande escala. Por volta de 1938, o Japão controlava a maior parte do nordeste da China, o interior do vale do Yangtzé, até Hangzhou, e a zona ao redor de Cantão, na costa sudeste.
Durante a II Guerra Mundial, o governo do Kuomintang sofreu importante enfraquecimento militar e financeiro, enquanto os comunistas haviam ocupado grande parte do norte da China e se haviam infiltrado em muitas regiões rurais. Aí organizaram os camponeses para que ingressassem nas fileiras do Partido Comunista e do Exército Vermelho, com o que saíram fortalecidos da II Guerra Mundial.
Em 1945 eclodiu a luta entre os comunistas e as tropas do Kuomintang, pelo controle da Manchúria. Em 1947, o Exército de Liberação Popular (comunista) derrotou os nacionalistas na Manchúria e, em 1949, a resistência desmoronou. O governo de Chiang Kai-shek procurou refúgio na ilha de Taiwan.
Em setembro de 1949, os comunistas reuniram a Conferência Consultiva Popular Política Chinesa, que adotou diretrizes e princípios políticos e uma lei orgânica para governar o país. Mao Tsé-tung, nomeado presidente desse organismo, era de fato o chefe do Estado. A República Popular da China foi proclamada em 1º de outubro de 1949.
Em 1953, o controle comunista havia se estabelecido com firmeza. Em 1954, o Congresso Nacional Popular aprovou o rascunho da Constituição que foi enviada ao Comitê Central do Partido Comunista Chinês. Esta Constituição confirmou a hegemonia do Partido Comunista Chinês e introduziu mudanças destinadas a centralizar o controle do governo.
A política básica do regime comunista foi transformar a China em uma sociedade socialista. Para tanto, utilizaram-se os princípios do marxismo-leninismo e assegurou-se a erradicação das idéias anticomunistas. A primeira ação de governo foi reconstruir a economia, reforçando a coletivização agrícola. A indústria privada passou gradualmente ao controle da propriedade mista estatal. A ajuda econômica e o assessoramento técnico soviético contribuíram em grande parte para o êxito imediato do programa.
Em política exterior, a China e a União Soviética assinaram, em 1950, um tratado de amizade e aliança e vários acordos complementares, mediante os quais a União Soviética fez grandes concessões, como a retirada da Manchúria. A China também estreitou relações com seus vizinhos comunistas.
Com sua chegada ao poder, o regime comunista também tentou recuperar os territórios que considerava dentro das fronteiras históricas. Em 1950, as tropas chinesas invadiram o Tibete e o regime jamais renunciou à utilização da força para conquistar Taiwan.
Em 1958, foram impostos controles mais rígidos sobre a economia, para incrementar a produção agrícola, restringir o consumo e acelerar a industrialização; tratava-se de realizar o "grande salto adiante". No entanto, o programa fracassou. A situação piorou em 1960, com a retirada da ajuda econômica e da assessoria técnica soviética. Durante esta década, apenas a Albânia manteve-se como aliado incondicional.
Enquanto os comunistas lutavam por construir a sociedade, apareceram diferenças entre Mao, que favorecia uma ideologia comunista pura, e os intelectuais, profissionais e burocratas, que queriam uma aproximação mais racional e moderada. Em 1957, impuseram-se estritos controles sobre a liberdade de expressão, que puseram fim à denominada "primavera de Pequim".
A cisão entre Mao e os moderados ampliou-se. Em 1959, ele abandonou a presidência da República e foi sucedido pela moderado Liu Shaoqi. O rompimento transformou-se em conflito em 1966, quando Mao e seus seguidores lançaram a revolução cultural proletária, para erradicar o que perdurara das idéias e costumes burgueses e para recuperar o zelo revolucionário do primitivo comunismo chinês.
A Revolução Cultural teve efeito adverso sobre as relações exteriores. A propaganda a favor dos guardas vermelhos e a agitação dos chineses residentes no estrangeiro dificultaram as relações com muitos Estados, especialmente com a URSS. Mao emergiu vitorioso da Revolução Cultural e o pensamento radical refletiu-se em uma nova Constituição, adotada pelo IV Congresso Nacional Popular em 1975. O moderado Deng Xiaoping foi nomeado primeiro vice-primeiro ministro e vice-presidente do partido.
Durante este período, as relações exteriores melhoraram substancialmente, em especial com os Estados Unidos, que em 1971 retirou seu veto à incorporação da República Popular Chinesa às Nações Unidas, após o que foi ela admitida em substituição à República da China (Taiwan). Em 1972, estabeleceram-se relações diplomáticas com o Japão e, em 1979, com os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que se estreitavam os laços com a Europa Ocidental.
Mao morreu em 1976, deixando um vazio de poder. Os radicais obtiveram sua primeira vitória ao impedir que Deng Xiaoping fosse eleito primeiro ministro.
Como solução de compromisso, Hua Guofeng foi nomeado sucessor de Mao, como presidente do Partido Comunista Chinês. Sob seu governo, impuseram-se políticas moderadas.
Em 1977, Deng foi reinstaurado como substituto do primeiro ministro. O XXI Congresso do Partido Comunista Chinês, celebrado em 1977, foi dominado pelo presidente Huan, o vice-presidente Deng e Ye Jianying.
Deng Xiaoping foi a figura dominante ao longo da década de 1980 e nos primeiros anos da de 1990. Favoreceu uma política que permitia o desenvolvimento comercial e industrial, atraindo investimentos estrangeiros.
Em 1982, adotou-se uma nova constituição e uma nova reorganização do Partido Comunista Chinês. A primeira restabeleceu o cargo, em grande parte representativo, de presidente da República (anteriormente presidente de Estado), que em 1968 havia sido abolido por Mao.
Em janeiro de 1987, Zhao Ziyang foi nomeado secretário-geral do Partido Comunista. As mudanças de chefia chegaram após uma onda de manifestações estudantis que reclamavam maior democratização e liberdade de expressão (ver Protestos na praça de Tiananmen). No período de repressão política que se seguiu, Zhao Ziyang foi despojado de seus cargos no partido e Jiang Zemin transformou-se em secretário-geral. A VIII reunião do Congresso Nacional Popular, em 1993, elegeu Jiang presidente da China e reelegeu Li Peng chefe de Governo.
No 15o Congresso do Partido Comunista Chinês, em setembro de 1997, as posições de Jiang Zemin se consolidaram ainda mais com a incorporação das idéias de Deng Xiaoping ao estatuto do partido, ao mesmo nível que as de Mao e do marxismo-leninismo. Em conseqüência, foi aprovado um gigantesco programa de privatização da maioria das quase 400 mil empresas estatais, se abriram as portas a mais diversificados investimentos estrangeiros e o conjunto da economia cresceu a um ritmo sem precedentes na história chinesa. Com a abertura, o comércio exterior chinês acumula enormes superavit anuais, fornecendo recursos para a criação de empregos e melhora dos níveis salariais. Pela primeira vez em quase 20 anos, em 1999 o primeiro ministro Zhou Rongji visitou os Estados Unidos, que se transformaram em um dos principais parceiros comerciais da China.
As inundações provocadas pela enchente do rio Yang-tsé têm renovado o sonho há muito acalentado pelas autoridades chinesas: domar o longo rio construindo a barragem das Três Gargantas, cujos trabalhos foram iniciados em 1997 e devem terminar em 2009. Com a criação de um lago de contenção, a barragem deverá reduzir a pressão das águas sobre as regiões situadas rio abaixo, donde as inundações têm feito inúmeras vítimas. As autoridades do país expressaram seu temor com relação aos diques do Yang-tsé, que vêm sendo submetidos a uma pressão nunca experimentada antes.

Fonte: www.historiadomundo.com.br
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
A China foi fundada por Huang Di, o Imperador Amarelo, há mais de cinco mil anos, diz a lenda. Mas, para os arqueólogos, sem provas palpáveis, as lendas de tanto não passam, e os historiadores viam-se obrigados a aceitar como início da civilização chinesa a dinastia Xia, cerca do século XII. Assim, a Civilização Chinesa uma das quatro grandes civilizações antigas, teria tardado cerca de mil a mil e quinhentos anos a surgir, em comparação com as da Babilônia, Egito e Índia. No entanto, não faltaram historiadores que acreditaram que a história da civilização chinesa remonta, com efeito, a tempos muito mais recuados a como diz a lenda, cinco mil anos.
Com efeito, após anos de esforços dos arqueólogos descobriram, no oeste de Liaoning, uma série de vestígios da Cultura de Hongshan, incluindo um conjunto de altar, templo de deusa e cemitérios. Estas descobertas enviaram os investigadores, da bacia do Huanghe para a bacia do Xiliaohe, ao norte da cordilheira de Yanshan. A época lendária do Imperador Amarelo não era uma invenção, havia uma sociedade, uma civilização antiga, um estado, há mais de cinco mil anos, no oeste de Liangning! A Civilização Chinesa é afinal, como se cria, tão antiga como as da Babilônia, Egito e Índia.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História

A Cultura de Hongshan

Esta cultura, foi inicialmente descoberta nas proximidades de Hongshan---Montanha Vermelha---nos subúrbios de Chifeng, na Mongólia Interior.
Assim foi designada Cultura de Hongshan.
Os vestígios desta cultura, são duma imensa riqueza: cerâmicas vermelhas com motivos a preto, com marcas de corda, em ziguezague, impressas, quando o barro ainda se encontrava fresco , instrumentos agrícolas de pedra, lascada e polida, de grande dimensão, e utensílios de pedra, finos usados como instrumentos de corte. O arado e enxada de pedra, enormes testemunham do nível de desenvolvimento da agricultura desta cultura, que se encontra espalhada pela vasta região da bacia do Xiliaohe, Liaoning, norte da província de Hebei e leste da Mongólia Interior, datando aproximadamente de há seis mil anos a cinco mil anos. Esta data coincide com a época do Imperador Amarelo.
Civilização Chinesa
Descoberta na década de trinta do século passado, a Cultura de Hongshan constitui uma das importantes culturas arqueológicas do norte da China e sempre foi uma atração para muitos cientistas nacionais e estrangeiros. Mas sobre a localização das povoações e cemitérios, quase ignorada completamente até à década de setenta. Por isso, os círculos arqueológicos consideravam esta cultura uma cultura agrícola primitiva, desenvolvida sob a influencia da Cultura de Yangshao, na bacia do Huanghe (Rio Amarelo).
A partir do início dos anos setenta, na vasta região entre os rios Xar Morom, Laoha e Daling, nomeadamente Hutougou em Fuxin, Dongshanzui de Harqin Zuoyi e Niuheliang nas fronteiras dos distritos de Lingyuan e Jianping, foram descobertas as ruínas arquitetônicas e conjunto de cemitérios-altar, templo de deusa e túmulos. Descobriram-se figuras de barro representando deusas, cerâmicas pintadas, e esculturas de jade, de animais, representações do dragão, tartaruga, aves, cigarra, etc, enriquecendo grandemente o espólio da Cultura de Hongshan e abrindo novos campos de estudo. Uma reavaliação da Cultura de Hongshan está pois agora por fazer.
Fonte: portuguese.cri.cn

Civilização Chinesa

Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História

Introdução

A aventura da China continua. Como a civilização indiana, é uma das mais antigas do mundo, com uma História que continua a evoluir desde sua gênese até os nossos dias.
Esta é uma marca fundamental do Oriente: a antiguidade continua viva, e temos a oportunidade de vislumbrar as permanências dos tempos clássicos no pensamento, na cultura e nos hábitos. Não obstante o interesse científico que ela pudesse despertar pelo seu passado, a China é, além disso, uma das maiores nações dos tempos atuais. É o país que mais cresce economicamente, que tem a maior população, a língua mais falada no planeta, e um sistema de escrita que serve de base (e pode ser compreendido) por diversas outras nações que não falam chinês. Nos tempos passados, a China havia conseguido constituir um dos maiores impérios da humanidade se valendo de cavalos, flechas e um sistema burocrático eficiente. Teria sido também a sociedade tecnicamente mais avançada do mundo em vários campos até o século XVI, quando os europeus consolidaram uma série de avanços no ramo da ciência que inverteram a hierarquia de poder entre os Estados mundiais, estabelecendo o período das “grandes descobertas e conquistas” - embora uma parte substancial do que os europeus “descobriram” já fosse bem conhecido por outros povos.
O pensamento chinês se difundiu de forma poderosa por outras paragens; o confucionismo foi absorvido como ética social e de trabalho no Japão e Coréia; o Budismo, vindo da Índia, foi adaptado pela cultura chinesa, que empreendeu sua divulgação por vários outros países através de versões próprias, como a Chan (em japonês, Zen), sem contar o trabalho de várias outras escolas cujas discussões filosóficas antecederam em séculos seus similares europeus.
Mas então, a pergunta que fica é a seguinte: porque sabemos tão pouco sobre a China? Porque continuamos a ignorar a existência desta civilização, suas contribuições ao pensamento e a ciência mundial, e principalmente, seu ressurgimento e ascensão no mundo moderno? A explicação que podemos apresentar é simples e, no entanto, problemática.
O Ocidente conseguiu, no século XIX, empreender o desmembramento e a dominação das nações asiáticas e africanas. Este processo, marcado pela violência e pela avidez, pôs em cheque as realizações das culturas orientais, como se tais fossem “atrasadas”, “inferiores”, etc. criando um discurso marcado pelo racismo e pelo desconhecimento, e difundindo a falsa concepção de que as culturas ocidentais ofereceriam as ideologias predominantes do futuro mundial fomentando, por conseguinte, a idéia de que só seria interessante igualmente estudar e analisar aquilo que fosse europeu ou norte americano.
Não foi preciso muito tempo para demonstrar que esta concepção era totalmente falha: desde cedo, se os orientais se preocuparam em absorver elementos da cultura ocidental, foi tão somente para reforçarem suas próprias estruturas de vida. É o que observamos no caso do Japão, durante a primeira e segunda guerra, e no caso do Vietnã, da Coréia do Norte, entre outros. Tais processos de resistência, aos quais se somam a revolução comunista chinesa, a vitória da libertação da Indonésia e mesmo a independência da Índia nos fazem questionar se o que o Oriente absorveu, da cultura Ocidental, não foi somente aquilo que poderia ser utilizado em função da sua própria auto-determinação. E essa idéia parece ser procedente. Seria um engano acreditar que apenas dois séculos de dominação direta poderiam desarticular o desenvolvimento de culturas milenares, apagando suas manifestações e tornando-as um passado remoto.
Mas é um erro pensar, também, que estas mesmas civilizações não se encontravam em momentos complexos de sua existência, e talvez mesmo de colapso, quando da chegada dos europeus em seus territórios; pois, se assim não fosse, dificilmente as mesmas teriam sido dominadas.
Há que se levar em conta, por fim, que toda uma conjuntura propiciou ao Oriente sua derrocada; mas também, que neste mesmo tempo, estes povos foram capazes de rearticular seus modos de vida dentro de um padrão que congraçava, habilmente, elementos de sua própria cultura com as novidades vindas do exterior, propiciando seu soerguimento nos dias atuais.
Mas são os elementos introdutórios da História da China que nos interessam neste livro: nosso intuito é percorrer, na antiguidade chinesa, o processo de desenvolvimento desta civilização, buscando observar o surgimento de uma série de instituições e práticas culturais que nos levem a compreender como se deu a construção de suas estruturas sociais, políticas e econômicas. Iremos analisar de forma sucinta o período que abrange desde a Proto-História até a constituição das dinastias e do primeiro grande império chinês, o Han, no século III a.C. - III d.C.
Esperamos, com esse nosso pequeno trabalho, suprir um pouco da carência que se existe no âmbito universitário quanto ao estudo das culturas orientais. Dentro de nossa proposta utilizaremos, ao máximo, livros e fontes que estejam em língua portuguesa e espanhola, objetivando facilitar o acesso ao estudo da cultura chinesa pelos interessados; mas, quando necessário, deixaremos indicados os textos em outros idiomas. Não é, de forma alguma, uma apresentação definitiva da História deste povo que, aliás, continua em construção; mas é uma proposta séria de introdução ao tema, que tem merecido mais atenção de nossa parte.
Como afirmou o grande sinólogo Marcel Granet: “A civilização chinesa merece mais do que a simples curiosidade. Ela pode parecer singular, mas (é um fato) nela se encontra registrada uma grande soma de experiência humana. Nenhuma outra serviu de vínculo a tantos homens, durante um Período tão grande.
Quem pretende ter o título de humanista, não deve ignorar uma tradição de cultura tão atraente e tão rica em valores duráveis” (1979).

Construção da História Chinesa

A China já produzia sua História e métodos historiográficos próprios muito antes da chegada das concepções européias de ciências humanas no século XIX. E - diga-se de passagem - estes métodos eram tão bem articulados que os primeiros pesquisadores estrangeiros aceitaram, por diversas vezes, as versões chinesas sobre o seu próprio passado sem muito discutir (Watson, 1969: 11-6 e Gernet, 1979: 29-36).
A História chinesa começou a ser redigida tendo por mister resgatar uma idéia de passado que servisse de modelo para as gerações futuras. Assim sendo, os chineses começaram, desde cedo, a empreender a prática de registrar, analisar, recolher dados e fixar eventos como forma de referendar certas concepções de universo e sociedade nas quais se viam inseridos.
Os dois primeiros grandes historiadores chineses teriam sido Confúcio (Kong Fuzi), que teria vivido no século VI a.C. e que se tornou famoso pela escola de pensamento desenvolvida a partir de seus ensinamentos; e Sima Qian (século II-I a.C.), o “pai” da História chinesa, que desenvolveu os métodos de pesquisa empregados na redação dos registros dinásticos até o fim da era imperial. Isso não quer dizer que antes disso a China não houvesse produzido textos históricos; mas Confúcio foi o primeiro grande recuperador e editor destes conteúdos - como a sua produção comprova -, enquanto Sima Qian foi o organizador da primeira cronologia histórica “definitiva” das dinastias antigas, bem como biógrafo dos grandes nomes da história e do pensamento chinês.
Soma-se isso ao fato da cultura chinesa apreciar com gosto a tradição enciclopedista: no mesmo século VI a.C., grande parte dos autores que integravam as diversas escolas filosóficas haviam tido experiências trabalhando no acervo de bibliotecas particulares ou dos governos locais. Este material literário, que aparentemente já era produzido em larga escala, serviria de base tanto para Confúcio quanto para Sima Qian (ainda que em épocas distintas) redigirem seus escritos.
A idéia que temos é que estes conjuntos de escritos açambarcavam diversos ramos do saber, desde arte até ciências e História. Na dinastia Han temos o conhecimento de que obras abrangentes (que teriam inspirado, séculos depois, as enciclopédias ocidentais) já eram produzidas, com o fim de instruir os elementos candidatos a burocracia em todos os níveis de avaliação exigidos (Guignard, 1957).
Confúcio, portanto, teria se valido deste arcabouço para eleger aqueles que seriam os livros tidos como clássicos na literatura chinesa: o Shu Jing (Livro das Histórias), o Shi Jing (Livro dos cânticos), o I Jing (Livro das Mutações), o Li Qi (Livro dos Rituais), o Chun Qiu (os Anais das Primaveras e Outonos, acrescido de comentários posteriores denominados Zhuo Quan) e o Yue Jing (Livro da Música - este, perdido).
Destes, dois são objetivamente históricos: o Shu Jing e o Chun Qiu. O Shi Jing e o Li Qi nos dariam idéias de como seriam os hábitos e práticas culturais e sociais do período Zhou (mas que Confúcio transpõe igualmente para os períodos mais anteriores da História Chinesa); e por fim, o I Jing, que seria um livro sobre as formas primitivas de pensamento e ciência chinesa, bem como de importante uso oracular e religioso.
Sua preocupação, porém, era arrumar o conhecimento contido nos textos de acordo com sua pregação moral, sem fazer um trabalho de análise da veracidade das fontes.
Este problema não parecia ser sua preocupação mais importante: os exemplos, dados pelos grandes personagens históricos, é que bastavam por si só para ilustrar as idéias por ele defendidas: "Quem, ao repassar o velho, descobre o novo é apto para ser mestre” (Lunyu, 2).
E não é impossível, por conseguinte, que Confúcio mesmo acreditasse nestas versões com fé, tendo em vista sua veneração pelo passado: “Eu transmito, não invento nada. Confio no passado e o amo” (Lunyu, 7).
Mas seu trabalho é um divisor de águas no desenvolvimento da História Chinesa: é ele quem constrói a primeira grande versão da história antiga que envolve as dinastias, os personagens míticos e a realidade de sua época. Outros escritos do gênero - como os Anais de Bambu, descobertos recentemente - indicam que há uma grande probabilidade de Confúcio ter condensado, pela primeira vez, uma única versão histórica abrangente utilizando-se, para isso, de versões do Shu Jing, que tal como os outros livros, existiam anteriormente ao seu período de vida.
O poder desta realização se faz sentir na própria existência das outras escolas de pensamento que foram contemporâneas ou posteriores ao Mestre: apesar de cada uma delas ter legado seus escritos, nenhuma produziu um texto histórico ou uma versão do Shu Jing que tenha sobrevivido. Parece-nos que era mais fácil as mesmas se utilizarem da versão confucionista para tecer seus próprios comentários e críticas.
Obviamente, as obras de Confúcio foram alteradas em períodos posteriores por diversos autores, muitos deles seguidores de sua escola (Yutang, 1957:131-142). Na época da dinastia Qin (III a.C.), quando ocorreu a primeira grande queima de livros que se tem notícia, as obras do pensamento confucionista foram perseguidas e destruídas em grande número, o que fez com que houvesse uma disparidade patente entre as versões sobreviventes que foram redigidas durante a época da dinastia Han.
Por conta disso, o trabalho realizado por Sima Qian (II-I a.C.), o Shi Ji, ou Registros Históricos, situa-no como o primeiro grande Historiador de fato não só da dinastia Han como de toda a China antiga e posterior.
No vácuo deixado pelo trabalho de Confúcio, várias outras obras históricas foram produzidas, mas em geral era fragmentárias e pouco abrangentes. O Caos vivido pela época dos Estados Combatentes legou uma grande quantidade de Anais de cunho local, restritos a existência breve e conturbada de efêmeros reinos, cuja sobrevivência era bastante volátil. Foram destas reminiscências que o pai de Sima Qian, Sima Tan, historiador da dinastia Han, iniciou, por conseguinte, a redação de uma História da China que tivesse início nos tempos mais antigos e que culminasse com a glória da dinastia Han, em todo seu poder e força.
Sima Tan morreu, porém, antes de construir seu trabalho: coube ao seu filho, Sima Qian, continua-lo, o que fez de forma brilhante.
Inicialmente, Sima Qian se encarregou de verificar a veracidade das informações contidas nos registros históricos, inclusive nos escritos confucionistas. Utilizando o apoio e os recursos financiados pela burocracia imperial, coletou de informações em diversas regiões do império, que depois ele iria cruzar e avaliar. Partindo desta premissa, não se limitou a fazer versões que conjugassem os dados obtidos, mas tentou analisar, dentro de uma perspectiva crítica, qual das versões existentes parecia ser a mais razoável. Comparou o resultado destas observações com as tabelas astronômicas que continham os registro de eclipses e posições astrológicas, verificando a autenticidade da datação dos acontecimentos. E ainda, sendo meticuloso ao extremo e sincero no seu trabalho, criticou tanto os personagens de sua história quanto sua própria incapacidade, por vezes, de detalhar melhor a biografia das pessoas e acontecimentos.
O resultado disso era sua afirmação de que sua obra não poderia assegurar a validade dos acontecimentos até o ano de 841 a.C., quando então as fontes estariam por demais obscuras. Hoje, estão comprovadas, por uma série de análises arqueológicas e textuais que as datas apresentadas no Shi Ji estão corretas, realmente, até onde seu autor podia assegurar! (Gernet, 1969:29-36)
Supõe-se que o trabalho deste autor tenha ainda sofrido a influência do confucionismo cosmológico de Dong Zhongshu, fortemente calcado nas teorias da escola Wu Xing, ou escola das Cinco Energias. Esta corrente do pensamento chinês, que seria depois uma das bases da ciência tradicional, defendia um sistema no qual os ciclos de reprodução e destruição mútua dos cinco elementos (ou identidades) básicos da natureza representavam a manifestação da ordem cósmica, e se reproduziam em todas as instâncias da existência. Sima Qian teria se utilizado, provavelmente, destas concepções para modificar ou interpretar certos acontecimentos históricos, o que surpreendentemente não altera de fato seus conteúdos, mas sim suas análises em certos pontos. (Granet, 1979).
Um destacado seguidor da linha de Sima Qian foi Ban Gu (I d.C.), que foi o redator do Han Shu, ou Anais de Han. Mais conciso, e menos crítico, Ban Gu se limitou a fazer somente uma história de sua Dinastia, até o período da grande divisão (9-22 d.C.), no que ele praticamente completa o trabalho do Shi Ji, finalizando a longa cronologia estabelecida pelo seu predecessor. E, a partir desta época, o modo de se fazer história ganhará uma certa uniformidade, sendo essencialmente o mesmo que se manterá até o final do império.
Desta forma, analisemos a seguir as fontes utilizadas na construção e no estudo desta antiguidade chinesa e os períodos históricos elaborados pelos mesmos.

Documentação Chinesa

Um trabalho sobre a China Antiga não seria completo se não utilizássemos uma gama variada de fontes, datadas basicamente a partir da época de Confúcio, como foi visto. Uma variada coleção de livros era a base, já na época Han, para o estudo e a compreensão da cultura e do passado da China. No mesmo período, já havia também até uma certa preocupação em se determinar a época, o estilo e as formas de alguns objetos artísticos, culminando com a criação de pequenos museus e antiquários particulares, onde especialistas trabalhavam, tal como os bibliotecários, para determinar as condições históricas de uma peça (Paul-David, 1957).
Muito provavelmente seus métodos eram os mesmos do Shi Ji: recolher, comparar e analisar. Mas tal contribuição no campo da análise material não foi de grande valia, ao que se saiba, para os antigos chineses, servindo com interesse, realmente, a arqueologia moderna (que abordaremos adiante).
Voltando as nossas fontes literárias, os chineses elaboraram classificações diversas das obras que julgavam serem as mais importantes para o estudo de sua própria História e Cultura, e no século I a.C. já se havia estabelecido uma categorização para classificar os textos.
O sábio Cai Yong (133-192) (Gernet, 1969:158) fixou, depois, o conteúdo dos seis clássicos (hoje, somente cinco) que seriam a base fundamental de estudo da cultura, como proposto por Confúcio: o Shu Jing, Shi Jing, I Jing, Li Qi, Chun Qiu e Yue Jing.
Na divisão estabelecida durante a Dinastia Han, além destes tratados tidos como básicos, as categorias que se seguiam eram: os textos Históricos (Shi Ji e o Han Shu) e os Livros das escolas de pensamento, sub-divididos em; Escola de Confúcio (Lunyu, ou Conversações, Daxue, ou Grande Ensinamento, Zhongyong, ou Doutrina do Meio e o Livro de Mengzi, ou Mêncio, recebendo depois a adição do Xiao Jing, ou Clássico da Fraternidade, e o livro de Xun zi); Escola do Tao (Dao De Jing, ou Livro do Caminho e da Virtude, de Lao zi, o livro de Lie zi, o livro de Zhuang Zi e ainda, um tratado intitulado Huainazi); Escola Legista (o livro de Shang Yang e o Han Fei zi); Escola Moísta (o livro de Mozi); e por fim, uma parte em aberto onde eram agrupados os diversos tratados de outras escolas e de vários gêneros tidos como não clássicos, mas importantes.
Por isso mesmo, essa classificação arbitrária não impedia que vários outros livros existentes não fossem lidos e trabalhados amplamente. É o caso do Nei Jing, ou livro Interno, um tratado de medicina e ciência antiga utilizado pela Escola de pensamento do Yin-Yang e pela Escola Wu Xing; havia também o famoso Sun Zi Bing Fa, ou o Livro da lei da Guerra de Sun Zi, datado da época dos Estados combatentes; o Zushun Jiniam (o citado Anais de Bambu) e o Yantienlum, ou Tratado do sal e do ferro, texto datado provavelmente da época Qin, sobre questões econômicas; somam-se o trabalho de Wang Fu (Qianfulun - uma coleta de textos críticos ao regime e a sociedade da época), Wang Chong (Luheng, um longo texto de reflexões críticas sobre a filosofia e a ciência) e o de Cui Shi (Zhenglun - um tratado sobre a razão de Estado dos Han), entre vários outros, o que demonstra, por fim, como eram variadas as fontes nas quais os chineses podiam beber para construir sua própria história.
Assim, esta concisa apresentação tem apenas por objetivo mostrar o que os próprios chineses consideravam como básico para se ler: o que não quer dizer que lessem somente isso, mas o que não quer dizer também que todos conseguissem ler, ao menos, uma parte destes conteúdos; o que nos faz concluir que, na China, a produção da História e da Cultura estava (como em várias outras partes do mundo) fortemente vinculada à elite. A partir desta época teremos ainda uma fixação mais definitiva dos textos antigos, que sofrerão alterações ocasionais mas que manterão uma forma razoavelmente estável até as versões atuais.

E, com os elementos arqueológicos, vamos construindo os modelos de que dispomos - pois esta é um das ciências que mais tem contribuído para o conhecimento da China Antiga.
A Arqueologia têm resgatado do fundo da terra as imagens de uma civilização rica, desenvolvida e poderosa desde a antiguidade. Já no início do século XX se descobriam as carapaças de tartaruga com inscrições antiqüíssimas - origem remota da escrita chinesa, que lhe deu base e a sustenta como a escrita em vigência mais antiga do mundo; ao mesmo tempo, expedições pela Ásia central revelavam os incríveis depósitos de textos antigos de Dunhuang, bibliotecas até hoje a serem traduzidas em sua complitude dada a quantidade magnífica de achados; na década de 50, as tumbas Shang de Anyang revelam o mundo dos bronzes antigos, confirmando listagens antigas de nobres e reis da antiguidade, e alçando a cronologia chinesa à uma época cada vez mais distante; no seguir das décadas de 60 e 70, temos as descobertas de tumbas antigas da época Zhou e Qin, incluindo aí a famosa tumba do Marques de Yi e o colossal mausoléu dos guerreiros de terracota de Qinshi Huangdi - enfim, a arqueologia chinesa têm promovido a descoberta de evidências, materiais e obras de arte que falam por si próprios perante os documentos, mas que muitas das vezes os complementam e os revelam. Sima Qian terá sua cronologia comprovada; a tumba de Qinshi Huangdi demonstra também que seu relato sobre a magnífica cripta não era exagerado. As documentações chinesas, pois, exigem uma grande habilidade para serem trabalhadas, manipuladas e analisadas, mostrando a complexidade e profundidade desta cultura (ver Watson, 1969 e Thorp, Reinos Soterrados da China, Abril; 1998).

Cronologia Tradicional

Os antigos chineses foram, talvez, o único povo do mundo a não ter um mito universal de criação. Se o tiveram, era tão pouco importante que não fizeram nenhuma menção a sua existência. Somente na época dos Han é que um mito deste gênero virá fazer parte do folclore chinês, sendo importado provavelmente das áreas que haviam sido recentemente conquistadas no sul do território; e ainda assim, será deslocado da mitologia tradicional e não será comentado pelos grandes historiadores da época. (Watson, 1969:11-15 e Campbell, 1999:291-344).
A História chinesa já começa nos seres humanos. Os tempos antigos, primitivos, reminiscências prováveis dos períodos proto-históricos, são aqueles nos quais os chineses recebem os enviados do céu para aprenderem o que precisam para viver (Campbell, 1999:291-300). Esta, com certeza, era uma projeção que os “historiadores” pouco anteriores a Confúcio, já realizavam sobre o seu próprio passado, humanizando os elementos primitivos e lendários que existiriam na suas antigas cronologias, como a do Shu Jing. Este período antigo dividir-se-ia entre a época dos três patriarcas e a época dos Cinco soberanos, que antecederiam a primeira dinastia mítica da China, os Xia.
O período dos três patriarcas é uma construção resultante de fragmentos de documentações diversas e de reproduções iconográficas tardias (Granet, 1979:27-34). Constituiria-se no momento em que, nos primórdios da humanidade chinesa, um enviado de nome Fuxi teria vindo a terra ensinar os seres humanos a caçar, pescar, fazer o calendário, estruturar as instituições sociais e de governo. Teria também deduzido e ensinado os Guas, ou trigramas, utilizados posteriormente no I Jing, através da observação da Natureza. A primeira referência a esta figura lendária aparece nos comentários de Confúcio ao mesmo I Jing. (Wilhelm, 1988:158) Com Fuxi teria vindo sua irmã (ou esposa) Nu Gua, que teria sido a inventora do ferro e da administração e, por fim, Shen Nung, inventor da medicina e da agricultura, o que o destacou, posteriormente, no panteão dos deuses populares (Granet, 1979 e Palmer, 1993:21-33). Estes três primeiros patriarcas teriam corpos e atributos de animais, o que indica que sua fixação teria se dado num estágio de transição da religião chinesa das práticas zoomórficas para o antropozoomorfismo, sendo possivelmente uma sobrevivência xamânica (Ibdem Granet, p.27-34).
Estes três enviados são substituídos pelos Cinco soberanos, dentre os quais se destacam o primeiro, Huang Di, o Imperador Amarelo e os últimos, Yao e Shun (Yutang, 1959: 131-149). O mesmo Shun que entregou o poder nas mãos de Da Yu (o Grande Yu) (idem, 149-154) para que este resolvesse o problema das inundações chinesas (tal como o Noé ocidental, mas que ao invés de construir uma arca, fez barragens, diques e canais, o que torna totalmente humana a questão do “dilúvio” chinês) e que seria o fundador, depois, da Dinastia Xia. Huang Di teria sido um imperador místico, patrono da medicina, da magia, das armas e do poder. Os outros governantes, tal como Yao e Shun, porém, já haviam ganho um ar muito mais humano, e a própria narrativa do Shu Jing reforça isso. O Shi Ji também não deu muita importância à veracidade da mitologia que envolvia Huang Di, tratando-o mais como um modelo.
Existia, porém, na época Han, uma discordância em torno desta cronologia inicial. A primeira linha, tida como ortodoxa, de forte influência confucionista, tendia a só aceitar os personagens indicados nas obras de Confúcio, o que praticamente reduzia a história à presença de Fuxi, Shen-Nung, Huang Di, Yao e Shun como os primeiros governantes antes de Yu. A minimização dos outros soberanos e a não inclusão de Nu Gua nesta linha não eram preocupações destes estudiosos, mais interessados nos aspectos simbólicos e filosóficos das narrativas. Uma segunda linha, originada na obra de Sima Qian, entrevia com clareza existência dos cinco soberanos e aceitava a complementação dos três primeiros patriarcas, somando um número de oito personagens fundamentais. A atitude deste autor de incluir no Shi Ji uma visão completa destes sábios governantes parecia corresponder à crença na escola Wu Xing e nos ciclos dos Cinco elementos, que somados aos três patriarcas (o que formava a base do Gua, um trigrama) completavam o número de oito, tais como os oito Guas do Ba Gua. (Granet, 1979: 92-155).
Controvérsias à parte, a não-ortodoxia do Shi Ji terminou por prevalecer, valendo sua versão. Não devemos esquecer, porém, que estes personagens não eram invenção de Sima Qian, já existindo em outros compêndios históricos.
Após os Cinco soberanos, a realeza Xia teria sido a primeira a receber o Mandato do Céu (Ming Tien), uma investidura gerada pelos deuses e ancestrais para que os sábios administrassem o homem e a terra.
O ideograma Wang (rei), composto de três traços horizontais e um vertical, que os corta, corresponde diretamente a esta concepção: que o soberano é alguém encarregado de unir o céu, a terra e o homem. O Mandato se extinguiria quando uma dinastia perdesse suas virtudes (De), o que correspondia a um movimento cíclico, reprodução direta da ordem cósmica e da natureza, inexoravelmente ligado aos processos de decadência e renascimento do universo. Tais concepções, no entanto, são tidas atualmente como uma transposição dos Zhou ao passado, e uma versão histórica mais atual e palpável entende que o objetivo desta proposta ideológica era fomentar a idéia de uma antiguidade perfeita e harmoniosa, justificadora do poder desta dinastia. Aliás, esta, de fato, é que inaugura a prática do Mandato como ritual político (ver o Lunyu, 20).
Os Xia teriam sido substituídos, em sua fase de decadência, pelos Shang (Yin), em torno do século XX-XV a.C. (Shiji, 3) Com uma cultura tecnicamente avançada, os Shang aparecem na História chinesa como os grandes empreendedores do politeísmo antropomórfico (e dos holocaustos humanos), dos carros de guerra e de uma escrita que aparece fartamente representada nos ossos e carapaças oraculares de tartaruga. Uma sucessão de confrontos políticos, intrigas e guerras culminam com a decadência dos mesmos, o que permitiu a ascensão dos Zhou ao poder em torno do século X a.C. Estes fundam um novo sistema político, baseado na divisão feudal da terra, onde um grupo de nobres trocava seu apoio à casa de Zhou por propriedades e bens. Uma nova fase de expansão do território, inaugurada pelo início bem sucedido desta política, colocou os Zhou em contato com os “bárbaros” do norte (que já ameaçavam os Shang), lançando-os num processo interminável de guerras que - num período posterior - forçaram, inclusive, a transferência da capital, sob ameaça de invasão nômade.
Assim, o sistema feudal chinês terminou por implodir na disputa pelo poder político e pelos territórios. A época que vai até o século VI a.C. (época de Confúcio) seria conhecida como época das Primaveras e Outonos, contidas nos anais do Chun Qiu e no Zhuo Quan. Neste momento, diversos conflitos e violações das fronteiras entre os reinos e os pequenos Estados que formavam o “império” Zhou forçaram os chineses a reverem suas posições diante do mundo e da sociedade.
É o que caracterizou o período das Cem escolas de pensamento, no qual surgiram confucionistas, taoístas, legistas, moístas, entre outras de menor relevância.
Esse momento acabou por se ver engolido pelos acontecimentos políticos da época, que numa crescente escalada de violência culminaram com o período dos Estados Combatentes (datado tradicionalmente entre 481-221 a.C.), quando se formaram os sete principais Estados que lutariam pelo poder até a vitória de Qin, em 221 a.C., resultando na unificação de todo o Império em um novo sistema de governo centralizado.
Influenciado pelos legistas, o primeiro auto-proclamado imperador Qin, Qin Shi Huang Di, estabeleceu sua dinastia sob novas bases, concentrando o poder em suas mãos e criando uma administração forte e eficiente, que regulava a vida social e econômica da população. Foi um período de grande desenvolvimento técnico, mas também de perseguição intelectual e política, quando ocorreu, inclusive, uma grande queima de livros tidos como ortodoxos e retrógrados.
Mas seu reinado foi efêmero, tal como sua dinastia: apesar das grandes realizações, como o início da construção da grande muralha para a proteção contra as tribos do Norte, ou mesmo da unificação da escrita, Qin Shi Huang Di não era bem quisto, e após sua morte em 210 a.C., nenhum de seus sucessores conseguiu se manter.
Depois de quatro anos de lutas, um ex-camponês e pequeno funcionário de nome Liu Bang fundou aquela que seria realmente a primeira grande dinastia chinesa: os Han.
O período Han foi próspero para a China Antiga, desenvolvendo o comércio, as relações internacionais, expandido as fronteiras e fazendo uma administração mais justa e menos asfixiante que os Qin. Nesta época adota-se o confucionismo como doutrina oficial de governo, apesar de algumas estruturas anteriores serem mantidas. Após um interregno, ocasionado por um golpe articulado por opositores do regime, interessados na restauração dos antigos costumes (o governo de Wang Mang, de 9-22 d.C.), a dinastia Han se restabeleceu e conseguiu governar novamente até o século III, quando se desestruturou por completo, dando margem á uma nova época de fragmentação. No entanto, as bases para a estrutura imperial já haviam sido lançadas e, depois dos Han, as outras grandes dinastias teriam o trabalho de recuperá-las.

Historiografia Moderna

Na Europa, os estudos sobre a China foram bastante imprecisos até o início da Era moderna. Antes disso, versões históricas como a de Marco Pólo, atualmente bastante discutíveis, eram utilizadas e aceitas como adequadas (Wood, 1997).
A virada nessas concepções veio com o impacto das navegações mundiais realizadas no século XVI. Ao se depararem com uma realidade bem diferente daquela concebida pelos seus antecessores medievos, portugueses e espanhóis tiveram que por mãos à obra e iniciaram uma pesquisa maior sobre as civilizações do Oriente, ainda que sobre o seu prisma colonialista e essencialmente cristão. A iniciativa lusa, em especial, rendeu frutos, já que os missionários por eles levados para as colônias orientais foram, por muito tempo, a fonte principal de informações que toda Europa recebia. Com grande sucesso, os mesmos conseguiram se instalar nas cortes chinesas, possuindo uma significativa influência na assessoria aos assuntos estrangeiros até o século XVIII.
Neste mesmo período, porém, vemos que o interesse econômico e político de Inglaterra, França e Holanda havia aumentado significativamente em relação ao Oriente, e o declínio do poder Ibero abriu as portas dessas civilizações a novos contatos.
Este processo foi acompanhado pela evolução da cultura e do pensamento ocidentais. Toda uma geração de pensadores franceses, alemães e ingleses buscou avidamente identificar e analisar as formas de filosofia e história vindas de China e Índia. O fascínio despertado pelas teorias confucionistas, por exemplo, puseram variadas vezes em xeque as realizações do proselitismo cristão. Mas este foi um período de intensas trocas de informações e conhecimentos entre ambas as partes do mundo, sem que houvesse (vale ressaltar), uma predominância Ocidental nesta via, como muitas vezes a História moderna tenta passar.
As abordagens mais sérias sobre a China só começaram, no entanto, a partir do século XIX.
Isso de deve a alguns fatores bem definidos: o Império chinês, até então, era bastante fechado à presença de estrangeiros, com exceção dos portugueses, restritos à Macau (Peyreffite, 1997).
Estes períodos de xenofobia são cíclicos na História chinesa, devido às ameaças de invasão do território: os chineses já haviam vivido sobre o domínio de uma dinastia estrangeira (os Yuan, 1280-1368) e, nesta época, além da presença Ocidental, viviam sob o julgo de outra dinastia estrangeira, os Qing (1644-1911, de origem Manchu). Os traumas decorrentes destes períodos complicados, somados a incapacidade (e má vontade) dos estrangeiros em compreender a cultura chinesa gerou, por conseguinte, uma série de preconceitos e enganos. Foi preciso uma evolução dos métodos historiográficos e sociológicos para que as relações culturais pudessem se flexibilizar e se distender entre europeus e chineses. O momento inicial desta mudança foi, justamente, o conturbado final do século XIX.
Podemos adicionar a estes problemas o fato da China ter uma história milenar e complexa, e somente por caminhos tortuosos e fatigantes o monólito desta estrutura começou a ser dissecado, analisado, investigado e valorizado por suas características singulares e impressionantes.
Os primeiros historiadores modernos da China foram essencialmente literatos, que no período XIX-XX iniciaram o trabalho de tradução das obras clássicas e pesquisa dos “fatos” históricos.

Duas vertentes se destacaram nesta época: a primeira, que creditava legitimidade à cronologia clássica chinesa, devido à sua aparente coerência; e a segunda, que tentou adaptar o modelo clássico greco-romano para o contexto indu-chinês. Assim sendo, a primeira corrente considerava a legitimidade dos conteúdos culturais chineses, conquanto a segunda tentava delimitá-la como uma manifestação aperfeiçoada da sociedade indiana.
Atualmente, História e Arqueologia tendem a comprovar a originalidade cultural da China e, embora a cronologia tradicional já não seja aceita sem as correções e análises posteriores, a segunda vertente (indu-chinesa) verificou-se uma construção totalmente irreal. No entanto, esta concepção se arraigou fortemente nos meios acadêmicos e no senso comum, o que nos gera, até hoje, uma série de enganos na interpretação e na análise do Oriente, tanto antigo quanto moderno.
Nesta fase dos estudos chineses (XIX-XX), podemos destacar importantes autores como Herbet Gilles, James Legge (ambos ingleses) e Edouard Chavannes, da França. Este último é considerado, em particular, o “pai” da moderna Sinologia francesa, por seus métodos amplos e abrangentes, que buscavam conjugar Arqueologia, Literatura e História, realizando basicamente um trabalho interdisciplinar.
Seu grande seguidor, e um dos maiores especialistas em China que o mundo já conheceu foi Marcel Granet, que nas primeiras décadas do século XX produziu livros diversos que, em muitos pontos, continuam atuais até os dias de hoje. Não obstante ser um grande Sinólogo, Marcel Granet também foi um especialista em métodos históricos e sociológicos, tendo formado vários dos autores que dariam ensejo à formação da Escola dos Annales, contribuindo na crítica e na reformulação das técnicas de análise sobre as culturas.
As guerras trouxeram para a China, no entanto, uma séria interrupção dos trabalhos históricos e arqueológicos. Em 1928, por exemplo, haviam sido descobertas grandes coleções de inscrições Shang-Yin em carapaças de tartaruga, fomentando a revisão das cronologias tradicionais em função da análise de genealogia dos ideogramas. (30) No entanto, na primeira década do século XX a China havia derrubado a Monarquia e instalado a República. E, na década de 30, já estava sendo invadida pelo Japão. Logo, houve muito pouco tempo para realização destes trabalhos inovadores com regularidade. Depois, com a segunda guerra, a revolução comunista e outros processos tumultuosos, a China só veio a recuperar suas pesquisas sobre Antiguidade com maior eficiência e constância na década de 60. Isso demonstra o quanto esta Nova História chinesa é recente. Para se ter idéia, o momento dourado da arqueologia chinesa ocorre nos anos 70, com a descoberta de novos sítios Shang e Zhou (os primeiros haviam sido descobertos na década de 20 e depois, na de 50) e do túmulo do imperador Qin Shi Huang Di (até hoje em fase de escavação, tendo em vista que as partes recuperadas provavelmente não correspondem nem a 1/5 do monumento como um todo).
A partir dos anos 50 a História da China começou, então, a ser reavaliada em várias partes do mundo. Autores como Chan Wing-tsit e Feng Yulan começaram a ser amplamente valorizados por seus estudos no campo filosófico chinês. O trabalho do Sinólogo alemão Richard Wilhelm, da década de 30, foi recuperado e divulgado por suas considerações únicas em torno da funcionalidade das idéias chinesas. Na arqueologia, o trabalho inovador de Kwang Chang trouxe uma nova luz sobre os períodos antigos. E o inglês Joseph Needham surge, depois desses anos 50, como o grande historiador das ciências sino-orientais.
Na China, a História esteve engajada no discurso marxista até o início dos anos 80, colocando o antigo pensamento chinês como uma sobrevivência reacionária e conservadora. A arqueologia trabalhou diretamente com métodos quantitativos, não dando muita margem para considerações cognitivas e simbólicas. No entanto, a partir desta época de distensão do sistema político, os chineses começaram também a lidar com outras vertentes culturalistas e o resultado disso foi um resgate interessantíssimo das antigas tradições, sob um novo olhar técnico e teórico. As tradições do pensamento e da cultura têm sido valorizadas pelos seus aspectos antropológicos e filosóficos, e a academia chinesa tem formulado propostas metodológicas bastante criativas, inseridas num contexto transculturalista que visa discutir todas as conceituações históricas (essencialmente ocidentais) sob um novo prisma (embora uma parcela significativa destes mesmos autores nativos esteja se utilizando deste expediente para re-afirmar uma suposta “superioridade cultural” chinesa... uma reminiscência xenófoba e sinocentrista derivada, como podemos ver, da fusão entre as sobrevivências culturais milenares com o revanchismo pelos tempos coloniais e pela formulação de um novo nacionalismo chinês).
Podemos afirmar, por conseguinte, que o estudo da China têm sido abordado por vieses variados. A Sinologia, enquanto “ciência das coisas chinesas”, tem tentado se livrar de sua pesada carga eurocentrista e colonialista para se tornar uma proposta abrangente e mais completa de estudo sobre a civilização, englobando um trabalho interdisciplinar na formação de especialistas. A História cultural também tem dado espaço a autores brilhantes, como Jonathan Spence e André Levy. A arqueologia chinesa tem se desenvolvido fortemente, mas quase sempre nas mãos de pesquisadores nativos. O grande desafio hoje, no estudo sobre a China tem sido, de fato, se livrar da incomoda bagagem dos tempos colonialistas (e racistas) que tantas deformações trouxeram ao campo das ciências humanas como também, esclarecer o público sobre os estereótipos múltiplos que se formaram em torno das culturas orientais, principalmente os de caráter esotérico.
Dando continuidade à nossa análise das visões modernas sobre a História da China Antiga, o que observamos, hoje, é um consenso em torno de alguns aspectos que envolvem a cronologia tradicional.
Em primeiro lugar, as fontes sobre as quais esta cronologia era estruturada derivavam, essencialmente, da ortodoxia confucionista. Assim sendo, podemos compreender que muitas das construções propostas pela antiga história chinesa, principalmente em torno das dinastias Xia e Shang-Yin seriam, na verdade, superposições da cultura Zhou sobre o passado. Isso fica evidente pelo trabalho arqueológico que envolve a descoberta da cultura Shang.
Inicialmente, ainda não existem comprovações diretas sobre a existência de uma Dinastia Xia. As duas culturas neolíticas existentes, a de Yangshao e a de Longshan, demonstram ser diferentes entre si, mas não existe nenhum indício de serem mais do que sítios proto-históricos (Barnes, 1993; Jopert, 1979:22-54).
Mas, como afirmamos, a arqueologia continua se desenvolvendo: é possível, portanto, que num futuro próximo seja identificado algum indício que constitua uma prova definitiva sobre um sistema monárquico antigo denominado Xia. No entanto, isso ainda é suposição e por isso trabalharemos com o que temos.
Os momentos iniciais dos Zhou também são um pouco obscuros: depois do século VIII a.C. as datações melhoram, mas no caso das biografias dos personagens históricos, estas continuam um tanto confusas.
Para efeito comparativo, segue uma tabela entre a cronologia tradicional e a moderna, a partir da qual detalharemos, nos próximos capítulos, os períodos históricos e suas constituições.
*Notação: as datas registradas nos períodos de 841 a.C. do Shi Ji ainda são aceitas como corretas, sem grande contestação. A variação de algumas aparece, somente, em relação às biografias de algumas figuras importantes dos séculos VII-V a.C.

Períodos Tradicional / Moderna Arqueologia

Vemos que a Cronologia tradicional coloca a cultura chinesa como uma das mais antigas do mundo, junto com as da Índia e do Médio Oriente. Tem se feito um grande esforço, dentro da China, para resgatar o valor das datações tradicionais, em função de uma suposta antiguidade longínqua que justificasse a “ascendência” cultural chinesa sobre as outras civilizações mundiais. Este trabalho, ideologicamente engajado, não tem conseguido grandes êxitos. Os avanços arqueológicos têm sido significativos, mas as tentativas de sobrepor as descobertas materiais às datações antigas são ocasionalmente falhas. A crítica que se faz a este trabalho é, sobretudo, quanto ao seu discurso nacionalista, tal como tem acontecido também com a História Indiana. Mas, felizmente, esta visão não é abrangente e mesmo em seus países de origem ela é contestada.

Período Xia

Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História A história chinesa possui um certo hiato na passagem entre o seu período proto-histórico e aquela que seria considerada a sua primeira dinastia organizada, a Dinastia Xia, cujas datas tradicionais a colocam entre -2205 -1766.
As culturas primitivas, como de Yangsho e Longshan dão-nos alguns testemunhos do processo formativo da civilização chinesa, mas as conexões com uma possível organização política de caráter real ainda são incertas. No entanto, as verosimilaridades permitem-nos inferir que haja uma relação cultural entre as mesmas, ou até um movimento de continuidade. Como afirma Cotterel,
Igualmente incertos são os antecedentes da cultura Yangshao, que hoje é generalizadamente reconhecida como a génese da cultura chinesa por causa da influência permanente que a sua agricultura auto-suficiente exerceu sobre as tribos que a partir daí se consideraram o povo chinês. Fisicamente, os habitantes das aldeias Yangshao são parecidos com os atuais chineses das províncias do Sul, mas isso não deixa de fazer sentido se nos lembrarmos como, durante a era imperial, a invasão dos Nómadas transformou a China do Norte num cadinho de mistura de raças. Mas, mesmo a partir da era dos Zhou, em que se passou a dispor mais facilmente de fontes literárias, é óbvio que o critério para definir quem pertencia ao mundo chinês passava mais pela consciência duma herança cultural comum do que pela afinidade étnica.[...]Antes de se ter esgotado o período de cultura Yangshao surgiu outra cultura, chamada Longshan por ter sido descoberta em 1929 perto de Longshan ou «Montanha do Dragão», na localidade de Chengziyai, província de Shangdong. Com efeito, os baluartes retangulares de terra amassada antecipam a longa tradição de cidades fortificadas que em breve seriam inauguradas pelos Shang; além disso, a área de implantação que eles abrangiam era mais de cinco vezes maior do que a que se acolhia dentro do fosso defensivo de Banpo. Outras semelhanças com os tempos posteriores eram, por exemplo, as técnicas de adivinhação, as formas das peças de olaria e, o que não deixa de ser interessante, uma série de tabuletas de oleiros que são idênticas a caracteres descobertos em inscrições de oráculos de Shang. Seja uma evolução da cultura Yangshao, seja uma tradição oriental distinta com pontos de contato que se estendem para nordeste até à Sibéria oriental, a de Longshan caracteriza-se essencialmente pela sua olaria avançada, uma louça fina, muito polida, cinzenta ou preta, que mostra sinais de ter sido feita com roda. Esta cultura floresceu até ao princípio da idade do bronze, pouco depois de 1800 a. C., e os seus vestígios aparecem por baixo dos dos Shang, na província de Henan, sede desta dinastia. (Cotterel, 1986).
As considerações feitas pelos autores da década de 80, porém, não permitiam ainda confirmar a existência dos Xia. A descoberta de importantes vestígios arqueológicos só se deu recentemente, e poucos manuais tiveram oportunidade de reproduzir estas novidades, que continuam em fase de estudo e análise.
Pouco ainda se sabe sobre eles, e muito provavelmente sua história está intimamente ligada as dos Shang, cuja sobrevivência política e documental permite-nos definir melhor seu quadro de existência.
As descobertas arqueológicas apontam, no entanto, para a imensa riqueza técnica e artística dos mesmos:
“Na Idade do Bronze, que durou cerca de 2 mil anos na China, a dinastia Xia é o período inicial no desenvolvimento da tecnologia do bronze e que lançou sólidas bases para a sua prosperidade. Os objetos de bronze da última fase da dinastia desenterrados na relíquia de Erlitou podem ser classificados em categorias de serviços de vinho, serviço de cozinha, armas, instrumentos musicais, ferramentas e adornos”. (CRI, 01-11-2004). A exploração arqueológica da China ainda nos promete surpresas, portanto. Tal como Tróia, Xia está sendo gradualmente desenterrada do chão e seus segredos devem aos poucos ser revelados. Não serão poucas, porém, as dificuldades. Confúcio tinha consciência de que seu resgate dos tempos antigos era incompleto e possivelmente problemático - não foi o mestre, pois, que reclamou da insuficiência de textos, objetos e tradições das dinastias antigas? "Posso falar sobre o ritual Xia? Seu herdeiro, o país de Qi, não preservou suficientes evidências. Posso falar sobre o ritual Yin? Seu herdeiro, o país de Song, não preservou suficientes evidências. Não existem registros suficientes e tampouco homens sábios suficientes; caso contrário, eu poderia obter evidências a partir deles" (Lunyu 3 e Zhongyong, 28). Mesmo assim, fragmentos desta antiguidade garantem subsídios mínimos para um estudo atual.
Para os pensadores da época de Confúcio os Xia eram, de qualquer modo, a raiz da civilização chinesa:
“Foi a lição do nosso grande antepassado;
O povo devia ser tratado com carinho
E não olhado de cima;
O povo é a raiz de uma nação.
Se a raiz é firme ela vive tranqüila” (Shujing, Livro de Xia, 3)

Escudo decorado de Bronze Xia

Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, HistóriaPeríodo Shang

A civilização Shang é conhecida, também, como Idade do Bronze Chinês ou Época da Realeza Palaciana. No entanto, ambos os termos são um tanto quanto imprecisos. Nossa tendência é sempre de realizar uma analogia entre os sistemas políticos e sociais da antiga China com os nossos equivalentes ocidentais, mas tal consideração merece uma avaliação cuidadosa.
Vejamos a denominação arqueológica: na época Shang, a metalurgia do Bronze desenvolveu-se tecnicamente de forma rápida e avançada, ultrapassando em muito as conquistas do Ocidente. No entanto, houve também um relativo domínio do ferro, que, no entanto, conviveu muito tempo com o bronze sem substituí-lo.
E, quando o ferro passa a ser utilizado mais amplamente, na época dos Qin - Han, uma das etapas de transição (a do ferro martelado para a do ferro fundido) parece não ter existido, conquanto as técnicas do bronze possam ter sido utilizadas como substitutas para tal fim.
Os Shang também dominavam a construção de carros de combate, com os quais guerreavam e eram enterrados: e até a época Han estes foram utilizados de forma ampla. Tais indícios, por conseguinte, demonstram que a uniformidade que caracteriza os períodos arqueológicos no Ocidente não pode ser aplicada, sem uma devida adaptação, ao contexto chinês.
O mesmo acontece em relação à denominação histórica de Realeza Palaciana. Sabe-se que os Shang viviam em cidades-estado e que estas, muito provavelmente, possuíam alguma autonomia. No entanto, quais eram as relações entre as mesmas que caracterizariam, possivelmente, uma monarquia, tal como existia na época? Podemos falar de um imperador Shang ou de Reis Shang? Sabemos também que eles se identificavam como um grupo étnico de características particulares e comuns, mas em que isso influenciava sua prática política e social? As respostas que possuímos para este período são ainda um pouco incompletas e inseguras.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
Vaso Trípoda Shang
Os Shang pareciam ser um grupo étnico fortemente vinculado a cultura Longshan, evidenciado por algumas semelhanças em suas culturas materiais: uso de muros de terra batida em torno das cidades, utilização de ossos e tartarugas em artes divinatórias, e um estilo artístico próprio que aparecia nas cerâmicas antigas (preta e pintada) (Gernet, 1979:58-61). Há um hiato, no entanto, entre o surgimento dos Shang e a civilização Longshan; a primeira surge, nos depósitos arqueológicos, longe dos tempos ceramistas, dominando uma avançada técnica de emprego do bronze; "Como os homens da cultura Longshan e os da cerâmica cinzenta, os Shang fizeram grande uso da madeira para as suas construções e a sua baixela. Toda uma série de vasos de bronze – aqueles cujas formas são angulares – seriam cópias de vasos de madeira. Por outro lado, a arte dos Shang é uma arte animalista, não apenas na decoração como nas formas, dando provas, num tal domínio, de uma fantasia e um gênio inventivo surpreendentes (vasos em forma de carneiros, de corujas, de rinocerontes, de elefantes...). Só pela sua arte, a civilização chinesa da época dos Shang apresenta-se já, praticamente, tanto como uma civilização de caçadores e criadores como de agricultores'.(ibidem, 1969).
O Bronze, aliás, é a grande marca dos Shang: inúmeras coleções de recipientes dos mais variados tipos e funções são normalmente encontradas nas tumbas deste período.
O estilo artístico empregado em sua confecção (já nesta época realizada em pré-moldados) manifesta os elementos identificadores da cultura Shang. Sua composição étnica é comprovada pelo estilo inconfundível dos vasos rituais trípodas e pela máscara Tao Tieh, motivo decorativo vulgar (e aparentemente estatal) que identificava o grupo. Soma-se a isso a escrita, que aparece nos cascos de tartaruga e ossos animais para realização de presságios e oráculos. Este sistema de inscrições está parcialmente decifrado, e possui conexões com os ideogramas que comporiam a escrita chinesa tal como conhecemos hoje.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
Exemplo da Máscara Tao Tie
O aspecto ritual e religioso desta sociedade é de suma importância, tendo em vista a quantidade de achados do gênero: sacrifícios constantes de carne e vinho de arroz eram feitos aos deuses (que tinham características transitórias entre o Zoomorfismo e o Antropozoomorfismo) e depositadas em urnas especiais, das quais muitas sobreviveram graça a sua qualidade. Por vezes, os mesmos ritos buscavam atrair reis mortos e grandes antepassados. As tumbas Shang demonstram que havia a prática da servidão e do escravismo, já que eram feitos holocaustos maciços de condenados, presos e pessoas dedicadas em vida (e também, na morte) ao nobre falecido. Este era enterrado com seus pertences materiais, armas, animais e os mesmos servidores degolados, cuja cabeça era depositada em separado do corpo.
Os primeiros indícios da escrita também surgem através da prática religiosa: ideogramas primitvos aparecem, gradualmente, em ossos e carapaças de tartaruga utilizados com fins oraculares. Estas inscrições são a chave para compreender as origens do sistema logográfico chinês, sitaundo como a mais antiga escrita viva em todo mundo.

Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
Osso gravado com antigos caracteres
Os Shang não eram também um grupo disperso: apesar da vida organizada em cidades semi-autônomas, parece ter havido a ascensão de reis responsáveis pela administração dos interesses coletivos das comunidades.
Três são os motivos que nos levam a crer nisso: primeiro, a construção de cidades centrais (capitais), dentre as quais se destaca Anyang, responsável pela articulação e reprodução do poder Shang; "Os Shang parecem ter-se organizado como uma forma de cidade-Estado sob uma monarquia que, no início, foi muito forte. Havia aldeias-satélites não muito longe da capital central e o Estado tinha meios de controlar as comunidades a uma grande distância. Mais de 50 sítios com restos dos Shang, nove deles de grande, importância, foram identificados na região do rio Amarelo e da planície da China setentrional. A localização da capital murada sofria mudanças, e dois dos mais importantes sítios foram Zhengzhou (provavelmente a antiga capital de Ao), fundada durante o reinado do décimo monarca e ocupada desde c. 1500 a 1300, e Anyang, também conhecida como Grande Shang, que data do tempo do 19o rei, em 1300, até a queda da dinastia em 1027 a.C" (Morton, 1986); em segundo lugar, a necessidade existente de resistir às invasões daqueles que eles julgavam ser “bárbaros”, na verdade povos nômades ou mesmo outros reinos que conviveram com esta dinastia no espaço físico da China Antiga; por fim, o fato de existirem listas com as gerações reais que coincidem, com precisão razoável, com as apresentadas por Sima Qian no Shi Ji.
O domínio dos mesmos se restringiu bastante à região norte, e suas fronteiras viviam em constante tensão e conflito. Seu modo de vida, essencialmente agrícola, apresenta uma certa inclinação pecuária que se refletia nos hábitos alimentares e nos sacrifícios.
Existem indícios de que a agonia dos Shang, em torno do século XI, se deu pela fragmentação de seu poder interno, aliado ao contexto de invasão externa que teria sido promovido pelos grupos constituidores da dinastia posterior, os Zhou. Os elementos que denotam a diferenciação entre estes estrangeiros e os Shang estão presentes, por exemplo, nas questões religiosas.
Uma das primeiras medidas Zhou foi acabar com a prática dos sacrifícios humanos quando da morte de nobres: estes foram substituídos por estátuas de pedra ou madeira. Os Zhou aparecem como mais guerreiros, dinâmicos, mas com uma mentalidade aberta o suficiente para absorver os elementos culturais e técnicos que mais lhes interessavam dos Shang. É o caso dos estilos artísticos e da manutenção do Bronze. No entanto, ocorreu uma transformação no sistema político e social, já que os Zhou instauraram um novo tipo de regime monárquico feudatário.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
Exemplar de Bronze Shang do Período de Transição
Assim sendo, parece-nos que os Shang são o primeiro grupo organizado, na civilização chinesa, a partir de uma série de reminiscências proto-históricas que lhes garantem seu caráter.
No entanto, vemos que outros grupos conviveram com os Shang em seu período de existência, o que nos faz concluir que a construção confucionista de uma história dinástica e étnica linear não era precisa: os Zhou seriam, em essência, uma fusão da cultura Shang modificada com os elementos trazidos por outros grupos étnicos habitantes de um espaço entre noroeste e o alto sudoeste chinês. E com os Zhou se iniciaria, no imaginário chinês, o “grande período de Ouro”. Período Zhou
Bronze da Época Zhou
A época Zhou é conhecida por uma terminologia variada: ela já foi chamada de Idade dos principados, Época Feudal chinesa e Primeiro Grande Império. Analisemos cada uma dessas visões.
O termo Idade dos Principados remete-se à política da casa de Zhou de distribuição de terras e títulos nobiliárquicos para os aliados e servidores fiéis. Desta forma, era possível dentro do “Império Zhou” a existência de reinos quase autônomos, que guerreavam entre si sob o arbítrio da casa imperial. Esta denominação parece ser adequada, portanto, ao contexto da época final dos Zhou, mas não sabemos se vale para os períodos iniciais, onde não existiria uma fragmentação política tão grande.
Já o termo Feudalismo Chinês é uma sobreposição do equivalente lingüístico ocidental ao sistema político e econômico implementado pelos Zhou, que incluía relações de vassalagem e uma hierarquia social baseada em títulos e funções sociais. No entanto, este termo também é criticado pela sua especificidade, que não parece ser plenamente aplicável ao caso chinês, tendo em vista as diferenças que caracterizam as instituições constituintes do poder no modelo Zhou (Gernet, 1979:58).
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, HistóriaA idéia de primeiro grande Império é uma sobrevivência das interpretações clássicas confucionistas sobre a História Antiga. Vemos que os chineses tinham a tendência de articular os períodos passados numa única linha cronológica e espacial, sem observar suas variações étnicas e materiais. No entanto, a preocupação dos mesmos era explicar os momentos contemporâneos de suas vidas, para os quais as alterações nas estruturas históricas passadas nada significavam, portanto, se fossem desprovidas de um sentido simbólico. Assim, o fato dos Zhou representarem uma casa monárquica que intermediava a ação política dentro da China Antiga e que haviam inaugurado o Mandato do Céu como instituição, por si só bastava aos classicistas para denomina-lo como Império. Na verdade, temos que considerar que o que chamamos realmente de Imperium Chinês (ou seja, a partir dos Qin), é, também, uma construção da nossa historiografia. O que é para nós uma radical mudança no sistema político antigo, através dos Qin, que caracterizaria o processo de unificação e construção de uma nova estrutura administrativa e cultural era (e ainda é, para alguns chineses) apenas uma mudança na continuidade histórica.
E devemos lembrar ainda que o termo Império é de origem Latina: até existem alguns equivalentes homeomórficos na língua chinesa, mas nenhum deles preciso. Assim, é difícil pensar em como podemos associar a terminologia Imperium ao caso chinês. No entanto, a contestação que se faz desta linha historiográfica é que ela tende a não observar as rupturas e transformações históricas de forma significativa, tendendo a um imobilismo cultural e ideológico. Ela não observa também as modificações institucionais que asseguram uma nova perspectiva social e política ao longo da História chinesa. Logo, podemos afirmar com segurança que este terceiro ponto de vista é uma reprodução direta do imaginário antigo, que criou uma cronologia única e articulada, mas que não é pertinente com as transformações que ocorreram no plano material e institucional.
Vemos assim que a utilização destas três terminologias não é, por conseguinte, totalmente conflitante ou impossível, mas exige cuidado e especificidade nos casos de análise.
A História dos Zhou, segundo uma tradição ainda aceita (de acordo como o Shu Jing e com o Shi Ji) começa com a derrocada dos Shang em torno dos séculos XI-X a.C. Os grupos étnicos que comporiam os Zhou teriam uma ascendência próxima dos Shang-Yin (manifesta pelos estilos artísticos e pela escrita), mas habitavam fora do território “imperial”, e viviam em contato direto com os “bárbaros”. De tradição militarista (embora seus costumes sociais e fúnebres fossem muito menos cruéis que os dos Shang), os Zhou promoveram uma invasão do território conduzidos por um rei chamado Wen, que tinha por objetivo findar com a sucessão de terríveis déspotas Yin que afligiam a sociedade. Após uma grande batalha, os Zhou derrubam os antigos soberanos e assumem o poder. Depois disso, o rei Wen é sucedido por Wu, cujas realizações consolidam a posição da nova dinastia. No entanto, ainda ocorreriam rebeliões e conflitos que só seriam resolvidos, após algum tempo, pelo Duque Zhou (Zhougong).
Estas três figuras são fundamentais tanto na antiga história chinesa quanto na própria Sinologia moderna. Os reis Wen e Wu, tanto quanto o Duque Zhou, eram considerados modelos de virtude e sabedoria dentro do pensamento chinês. A eles foi atribuída, por Confúcio, a primeira redação do I Jing (Wilhelm, 1988:3-13). Se a existência verídica destes personagens procede, isso parece já não ser tão importante, tendo em vista o que foi realizado em nome dos mesmos.
Partindo do século XI-X, o tempo dos Zhou é dividido em períodos distintos: o primeiro, que iria de 1027 - 700 a.C. seria os dos Zhou anteriores, também chamados de ocidentais ou primitivos. Esta divisão é marcada pela transferência da capital para a cidade de Chengzhou e pela modificação de alguns parâmetros culturais e artísticos. A data aproximada de 770 a.C. marcaria o auge desta dinastia, que depois iria declinar em função da desestruturação interna e dos conflitos com os bárbaros.
O segundo período, dos Zhou posteriores, ou ainda orientais e recentes, é marcado pela decadência política, mas se constitui numa época fértil para o pensamento e para ciência chinesa.
Ele estaria datado de 771 a 221 a.C., quando da vitória dos Qin e a unificação chinesa.
Está subdividido em duas partes: a primeira, que vai de 771-481 a.C. é chamada, como já citado anteriormente, de Primaveras e Outonos (presentes nas narrativas do Chun Qiu e do Zhuo Quan), quando se inicia o período dos Estados Combatentes (Zhang Guo), que vai até 481-221 a.C. Os chineses opunham os dois períodos demonstrando claramente a perspectiva de conflito e corrupção do poder e da sociedade que se estabeleceram a partir dos séculos VII-VI a.C. No VI-V a.C. é interpolado o período denominado Época das Cem Escolas, (já citado) que marca o alvorecer dos sistemas clássicos de pensamento chinês (Chan, 1979).
Há uma linha ainda que prefere definir a cronologia Zhou pelos seus estilos artísticos, separando-a em três: Zhou Inicial (1027-900), Zhou Médio (900-650) e Zhou Final (650-221) (Pinschel, 1963: 7-21). Segunda esta concepção, bastante funcional para o estudo da arte, o primeiro período corresponde ao de assimilação das antigas formas Shang; o segundo, de fusão artística entre os dois estilos e o terceiro, de multiplicidade, ligado à separação dos reinos. É, no entanto, um modelo artificialmente criado, e apenas metodologicamente funcional.
A análise histórica e arqueológica demonstra que houve uma expansão territorial e econômica das atividades Zhou no primeiro período. É o período de construção de uma nova cultura, conjugando elementos próprios com os dos antigos Shang - Yin.
A organização política se desdobra, nalguns aspectos, em torno das antigas relações arcaicas dos Shang: os soberanos são responsáveis não só pela administração pública quanto pelo espiritual e militar na comunidade.
Há uma inovação, porém, fundamental para a nova estrutura monárquica: a divisão em reinos e feudos do território, ligados por relações de vassalagem à casa de Zhou. Decorrente disso há também a formação de um corpo regular de assistentes burocráticos e funcionários no qual se confundem cidadãos livres e escravos.
No entanto, se a autoridade moral é a base do novo poder monárquico, o que se veria seria uma degradação da capacidade de influência dos governantes em relação aos principados. A situação foi estável até o recrudescimento das invasões bárbaras no norte (VII a.C.), que puseram em dúvida, diante da sociedade, o mandato celeste em mãos dos Zhou.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, HistóriaVaso Zhou com inscrições - um dos mais antigos exemplares de escrita As escolas e suas idéias A percepção de um conflito eminente foi atentada pelo surgimento de inúmeras escolas filosóficas que compõem o período das Cem Escolas. Surgidas basicamente no século VI a.C., o conteúdo destas escolas baseava-se na proposta de uma série de pensadores sobre os meios de recuperação da antiga dignidade Zhou, ou ainda, de reformulação social. A ordenação e a separação destes grupos de pensamento foi feita de forma didática no período dos Han, mas é provável que nos séculos VI-IV elas ainda se vissem mais vinculadas aos seus mestres do que propriamente a uma idéia de “escola” (Jopert, 1979:88-142).
A organização clássica dessas escolas é a seguinte: Ru jia, ou escola dos letrados, mais especificamente os confucionistas, seguidores da linha de Confúcio, Mêncio e Xunzi; moístas, de Mozi; taoístas, da linha de Laozi, Liezi e Zhuangzi, escolas dos nomes, de Huizi; a escola das leis, de ShangYang, Han Fei e Lisi; e ainda, a escola dos políticos, dos ecléticos, do Yin-Yang, dos Cinco elementos e da Agricultura. Estas teriam sido as mais importantes do período, havendo outras de caráter secundário.
Um ligeiro quadro fornece-nos idéias básicas sobre as propostas morais destas escolas:
Taoístas: movidos pelos escritos de um suposto sábio chamado Laozi, construíram uma doutrina filosófica que defendia a compreensão do Tao como a única forma dos homens viverem em harmonia e retornarem a natureza primordial. Tao aí entende-se por um conceito abrangente cujas traduções aproximadas podem significar de “caminho” até “natureza”, ou mesmo “cosmos”. As diversas especulações sobre a não-ação, sobre a realidade do homem em relação ao meio e sua consciência sobre a vida inauguraram uma nova perspectiva de discussão filosófica na China. Mas os dois taoístas que popularizaram a doutrina foram Zhuangzi e Liezi, que transformaram em histórias e contos a teoria obscura do Tao escrita no Daodejing. O taoísmo desde cedo, porém, se aglutinou com as práticas mágicas, alquímicas e xamânicas, perdendo grande parte do seu conteúdo filosófico e transformando-se numa religião. De certa forma identificamos esse processo com a tendência latente de ritualização presente na cultura chinesa.
Confucionismo: diferente dos taoístas, Kongzi (Confúcio) preocupou-se desde o inicio em empreender uma volta ao passado imperial Zhou, e não propriamente com uma perspectiva naturalista como a taoísta. Ele acreditava no poder da educação para retificar a conduta do homem, e sua proposta extremamente pragmática indicava um caminho acessível à todos para o reerguimento social. Kongzi não deixava por isso de trabalhar também com valores metafísicos, mas seu entendimento sobre a realidade humana mostrava uma lucidez incrível, e por estes motivos suas proposições não podiam deixar de considerar a dificuldade em realizar o trabalho de instruir a sociedade. Assim sendo, a escola confucionista estimulava seus discípulos a participarem da vida pública e da burocracia para que estes pudessem efetivar mudanças sociais salutares. A data clássica de vida de Kongzi foi de 551-479 a.C., e os dois grandes confucionistas posteriores foram Mengzi (Mencius) e Xunzi. que teriam vivido aproximadamente no século IV-III a.C.. Estes desenvolveram uma grande discussão acerca da natureza do homem e do papel da educação e do governo. O confucionismo se transformou, na época Han, na doutrina oficial do estado imperial, mas com algumas modificações e influências das outras escolas.
Civilização Chinesa, Antiga, Importância, Antiga, História
Imagem tradicional de Confúcio
Legismo: a escola da Lei (Fa jia) representa a ascensão de uma razão de governo pragmática, dura e violenta. Ela não se dispõe à retornar ao passado ideal, mas a criar um governo forte e centralizador em torno dos príncipes. Semelhante ao que ocorreu na Índia com o Artashastra e na Europa com Maquiavel, os legistas apresentavam uma proposta alternativamente despótica de poder e governo, e foram muitas vezes absorvidos na máquina administrativa, como no caso da dinastia Qin. Seu maior autor teria sido Han fei, que viveu no século III a.C., e organizou o conteúdo dessa escola que separava a política da moral, aliava a prática à uma teoria muito bem planejada e baseava-se em princípios completamente severos e racionais, desprovidos de qualquer sentimentalismo.
Moísmo: algumas décadas depois de Confúcio, um grupo surgiu sobre a égide de Mozi, um retórico religioso que pregava a paz, a igualdade e desprezava a dita “proposta educativa” dos confucionistas, por achar que ela naturalmente excluía os menos providos. Curiosamente, os moístas eram materialistas, utilitaristas e dominavam inúmeras técnicas militares, que utilizavam para defender aqueles que acreditavam ser os “mais fracos”.
Nominalistas: os ditos “sofistas” chineses surgiram mais ou menos na mesma época destas outras escolas, e destacaram-se pelo uso da retórica na discussão de assuntos políticos e jurídicos. Tiveram pouco expoentes no século IV-III a.C., mas alguns dos fragmentos que sobraram revelam um grupo altamente intelectualizado, capaz de elaborar paradoxos complexos, como o que seria escrito na Grécia por Zenão de Eleia, num período próximo, sobre a flecha partida.
Escola dos cinco Elementos: a doutrina dos cinco elementos foi um desdobramento da antiga ciência chinesa, contida em livros como o Neijing e o Ijing. Ela se preocupou em entender as problemáticas científicas como decorrentes de um ciclo natural que envolvia as correntes Yin e Yang e o domínios dos cinco elementos (água, fogo, metal, terra e madeira). Estes ensinamentos encontraram um sucesso enorme na época dos Han, principalmente no campo tecnológico, mas também foram aproveitadas para explicar eventos históricos e sociais.
Essas escolas são a base da estrutura do pensamento chinês, embora devam ser analisadas com cuidado diante das inúmeras alterações que sofreram em suas propostas ou mesmo em seu discurso. No entanto, elas nos fornecem os elementos necessários para compreender a lógica dessa civilização, mesmo em seus períodos mais antigos.

O Império Zhou

A época Zhou denota a formação de uma classe nobre importante dentro da sociedade, interligada ao funcionamento da política, da força militar e da economia.
Ela manipulava o funcionamento das práticas administrativas, sociais e religiosas através deste corpo burocrático, criado para executar o poder na extensão do território. Como afirma Aymard, “Tem-se a impressão de que, na época dos Zhou ocidentais, a sociedade ainda não foi submetida a uma hierarquia complicada, como será o caso, à medida que se desenvolver a tendência para a unidade política e a centralização do poder.
A sociedade estava dividida em duas grandes classes: embaixo, a plebe camponesa; em cima, a classe patrícia (nobres hereditários). Pouco a pouco, ramificar-se-ão e classificar-se-ão os elementos médios, começando no grau mais baixo com os escravos e trabalhadores rurais, elevando-se progressivamente pelos artesãos e mercadores, letrados e funcionários, ministros e altos funcionários, nobres e príncipes, até o imperador, que domina a pirâmide hierárquica” (Aymard, 1957).
Foi, porém, um momento de refinamento e desenvolvimento para a cultura: os Zhou eram apreciadores da música, da literatura e das belas artes. Mantiveram, sem grandes modificações, a organização econômica Shang, implementado a cobrança dos impostos sobre a utilização do território.
Novos tipos de produção agrícola foram introduzidos, bem como o artesanato e a manufatura foram estimulados, pela primeira vez, num sentido de exportação: “A invenção tecnológica foi, uma vez mais, tão útil à agricultura quanto era na guerra. Nessa época; foi inventado o arnês de peitoral, ou coelheira, que aumentava a eficiência, seguindo-lhe pouco depois, já no século V d. C., um novo tipo de coelheira rígida. Esses dois tipos de arreios permitiram a um único cavalo fazer o que dois ou até quatro faziam antes, quando o arnês de pescoço ameaçava estrangular o animal se tivesse de deslocar um peso excessivo no tiro. O maior avanço técnico de todos foi a introdução dos processos de fusão e fundição do ferro, mencionados pela primeira vez em 513 a.C. O ferro fundido é encontrado em objetos que datam de 400 a. C., época em que o uso desse minério já entrara em uso bastante generalizado. Um dos primeiros usos conhecidos do ferro na China era como revestimento das bordas cortantes de pás de madeira, e para outros implementos agrícolas como enxadas, facões e foices” (Morton, 1986).
A intelectualidade deveu muito às primeiras épocas Zhou, sobre as quais sabemos pouco, porém. Existem indícios sobre como seriam os primeiros sistemas de pensamento desenvolvidos na época. No entanto, estes foram filtrados e modificados na época das Cem Escolas. No campo religioso, vemos sumir no meio das classes abastadas o politeísmo folclórico, que dá lugar a uma concepção mais abstrata de metafísica, baseada em princípios ecológicos das noções de Céu e Terra, ligadas ao Ser humano.
Nos discursos taoístas e confucionistas observamos claramente que os Deuses não aparecem: o Céu, esta entidade sem forma, é que governa os destinos da civilização. Era ele quem gerava o Mandato Celeste, atributo de uma dinastia para realizar a conexão entre o mesmo Céu, a Terra e a Humanidade, gerando a Harmonia universal (Smith, 1969).

O Advento dos Estados Combatentes

O início dos Estados Combatentes é marcado pelo fim da capacidade de arbítrio dos Zhou sobre os problemas internos e a concentração de força em apenas sete principados: Qi, Qin, Chu, Zhao, Han, Yen e Wei. Cada qual, com sua força militar e seu próprio corpo de funcionários, encetou um processo de guerra ininterrupta que culminou com a vitória do melhor organizado (e cruel) Estado Qin, em 221 a.C. O novo soberano decide, após a vitória sobre os Zhou, assumir o título de Primeiro Grande Imperador Amarelo, ou Qin Shi Huang Di, marcando, para a historiografia moderna, a fase do Imperium real na China; "O início do declínio do feudalismo, bem como o movimento no sentido da unidade, é visível no período da Primavera e Outono (770-481 a. C.), nome que recebeu de anais assim chamados. É nesta altura que se verifica o primeiro enfraquecimento do princípio da hereditariedade, sendo a própria casa real dos Zhou a vítima mais visível dessa mudança. O Livro da História dá-nos uma visão clara das circunstâncias de extrema carência em que ficou o Filho do Céu depois de, em 771 a. C., os nobres se terem aliado contra os invasores bárbaros. Apesar de todos os grandes senhores terem declarado a sua lealdade ao trono, o novo rei não pôde deixar de reconhecer a dependência em que ficara da «benevolência de todos, sem a qual a Terra não goza de paz». As ofertas de arcos e flechas que fez aos mais destacados membros da nobreza são sinal duma flagrante falta de força, na medida em que representam o reconhecimento do direito a punir quem desobedecesse a ordens reais. A pouco e pouco, esta devolução de autoridade deixou os reis Zhou com uma função apenas religiosa e um reino empobrecido a rodear Luoyang. Com efeito, os achados arqueológicos mostram o crescimento de centros de poder independentes nas grandes quantidades de bronzes descobertos em diversos pontos da cidade fortificada e nos túmulos sumptuosos, cujas inscrições não se referem já ao monarca Zhou, mas proclamam os nomes dos nobres para os quais foram feitos. Com o declínio das obrigações feudais e a erosão do poder central, os chefes dos estados emergentes lutavam entre si pela conquista de território e competiam para atrair artífices e agricultores. A oeste, os primitivos Qin incentivavam a imigração de estados rivais oferecendo casas e isenção do serviço militar. Um estado de guerra permanente, ora entre os próprios Chineses, ora com os Bárbaros invasores vindos das estepes do Norte, provocou uma redução substancial no número de estados. Segundo o Livro dos Ritos (Liji), existia durante o período da Primeira Dinastia dos Zhou (1027-771 a. C.) um total de 1763 feudos. No princípio do século vii a. C. já só havia 200 territórios feudais; por volta de 500 a. C., esse número tinha caído para menos de 20. Durante o período dos Reinos Combatentes (481-221 a. C.), as lutas intestinas tornaram-se tão ferozes e intensas que só sete estados feudais conseguiam reunir recursos suficientes para fazer a guerra. Impotente, o monarca Zhou, via duas grandes potências, Qin e Chu, ainda incompletamente sinizadas, conquistarem território tirando partido das lutas entre os estados feudais mais antigos. Em 221 a. C., a força de Qin foi suficiente para destruir todos os seus rivais e unificar toda a antiga China num só império. Em 256 a. C., o último rei Zhou foi brutalmente expulso do trono pelas tropas de Qin.(Cotterel, 1987).
O arcabouço gerado pelos Zhou foi a base sobre o qual os Qin pensaram uma nova estrutura de governo. Influenciados pela escola legista e, temerosos de criarem um sistema político falho, os Qin promoveram uma proposta centralizadora e unificante, pautada numa lei rígida, que eficazmente colocou este principado na ponta pela corrida do poder. Souberam aproveitar as experiências negativas da intelectualidade Zhou em resgatar o passado e elaboraram um projeto novo de governo, naquela época contestado por suas características novas e desvirtuado das antigas tradições. No entanto, o pragmatismo dessas propostas de criação de um novo império vingou, gerando uma estrutura política na China que seria milenar.

Período Qin

Relativamente bem documentado, o período Qin - Han estabelece as bases sobre as quais as dinastias posteriores iriam governar a China. A estrutura construída era tão sólida que não só resistiu ao tempo quanto foi capaz de converter dinastias estrangeiras aos modos chineses (como os Yuan e os Qing, da época medieval e moderna).
Os Qin empreenderam uma reforma completa na sociedade e no governo, utilizando-se das teorias legistas para tal fim. Unificaram o poder em torno da figura do Imperador Qin Shi Huang Di, suprimindo grande parte da influência e dos direitos nobiliárquicos. Centralizaram a administração pública nas mãos do corpo burocrático, estabelecendo as diretrizes funcionais dos cargos e atributos das posições. Como afirma J. Gernet; “o que importa é que o príncipe seja a única fonte de benfeitorias e de honras, de castigos e de penas. Se delega a menor parte que seja do seu poder, corre o risco de criar rivais, que cedo tentarão usurpar-lhe esse poder. Do mesmo modo, é necessário que as atribuições dos funcionários do Estado sejam estritamente definidas e delimitadas para que não surja nenhum conflito de alçada e para que os funcionários não se aproveitem da imprecisão dos seus poderes para se arrogarem uma autoridade ilegítima. Mas, acima de tudo, o que deve assegurar o funcionamento do Estado é a instituição de regras objetivas, imperativas e gerais. [...] Não só deve a lei ser pública, conhecida por todos, não consentindo qualquer interpretação divergente, mas também a sua própria aplicação deve ser independente dos juízos incertos e variáveis dos homens.A idéia era impedir a superposição e a concentração de poder nas mãos de elementos discordantes do governo, o que poderia criar novas sublevações” (Gernet, 1969).
O regime centralizado possuía caracteres despóticos, e essa era a real intenção dos Qin. Através do controle burocrático estatal, diminuía-se a capacidade de afirmação das elites de cada um dos principados, filtrando a participação das mesmas no regime através da atuação junto ao governo.
No campo econômico, as mudanças políticas também surtiram efeito junto à produção agrícola, manufatureira e nas obras públicas. Houve uma reformulação na arrecadação de impostos, no recolhimento de reservas em grãos para as épocas de carestia, crise ou guerra, e o estímulo ao comércio externo. Grandes obras de irrigação, barragens, arroteamento de novos terrenos e fortificação de cidades foi empreendida, ao custo de milhares de escravos, servos e camponeses livres convocados para o trabalho compulsório.
A Grande Muralha é um dos demonstrativos do projeto megalômano de Qin Shi Huang Di: construída pela união de várias outras pequenas muralhas locais, seu objetivo era regular a presença dos nômades do Norte nas fronteiras chinesas (Shiji, 88).
Qin Shi Huang Di ainda fez mais pelo império chinês: unificou pesos, medidas e moedas para facilitar o trânsito de mercadorias. Promoveu também a uniformização dos ideogramas, criando a primeira gramática-dicionário da língua chinesa, de caráter universal. Esta síntese permitiu que, nos séculos posteriores, várias outras nações pudessem falar e escrever chinês, sendo a base, ainda, dos ideogramas modernos.
Em meio a tantas medidas positivas, a dinastia Qin também foi marcada pela violência: perseguições aos sábios discordantes do regime, queima de livros, supressão de práticas religiosas, culto à imagem do Imperador, exaustão das classes baixas pela exploração do trabalho...a unificação do Império teve um alto custo social, que em breve despertou a insatisfação popular.
O reinado de Qin Shi Huang Di foi marcante, porém efêmero: em 210 a.C. ele morre, provavelmente envenenado pelos elixires que tomava para obter a imortalidade. Onde vários assassinos falharam, a vaidade enterrou o tirano. Depositado em seu fabuloso mausoléu, descoberto em 1974, foi guarnecido por soldados de terracota que, planejados para defende-lo em outro mundo, não puderam protege-lo da fúria dos camponeses. A tumba foi saqueada e enterrada na terra. Sem deixar substitutos à altura, a China foi lançada numa nova guerra civil, mas dessa vez rápida, que fez ascender ao poder o ex-camponês Liu Bang, fundador da Dinastia Han, em 206 a.C.

Período Han

Uma nova sociedade
Os Han foram ainda mais efetivos na administração do Império, embora tenham suavizado suas características autoritárias.
Preservando muito da estrutura administrativa Qin, algumas reformas foram feitas para dinamizar a burocracia: realização de exames para a admissão de funcionários, criação de escolas públicas e Universidades para formação e renovação do corpo e ampliação dos quadros. Reformaram o exército, combatendo de forma eficaz os sempre ameaçadores bárbaros do Norte. Restituíram parte dos títulos nobiliárquicos, mas sem a importância dos tempos Zhou.
No campo ideológico, a grande reforma foi a adoção do Confucionismo como doutrina oficial de Estado, o que alçou a posição desta Escola ao patamar de prática religiosa.
Foi um período fértil para a cultura chinesa: o taoísmo também se desenvolveu bastante (tanto como filosofia quanto religião) e o Império ainda recebeu a entrada dos primeiros pregadores budistas. A literatura cresceu em todos os campos, estendendo-se pela filosofia (que encontra um período de fusão incomum entre diversas correntes, dando origem aos chamados “pensadores ecléticos”), História (é a época de Sima Qian e de Ban Gu), romance, poesia, teatro, etc. Há uma renovação da arte, promovida pelo contato com novas estéticas vindas do estrangeiro. Destaca-se a inventividade da cerâmica, do bronze e o desdobramento de novas técnicas como o relevo e a pintura; “A pintura da dinastia Han inicia na arte chinesa uma linguagem verdadeiramente nova e característica. Se até agora o esplendor dos exemplares modelados no bronze ou no barro ou a preciosidade dos jades talhados nos surpreendem pela capacidade e genialidade de transmitir com extremo rigor formas puras, magníficas de cor, preciosas pelo contorno, e pela intrínseca beleza da matéria, subordinada aos valores da arte, a pintura Han apresenta-nos uma página de vida vívida e amada. [...] É um mundo em si vivido e impossível de repetir, cuja linguagem atinge uma íntima expressão de vida.
Se podemos interpretar o caráter de um rito segundo as formas do vaso, se da planimetria de um túmulo podemos deduzir a concepção social de uma civilização, a obra pictórica chinesa fala-nos uma linguagem mais universal, mais fácil e evidente: fascina-nos para nos fazer participar num instante de vida que destrói as distâncias no tempo e no espaço” (Pischel, 1963).
Política Han
Os Han desenvolveram ainda mais a expansão do Império em direção ao Oeste. Durante o reinado de Wudi (II-I a.C.) estabelecem-se contatos com os impérios do Ocidente (Roma e Partia) e com a Índia, abrindo a Rota da seda para difundir suas mercadorias em todas as partes do Mundo Antigo: “A mais importante realização do reinado de Wudi foi sem dúvida a expansão do poder chinês e dos limites territoriais da China, fatos que merecem um exame mais detido.
A expansão deu-se em três direções: para o noroeste, para o nordeste e para o sul. O primeiro imperador Han, Gao Zu (Liu Bang), como vimos, teve de enfrentar o problema - que, mesmo naquela época, não era novo - dos nômades das estepes. Os Xiong-nu haviam conseguido uma forte liderança antichinesa ao formarem uma confederação regional de tribos. Havia na corte chinesa uma corrente contrária à solução conciliatória e ao acordo, com base no fato de que as doações feitas aos líderes Xiong-nu aumentavam não só sua riqueza, mas também seu poder de oposição.
Por outro lado, a política exterior chinesa de caráter pacífico havia conseguido tirar proveito dos acordos de paz com os nômades, da seguinte maneira: os reféns das tribos que eram enviados à corte chinesa como garantia de bom comportamento não só eram tratados magnificamente, mas também recebiam educação chinesa e até postos nas funções palacianas. Assim, quando voltavam a seus lares, incentivavam amizade com a China e davam oportunidade de os chineses intervirem na política local, quando fosse o caso” (Morton, 1986).
Alguns desses soberanos Han se excederam, porém, permitindo o surgimento de um movimento restaurador chefiado por Wang Mang, que entre 9-22 d.C. fundou a rápida dinastia Qi. (51) Sua proposta de retomar a antiguidade só funcionou durante algum tempo, e após sua morte, a dinastia Han retomou o poder, mantendo-o até o século III d.C.
A vida dos Han testemunhou uma série de progressos notáveis também na economia e na tecnologia: "O mundo chinês manifesta, a partir da segunda metade do século II a.C., uma vitalidade notável, confirmada pelos testemunhos concordantes dos textos e da arqueologia. Beneficia dos progressos conseguidos no decurso desse período, tão rico em inovações, como foi o dos dois séculos que precederam o Império, e das vantagens proporcionadas pela unificação política.
Durante a época dos Han continuaram a registrar-se progressos na metalurgia do ferro. Sem dúvida que será necessário esperar pelo século VI para se encontrar descrito um processo de co-fusão, antepassado do processo moderno Siemens-Martin, mas os Chineses souberam produzir aço desde o século lI a.C., aquecendo e trabalhando, em conjunto, ferros com diferentes teores de carbono. Desde esta época, as armas de aço substituem as armas de bronze, as únicas que, segundo parece, foram conhecidas na época dos Reinos Guerreiros, altura em que a fundição de ferro servia sobretudo para a produção de utensílios agrícolas. São de ferro as espadas, as alabardas e os mecanismos de bestas da época dos Han, encontrados nas escavações. O testemunho de Plínio, o Antigo (37-39), que elogia a qualidade do ferro produzido pelos Seres, corrobora as alusões dos textos chineses às exportações clandestinas de ferro e à difusão das técnicas siderúrgicas, durante a época dos Han, nos oásis da Ásia Central. O fabrico do ferro é, de resto, o mais ativo e o mais importante deste período. Na altura da instituição do monopólio do Estado sobre a produção de ferro e de sal, em 117 a.C., foram criadas pela administração 48 fundições, empregando cada uma delas um pessoal que ia de algumas centenas a um milhar de operários. Designados nas fundições privadas pelo nome de tongzi - termo que se aplica aos adolescentes e que evoca um estado servil -, estes operários eram conscritos ou condenados cujas condições de vida levaram muitas vezes à sua revolta. Para além destes dois grandes setores do sal e do ferro, onde o monopólio do Estado só foi, de resto, aplicado de modo estrito durante menos de um século, coexistiam empresas privadas e públicas. As grandes oficinas do Estado, cujo funcionamento acarretava pesados encargos e cuja produção se destinaria em grande parte aos presentes feitos a populações estrangeiras, localizavam-se na capital Chang An e nas províncias. Em Lizi, antiga capital do reino Qi, no noroeste de Shandong, essas oficinas vários milhares de operários. Mas existiam também empresas privadas criadas por famílias de ricos mercadores. Acontecia o mesmo com as lacas, fabricadas sobretudo no Sichuan e no Henan. Algumas peças encontradas em estações arqueológicas trazem o nome do artífice que dirigiu o seu fabrico e outras não trazem nenhuma marca e poderiam provir de oficinas particulares. As descobertas arqueológicas e as alusões de certos textos deixam supor que as empresas privadas tiveram um papel importante na economia da China dos Han.
Um outro artesanato importante era o do cobre, cujos produtos principais eram as moedas (a sua fundição por particulares foi proibida desde muito cedo), e os espelhos de bronze. No primeiro séculos da nossa era, estes espelhos tornaram-se um artigo de exportação e nota-se que os seus motivos e o tipo das suas inscrições se modificaram a partir desta época. Descobriram-se numerosos exemplares desde a Sibéria ao Vietnam e, até mesmo, na Rússia Meridional.

Verificaram-se nítidos progressos no domínio da produção e das técnicas agrícolas. Os instrumentos de ferro são de melhor qualidade que nos séculos IV e III e o uso do arado puxado por bois generaliza-se. Na época do imperador Wu, foi empreendido um enorme esforço para aumentar a superfície das terras regadas e para valorizar novas terras na China do Norte. Agrônomos experimentados são encarregados de difundir novos métodos de cultura e, a partir de fins do século I a.C., certos funcionários esforçam-se por converter à cultura dos cereais as tribos nômades estabelecidas aquém das Grandes Muralhas. A partir de 85 a.C., difunde-se um tipo de afolhamento em faixas de terra onde as culturas são alternadas (daitian). Mas os principais cereais continuam a ser os da Antiguidade - cevada, trigo e milho miúdo -, culturas às quais se torna necessário juntar a soja e o arroz que tinham então uma importância relativa. A partir de fins do século II, a luzerna (a erva musu), importada das regiões ocidentais, permite alargar à China do Norte a criação de cavalos.[...] Verdadeiramente, mesmo na época em que o controle do Estado sobre a economia do Império era mais eficaz, o governo central contou sempre com os notáveis locais. Uma das particularidades sociais da época dos Han no seu conjunto é, com efeito, a existência de famílias riquíssimas que dirigem simultaneamente empresas agrícolas (produção cerealífera ou agrícola, pastorícia, piscicultura, etc.), industriais (fiação, fundições, lacas, etc.) e comerciais e que dispõem de uma abundante mão-de-obra. Nas regiões onde a agricultura é o recurso principal, estas famílias ricas limitam-se a exercer pressão sobre os camponeses pobres praticando preços usurários e levando os devedores a alugar-lhes as suas terras ou a vendê-las. É, sem dúvida, o caso daqueles mil notáveis, espécie de déspotas rurais, que Wang Wenshu, funcionário de tendência legista, mandou prender e julgar em 120 a.C. Mas, em todos os lugares onde as condições econômicas o permitem, outros recursos vêm juntar-se aos rendimentos agrícolas" (Gernet, 1979). Tais evidências sobre o processo constante de evolução econômica, política e tecnológica advém de um intenso controle que o império buscara exercer sobre as atividades produtivas - uma marca, evidentemente, do período legista, mas fundamental para compreender a estrutura do pensamento estatal chinês deste período.
Por conta disso, a experiência dos Han foi definitiva para o estabelecimento do Império chinês. Foi neste momento que a sociedade constituiu a estrutura mais duradoura de sua existência, encontrando seu apogeu, no período clássico, na mesma época Han e depois, com os Tang (618-907 d.C.). Nunca, depois do terceiro século, a China criaria outro sistema imperial que não fosse diretamente inspirado no antigo regime Han. Este foi o marco da antiguidade chinesa, sobre o qual a civilização iria se desenvolver posteriormente.

Conclusão

A China Antiga, de constituição social e política imóvel e prolongada é, antes de tudo, uma construção histórica recente. Esta civilização possuiu na antiguidade um dinamismo todo próprio, sobre o qual observamos o desenvolvimento e a evolução de práticas culturais e econômicas derivadas, por um lado, dos tempos proto-históricos e, por outro, da interação com povos estrangeiros, em geral de ascendência étnica sino-mongólica. O Mundo chinês era essencialmente agrícola e artesanal e esse modo de vida, que tanto combateu para dominar e se harmonizar com o meio ambiente se contrapunha, culturalmente, ao sistema de vida nômade do norte, onde havia a prática intensiva da pecuária, criando a dicotomia “sedentário - civilizado” X “bárbaro - nômade”.
Como forma efetiva de transmissão dos conhecimentos, os chineses desenvolveram a ritualização das técnicas produtivas e interativas com a natureza, característica fundamental desta civilização. Na época de Confúcio, muitos desses rituais já haviam perdido seu sentido original, mas continuavam a ser defendidos como modelos ideais de conexão com a natureza (Lunyu, 3). Como afirma Granet, "A vida das aldeias está submetida ao ritmo das estações.
No outono e na primavera, realizam-se as assembléias populares reunindo homens e mulheres que se entregam conjuntamente a brincadeiras e orgias: concursos para tirar dos ninhos os ovos das aves migradoras, lutas, perseguições, danças e cantos, colheita de plantas silvestres, batalhas de flores, justas em que se defrontam moças e moços numa dança ritmada por meio de canções improvisadas etc.; comedeiras e bebedeiras encerram tais jogos, enquanto se concluem trocas e vendas, à semelhança da própria feira.Quando o ano agrícola termina, efetuando-se então a volta à aldeia, os homens festejam entre si o fim da colheita; a celebração é feita com torneios de prendas. A estação morta vai começar; é ela inaugurada pela cerimônia do Grande No que anuncia a hibernagem dos homens e dos animais; disto participam apenas os homens; há danças com disfarces animalescos, ao som de um timbale de argila, os exorcistas exibem seus talentos, come-se e bebe-se, fazem-se apostas, adormece-se, enfim, na embriaguez, depois de amplas despesas, cabendo aos anciãos a presidência da agitação geral. A festa de Paqa fecha o período ativo que precede imediatamente o inverno; é celebrada pelos velhos da aldeia que, em vestes de luto e com o bastão na mão, convidam os homens a dar início ao retiro, a fim de preparar a renovação de outro ano" (1930/1979).
Mas a busca incessante por modelos efetivos de subsistência é que articulou, nos tempos remotos, as idéias de uma ciência chinesa primitiva que seria re-sistematizada no tempo das Cem Escolas. Isso resplandece, também, na forte atribuição que as técnicas tiveram no desenvolvimento material da civilização, contribuindo para os avanços inúmeros obtidos no campo da metalurgia, cerâmica, trabalho artesanal, fabril, etc. E todas essas conquistas foram alcançadas tendo por raiz os sistemas cosmológicos naturais, que sobreviveram até hoje na forma de teorias elementares sobre o espaço, o corpo e a natureza; "Com a civilização chinesa, chegamos a um panorama do mundo e da ciência diferente, em muitos aspectos, daquele característico do Ocidente. [...] Mas para entender bem suas realizações devemos ter em mente que, desde os tempos mais primitivos, os chineses encaravam o universo como um vasto organismo, do qual o homem e o mundo natural representam apenas uma parte. Esse ponto de vista influenciou profundamente o modo pelo qual eles explicavam os fenômenos naturais; em alguns casos, isso os ajudou a se antecipar ao Ocidente na busca de explicações para muitos fatos; mas, em outros, impediu-os de achar a verdadeira interpretação para o comportamento do mundo. Um segundo fator que também desempenhou papel importante foi a rejeição - ou sua falta de crença - de toda espécie de divindade pessoal onipotente como um poder mais alto a governar o universo. Algumas conseqüências desse fato serão consideradas mais adiante. Os chineses sempre demonstraram um extraordinário senso prático, uma imensa habilidade em aplicar todos os conhecimentos a fins práticos. Entre os povos primitivos, eles eram cientistas práticos par excellence, [...] como veremos claramente, não foi apenas em tecnologia que os chineses mostraram seu pioneirismo; eles tinham alguns pontos de vista científicos que eram muito avançados para a época, embora freqüentemente os formulassem em termos práticos". (Ronan, 1986).
É o caso dos avanços obtidos no desenvolvimento da produção que culminaram, por exemplo, com o domínio fabuloso das técnicas de irrigação, principalmente no final dos Shang, quando se tornam uns dos fatores primordiais na estruturação das vidas comunitárias. Igualmente, estas concepções sobre o natural sofriam (e se reproduziam) no campo ideológico, influenciando as organizações sociais.
A China Antiga era um lugar onde o poder político se exercia, antes de tudo, pelo atributo cósmico da execução da força. A concepção de Estado, no entanto, significava ideologicamente uma entidade regularizadora da vida cotidiana, cuja função era permitir a reprodução da sociedade e assegurar as ligações com o Céu. Embora responsáveis pelo povo, as diversas formas de governos chineses antigos não inibiram a tirania, mas criaram a consciência da existência de segmentos sociais que haviam de ser observados e, em certa medida, atendidos, sob o risco de revolta e corrupção dos costumes.
No texto A Grande Declaração, do Shujing, esta concepção já está manifesta: “O Céu se compadece do povo. O Céu realiza aquilo que o povo deseja”.
A manipulação do Calendário, por exemplo, é um desses atributos de poder. Desde os Zhou, (mas com uma maior intensidade na época Han) os monarcas se encarregavam de promulgar as datas de plantio, colheita, regulação de atividades econômicas e sociais, etc.; "Durante cada mês de primavera, o Filho do Céu ocupa um dos três quartos do Mingtang situados a leste e neles circula ritualmente num carro em forma de fênix ornamentado de bandeiras verdes, ao qual se atrelam dragões verdes. O Soberano veste-se de verde, cor da Primavera, e adorna-se de jade, a fim de estar em harmonia com a cor dos bosques. Nos meses de verão, o Filho do Céu passa a morar nas salas do lado sul do Mingtang (na China antiga, a posição do sul era invertida em relação à. que lhe atribuímos no Ocidente, isto é, os aposentos do sul, no Mingtang, ficavam no ápice do quadrilátero do edifício). O carro em que circula é então vermelho, bem como as vestes do Soberano e os jades ornamentais. Os cavalos são ruços, de caudas negras.
O fogo, elemento do verão, tem a propriedade de elevar-se: proibidos são, pois, os trabalhos que impliquem em aplainar a terra, bem como em cortar árvores altas. Indultos são concedidos aos criminosos. Recomenda-se o retiro e evita-se o excesso de agitação. É o momento da separação máxima entre o Yin e o Yang e, portanto, tudo convida à meditação e não às atividades corporais. A vida sexual, própria da primavera, deve reduzir-se ao mínimo. O sopro vital deve ser conservado e não sofrer agitações através de paixões. No verão não se fazem guerras. Seguindo-se ao terceiro mês de verão, há um período intermediário em que o Filho do Céu, no aposento central do quadrilátero do Mingtang, simboliza estar no eixo de seu reino. De lá ele observa o “ciclo dos astros em torno da Viga Celeste (Tianji)”, constituída essa pela constelação da Ursa Maior. O Filho do Céu veste-se então de amarelo (cor da terra), circula num grande carro feito de uma prancha quadrada (símbolo da Terra), a qual cobre um pálio arredondado (símbolo do Céu). O Imperador, colocando-se entre um e outro símbolos, representa o Intermediário Supremo no eixo do mundo. O Outono, por sua vez, é uma estação de justiça e repressão. É quando o Yang, força positiva, declina e perde terreno para o Yin, pólo negativo. O Filho do Céu, acompanhando o ritmo natural do Universo, passa a viver a oeste do Mingtang, lado do sol poente. O gavião lança-se, no outono, à caça e à morte. O Soberano imita-o e circula no seu carro de guerra, ao qual se atrelam cavalos brancos de crinas negras. O Filho do Céu veste-se de branco, cor do luto na China. Seus jades são brancos e ele alimenta-se de plantas fibrosas e carne de cão. Impera o metal, elemento de que se fazem as armas. No Outono é propício castigar os opressores e os negligentes. As prisões são reparadas. O Céu e a Terra começam a mostrar seu rigor. A pena de morte pode, então, ser aplicada aos crimes sérios.
Não há mais liberalidade e feudos não podem ser distribuídos aos vassalos: a época é de recolher e não de conceder. Devem construir-se muralhas e edificar-se cidades. Os depósitos de cereais devem estar repletos, à espera do Inverno. No último mês do Outono, há o retorno dos campos, onde se passa a vida na primavera e no verão; o fogo, que se acendera nas regiões do plantio, “é levado às cidades e vilas”. Interrompem-se as atividades nos campos. No Inverno, o Filho do Céu retira-se para a “Sala Escura” (Xuantang) no Mingtang, situada ao norte do Palácio (isto é, na parte inferior do quadrilátero, pois como o norte corresponde ao elemento água, sua propriedade é descer e não elevar-se, como o fogo). “O Sopro Celeste ausenta-se da Terra; o Sopro Terrestre afunda num abismo”. Como no Verão, quando existe um afastamento entre Céu e Terra, também no Inverno (já que os opostos se tocam) “não há mais comunicação entre um e outro”.
“Tudo está finalizado, tudo está fechado: é então que o Inverno se instala”. Para aumentar a energia vital e renovar as alianças humanas, organizam-se grandes festas, em que todos se alcoolizam. O Soberano, no Xuantang, circula num carro de cor escura, ao qual se atrelam corcéis cinza - ferro. Suas roupagens são negras, ornamentadas de jade azul - escuro. Como no verão, o sábio, no momento em que Yin e o Yang estão em conflito, retira-se e permanece em repouso. Ele procura atingir urna paz interior que auxilia o Yin e o Yang a reencontrarem tranqüilidade. Sacrifícios são realizados no último mês de inverno, a fim de que o novo ano, já próximo, seja propício. Finalmente, o Rei promulga um novo calendário"(Jopert, 1979).
Se o Calendário falhava, a população em geral (incluindo grupos da elite) tendia a achar que os soberanos não estavam mais preparados para administrar a vida do império, o que levava a conflitos contínuos contra os piores monarcas.
De fato, o pensamento chinês sempre calcou sua alternância entre o pragmatismo necessário a sobrevivência com uma perspectiva ideal de organização natural-social. Um dos elementos fundamentais dessa civilização é sua interminável busca pela harmonia com o cosmo; sobrevivência, talvez, dos tempos em que os antigos habitantes proto-históricos lutavam para compreender o meio ambiente que os cercava e aproveita-lo da melhor forma possível.
Este pensamento, porém, como tudo mais que a China produziu, sofreu uma ação benéfica do tempo, que o aperfeiçoou e o tornou complexo e sutil. A evolução abrangente da cultura material chinesa se deu graças ao longo tempo de maturação pelo qual passou, apresentando-se ao mesmo tempo variada e uniforme em alguns aspectos.
Disso os chineses antigos tiraram a importante lição de articular a linguagem ao real, tendo em vista sua crença na atuação da palavra escrita e falada como reprodutoras, sucitadoras da ação mental no plano físico; "Ao analisar a ciência primitiva dos chineses, os historiadores observaram uma vantagem, ausente no estudo da ciência de qualquer outro povo: a escrita chinesa. Os ideogramas exprimem uma idéia e não o som da palavra que representa essa idéia; portanto, a escrita chinesa permanece essencialmente a mesma, desde os tempos antigos, e assim, hoje, pode-se ler um texto primitivo com a mesma facilidade com que se lê um texto moderno" (Ronan, 1986).
Diante deste quadro podemos observar, por fim, que a antiga civilização chinesa criou os necessários parâmetros pelos quais desenvolveu uma estrutura de vida que, em todo seu dinamismo, teve uma preocupação intensa em salvaguardar o antigo, fomentando a criação de um imaginário capaz de se sobrepor ao real.
As contraposições entre a cultura material e a tradição histórica clássica denotam a intensa necessidade que temos de continuar estudando a civilização chinesa em seus variados nuances que nos apresentam, acima de tudo, a possibilidade de repensarmos a nós mesmos quando defrontados com uma concepção eficaz de compreensão do mundo que diferia (e ainda, difere) em muito dos nossos métodos de percepção naturais e científicos. E, por isso mesmo, o estudo da China será sempre uma oportunidade de reavaliar as nossas opiniões em qualquer campo de estudo.


André Bueno(Organizador)

Bibliografia

A bibliografia que aqui apresento é temática e sucinta. Não tem por objetivo ser exaustiva ou completa, mas serve apenas para indicar textos que sejam mais acessíveis ao público em comum. Daí, também, minha opção por vincular a maior parte do material em português, salvo em casos específicos.
Manuais de História Chinesa
Gernet, J. (1969) A China Antiga, Lisboa e (1979) O Mundo Chinês, Lisboa: Cosmos; Joppert, R. (1979) O Alicerce Cultural da China, Rio de Janeiro: Avenir e Morton, W. (1986) China - História e Cultura, Rio de Janeiro: Zahar. Uma excelente introdução ao tema está presente também em Blunden, C. (1997) China, Edições Del Prado: Madrid. Sobre história a cultura na China Antiga, o insuperável Granet, M. (1979 - data original, 1930) Civilização chinesa (2 volumes), Rio de Janeiro: Ferni. Sobre Arqueologia, os livros de Watson, W. (1969) China e China Antiga (ambos) Lisboa: Verbo.

Pensamento Chinês
Granet, M. (1997) O Pensamento Chinês, Rio de Janeiro: Contraponto; Kaltenmark, M. (1982) A Filosofia chinesa, Lisboa: Gradiva e o texto de Chan Wing Tsit (1979 - original, 1939) História da Filosofia Chinesa em Moore, C, (org.) Filosofia: Oriente, Ocidente, São Paulo: Cultrix-Edusp.
Traduções
Grande parte dos textos traduzidos para o português são das escolas filosóficas. Uma boa antologia é a de Yutang, L. (1957) Sabedoria da Índia e da China, Rio de Janeiro: Pongetti. Os livros clássicos do Confucionismo podem ser encontrados nas traduções do Padre Joaquim Guerra (1978-1984), editadas em Macau. Constituem-se do Quadrivolume de Confúcio, Mâncio, Escrituras Selectas (Shujing), Livro das Mutações (Yijing), Livro das Canções (Shijing) e Quadras de Lu e sua Relação Auxiliar (Chunqiu e Zuozhuan) e o Livro dos cerimoniais (Liji). Sugiro ainda a excelente versão do Lunyu de Anne Cheng (1991) Conversações de Confúcio, Lisboa: Estampa e a famosa tradução do livro das mutações de Wilhelm, R. (1986) I Ching, São Paulo: Pensamento. As traduções taoístas mais indicadas são a de Wilhelm (1988) Tao te King, São Paulo: Pensamento e a de Watson, B. (1986) Escritos Básicos de Chuang-tzu, São Paulo: Cultrix. O Neijing foi traduzido pela editora Domínio Público (Rio de Janeiro, 1991) e o livro Arte da Guerra tem uma boa tradução de Cleary, T. (2000) São Paulo: Cultrix; já o livro de Shang Yang tem uma única tradução pela editora Europa-América (Lisboa, 1999).
Referências Bibliográficas
Aymard, A. (1957) China Antiga em Crouzet, M. (org.) História geral das civilizações, Lisboa e Aymard, A. (org.)(1957) Aspects de la Chine, Paris: Puf [contém os textos de Guinard e Paul-David]; Difel; Barnes, G. (1993) The rise of civilization in east asia, London: Thames and Hudson; Escarra, J. (1939) La Chine, Paris; Palmer, M. (1993) Elementos do Taoísmo, Rio de Janeiro: Ediouro; Said, E. (1990) Orientalismo, São Paulo: Companhia das letras.
Fonte: china-antiga.com


FonteGeral:http://www.bepeli.com.br/educacional/curiosidades/civilizacao_chinesa.html

Comentários