AS ONDAS DA SABEDORIA NAS AREIAS DO CORAÇÃO



Feng Shui interior parte 1
 

AS ONDAS DA SABEDORIA NAS AREIAS DO CORAÇÃO


Um dia levanta-se bem, sem euforia, sem qualquer problema que lhe tire a paz e sai de casa para tratar de algum assunto.

Despreocupado, vai às compras, ao trabalho ou tratar de algum detalhe numa repartição pública ou banco. Ao iniciar o contacto encontra aquela que, durante muito tempo, considerará a pessoa mais desagradável do mundo.

Sem motivo aparente e na sua visão injustificável, a pessoa desagradável acaba por o maltratar e logo a si que é uma pessoa que procura ser cordial e compreensiva!

Durante semanas carregará aquele gosto amargo na boca, sente o coração apertado cada vez que se lembra do acontecido e tenta imaginar mil artimanhas para mandar quem o feriu para as profundezas do esquecimento.

Como esquecer? Como ultrapassar a situação?

Sugestão minha: que tal deixar a cargo do tempo? O tempo é um remédio interessante, pois ajuda a fazer com que não nos lembremos de muitos dissabores.

Mas há algumas situações que nem o tempo ajuda a apagar, principalmente se o desejo de um dia dar o troco estiver vivo, alimentando aquela lembrança negativa.

Qualquer facto que traga à consciência o momento, gera-lhe desconforto e um aperto no coração.

Este é um órgão - poucos sabem isto - cheio de areia, onde palavras sobre alegrias e dissabores são escritas.

Os factos são gravados na mente e as sensações no coração, que podem fazer bem ou mal. O tempo apenas faz soprar o vento que pode cobrir algumas marcas, mas não as mais profundas. Por esta razão deve, ao máximo, evitar que sejam escritas com profundidade.

O perdão pode resolver a questão!

Perdão é uma palavra bonita, mas de difícil entendimento e aceitação, pois muitas vezes, torna-se tão pesado, que o vento que o tempo faz soprar, não permite que este alcance e apague as marcas no coração, lançando-o no mar das amarguras.

Ainda que as pessoas tentem não conseguem trazê-lo onde se faz necessário!

Evitar confrontos e dissabores é bom, mas nem sempre possível. Será que o ser humano nasceu com a sina de carregar marcas por toda a vida?

Já se deu conta de que alguns acontecimentos apenas deixaram registos na memória e não chegaram ao coração? Outros, ainda que em tempos tenham feito marcas profundas, hoje não são mais vistas, mal podem ser lembrados?

Todos podemos contar inúmeros casos que vivenciamos e também de pessoas que superaram situações difíceis sem carregar marcas.

Acredito que em algumas manhãs teria preferido não se ter levantado, ficar na cama até que a turbulência e a raiva passassem, ainda que viesse a descobrir mais tarde que o assunto não era para tanto.

Acontece que na hora dos acontecimentos, lhe faltou calma para reflectir um pouco antes de gravar as palavras que magoam.

Ah, o tempo, o vento e a sabedoria, bela mistura! Um sopro do vento que o tempo traz, provoca as ondas da sabedoria que deslizam nas areias do coração e milagres acontecem.

Quer sejam mansas ou bravias, apagam todas as marcas, ainda que profundas. Lembranças ficarão, mas sem marcas sofridas no coração.

Pense nisto, adopte esta atitude com a ajuda da epígrafe da semana:
“Encontre um lugar dentro de si onde há alegria, e a alegria expulsará a dor”.
(Joseph Campbell)
 
Texto de:
Maria Luísa Albuquerque


Extraído de:  http://www.harmoniza.com/pt/metaforas-em-vida/351-as-ondas-da-sabedoria-nas-areias-do-coracao.html
http://despertardanovaconsciencia.blogspot.com.br/2013/04/

Comentários