AMBIÇÃO DEMAIS PODE DESTRUIR UMA CARREIRA PROMISSORA

A ambição, quando não é exagerada, é positiva e é vista com bons olhos pelas empresas
 ambição, quando não é exagerada,
é positiva e é vista com bons olhos
pelas empresas


Ambição demais pode destruir uma carreira promissora

As histórias de ambição desenfreada são comuns na ficção, e o personagem ganancioso, quase sempre, acaba mal. Na vida real, pessoas que têm essa característica também têm tudo para ter um final infeliz. E não é errado ambicionar promoções e aumentos salariais. Ao contrário: a ambição é valorizada pelas empresas. Mas, quando passa dos limites, deixa de ser qualidade e passa a ser defeito, prejudicando o profissional que, mesmo tendo talento e boas chances de crescimento, acaba malvisto no trabalho e até no mercado em que atua.

A importância da ambição

"A ambição faz bem. No cenário atual do mundo corporativo, onde impera o dinamismo e a inovação, não enfrentar desafios não é a melhor escolha. Se não houver ambição, a tendência de acomodar-se é maior. Para quem anseia um lugar de destaque no mercado é necessário assumir riscos", diz Fernanda Campos, diretora-executiva de desenvolvimento de negócios da Mariaca, empresa de recrutamento de profissionais e consultoria de carreira.
Ao concordar sobre a importância da ambição profissional, Sílvio Celestino –sócio-fundador da Alliance Coaching– explica que ela é um dos propósitos de uma corporação. "Toda empresa quer crescer, assumir novas responsabilidades. Portanto, se o profissional não se preocupa em se desenvolver, está desalinhado com a empresa e acabará perdendo o emprego. Tem gente que só consegue trabalhar em lugares pequenos justamente por causa da falta de ambição".

De qualidade a defeito

Mas se a ambição é estimulada no ambiente corporativo, como saber quando ela passa a ser prejudicial? A resposta é simples: quando a pessoa deixa a ética de lado e quer se dar bem a qualquer preço. Nesta caso, a ambição se transforma em ganância. "É uma qualidade quando serve para direcionar a pessoa, definir objetivos. A ambição é propulsão para vencer na vida, ao contrário da ganância, que cega a pessoa para valores morais e éticos", explica a psicóloga e psicoterapeuta Triana Portal, pós-graduada em Psicologia Clínica na USP e com extensão na Emory University, nos Estados Unidos.
 
A ambição também se torna uma característica perigosa quando é controlada pelo ego, segundo o psicólogo Fábio Munhoz, membro do IPPA (International Positive Psychology Association) e conselheiro da APPAL (Associação de Psicologia Positiva da América Latina). "Se for invadida por questões do ego, da pessoa querer ser melhor e mais bem-sucedida de qualquer jeito, ela passa a ser perigosa. O ego faz com que a pessoa trace metas irreais, fazendo com que ela passe por cima do que é certo", fala. "Regido pelo egoísmo, o ganancioso passa a tratar os outros como peças a serem manipuladas", continua a psicóloga Triana.

Encontre o equilíbrio

Para saber se a ambição passou do normal e se tornou prejudicial ao próprio ambicioso, Fernanda Campos recomenda analisar três pontos: "Se o profissional pensa apenas em buscar a satisfação financeira; se há sobrecarga de tarefas e quando a obstinação e anseios são tão grandes que afetam sua qualidade de vida e seus relacionamentos".
Encontrar o equilíbrio em uma sociedade que promove a cultura do "levar vantagem" é difícil, mas não é impossível. "Muitos veem como normal explorar o outro em benefício próprio. A competitividade distorce a ética, principalmente quando a pessoa já sabe o gosto do sucesso, do dinheiro. Mas olhe ao seu redor e avalie o que você realmente tem. Seus filhos estão felizes? Você tem amigos? Tem tempo livre para o lazer e vida pessoal? É uma pessoa querida pela maioria das pessoas? Quem convive com você é o melhor termômetro para lhe dizer se suas atitudes são equilibradas", diz Triana.
 
Outro ponto fundamental é pensar em sua carreira sem esquecer de se imaginar no futuro. "A ambição deve ser realista, galgada em passos e as pequenas vitórias devem ser valorizadas. Escalone sua ambição e trace as metas sem pressa", afirma Fábio Munhoz. "Pense a longo prazo, pois uma pessoa de 30 anos, por exemplo, ainda tem muito tempo pela frente e a pior coisa que pode acontecer é descobrirem que ela não é ética. Inicialmente, o ganancioso pode até se dar bem, mas uma hora a situação se reverte", afirma Celestino.

Além de saber onde quer chegar sem atropelar etapas, é imprescindível sempre buscar conhecimento e melhorar as capacidades. "O equilíbrio certo vem com um bom planejamento ao longo de sua trajetória profissional, sempre monitorando a própria carreira e buscando constante aprimoramento", finaliza Fernanda Campos.



"A empregabilidade, assim como o crescimento de carreira, está associada à capacidade do profissional compreender o negócio em que atua, entender as necessidades do cliente, demonstrar as competências necessárias e desenvolver continuamente o seu repertório de vida. Promoção é consequência de uma entrega diferenciada e do reconhecimento de que o profissional está pronto para assumir uma função de maior complexidade", Mário Borio, diretor de Recursos Humanos da Fiat/Chrysler para a América Latina .

"Há duas dicas relevantes para que um profissional seja promovido: apresentar desempenho acentuado na posição em que se encontra atualmente e estar preparado para o novo cargo, preenchendo o máximo de requisitos necessários da nova posição", Valdelice Marques Soares, assessora de Recursos Humanos da Eternit .

"Promoção está relacionada com pensar no próximo desafio. Para isso, é necessário ficar atento às competências exigidas no próximo nível almejado. Mais do que pensar em conhecimentos e habilidades, é importante investigar quais serão os comportamentos desejados, o nível de complexidade de resolução de problemas, o grau de autonomia que poderá ser exigido e quais as interfaces com outras pessoas ou áreas que a nova posição exigirá. Com a reflexão, a pessoa possivelmente compreenderá aquilo que precisará desenvolver. Acredito que o profissional ficará mais seguro para demonstrar que está preparado para ser promovido e se posicionar com clareza em relação à própria carreira", Claudia Queiroz, gerente de Recursos Humanos, Novelis América do Sul .

"Busque identificar o que realmente gosta de fazer. O profissional tem que sentir satisfação com o trabalho realizado, sentir-se motivado. Prepare-se, seja flexível, tenha objetivos e humildade para aprender com os mais experientes e, acima de tudo, controlar a ansiedade para o momento certo no desenvolvimento da carreira. Seja reconhecido por alguma habilidade que o diferencie dos demais. Desenvolva habilidades interpessoais, boas parcerias e alianças no ambiente de trabalho. Não tenha medo de arriscar, de propor soluções e caminhos inusitados ou alternativos, tendo em vista sempre os melhores resultados. E tenha uma rede de contatos de qualidade, construída por profissionais que conheçam muito bem o seu trabalho e que possam abrir oportunidades para você", Conceição Dupim Damasceno, gerente de desenvolvimento de RH da Fnac Brasil .

"Mostre comprometimento e interesse genuíno no sucesso da área e da organização em que você trabalha. Vá além daquilo que é esperado de você, procure sempre entregar algo a mais do que o requerido. Mantenha a sua rede de relacionamentos dentro da empresa sempre ativa, conquiste a confiança de sua equipe, pares e superiores. Arrisque-se, assuma novos desafios e tenha atitude positiva", Vania Akabane, diretora de Recursos Humanos Alcoa América Latina e Caribe.

"Para conquistar uma nova posição em 2013, o profissional deve estar atento a dois fatores: reunir as competências técnicas necessárias para o cargo (por exemplo, falar inglês, ser especialista na área de atuação etc.) e comportamental (manter uma atitude positiva e trabalhar com o time e para o time). Ter um chefe que valorize o desenvolvimento profissional também contribui bastante para a carreira. Além disso, hoje são muito valorizados os profissionais que buscam o autodesenvolvimento", Glaucia Teixeira, vice-presidente de Recursos Humanos para a América Latina da CEVA Logistics.

"Para conquistar uma promoção no trabalho, além do aprimoramento e atualização do conhecimento técnico, é imprescindível que o profissional esteja conectado à essência da organização onde trabalha. A aderência aos valores da empresa é tão importante quanto a capacidade técnica. Nas oportunidades de promoção, consideramos os profissionais que têm conduta íntegra e inspiradora, espírito empreendedor, sejam altamente realizadores e trabalhem compartilhando expertises, com uma postura agregadora e colaborativa. É preciso ter uma inquietação permanente que os estimule a realizar sempre mais e a perseguir a melhoria nos processos e projetos", Henrique Adamczyk, diretor executivo de Desenvolvimento e Transformação Organizacional do Grupo Boticário .

"A primeira coisa é saber o que quer e se preparar para isso. Saiba o que falta para chegar lá e estude, trace um plano do que deve ser feito e crie oportunidades para mostrar seu potencial. Faça além do que é pedido e demonstre interesse no trabalho. Saiba trabalhar em equipe: não é só o gestor que te promove, você deve ser identificado pelos colegas como alguém capaz de assumir aquela posição. Identifique o que acontece no mercado, esteja engajado com quem pode contribuir e demonstre conhecimento. Também tenha boa postura profissional: tenha pontualidade e ética, isso mostra interesse", Edna Bedani, diretora de RH da Ticket.

"Sua função no trabalho deve ser bem executada e você deve estar atento aos prazos. Mas para se sobressair, não se pode se contentar com o óbvio. É preciso ter iniciativa, ir atrás do que pode ser melhorado na sua área, criar um projeto que seja interessante e se expor não só para seu gestor, mas para os outros. No momento de decidir quem será promovido, há uma troca de informações entre profissionais. Ser antenado e se colocar para outros departamentos são atitudes que ajudam a pleitear essa vaga. Deve-se estar disposto a ajudar e cooperar com os colegas diretos também. Fazer cursos e especializações é importante não apenas para o aperfeiçoamento da carreira, mas para ter parâmetros de comparação com outras empresas e profissionais para conseguir identificar quais são os pontos que você precisa aprimorar", Raimundo Ramos, gerente executivo de Educação Corporativa da Volkswagen do Brasil .

"Não basta ter um bom currículo, é preciso ser honesto, assumir riscos, ser tolerante, saber escutar. As empresas prezam muito a humildade dos funcionários. Há competências básicas que um funcionário deve ter para se destacar, como assertividade, poder de negociação, capacidade de organização e de falar claramente com todos os níveis. É preciso saber lidar com objeções e com características e o modo de trabalhar de cada um. Saber lidar com prazos, com a pressão e ser autoconfiante também é importante. Tente sempre se superar, não fazer o trabalho de forma mecânica. Tudo tem muito a ver com as atitudes e a postura do profissional. Ele deve saber se comportar em reuniões, sentir se o ambiente de trabalho é formal ou informal para agir e se vestir de acordo, além de estar atento a regras e metas da empresa. E nunca parar de estudar", Lucia Helena Neves, supervisora de Recursos Humanos da STB (Student Travel Bureau) .

"Primeiramente, acreditamos que a ascensão na carreira profissional deve ser recompensa por um empenho e um desempenho diferenciados. O caminho para o alcance desse reconhecimento passa essencialmente por apropriar-se da própria carreira, investir no seu desenvolvimento pessoal e intelectual. No ambiente organizacional, o profissional deveria concentrar esforços no desenvolvimento de competências exigidas pela empresa e área de negócio, na entrega de resultados consistentes e sustentáveis e aproveitar todos os espaços e oportunidades de exposição da sua capacidade de realização. Além disso, trabalhar numa organização em que há compatibilidade com seus valores de vida contribui de forma significativa para o sucesso", Eder Corrêa, diretor de Relações de Trabalho e HR Business Partner para as Áreas Industriais da Bayer .

"Primeiramente, faça uma lista das atividades que desempenha e tente identificar se você já pode ir além dessas atribuições habituais --ou seja, se você se interessa e se sente confortável em encarar novos desafios na companhia. A partir daí, direcione seus esforços para buscar novas posições e comece a traçar o seu plano de carreira. Identifique também o que seria necessário para se candidatar à posição desejada, os conhecimentos, as habilidades. Mostre interesse e compartilhe esse desejo de evolução profissional com seu gestor. Só assim você poderá compartilhar suas expectativas e buscar orientação em relação aos planos traçados. Nesse processo, faça entregas consistentes. Dificilmente você terá acesso às oportunidades se não tiver boas referências quanto ao seu desempenho. Depois, basta se dedicar e mostrar suas habilidades e seus conhecimentos de forma transparente", Bete Szabó, diretora de RH da CVC .

"Conseguir crescimento e desenvolvimento na carreira geralmente requer atributos além da competência técnica do profissional. Os indivíduos que se destacam são os proativos, produtivos, que se antecipam às demandas da companhia, apresentando soluções inovadoras. Para alavancar a carreira, o profissional deve se manter atualizado, procurando sempre adquirir novos conhecimentos na área em que atua e ser curioso para aprender com os outros e buscar ao máximo conhecer a empresa na qual trabalha. Manter uma rede de contatos ativa em diferentes áreas da empresa e fora dela e mostrar disposição e flexibilidade para acompanhar as mudanças que acontecem nas organizações também são diferenciais na hora de crescer na carreira", Adriana Zanni, diretora de RH da Indra no Brasil .

"O mercado de trabalho está com muitas oportunidades para quem quer crescer e se desenvolver com a empresa. Para isso acontecer, o profissional precisa entender cada vez mais que ele é o responsável pela sua carreira e que é fundamental ter um objetivo claro. Investir em qualificação, buscar sempre novos conhecimentos e aplicá-los nas suas atividades propiciam o desenvolvimento e a realização de um trabalho com excelência. É essencial conhecer e praticar as competências desejadas pela empresa, manter uma comunicação próxima com o seu superior imediato e deixar claro quais são seus desejos profissionais. Fique atento ao movimento da empresa e às oportunidades internas de carreira. Realize seu trabalho com paixão, faça diferente e entregue resultados extraordinários", Francisco Gatti, gerente de RH da Cacau Show .

A promoção é resultado de uma série de fatores que envolvem desde competências técnicas do profissional como questões de seu comportamento, somadas ao fato da pessoa estar na função certa e na empresa certa. Uma das grandes dicas para almejar uma promoção em 2013 é se reciclar sempre. É fundamental que o profissional estude, aperfeiçoe um idioma ou incremente o currículo com um curso específico. Conversar com outras áreas da empresa, oferecer ajuda e mostrar disponibilidade são fatores que podem contribuir para o marketing pessoal. Outro ponto é conhecer bem a empresa onde trabalha e as competências esperadas para a função em exercício. Importante: o profissional não pode deixar de compartilhar com o gestor seus desejos e aspirações, mostrando-se disponível para novas atividades e desafios. Dessa forma, ele será lembrado se um novo projeto aparecer ou uma oportunidade de promoção surgir", Helen Menezes, gerente de Recursos Humanos do MercadoLivre .


Fonte:http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/04/12/ambicao-demais-pode-destruir-uma-carreira-promissora.htm


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