SOMOS TODOS PÓ DAS ESTRELAS

atom-e1320758135698
 
 
Pode até parecer um papo meio filosófico, mas isso é a mais pura verdade. Eu, você e todas as outras pessoas desse planeta são feita de pó de estrela. E isso não tem nada a ver com nosso Sol.

Criação dos elementos

 
 
Incialmente, grande parte da massa do Universo era composta de Hidrogênio, o elemento mais básico que temos. Só que para a vida e para a criação de planetas rochosos como a Terra, são necessários outros elementos mais pesados e quem faz esse trabalho são as estrelas.
Antes de o Sol existir, devia haver em nossa proximidade uma estrela gigante, que era praticamente composta só de Hidrogênio. E para ela funcionar e gerar calor é necessário que esse hidrogênio se funda para gerar novos elementos, que cada vez ficam mais pesados. 

Como funciona o Sol?

Você já parou para pensar como funciona essa estrela que nos dá toda a energia e luz que precisamos? Seria ela uma bola de carvão pegando fogo? Ou um vulcão gigante? Ou uma bomba nuclear enorme?
Quando não havia muito conhecimento sobre como o universo funcionava, a humanidade acreditava que o Sol na verdade era um Deus, que iluminava a Terra. Isso aconteceu em várias religiões no mundo todo.
Depois se descobriu que ele era apenas mais um corpo celeste no espaço e alguns desconfiavam que ele na verdade era uma grande bola de carvão, mas estavam errados, pois se assim fosse, o Sol duraria apenas 100 anos antes de consumir todo seu combustível.
Sol-e-a-Terra


O Sol na verdade é uma espécie de “bola de fogo gigante” só que com um combustível bem exótico. Como essa estrela possui muita massa, a gravidade lá é muito maior, sendo assim os átomos de hidrogênio em seu núcleo ficam tão apertados que acabam literalmente se fundindo, criando átomos de hélio no processo chamado fusão nuclear. Só que nessa fusão, um pouquinho da massa dos dois átomos de hidrogênio viram energia pura, exatamente como previu Einstein: E=Mc².
Por esse motivo o Sol queima a mais de 15 milhões de graus e está por aqui a mais de 4 bilhões de anos, iluminando a Terra, mantendo o sistema solar funcionando e o mais importante, dando o suporte e a energia necessária a vida.

Supernova

Crab-Nebula-Supernova_1024x1024
Quando uma estrela gigante consome quase todo seu hidrogênio, ela começa fundir hélio, depois ela começar a fundir outros materiais mais pesados. Após um tempo, chega a um ponto que ela não aguenta mais aquilo e explode.
A explosão é tão grande que dura por muito tempo e se espalha por milhões e milhões de quilômetros, fazendo com que os mais diversos elementos sejam espalhados pelo espaço, até que a gravidade começa a fazer seu trabalho…

Criando planetas

Artist’s impression of the disc and gas streams around HD 142527
Depois da grande explosão, tudo que resta é uma nuvem de poeira gigantesca, Com o tempo (milhões de anos) a gravidade vai juntando as coisas que estão flutuando no espaço e criando planetas, alguns maiores outros menores.
Por sorte nosso sistema formou uma estrela pequena (em termos astrológicos) que virou o centro de nosso sistema, que além de nos dar energia e luz, segura todos os planetas a sua volta.

Pó de estrela = vida

Space-Star-Dust (1)
Ainda não se sabe exatamente como a vida surgiu na Terra, pode ter sido a partir de reações químicas ocorridas aqui ou mesmo pode ter vindo de outros lugares trazida por meteoros. Mas o fato importante é que, queira ou não, todos os elementos que constituem nosso sistema vieram da explosão de uma estrela que havia por essas bandas antes.
No fim, nós, todos os animais, bactérias, pedras, ar, água, tudo que constitui nosso planeta é pó de estrela, surgido de uma super explosão que devastou esse pequeno canto do Universo no passado, mas que também foi o passo para a criação de tudo que aqui existe atualmente, inclusive a vida.
 
Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins
Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua
 
Fonte:http://minilua.com/somos-todos-po-estrela/

Comentários