PARTO DE LÓTUS : O TRABALHO DE PARTO HUMANIZADO

 




No parto de Lotus nao é cortado o cordao umbilical , ele permanece unindo placenta e bebê até cair naturalmente sem corte, sem ferida que precisa ser curada .


RELATO DE UM PARTO LOTUS



Já faz dez semanas que se manifestou neste plano Iyari , nosso terceiro filho; faz um ano e sete meses nasceu Alai , em casa, faz doze anos também em casa recebi por primeira vez a dádiva de dar a luz a Kalú .. .

Quando Alai estava com oito meses soubemos que outra sementinha tinha se aninhado no útero da mamãe ,que se encontrava ainda em estado materno inicial -ou seja – dando muito colo para o bichinho, dando de mamar ,se maravilhando e surpreendendo com o desenvolvimento incrivelmente veloz desse pequeno ser, o corpinho engatinhando, a mente crescendo em compreensão desperta e curiosa, o coraçãozinho irradiando amor em todas as direções…Também a nossa entrega em corpo e alma para acompanhar,estimular e abraçar esse ser amado que recebemos no clímax do processo de gestação – o trance vital e espiritual chamado de parto, um parto ativo, natural,essencialmente e por sobre tudo uma vivência espiritual – mais do que qualquer outro fenômeno experimentado por nós nesta vida- literalmente a luz divina manifestada, feita matéria com cheirinho e aura de outros planos mais elevados e doces como um canto celestial vindo do centro do centro….
O meu corpo ainda como que começando realmente a voltar – a pesar de estar amamentando- ao que era antes de toda essa odisséia materna começar um ano e meio atrás..Então ,de repente – tuuudo de novo…. uau…..
Quando senti que a causa dos enjôos que estavam começando era outra gravidez , naquela acordada para dar de mamar a noite (nessa fase bem seguido já que o desenvolvimento do cérebro está a mil) senti uma vertigem silenciosa mas no estado de vigília e de madrugada tudo me pareceu obra de algo maior que manifestava mais vida e crescimento no nosso núcleo..
Só que de manhã e no primeiro tempo de gravidez tivemos que fazer um trabalho interno forte para aceitar e nos entregar mesmo a essa viagem já que muitos motivos bloqueavam o alinhamento com a nova situação, desde econômicos até fisiológicos, passando pela emotividade ,as expect
ativas de projetos novos, e os condicionamentos vários–sem mencionar o fato de que tudo o que tínhamos ouvido em relação a um bebê que chega próximo do outro é que vira uma loucura,uma trabalheira, um desplazamento do bebê maior,ciúmes bla bla bla e que é claro- têm que deixar de mamar para deixar o leite e os nutrientes para o que vêm …Bom, sem duvida íamos receber esse bebê e a medida que passavam os dias a certeza de que esses bebês e nós tínhamos um destino bem claro juntos de expansão de consciência e aprendizado profundo foi tomando conta da nossa psique e o coração foi se sincronizando junto a corpo e mente assim deixando ao espiritu canalizar e se preparar para o que vier se mantendo sempre no presente de aonde tudo surge e flui..
Muitos detalhes sutis da minha conexão e força interna posta em movimento no momento fundamental dos meus partos me faziam sentir que podiam evoluir e transcender cada vez mais a mim mesma e á minha linhagem passada presente e futura através desse trabalho fundo fundo como o mar.. Também a benção infinita de dar a luz e criar bichinhos me deixou com uma segreda vontade de parir de novo.. só que é claro não tão logo!!.Muito loco…sinto que abri uma brecha realmente … já que mesmo quando sempre o parto é como têm que ser e quando é natural e domiciliar sem duvida que só pode se dizer que foi perfeito segundo o processo que cada quem está vivendo- sentia que podia ir mais fundo, mais consciente …E assim tocou, assim foi se encaixando a nossa estória no universo e continuamos então a sintonia com esse mundo de gestar, parir, criar , que já vínhamos incorporando desde uma
perspectiva ampla e simples, nos nutrindo com a riqueza da experiência de uma criança natural para um novo tempo e uma nova consciência na pratica , no cotidiano. Tínhamos começado a facilitar um grupo de famílias e bebés para se acompanhar e inspirar no processo de crescimento , nos alinhando com o que estávamos vivendo .. e enfim.. já estávamos embarcados no oceano amniótico hehehe
Foi nessa energia que veio a informação do parto de lótus ; já quase para nascer Alai soubemos que existia esta pratica , fez sentido e ficou dando voltas , mas só com Iyari realmente sentimos uma ressonância total e fizemos a experiência . Estivemos nos correspondendo com uma parteira da casa de partos lunamaya em Chiapas, no México, aonde sempre os partos são lótus
por considerar isto um ato de profundo respeito para com o bebê e o processo natural , suave e pacifico de chegada ao mundo. Cris – o nome dela - apoiou o empoderamento também para não desmamar ao nosso , Alai dizendo que não tinha motivos mesmo para faze – lo que isso sempre aconteceu , ou seja , que sempre nasceram bebês próximos um do outro , faz parte da natureza e é uma opção da mãe amamentar grávida e logo aos dois para não fazer chocante e violento o processo de cambio de situação para o bebê maior e isso não é uma causa de nutrição deficiente em nenhum caso se a mãe estiver bem nutrida física e energeticamente … faz parte..

Além do mais o bebê maior já é alimentado por outros reinos e a quantidade de mamadas não é a mesma que o bebê que vêm , para quem o leite é o único e precioso alimento. Como intuímos podíamos ir fazendo a nossa modalidade sem cortar drasticamente nada,.
No parto lotus o cordão não é cortado no nascimento, ele fica conectando bebê e placenta até cair naturalmente , sem ferida aberta que pode infeccionar e precisa ser curada , sem choque, já que o fato de que o cordão tenha deixado de pulsar não quer dizer que seja uma coisa inútil junto a placenta; ainda há sangue entrando no bebê e é sábio esperar a que o bebê termine esse processo. Quando o sangue alcança um nível ótimo no bebê (para esse bebê especificamente) os vasos do cordão colapsam . O fechamento do cordão não ocorre quando visivelmente deixa de pulsar; ele pode continuar pulsando no umbigo por muito mais tempo do que no centro dele. Energeticamente a ligação do bebê com a placenta continua até naturalmente o cordão se desprender o qual ocorre entre três e sete dias após o nascimento.
No dia mão espectral no sincronario-calendario lunisolar de treze luas – 5 de janeiro – no calendário gregoriano- acordei de madrugada sentindo al
go diferente,,como já estava com praticamente 40 semanas nesses dias estava sentindo contrações especialmente quando Alai mamava a tardinha noite estimulando a ocitocina que já estava borbulhando para desatar em qualquer momento.. mas essa sensação era diferente ,era como um preâmbulo ;uma coisa bem lá no fundo estava se preparando…
Fiquei acordada respirando.. não eram exatamente contrações, elas começaram de manhã , irregulares e numa intensidade gostosa mas se fazendo sentir.. já estava com nós Ale , a nossa querida amiga que veio de longe acompanhar o parto e os primeiros tempos nos apoiando com a tribu de cinco que logo seríamos.. esse dia também viria a Vânia com a Renata para fazer a consulta pré natal ; e eu estava tranqüila e me sentindo preparada para decolar nesse vôo … quando a Vânia veio seriam umas 16:00 hrs; eu disse que estava com contrações mas numa naturalidade que ela disse ah… pode ser que faltem uns dois dias.. eu disse que sentia que já estava vindo o trabalho .. assim que tivemos uma boa conversa com contrações no meio, broas e suco de abacaxi , que fez bem parte do processo , gostei desde o principio da energia de mamacha (parteira, mãezona em espanhol) da Vânia , gostei dela falando tão naturalmente do parto prazeroso no consultão; isso junto as visitas pré natal das hanamigas e aos relatos das minhas amigas Tamara e Jana , fizeram nos sentir confiança de ser assistidos em tão importante momento pela equipe Hanami; senti que acompanhariam sem controlar a situação e que saberiam intervir só se fosse necessário, realmente assistindo.. também queríamos que o parto fosse na água e elas tinham linda experiência , Falamos da nossa opção do parto lótus ;pouco tinham ouvido falar ao respeito mas os cuidados e responsabilidade seríam nossos assim que embarcamos juntos na viajem natal hehehe
Bom ; esse dia foram embora as Hanamigas e fiquei de ligar se a coisa continuasse e subisse em intensidade.A coisa continuou… eu sabia ao
certo que estava vindo Iyari.. as contrações variavam em intensidade mas umas eram daquelas boas , Começamos dançar como queríamos fazer igual que no parto do Alai Kumara , cantar e dançar chamando a força , respirando, se conectando no processo, não deixando o condicionamento da dor impregnar esse espaço sagrado..
Dançamos com as crianças e a Ale , eu tinha feito uma seleção de musicas especial para esse momento , e fui me adentrando , bailando , me empoderando.. quando eram umas 22:00 hrs já estava sentindo contrações fortes daquelas de não poder sentar, só andando .. liguei pra Vânia e ela me disse que chamaria ás meninas , pouco depois a Joyce me ligou e eu disse que tinha dado uma acalmada , ou seja que estavam acontecendo ainda não regulares mas que sentia ia demorar mais um pouco , me referia ao trance total dilatador ; com certeza seria em estrela cristal (como tinha pensado nesses dias anteriores) , 6 de janeiro , que o trabalho desencadearia mesmo em nascimento..
A Joyce me disse pra tomar um banho e tentar descansar um pouco, e foi o que fiz.. consegui descansar uma hora e meia ,meu companheiro Ima até dormiu um pouco;Eu tive um descanso alerta, sentido contrações intensas mas que me permitiam ficar deitada de lado e me davam um descanso para respirar tranqüila depois desse dia intenso e de preparação para o trance que as hanamigas chamam de partolândia… de repente a intensidade aumentou e eu soube que a coisa já tava bem adiantada.. Ima meio na vigília sentiu e acordou atento e me acompanhou





daquele jeito que já sabíamos, ele também estava em trabalho.. sentindo junto cada contração que quando vinha era pura profundeza e força vital com respiração profunda e enérgica e quando ia era como um lago respirando calmo mas fundo…descanso e logo outra e de pé , andar um pouco pra não sentir que estava rendida ;eu estava empoderada e cheia de força e de amor ..toda uma vida, dois partos anteriores para sentir que estava mesmo na força junto, entregue, nem assustada nem me resistindo á abertura do meu corpo como uma flor tremenda …flor de vida
Ligamos para as Hanamigas que chegaram já no meio da madrugada super bem dispostas, alegres e na pilha para encher piscina , esquentar água e tudo mais .. A Joyce me fez um toque pra saber se correr com a piscina e viu que já estava em 6-7 cms. de dilatação e alegremente disse que estava tudo beleza, que era o grande dia!!!
A nossa amiga Ale acordou e vieram umas contrações em triângulo musical com Ima e ela me dando apoio, nós três emitindo sons ; eu balançando o quadril.. logo a piscina encheu e quando me perguntaram se queria entrar disse sim!!! Entramos eu e meu companheiro e claro , aí o trance acalmou , relaxou , que paraíso!!!
Assim ficamos um bom tempo e as contrações indo e vindo..na água sentia como meu corpo vibrava … é claro que as palavras são só um pálido reflexo dessa experiência mas poderia dizer dentro , presente , todas as mulheres,
todos os sons , silencio, pulsar , FORÇA…
Depois de um tempo a intensidade voltou com tudo e comecei a ficar cansada.. acordou o Kalú ; meu filho mais velho , que chegou junto e ficou um tempo segurando a minha mão , sentindo de alguma forma ali comigo a chegada do irmãozinho, participando do momento de desafio.. eu queria que já progredisse essa fase de transição mas cada bebê têm o tempo dele e assim também cada mãe têm o seu único trabalho que é puro amor incondicional e claro, coragem por que se fisiologicamente está indo tudo bem não têm como não ter um parto natural , as alternativas fogem tanto de tudo que nos levou até aí que não têm volta atrás..só fica segurar firme e forte como se diz no Brasil …
Depois de um toque me disseram que tinha o colo segurando a cabecinha do bebê …já estava no canal e não vinha.. estava ainda com a bolsa .. eu sabia que bem protegido mas senti ansiedade …estava muito cansada e parece que ainda faltava …naquele momento emocional acordou Alai ..fez a chamada e papai saiu da piscina pra pega-lo ; logo chegaram meu bebe e o meu companheiro e entraram na piscina.. o Kalú ficou dentro do campo vibratório mas fora da piscina

parece que meu pequeno Alai acordou na hora para dar um impulso pra mamãe, daí a pouco quis mamar … e mamou.. veio uma contração forte forte.. e daí só lembro que as crianças saíram com a Ale pro quintal..já tinha amanhecido…Mais contrações e já não tinha o colo segurando; a cabecinha estava bem aí , pertinho.. Saí da piscina para ajudar com a gravidade e uma força mais terra para o meu bichinho descer … me segurando no Ima que sempre esteve junto ..e assim começou a coroar …. quase nasce no banquinho como disse a Joyce , mas entrei na piscina de novo com Ima atrás de mim sentindo como o corpo ia abrindo cada vez mais.. e assim devagar abrindo e fechando as pernas para vir lentamente como me guiaram sabiamente as hanamigas a expulsão , o nascimento , aconteceu .
De repente a cabecinha saiu estourando junto a bolsa que só rompeu naquela hora, e aí ficou essa cabecinha na água até que veio outra contração rapidinha que passou e só na seguinte foi que veio o corpinho do meu bebê , peguei ele e levei pro colo e aí não têm palavras ....dar a luz – renascer – se dar a luz , luz luz luz
Lembro bem esses momentos de êxtase e beleza extrema , com meus filhos presentes vendo chegar o irmão e todo mundo ficar aí sentindo e olhando para essa coisinha maravilhosa.
Depois de um tempo saí da piscina, sangrando e segurando a Iyari que já estava aqui……….. gracias , gracias…….. só sentia essa palavra… dei o peito pra ele e daí a pouco a arvore da vida veio … a placenta sagrada que regulou todas as funções fisiológicas do meu bebê no útero, sua alma gêmea para muitos povos primitivos, ela que fez todas as transmissões entre eu e ele , estava saindo do meu corpo… Agora vinha mesmo a fase final do nascimento lótus… cuidar de bebê e placenta com amor e entrega até o cordão cair sem corte..

E assim foi , cuidamos dos dois , nas primeiras horas tomei uma vitamina com um pedaço de placenta e suco de laranja para me recuperar bem , também pedimos permissão e pegamos duas partes dela para fazer tintura e homeopatia as quais serão medicinas poderosas para toda a vida do Iyari , quando ele precisar aí estará a poção mágica com esse pequeno tesouro que se formou junto com ele..
Depois de quatro dias de viajem de chegada ao mundo e cuidados do meu companheiro para a placenta (lavar com água com sal ; enrola- la em paninhos com óleo essencial de lavanda) pegar ela numa bolsinha e sair com ela passear pela casa hehehe - Ela e Iyari despediam-se ..foi justo quando veio a hanamiga Jaque na segunda visita post parto . ao pegar Iyari para pesa-lo o cordão já estava totalmente seco e desprendeu-se gentilmente quando todo o processo natural e bebê estavam prontos. Foi mesmo mais rápido que quando é cortado tal e como tínhamos nos informado..
Enterramos ela no quintal ; toda a família , agradecemos , e um novo ciclo começou… todo esse ritual de chegada ao mundo deixará rastros profundos no ser de cada um de nós..


Gracias a la vida , a la existência , a la presencia divina , a la tierra, a todas las madrecitas, a todos los niños a TUDO
SARVAM MANGALAM
QUE TODOS OS SERES ESTEJAM BEM E FELIZES
QUE TODAS A S CRIANÇAS CHEGUEM EM PAZ, EM RESPEITO , EM CONSCIÊNCIA MAS SOBRE TUDO EM AMOR INCONDICIONAL

INLAKECH –EU SOU OUTRO VOCÊ
E TODOS SOMOS UM!!!!!!!!!!


Estamos divulgando e traduzindo textos ao respeito já que não temos achado refêrencias no hemisferio sul ( a exeição é claro da Australia aonde encontra- se Shivam Rachana e seu Centro para a Transformação Humana -Centre for Human Transformation CHT e a Escola para parteria espiritual ICSM) pois estamos super convencidos de que este rito -ato de profundo amor e respeito com o bebé e a sua alma gémea – a placenta Árvore da vida - Faz parte de um novo tempo e de uma evolução na consciència do ser e do nascer , além de todos os beneficios fisiológicos e energéticos citados a seguir no texto .
” Precisamos reaprender o que é um parto livre das perturbações causadas pelos fatores culturais. Precisamos de um ponto de referência do qual não deveríamos nos afastar muito. O Parto de Lótus é esta referência.”
(Michel Odent)
Crianças nascidas através do parto de Lótus recebem todo o valiosíssimo sangue do cordão umbilical presente no momento do nascimento.
Com o peso equivalente a cerca de 1/3 do suprimento total de sangue do recém-nascido, o sangue desse cordão, que é de fato o depósito de sangue da placenta do bebê , é rico e único, contendo células-tronco, ferro, oxigênio, hormônios e enzimas. Esse sangue é para garantir aos órgãos vitais do bebê a quantidade total de sangue de placenta necessária para uma ótima saúde neonatal.
Após receber a transfusão total do sangue da placenta o fígado, os rins, o coração, os intestinos, a pele, o aparelho digestivo e o cérebro do bebê estarão repletos desse sangue vital, e funcionarão plenamente, como pretendido pela natureza.
Com o cordão ainda preso à placenta, o fígado e os rins imaturos são amparados na eliminação dos excessos do corpo do bebê imediatamente após o nascimento, o que permite a descarga dos hormônios do estresse cortisol e adrenalina.
O Parto de Lótus leva em consideração os corpos energéticos sutis: a aura e os chakras, que são devidamente descritos e localizados nos sistemas de saúde orientais como acupuntura e shiatsu.
O chackra do umbigo é o principal centro de energia do corpo. O Parto de Lótus não compromete esse chakra , o que, para muitos acarreta enormes benefícios para a saúde futura da criança.
O texto è um extrato do livro ” Lotus Birth” – de Shivam Rachana , e està postado no site http://lotusbirth.info/
O prefacio do livro Lotus Birth é de Michel Odent, o renomeado obstetra francés defensor do parto humanizado .
Shivam Rachana é diretora da Faculdade Internacional de Partos Espirituais International College of spiritual Midwifery - ICSM – na Australia
Traduzido por Janaína Ribeiro para Amayum
Outros links sobre Nascimento Lotus
www.lunamaya.org
http://www.womenofspirit.asn.au
http://www.lotusbirthdvd.com/
http://www.ecstaticbirth.comhttp://birthlove.cyclzone.com/pages/stories/lotus.html
o texto pode ser utilizado como refèrencia sempre que sendo um enlace com http://amayum.wordpress.com/ aonde permaneçam íntegras as fontes e tradutora

Fonte:http://amayum.wordpress.com/gestacao-consciente-e-parto-natural/parto-lotus/

Comentários