MAGNUM PHOTOS VISITA O BRASIL - by Bruno Barbey



Magnum Photos

A agência cooperativa Magnumfoi fundada em 1947 por Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Maria Eisner, David "Chim" Seymour, George Rodger, William Vandivert e Rita Vandivert. Motivados pela sensação de alívio causada pelo fim da Segunda Guerra Mundial, fundaram esta cooperativa dois anos após o final da guerra, tirando partido daquilo que melhor os definia enquanto profissionais: a mistura do repórter com o artista.
Decidiram chamar-lhe Magnum Photos Inc. Começou por estabelecer-se em Paris e Nova Iorque, passando mais tarde também para Londres e Tóquio.
Por princípio, os fotógrafos trabalham sob as instruções de editores, mas a ideia por detrás da Magnum é que os seus membros tinham autonomia para trabalhar no tipo de eventos que entendiam. Cabia à agência distribuí-los, estando os direitos de autor reservados para o seu verdadeiro autor e não para as revistas que as publicavam. Um fotógrafo poderia decidir fotografar qualquer assunto, publicar, por exemplo, as fotografias na Lifee depois a agência poderia vendê-las a revistas de outros países. Os seus fotógrafos publicaram trabalhos nos mais importantes jornais e revistas, podendo ser destacado, de todos estes anos, o trabalho dos seus fundadores durante as várias guerras.
Atualmente, a Magnumcontinua a produzir o que de melhor se faz a nível do documentário fotográfico. Nos seus arquivos, mantém mais de um milhão de fotografias a preto e branco e a cores, que datam desde os anos 30, e que se destinam a ser utilizadas pelos seus clientes, bem como a serem expostas em mostras fotográficas.
A Magnumé uma cooperativa cuja propriedade e direção pertence aos seus fotógrafos-membros, que se encontram uma vez por ano, em Nova Iorque, Paris ou Londres, para discutir vários assuntos, entre os quais a seleção de novos membros. Os escolhidos são convidados a tornarem-se "membros nomeados", uma categoria de parceria que permite o conhecimento de ambas as partes sem qualquer compromisso. Passados dois anos, se for aceite, o fotógrafo fica obrigado a cumprir todos os regulamentos da agência e fica também com acesso às regalias para os membros da agência.
A Magnumcontinua atualmente a ser uma grande defensora dos direitos de autor dos seus trabalhos, chegando mesmo a proibir que os seus clientes (jornais, revistas e outras publicações) cortem, copiem ou reproduzam as imagens sem a devida autorização para o efeito.



Como referenciar este artigo:
Magnum. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-03-10].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$magnum>.


Magnum 2000/01, "O mundo está diferente"

A Magnum é de tal modo influente e admirada, ou contestada, que existe o risco de se ver como uma exposição sobre uma agência fotográfica o que é de facto um discurso sobre o estado do mundo no início do novo século. O público que enche as exposições anuais do World Press Photo, explorando as fotografias sem se guiar pelos nomes dos autores, não se deixará enganar, mas o jornalismo e a crítica que escrevem sobre o que não precisam de ver preferem a enésima referência sobre a mítica agência à realidade das imagens e desdobram-se em elucubrações vagas a respeito da oposição entre arte e reportagem ou do conflito de gerações, a guerra entre clássicos e renovadores, no seio da cooperativa criada em 1947 por Cartier-Bresson, George Rodger, Robert Capa e David «Chim» Seymour.


"Exposição e livro são duas peças distintas de um imenso projecto fotográfico" (destaque)

Magnum, 60 anos

A história foi contada muitas vezes, e, em vez de se esgotar em aniversários e efemérides, tornou-se numa das chaves do sucesso da agência - ou da empresa, que é hoje a condição necessária da continuidade do colectivo. O mito prolonga-se através de uma renovação que em grande medida vai contrariando os estereótipos mais divulgados sobre a Magnum.
Sobrepõem-se as gerações de fotógrafos e fotojornalistas, as estratégias profissionais e as condições de relacionamento com os "media" e o meio da arte, as memórias colectivas e as linguagens individuais em mudança com a diferença dos tempos. O êxito actual da Magnum é tão interessante como o seu passado


Fonte:http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/magnum/


Bruno Barbey

In 1966 I went to BRAZIL for 2 weeks
February 25,2013
 

on assigment for VOGUE magazine. During that time I also
photograph the MOREIRA SALLES family in Rio.


I became fascinated by Brazil and I spent 3 months travelling all over this huge country.

Later on I made many trips to Brazil for various internationals magazines and in the 70's I worked for the Brazilian publication "MANCHETE" in Rio.

In 2007 and 2008 I was commission by the museum "Pinacoteca do Estado de Sao Paulo" to document the states of PERNAMBOUC and the nordeste of Brazil.

Rio de Janeiro remain my favorite city in the world and I'm now preparing a book on BRAZIL.





































































by Bruno Barbey

Fonte:http://www.magnumphotos.com/C.aspx?VP3=CMS3&VF=MAGO31_4&VBID=2K1HZO04CWOCN&IID=2K1HRG7KCQMP&PN=1

Comentários