EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS - SATHYA SAI BABA (VÍDEO)



A educação confere beleza ao homem, é seu tesouro secreto.
Ela confere prazer, fama e felicidade, é o mestre dos mestres.
É o compatriota com o qual se conta no estrangeiro, confere visão suprema.
Numa assembléia real é exclusivamente o saber, não a riqueza, que conta;
Um homem sem educação é um animal.


Poema





 
Discursos de Sathya Sai Baba Sobre Educação-Link Abaixo





Estudantes e Professores!
Atualmente, nem os estudantes nem os professores têm consciência do verdadeiro significado da
educação. A educação tem que fomentar a moralidade, a retidão e o caráter. Atualmente, o homem
adquiriu conhecimentos prodigiosos nos campos da ciência e da tecnologia, mas isto serve apenas para
estimular uma civilização material e somente ensina aos estudantes conhecimentos do mundo externo.
O que o homem realmente necessita hoje não é o conhecimento externo. Ele necessita refinamento do
coração. Isto só pode ser obtido através da cultura interior.
Não é suficiente, no presente, fazer do homem um mero ser humano. Ele deve ser transformado num ser
humano ideal. A educação torna o homem compassivo. Esta é a realização do propósito da educação. A
educação não deve ser equiparada ao conhecimento livresco ou à aquisição de habilidades para o
indivíduo conduzir sua vida no mundo. O estudante moderno é incapaz de determinar o que é
fundamental e importante em sua vida. Conseqüentemente, ele perde a confiança em si mesmo. Por
causa da falta de patriotismo, que nasce do amor pelo país, e da ausência de devoção a Deus, que
instila um espírito de sacrifício, os estudantes de hoje perderam toda autoconfiança.
A maior parte dos problemas que atormentam o mundo nos dias atuais é derivada da perda de
autoconfiança. Destituída do medo ao pecado e do amor a Deus, a humanidade de hoje está
mergulhada numa grave crise.
As verdades eternas proclamadas nas escrituras assumiram formas bizarras. A sagrada natureza está
divorciada da humanidade. A sabedoria antiga está em eclipse. O conhecimento deturpado está
aumentando. Nestas circunstâncias, como podem os valores éticos e espirituais atraírem os jovens?
Todo o sistema educacional deve ser mudado. O verdadeiro propósito da educação deve ser entendido.


 
 
 


VALORES HUMANOS – SATHYA SAI BABA

 
OS VALORES HUMANOS – CONCEITOS BÁSICOS – SWAMI SAI BABA

” O universo é uma totalidade, cada um de nós é parte desta totalidade. Esta parte “que somos” é o que chamamos o “ser”. A vida é uma manifestação deste ser, através do sistema corpo-mente. Atrás das aparentes diferenças (pensamentos-emoções-ações) somos “algo” que nos une, que é igual em todos com diferentes modos de manifestar-se. O sistema corpo-mente é o que torna possível nossa experiência humana. A existência do “ser” não depende desse complexo, mas sua manifestação, sim.
O que impede que o ser se manifeste espontaneamente e sem dificuldades? Para responder a esta pergunta, encontraremos o mecanismo íntimo da Educação. Pensemos na Educação como o processo em que o profundo se faz visível. Educar é tirar do outro o que já tem dentro: estimular seu crescimento, estimular sua manifestação.
O ser manifesta-se através do complexo corpo-mente. Quando estamos em harmonia, as ações do nosso corpo, o que somos no mundo como indivíduos, refletem o “ser”. Este “ser” é o coração. Sentimos sua presença no que chamamos a “voz da consciência”. O que impede de sintonizar-se com o
coração, com a “voz da consciência”? O que nos impede de sermos coerentes entre palavra, pensamento e ação?
É o estado da mente. Esta é a chave do processo educativo: que a mente se transforme e possa ser una com o coração, que receba e transmita a mensagem da consciência…
…A falta de educação nos leva, basicamente, ao sofrimento. Não falamos aqui da falta de escolarização ou do letramento. Mas estamos permeando a Educação cujo objetivo máximo não é a informação, mas a transformação. Seríamos mais felizes se tivéssemos aprendido, desde crianças, que há dentro de nós valores maravilhosos e o que precisamos fazer é deixá-los vir à tona…
…Muitos acreditam que o conhecimento é o poder. Na verdade, o caráter é o poder. A Educação deve conferir responsabilidade, paciência, prudência, respeito, humildade. A personalidade de uma pessoa só floresce quando tudo isto está ao lado do conhecimento..
…O homem é mais valioso do que todas as coisas do mundo e nasce com os Valores Humanos. Quando se despojar da sua ignorância, realizando-se nos Valores, experimentará sua real Natureza…”
O s Valores humanos:retidão;paz;verdade;amor;não violência
OS VALORES HUMANOS ABSOLUTOS EOS ASPECTOS DA PERSONALIDADE
Os valores humanos absolutos são:
VERDADE
AÇÃO CORRETA
AMOR
PAZ
NÃO VIOLÊNCIA
VERDADE – ASPECTO INTELECTUAL
“A verdade é o princípio da vida, o imperecível dentro das coisas perecíveis; é a essência por trás de todas as formas de vida; a energia divina que impregna toda a existência.
A verdade absoluta é eterna e imutável; o que muda é a nossa condição e capacidade de nos aproximar dela e experiencia-la. A purificação da mente, o controle dos sentidos, a pesquisa interior e a harmonização das emoções nos capacitam a reconhecer o quantum de energia cósmica que vibra em nós, mostrando-nos a comunhão com o todo e a verdade. A intuição e a inspiração nos põem em contato com o Absoluto. Para isso é preciso colocar a inteligência e o intelecto como servidores do nosso ser eterno. A verdade é um valor humano porque só a espécie humana pode encontrá-la e vivenciá-la. A verdade dirige a conduta do homem autêntico; é o que dá significado e dignidade à vida. Ser verdadeiro é é uma conquista da mente pela reta intenção de auto-realização.
A verdade relativa é aquela que se percebe através dos sentidos físicos, e é representada pelo que se vê, se sente e sobre a qual se emite julgamento. É portanto variável de acordo com as experiências vividas pelo individuo. A verdade absoluta é Deus.
AÇÃO CORRETA – ASPECTO FÍSICO
Descobrir quem somos é a razão de nossa vida. O aspecto físico é o veículo da ação que permite a manifestação concreta da consciência. A nossa personalidade assume papéis, e assim enfrenta forças opostas e conflitantes ao viver a natureza sensorial em busca da vivência da natureza divina. A ação correta surge do aprimoramento do caráter pela contínua busca de si mesmo. Na ação correta estão a conexão com a consciência, a sintonia cósmica e a vitória. A vivência relativa do valor faz da vida algo digno e útil pelo discernimento entre o certo e o errado, o que fere ou alegra nossa consciência. Agir corretamente é ouvir a voz interna que contribui para o crescimento da criatividade e do talento em busca do autoconhecimento e do bem comum. É um valor humano, porque só o homem pode moldar e escolher o próprio comportamento.
AMOR – ASPECTO PSÍQUICO
O amor é a energia inesgotável que move o mundo, os universos e os seres. É a força de criação, coesão e sustentação da vida. O amor é a energia de unidade e transformação. Vivemos num universo dual entre os pares de opostos e a relatividade; o amor é o impulso de integração.
As polaridades se expressam mais acentuadamente na luta entre o amor e seu oponente implacável, o medo, ou seja, a expansão e a restrição do ser, respectivamente. A eliminação consciente do medo nos liberta do egocentrismo, e o amor preenche os espaços internos e assume as rédeas da vida. Sob o domínio do medo, estamos sempre sujeitos ao dualismo do mundo e da ilusão das coisas inconsistentes e passageiras que nos fazem sofrer pela sua própria condição de transitoriedade.
O amor é a energia que abastece a psique, a alma, e essa plenitude reflete-se nos nossos pensamentos, palavras e ações. É privilégio e conquista da condição humana a faculdade de amar incondicionalmente. Podemos transpor a auto-preservação e o sentido de posse, bem como vencer os limites de aversões e preferências, pelo exercício do amor. Unir as centelhas para formar uma enorme fonte de luz, tornando-se feliz e fazendo felizes os seus semelhantes, viver em sintonia com o cosmos, são tarefas inerentes ao homem. O amor revela nosso ser profundo, sagrado, transcendental e sublime.
PAZ – ASPECTO MENTAL
A paz é a base da felicidade humana. A eliminação da desordem interior criada pelas emoções em ondas sucessivas e pela formação incessante de pensamentos e desejos permite a experiência da paz. Na experiência da paz é que se processam as transformações profundas na nossa personalidade. A interiorização gera a alquimia divina que modifica a vibração energética e aprimora a consciência. Na mente nascem as idéias, os pensamentos tomam formas e os desejos tornam-se emoções. Ela pode ser a nossa maior aliada, mas também o nosso obstáculo mais difícil. Disciplinada, é o ponto de ligação entre a personalidade e o espírito. Desordenada, tende a criar pensamentos e dúvidas que devastam e corroem a paz interior. O repouso mental é tão importante quanto o repouso físico; a meditação tem por finalidade permitir que nossa mente obedeça a nossa vontade para esvaziar o falso ego.
O egoísmo, a inveja, a hipocrisia e outros defeitos da personalidade nascem na mente instintiva do homem, a sua natureza animal. Nós seres humanos, não somos superanimais; somos seres divinos e podemos experimentar essa realidade graças à mente. A paz é um valor humano porque só a espécie humana pode domar as paixões e tendências inferiores, redirecionar sua vida e adquirir equanimidade e bem-aventurança.


NÃO – VIOLÊNCIA – ASPECTO ESPIRITUAL
É a mais elevada conquista da personalidade humana. O ser humano que conquistou a si mesmo é manso de coração, incapaz de ferir algo ou alguém, por pensamentos, palavras ou atitudes. No estado de não-violência termina a divisão e o dualismo torna-se monismo. Atingiremos a não-violência e o amor altruísta pela conquista das nossas tendências inferiores com o cultivo das virtudes. Respeitar as leis naturais, os seres e coisas criadas com humildade e sabedoria é vivenciar a não-violência como valor absoluto. A vida se nutre da vida, mas o ser humano pode atingir a grandeza de saber que é possível subsistir sem infligir danos desnecessários às outras formas de vida. É a finalidade, a meta do desenvolvimento da consciência, a perfeição humana. A vitória do espírito sobre a natureza inferior é refletida na não-violência. (Marilu Martinelli)
OS SUBVALORES OU VALORES RELATIVOS
“Os subvalores ou valores relativos são manifestações de cada valor absoluto no exercício da vida; são nossos instrumentos de aprimoramento da personalidade, que se molda constantemente para que possa atingir seus verdadeiros objetivos.
VERDADE – VALORES RELATIVOS
Discernimento; interesse pelo conhecimento; auto-análise; espírito de pesquisa; perspicácia; atenção; reflexão sinceridade; otimismo; honestidade; exatidão; coerência; imparcialidade; sentido de realidade; justiça; lealdade; liderança.
AÇÃO CORRETA – VALORES RELATIVOS
Dever; ética; honradez; vida salutar; iniciativa; perseverança; responsabilidade; respeito; esforço; simplicidade; amabilidade; bondade; disciplina; limpeza; ordem; coragem; integridade; dignidade; serviço ao próximo; prudência.
PAZ – VALORES RELATIVOS
Silêncio interior; calma; contentamento; tranqüilidade; paciência; auto-controle; auto-estima; auto-confiança; auto-aceitação; tolerância; concentração; desapego.
AMOR – VALORES RELATIVOS
Dedicação; amizade; generosidade; devoção; gratidão; caridade; perdão; compaixão; compreensão; simpatia; igualdade; alegria; espírito de renúncia.
NÃO VIOLÊNCIA – VALORES RELATIVOS
Fraternidade; cooperação; concórdia; altruísmo; força interior; respeito à cidadania; patriotismo; responsabilidade cívica; unidade; solidariedade; respeito à natureza; respeito pelas diferentes raças, culturas e religiões; uso adequado: do tempo, da energia do dinheiro, da energia vital, da energia do alimento, do conhecimento.
“O que nos interessa ao expor essas definições é ajudar na observação das conexões internas que se estabelecem e na reformulação de opiniões e comportamentos, assim como nas conseqüentes aberturas conjunturais. A vivência dos valores aqui enfocados reintroduz na corrente cultural dominante um interesse renovado pelo autoconhecimento e pela espiritualidade.” (Marilu Martinelli)
OS VALORES RELATIVOS DA VERDADE E SUAS DEFINIÇÕES
“Entender e aceitar o que nos é verdadeiro e necessário aqui e agora, sabendo dar direção ao que não nos cabe neste momento. Perceber. Intuir. Filtrar. Separar o joio do trigo. Entender o que nos fala nossa alma” (Oráculo do Pão – Magui)
DISCERNIMENTO – É a utilização da inteligência e do poder discriminatório do que é certo ou errado para tomar uma posição perante uma circunstância ou fato, de acordo com a nossa consciência. O discernimento é um processo constante de refinamento do intelecto para atingir maior poder de percepção e conclusão a respeito de fatos, coisas e pessoas, distinguindo um estágio de um objetivo. Nossa capacidade de discernimento cresce na medida em que exploramos as regiões mais sutis da mente e ampliamos o poder de captação e percepção da verdade, reconhecendo o ser interno como guia. É a conexão entre a lógica e o sentimento. (Marilu Martinelli)
“O que é maior: os que escalam a montanha ou a montanha? Os barcos que saem ou o oceano que os recebe? Somos todos pequenos e ao mesmo tempo imensos: é o delicioso paradoxo do êxodo e do êxtase.”(Chalita)
INTERESSE PELO CONHECIMENTO - Ter sede de saber sobre o mundo objetivo, visível, agrada a nossos sentidos e fascina nossa mente. é o meio de descobrir a melhor forma de nos adequarmos à vida e dela tirar o melhor proveito, assim como de contribuir, com nossos talentos, para sua melhoria. Esse anseio pelo conhecimento pode fazer também com que nos detenhamos mais profundamente no mundo subjetivo que permeia as coisas e ultrapassemos os limites dos nossos sentidos, provocando o rompimento da inércia e do comodismo, condição indispensável para vencer a ignorância e ampliar as possibilidades de experimentar os diversos aspectos da existência. A mobilização interior, ao liberar a coragem e a força de vontade, vence todos os obstáculos que se interponham no caminho do autoconhecimento. (Marilu Martinelli)
“A maior sabedoria é conhecer a si mesmo” (Galileu Galilei)
AUTO-ANÁLISE- É a procura honesta e corajosa da verdade pela observação dos nossos mecanismos internos, com o reconhecimento de defeitos e qualidades; a única forma de encontrar meios de superação das falhas e de otimização das virtudes e talentos. Os resultados desse diálogo interior aparecerão naturalmente na forma de mudanças e postura intelectual e comportamental, pelo assenhoreamento das próprias emoções, pela definição de personalidade, elevação de ideais e objetivos e, principalmente, pela evolução espiritual. (Marilu Martinelli)
“Aquele que obtém uma vitória sobre outros homens é forte; porém quem consegue vencer a si mesmo é todo poderoso.” (Lao-Tsé)
“Quando digo o que sou, de alguma forma eu o faço para também dizer o que eu não sou. O “não ser está no avesso do ser”, assim como o tecido só é tecido porque há um avesso que o nega, não sendo outro, mas complementando-o. o que não sou também é uma forma de ser. Eu sou eu e meus avessos.” (Pe. Fábio de Melo)
ESPÍRITO DE PESQUISA – O ser humano deve ser o investigador inteligente que, mesmo imerso no mundo material e vítima de pressões do meio e apelos dos instintos, procura descobrir indicadores que o auxiliem a rasgar os véus da ilusão e tornar-se auto-consciente, ousando investir na percepção do grau de amalgamação existente entre o objetivo e o subjetivo. Somente conseguiremos saber onde um começa e o outro termina quando superamos a identificação com a forma como princípio e fim. Pesquisar externa e internamente nos traz a revelação de que a causa de todo sofrimento é a falta de conhecimento da verdade, e isso nos proporciona meios de preencher essa falta. Assim sentiremos a relação do finito com o infinito. (Marilu Martinelli)
“Busquem sua felicidade na felicidade de todos” (ZOroastro)
PERSPICÁCIA – A perspicácia emerge espontaneamente do potencial intuitivo. Por isso, permite ver e sentir além do que é expressado. E possibilita a compreensão instantânea do que jaz por trás das aparências. É a capacidade de apreender o sentido das coisas e situações com a captação de seus significados e contradições, filtrando-as e avaliando-as. Perspicácia é a combinação da revelação intuitiva com a percepção intelectiva. (Marilu Martinelli)
“Silenciar, o corpo e a mente e perceber tudo além do que está explícito”
ATENÇÃO – Estar presente por inteiro em tudo que observar, sentir, escutar, dizer ou fazer é fundamental para que possamos ter a experiência real das oportunidades de aprendizado e crescimento que a vida oferece. Ao enfocar nossa atenção em algo, ocorre uma comunicação energética entre nós e o objeto do nosso foco, fazendo surgir novas idéias que são desenvolvidas pela mente, que as delineia e dá início ao processo de criação. A falta de atenção é terreno propício para o erro, a injustiça e toda sorte de desperdício. Atentos a nós mesmos, aos semelhantes e à natureza, poderemos encontrar Deus em nós e no mundo. (Marilu Martinelli)
“Busca dentro de ti mesmo e lá encontrarás tudo” ( Sólon)
“Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Eis que habitáveis dentro de mim, e eu lá fora a procurar-Vos Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes. Estáveis comigo, e eu não estava convosco!” (Santo Agostinho)
REFLEXÃO – Refletir é conversar consigo mesmo, formando pensamentos vivos e ensaiando ações para a concretização de ideais. É treinar o intelecto para o raciocínio abstrato, a fim de descortinar horizontes além do tangível, para encontrar revelações íntimas com significação impossível de ser alcançada apenas pelo raciocínio lógico. Refletir não é devanear - é buscar soluções dentro de nós e não fora de nós. A reflexão é o diálogo com os níveis mais profundos do ser. Ao procurar soluções para os efeitos dos estímulos externos em nós, detendo-nos nos movimentos internos e externos e nas inquietações íntimas, acendemos luzes que projetam as formas adequadas de agir de modo claro e visível. (Marilu Martilelli)
“Apenas quando estou introvertido, em contato com minha verdadeira realidade de alma imortal é que posso escutar os pensamentos silenciosos que vêm da mente de Deus.” (As Virtudes Divinas)
“Agimos por impulso para que a ação não seja filha da reflexão até porque a reflexão nos impede de muitos mimos de que não queremos abrir mão.” (Carta entre amigos)
SINCERIDADE – É o crisol onde se purifica o caráter. Uma mente impulsionada pela verdade, um intelecto sem mesquinharias nos predispõem a obedecer sempre aos ditames da nossa consciência. A falta de sinceridade revela um caráter frágil e subordina o homem a uma sucessão de ilusões, gerando uma energia desgastante. As conseqüências daninhas da mentira são curadas pela sinceridade quando colocamos a verdade a serviço do bem e não como instrumento de agressividade sob a capa da franqueza. Sinceridade é servir amorosamente ao próximo pelo exercício da sintonia com a Verdade. É pré-requisito para se atingir o aperfeiçoamento do caráter. (Marilu Martinelli)
“As palavras vão ao coração quando saem do coração.” (Rabindranath Tagore)
OTIMISMO – É a convicção do nosso poder de transformação e de criatividade. O otimismo nasce da confiança em si mesmo e na renovação da vida. Alimenta de esperança o coração. Qualquer obstáculo será facilmente transposto se for examinado com destemor e lucidez. Otimismo é a luz interna que refulge e mostra a nossa capacidade de refazer a nós mesmos para que as coisas que nos rodeiam sejam perfeitas. O otimismo estimula a criatividade e a força transformadora. (Marilu Martinelli)
“Uma atitude de respeito, confiança e amor por nós mesmos, nosso potencial, nossos sonhos, nosso querer, que nos leva a sermos verdadeiros com quem realmente somos e assim reverenciar o divino em nós.” (Oráculo do Pão – Magui)
HONESTIDADE – Ser honesto é aderir totalmente à verdade. A honestidade nos liberta dos disfarces, inseguranças, embustes e ardis que muitas vezes cultivamos por medo de não ser aceito e por desconhecer nossos talentos e capacidade. A honestidade nutre o caráter reto mesmo diante das tentações mais sedutoras – é qualificação indispensável para a auto-realização. (Marilu Martinelli)
“As pessoas depositam fé naquele que é honesto e gostam de sua companhia porque sentem as vibrações de pureza. Honestidade é uma qualidade nobre e quem a possui recebe as bençãos de Deus”. (Virtudes Divinas) – Quem é honesto é justo.
EXATIDÃO - Expressar-se com exatidão reflete segurança, firmeza, conhecimento e poder de síntese. A exatidão se manifesta na mente limpa e no coração amoroso. O indivíduo que se orienta pela consciência e centraliza o pensamento em seus ideais, sempre comprometido com a verdade, expressa suas intenções e conceitos de forma límpida e conscisa. Assim quando obrigamos a mente a enfatizar seu aspecto de tela em que projetamos as imagens conforme nossa capacidade de vê-las, evitamos a ambigüidade, que é o fruto da incerteza e da insegurança. (Marilu Martinelli)
“A exatidão se manifesta na mente limpa e no coração amoroso.” (Marilu Martinelli)
COERÊNCIA – É a harmonia entre pensamentos, palavras e ações. Alcançamos a coerência quando nos introvertemos a ponto de poder sentir a realidade do que dispomos e do que precisamos aprimorar para viver esse equilíbrio e deixá-lo fluir naturalmente. Nossas atitudes e posicionamentos estarão sempre sujeitos às necessidades eventuais e circunstanciais, mas a harmonia interior impedirá qualquer mudança essencial da coerência. Os pensamentos fúteis e perniciosos, as palavras ofensivas e os atos egoístas revelam a ignorância e a desarmonia interior. Os pensamentos puros e criativos, as palavras verdadeiras e amorosas e os atos nobres e generosos denotam, por sua vez a comunhão com a divindade, e a coerência é o reflexo dela. (Marilu Martinelli)
“Dizer o que sentimos. Sentir o que dizemos. Concordar as palavras com a mente.” (Sêneca)
IMPARCIALIDADE – O egoísmo fraciona a visão da verdade. As emoções desordenadas provocam oscilações de humor, o que nos impede de raciocinar, enxergar e compreender as coisas sem sectarismos. Para sermos imparciais, é necessário assumir uma postura interior e exterior destacada e eqüidistante das mais diversas situações. SEr imparcial é superar predileções e aversões. (Marilu Martinelli)
“Aceitar e receber o que é seu de direito. Aceitar e respeitar o que é do outro por direito. Agir com o coração e a verdade dentro dos princípios e da ordem universal, consciente de que todos os nossos atos interferem e fazem parte do funcionamento do universo.” (Oráculo do Pão – Magui)
SENTIDO DE REALIDADE – A verdade tem de ser conquistada e o sentido real das coisas surge da percepção da energia cósmica que permeia tudo e todos permanentemente. Para vencer o auto-hipnotismo, devemos adestrar a mente para definir e diferenciar o efêmero do perene, a fim de evitar o cultivo de desejos e angústias causados pelo super dimensionamento ou distorção da visão da realidade. Devemos aceitar os aspectos ilimitados da realidade espiritual sem excluir a realidade palpável e mensurável como veículo para maiores descobertas e percepção dos diversos níveis de compreensão da verdade. (Marilu Martinelli)
“…O sentido real das coisas surge da percepção da energia cósmica que permeia tudo e todos permanentemente.” (Marilu Martinelli)
LEALDADE – É um exercício de doação e crença, adesão a uma causa ou pessoa sem visar proveitos pessoais. Só pode ser leal aquele que é verdadeiro consigo mesmo. A consciência de que somos parte de um todo desbanca o individualismo e a competição, dando lugar à lealdade e ao espírito fraterno; ao mesmo tempo, faz crescer o sentimento amoroso e estabelecer-se uma aliança altruísta e leal. (Marilu Martinelli)
JUSTIÇA – Estabelecer a diferença entre o legal e o justo pela ampla análise dos diversos aspectos de uma questão sem preconceitos ou raciocínio viciado é o meio mais correto de ser justo. Para julgar algo ou alguém é preciso estar ciente de que somos falíveis e aprendizes de nós mesmos; portanto, agimos de acordo com o nosso nível de auto conhecimento. Em termos sociais, posicionamentos estanques, normas e regras definitivas não são compatíveis com uma sociedade mutável, que exige a atualização de leis e a agilidade na sua aplicação. O respeito aos direitos, às obrigações do ser social e aos valores humanos promove harmonia e justiça. (Marilu Martinelli)
LIDERANÇA – O verdadeiro líder incorpora os anseios do grupo com espírito de doação e o conduz com humildade e lucidez, agindo acima dos interesses pessoais. Liderar é conduzir consciente de que se está sendo guiado por uma força maior, com espírito de serviço, sem auto-exaltação ou fruição de privilégios. Liderar corretamente é usar o poder outorgado sem contaminar-se pela necessidade de domínio e mando.(Marilu Martinelli)
HUMILDADE – A humildade só se manifesta quando vencemos o orgulho pessoal. É uma conquista interior e não uma atitude externa que causa efeito impactante sobre as pessoas. Só os humildes de coração e mente conseguem transformar conhecimento em sabedoria. Essa virtude revela nossa natureza superior; por isso, ser humilde não é ser subserviente, é ser consciente. A humildade faz com que ofereçamos nossos serviços desinteressadamente, atuando sempre de acordo com a nossa consciência amorosa. Ela nos torna mais fortes e firmes de caráter, o que permite superar mais facilmente os assaltos da vaidade e da pretensão, quer venham dos nossos impulsos internos, quer do comportamento dos semelhantes. Pela humildade transmutamos vaidade em auto – estima, orgulho em comunhão, ira em motivação. A humildade enseja a vitória sobre os excessos que corrompem e sua transformação em bençãos. (Marilu Martinelli)
“Livrar-se de todos os excessos. De tudo que é supérfluo. Viver sem desperdício. Encantar-se com a magia escondida na rotina do dia-a-dia. Enxergar o belo nas pequenas coisas. Viver sem afetação. Compreender as leis do universo. Viver com o coração.” (Oráculo do Pão)
OS VALORES RELATIVOS DA AÇÃO CORRETA E SUAS DEFINIÇÕES

DEVER – O dever primordial do ser humano é saber quem é verdadeiramente. o aprimoramento do intelecto e a observação interior trazem à tona a consciência da energia espiritual como força motriz e fonte inspiradora. O equilíbrio entre matéria e espírito nos torna mais adequados e capacitados a desempenhar nosso dever, assim como nossas obrigações como seres sociais. O dever aparenta ser um fardo assustador par aquele que ainda desvincula a energia espiritual da material e que devido a isso depende sempre de alguém ou do acaso e não aceita a responsabilidade pelo próprio progresso, quer material, quer espiritual. Assumimos nossos deveres com alegria quando, conectados com a ação cósmica, oferecemos nossos talentos para cumpri-los contribuindo para o bem estar familiar e comunitário. Sentimos, assim, o prazer de cumprir a nossa tarefa e desempenhar o nosso dever corretamente. (Marilu Martinelli)
RESPONSABILIDADE – É responder pelas próprias palavras e ações e pelo que lhe foi confiado. Só o ser humano responsável assume as rédeas do seu destino, construindo seu caráter dignamente. Assim, pode se auto-conhecer, modificar-se e modificar a sociedade como co-autor com a divindade na condução do homem sobre o planeta. (Marilu Martinelli)
“Cada um é responsável pelo que lhe sucede e tem o poder de decidir o que quer ser. O que és hoje é o resultado dos teus atos passados. O que serás amanhã é o resultado dos teus atos de hoje.” (Vivekananda)
ÉTICA – Os princípios morais e espirituais integrados na sociedade pelo comportamento coerente diante das atividades e dos relacionamentos permitem a evolução equilibrada da civilização. A ação só é útil se estiver aliada à sabedoria e aos valores humanos; caso contrário, perde-se em ativismo cego e inconseqüente. O progresso social implica necessariamente atitudes fecundas e altruístas, respeito próprio e pelo semelhante. Agir eticamente é por em prática o que temos de melhor para enriquecer a vida e a sociedade com pureza de sentimentos e intenções. Essa é a obrigação do ser consciente.(Marilu Martinelli)
“O progresso social implica necessariamente atitude fecundas e altruístas, respeito próprio e pelo semelhante.” (Marilu Martinelli)
“Em vez de “viver e deixar viver”, precisamos de uma ética planetária que seja tão intuitivamente significativa e instintivamente atraente quanto a ética do liberalismo, porém mais bem adaptada às condições atuais do planeta. Tal ética substituiria o “viva e deixe viver”, do liberalismo, pelo “Viva mais simplesmente, para que outros posam simplesmente viver”, de Gandhi.
“…A necessidade de uma ética planetária é real, e sua relevância para a sobrevivência da humanidade é facilmente perceptível.” (Ervin Laszlo)
VIDA SALUTAR - A seleção dos alimentos que ingerimos, dos ambientes e das pessoas com quem convivemos, além de tudo aquilo que recebemos como informação e sensação através dos órgãos dos sentidos, definirá nossos hábitos e a higidez do nosso corpo e da nossa mente. Dessa forma, o desrespeito ao nosso corpo e à nossa mente compromete nossa atuação e dificulta o crescimento interior. Nosso corpo é indispensável como veículo e nossa mente deve ser o instrumento para a penetração nos níveis mais elevados da nossa consciência.(Marilu Martinelli)
INICIATIVA – Ter iniciativa é entrar no fluxo da energia regeneradora da vida, o que faz surgir das profundezas do coração a certeza de ser útil e de estar em sintonia com o cosmos, que certamente nos permite a ação correta e aponta o melhor caminho. Quando rompemos as barreiras do medo do novo, saímos da inércia conformista. Confiamos então nas nossas possibilidades de gerar mudanças e desenvolvimentos pessoais e coletivos. O medo imobiliza e atravanca a evolução, pois, temores de enfrentar a nós mesmos e aos desafios da vida, costumamos culpar as pessoas e circunstâncias pela nossa falta de iniciativa.(Marilu Martinelli)
“Dar o primeiro passo é colocar o universo em movimento. Na direção certa, no rumo que se quer, orientando o que está perdido. Pôr em prática o que se sonha. Fazer acontecer. A energia bem direcionada é construtiva. Começar. Buscar. Deixar de lado dúvidas e medos. Partir. Realizar.” (Oráculo do Pão – Magui)
PERSEVERANÇA - Nos combates individuais internos e nos embates exteriores pela vida afora, é a perseverança a arma mais eficiente. Ela fortalece a nossa fé na energia divina que existe por trás de cada coisa ou acontecimento, quer nos pareçam benéficos e bem-sucedidos, quer sejam dolorosos e malogrados. Quando definimos propósitos positivos, nossa consciência aponta a direção e os meios para atingi-los, assim como os instrumentos que nos impeçam de tomar outras estradas. A perseverança possibilita o auto-conhecimento e a conexão com a alma. (Marilu Martinelli)
RESPEITO - Só o ser humano sente respeito: por si mesmo, pelos outros, pela natureza e pelo sagrado. Quando cultivamos nossas virtudes e procuramos superar nossos defeitos, crescem as condições de, respeitando nosso próprio estágio de evolução, respeitar o estágio do outro. A partir dai procuramos o ponto de contato e não a linha que nos separa. Respeitar a privacidade e a individualidade alheias sem julgamentos impulsivos é reconhecer por trás da forma exterior e das atitudes discutíveis a chama divina imanente que existe em nós. (Marilu Martinelli)
“Respeito está sempre ao lado do amor e da consideração. Respeito é o criador de unidade e destruidor de maus sentimentos com relação a si e aos outros. Respeito é ingrediente mágico da harmonia.”
ESFORÇO – O esforço permite realizações materiais e espirituais. Esforço e empenho constantes são imprescindíveis também para que tomemos consciência das nossas capacidades e limites em qualquer empreendimento. Podemos sentir a importância de algo pelo esforço despendido para conquistá-lo. Para a expansão da consciência e o aprimoramento do caráter é preciso esforço no sentido de vencer os apelo do nosso psiquismo inferior. Sem esforço, não há mérito. Esforçar-se é comprometer-se com a vontade na busca de um objetivo. (Marilu Martinelli)
SIMPLICIDADE - À medida que avançamos no autoconhecimento e nos sintonizamos com o nosso ser eterno, diminuímos nossas necessidades. Procuramos a essência das coisas, e esse estado da alma se exterioriza na nossa postura diante da vida; nossos relacionamentos com os demais tornam-se mais fáceis e livres, e temos condições mais propícias de enxergar o melhor modo de atuar em qualquer circunstância. Opera-se uma mudança progressiva nas nossas prioridades e, conseqüentemente, nossos modos de sentir e agir são simplificados. Viver simplesmente é deixar fluir a orientação da consciência sem medo ou privação da liberdade de sentir a existência. (Marilu Martinelli)
“Simplicidade é um sinal de beleza interna, a beleza do espírito. Aquele que é simples é natural e honesto. A simplicidade é sempre amada por todos. As pessoas tem o desejo de ouvir uma alma simples, pois sabem que não existe qualquer artifício escondido nas palavras dela.” (As virtudes Divinas)
AMABILIDADE – Somos essencialmente amor e por isso tendemos a ter um comportamento amoroso. O medo, o egoísmo e o orgulho erguem barricadas contra a vida e as pessoas, o que resulta em ações agressivas, idéias perniciosas e imagens mentais de constante autodefesa. A identificação com o medo provoca discordância com o mundo, isolamento e sofrimento. Somos amáveis quando vibramos amorosamente, sem bajulações ou necessidade de ser aceito. Pois apenas deixando o amor guiar nossas palavras e ações exalamos amabilidade espontaneamente. (Marilu Martinelli)
“Viver com suavidade. Com delicadeza. Enxergar o outro com ternura. Exercer o cuidar. Mover-se pela vida com leveza. Conviver com tolerância. Tratar a si mesmo com carinho.” (Oráculo do Pão – Magui)
BONDADE – É a inspiração do ato amoroso sem expectativa de recompensa. É importante procurar enxergar o bem e as boas qualidades em nós e nos semelhantes, comungando com o lado positivo da vida. Só podemos enxergar o bem nos outros se vivermos nele e para ele, e lutarmos determinadamente para que o bem sempre triunfe. Com bondade, participamos do drama do mundo sem quimeras ou ilusões, contribuindo com fé e amor para que seja melhor. (Marilu Martinelli)
DISCIPLINA – Para obter êxito em empreendimentos materiais ou espirituais, temos de disciplinar nossas energias e impulsos. Se nossos atos são reflexo das emoções desenfreadas e indisciplinadas, vivemos sem sentido, temos dificuldade para definir prioridades, caminhamos às cegas, sem finalidade; portanto sem empenho. A disciplina física e mental equilibra emoções, elimina a confusão e a profusão de pensamentos estéreis que desgastam e impedem a visão clara dos objetivos. Descortinando transformações, a disciplina proporciona os meios para produzir melhor, ser mais feliz e descobrir a força do espírito como fonte de alegria. (Marilu Martinelli)
“Quando aceitamos e nos submetemos à ordem natural do universo nos deixamos fluir, nos conectamos à sabedoria e abrimos nossa mente e nosso coração ao aprendizado.” (Oráculo do Pão – Magui)
LIMPEZA – A limpeza do corpo renova energias, reanima e conserva a saúde. A limpeza da mente e do coração, eliminam perspectivas equivocadas, preconceitos e crenças dogmáticas, sentimentos inferiores e egoístas, é fundamental para o florescimento de pensamentos e atitudes boas saudáveis, moralmente harmoniosas. Idéias claras, relações francas são reflexos de uma alma limpa e de um caráter puro e forte. (Marilu Martinelli)
“Limpeza é um sinal de auto-respeito. Limpeza refere-se tanto à mente quanto ao corpo, e ter essa virtude protege-me da infecção e contaminação em ambos os níveis. Uma mente limpa é livre de pensamentos impuros e inúteis. Um coração limpo é livre de decepção e cheio de honestidade. A virtude da limpeza revela precisão e disciplina. Limpeza é amiga da simplicidade e a companheira da pureza. Limpeza nutre contentamento dentro de si e harmonia no ambiente.” (Virtudes Divinas)
ORDEM – Tudo o que existe obedece a uma ordem, que é o princípio ordenador, a força que propicia a criação, manutenção e expansão da vida. No nível consciente da vida humana, a ordem exterior é o reflexo da ordem interior. Os pensamentos ordenados pelo exercício da meditação cedem espaço para a intuição. A partir daí, nossa imaginação não é apenas divagadora, mas criativa, e podemos assim expressar nossas aptidões de forma organizada e concreta. A ordem estabelece harmonia para realizar idéias e atingir ideais (Marilu Martinelli)
CORAGEM – Coragem não é temeridade ou demonstração de força bruta. O corajoso enfrenta os obstáculos internos e externos sem vacilação, inseguranças ou receios, pois é movido pela força do seu caráter. Aceita os percalços advindos dos confrontos, com fé nas transformações que o conduzirão à vitória. A falta de coragem desenvolve hipocrisia, dissimulações e posturas pusilânimes. O medroso mente porque não assume a si mesmo, nem assume as conseqüências dos seus atos. Ter coragem é também saber reconhecer a fraqueza do agressor quando somos agredidos, controlar nossos impulsos inferiores e ter compaixão do adversário. Só com coragem podemos viver plenamente nosso potencial humano. Assim, ter coragem é ter respeito por si mesmo, pelos outros e responsabilidade por todas as suas ações. (Marilu Martinelli)
“Não nos falta valor para empreender certas coisas porque são difíceis; porém são difíceis porque nos falta coragem para empreendê-las”. (Sêneca)
“Agir quando é preciso. Parar quando necessário. Retroceder quando não é possível seguir em frente. Dar voz ao próprio coração. Seguir o caminho da verdade. Aceitar. Confiar. Abrir-se para a luz. Voar com as próprias asas. Atrever-se. Viver.” (Oráculo do Pão – Magui)
INTEGRIDADE – Todo ser humano tem polaridades. Afinal, a vida se manifesta pelo atrito dos opostos. A dualidade estabelecida entre matéria e espírito, bem e mal, ignorância e sabedoria é o grande desafio da consciência. A tarefa essencial do homem é preencher os espaços interiores de amor, vencer o egocentrismo e encontrar o sentido da vida. Superamos a dualidade pela integração com a essência interior. A consciência dessa interação, colocada em prática, forma um caráter íntegro e uma mente criativa e equilibrada, livre de exacerbações nervosas. Integrados, somos guiados pela inspiração, a voz da consciência unificada. (Marilu Martinelli)
DIGNIDADE – O respeito por si próprio, pelo semelhante e pela vida engrandece e dignifica o ser humano. A nobreza do caráter, a integridade e a estabilidade emocional, assim como os valores morais, geram uma energia firme e forte. O homem digno é merecedor da condição humana. Espalha segurança, harmonia e admiração; cumpre seu papel na criação, consciente dele e livre de temores, inseguranças ou ardis. (Marilu Martinelli)
“Alua brilha inteira em cada lago porque alta vive” (Fernando Pessoa)
“É disso que precisamos, de altivez. De estrelas que se dispam diante de outras estrelas. De gansos que cedam a vez na dianteira das longas viagens para outros gansos. Trata-se de um amor pela humanidade como diria Hannah Arendt. Trata-se de um sonho comum que deve ter um estadista, um político, um médico, um professor, um pedreiro, um padre, um escritor, um tecelão. Teçamos todos essa peça única e múltipla de dar dignidade à natureza humana.” (Gabriel Chalita)
SERVIR O PRÓXIMO – Servir é o modo mais eficaz de vencer o egoísmo e desenvolver o altruísmo. Servir o próximo desperta a humildade latente, a ação amoroso, alicerça os demais valores e fortalece o caráter. É o amor atuando como alimento da consciência e pautando a conduta que promove transformações fundamentais. Servir o próximo sem sentimentalismo, mas movido pelo amor incondicional, é a melhor maneira de dissolver a barreira do egoísmo que tapa e empana a luz que somos em essência. (Marilu Martinelli)
“Somos parte de uma grande teia que abrange o universo. Cada pensamento, cada fala, cada gesto afeta a nós mesmos e ao todo. Interagir é agir com consciência, sabendo que tudo e todos são importantes. Viver amorosamente é viver em harmonia, é se dar e receber. Em nome de todos.” (Oráculo do Pão- Magui)
PRUDÊNCIA – Ser prudente é ater-se às coisas e fatos, examinar possibilidades e conseqüências antes de manifestar um pensamento, uma intenção ou empreender uma ação. Só o homem pode colocar-se diante de situações, pessoas e coisas de forma mais condizente com sua consciência, e agir do modo mais conveniente, evitando atritos e sofrimentos por seguir os impulsos instintivos e ter devido a isso reações intempestivas. Prudência não é vacilação ou indecisão. Uma pessoa prudente sabe interpretar a vida como um campo de aprendizado em que energias inter-relacionadas estão em constante interpretação. (Marilu Martinelli)
“A arte de ouvir antes de agir. De compreender os sinais. De agir com a alma. De cultivar a serenidade. De caminhar no equilíbrio. A arte de compreender e respeitar o ritmo da vida. De compreender e respeitar o momento certo. A arte de praticar a ação correta.” (Magui – Oráculo do Pão)
OS VALORES RELATIVOS DA PAZ E SUAS DEFINIÇÕES
SILÊNCIO INTERIOR – A paz e a alegria estão no reino interior. Dirigir a mente para dentro de nós é um exercício extremamente eficiente que nos enseja ouvir a voz da divindade interna. Esse procedimento nos proporciona conhecer as causa do nosso sofrimento, ou seja, a prioridade que damos à forma externa e o percurso do caminho das aparências. Para reverter esse quadro de aflições e instabilidade emocional, é preciso esvaziar a mente de pensamentos e desejos, entrar no silêncio interior e deixar fluir a energia da força alquímica que transmutará nossas inquietações em paz. O silêncio interior permite o fluxo da consciência que nos traz inspirações e gestações de propósitos mais elevados. Assim, iluminamos a nossa mente e a transformamos num aliado e mediador par o diálogo real com a vida. No silêncio interior nosso espírito comunga com o cosmos. (Marilu Martinelli)
“A busca da paz interior não tem nada a ver com a apatia diante da realidade; pelo contrário, nós estamos interconectado a tudo o que existe. E há uma necessidade efetiva de atuação de cada um, pois a transformação não é pessoal, mas coletiva. Essa idéia de que alguém pode se isolar, ficar meditando, que o mundo não lhe diz respeito, é falsa. Mesmo que a meditação exija um isolamento momentâneo, sua função é nos tornar conscientes de que estamos interligados com o todo, para que daí venha a ação adequada.”
CALMA – Nossa mente é devastada por pensamentos egoístas, críticas, ressentimentos e ansiedade, o que fertiliza o terreno para o plantio de mais agitação e dúvidas. Observando atentamente as causas que provocam a nossa desestabilização, veremos que a confusão está apenas na superfície da mente e que, mergulhando mais fundo em nosso ser, encontraremos a calma necessária para descobrir respostas e soluções para os problemas. A calma traz a lucidez, tão necessária para avaliar e aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece. A calma conquistada traz uma abertura para o auto-crescimento e para a serenidade na avaliação de tudo o que nos rodeia e de nossos sentimentos. (Marilu Martinelli)
CONTENTAMENTO – Alimentamos ideais e desejos egoístas e ilusórios quando nos deixamos envolver pelos argumentos da insensata pressão que impõe modelos pré-fabricados de felicidade e realização. Para não entrar nesse jogo, basta saber o que nos é necessário e suficiente para fazer-nos felizes. Conhecer as razões do nosso descontentamento pela auto – indagação muitas vezes mostra que estamos superestimando coisas e problemas. Apostar no contentamento como satisfação de desejos e aquisições materiais nos torna insaciáveis e incontentáveis. Ouvindo nossa consciência, aplicamos os instintos e intelecto corretamente, sentimos a relatividade das coisas, usamos melhor nossa inteligência – e o contentamento se estabelece naturalmente. (Marilu Martinelli)
TRANQÜLIDADE – Conquistamos tranqüilidade quando fortalecemos a verdadeira imagem das pessoas e das coisas. A fervilhante multiplicidade de sensações e os arrebatamentos impedem que sintamos a vida mais intensa e profundamente. Quando o efêmero não nos satisfaz mais, buscamos na tranqüilidade interior, fora do alcance das exaltações, desfrutar o essencial. A equanimidade diante da alegria ou do sofrimento, do sucesso ou do fracasso, é a marca do ser humano auto – realizado. (Marilu Martinelli)
PACIÊNCIA – Estamos todos subordinados ao tempo de maturação das coisas. Nada acontece fora de hora. A paciência brota do amadurecimento do caráter e da clarificação da mente. Dissipamos a névoas da ansiedade à medida que superamos o imediatismo imaturo e egoísta. Paciência não quer dizer lentidão e postura de enfado, preguiça ou desestímulo. Somos paciente quando agimos dando o que temos de melhor e entregando o resultado à vontade maior. Paciência consigo mesmo reflete-se na paciência com o semelhante e com a vida. Com paciência, superamos etapas com menos sofrimento, sempre movidos pela esperança e crença na vida. (Marilu Martinelli)
“Entender que tudo tem seu tempo. Que tudo vem a seu tempo. Dar o tempo necessário. Para crescer. Brotar. Florescer. Aceitar o ciclo da vida. Respeitar o fluxo do tempo. Observar o tempo passar. Esperar o tempo certo. Pra plantar. Pra colher. Pra agir. Pra segui. Pra aprender.” (Magui – Oráculo do Pão)
AUTOCONTROLEO autocontrole evita infligir dor, aborrecimento e constrangimentos aos outros e a nós mesmos. Constitui um elemento importante para vencer nossas tendências inferiores , atingir nossas qualidades e nos preparar melhor para viver. O assenhoreamento dos nossos impulsos não se consegue pela repressão ou negação dos instintos, mas pela disciplina mental e elevação do nível da consciência. Só o homem pode ser senhor de si, pelo conhecimento e aprimoramento de todos os níveis da sua personalidade e da sua consciência. Não podemos nos esconder de nós mesmos e do mundo, mas sim triunfar dos nossos defeitos e das adversidades por meio do autocontrole e da auto-disciplina. (Marilu Martinelli)
TOLERÂNCIA – A falta de tolerância restringe o âmbito de oportunidades de aprendizado. . . Ser tolerante exercita nossa capacidade de amar o próximo. A compreensão e o respeito por pontos de vista contrários ajudam a sair da prisão do egoísmo vaidoso. É o suporte para combater um dos traços mais característicos do homem fundamentado na animalidade: o desamor. Tolerar não é suportar pessoas ou situações para assumir uma posição de menosprezo ou de auto-engrandecimento. A tolerância é um valor humano que ajuda a ver tudo e todos com serenidade, desde que encaremos a vida sem preconceitos ou exigências. (Marilu Martinelli)
“Compreender que somos todos diferentes. E que nossas diferenças se completam formando o todo e nos tornando iguais. No direito de ser quem se é. De trilhar o próprio caminho. De ser aceito e amado incondicionalmente. Compreender, aceitar e seguir o fluir e refluir da vida.” (Magui – Oráculo do Pão)
CONCENTRAÇÃO – A concentração da mente em determinado ponto leva à compreensão e a vivências mais profundas e abrangentes do objeto da nossa atenção. Nada pode ser adequadamente examinado, assimilado ou executado sem concentração. O cultivo da capacidade de concentração produz ações corretas e proficientes. A concentração de esforços no trabalho, na busca do autoconhecimento e da auto-realização deve fazer parte de todos os momentos da vida. Este é o caminho para alcançar a elevação espiritual e a felicidade humana. (Marilu Martinelli)
AUTO-ACEITAÇÃO – O medo do autoconhecimento impede a auto – aceitação. O desconhecimento de nós mesmos leva à avaliação errônea do nosso físico, das nossas dificuldades e das qualidades que temos. Criamos, então, expectativas fictícias sobre nós mesmos, sofremos crises e frustrações pela estagnação do comportamento ressentido e passamos a viver prisioneiros do medo. Ao nos julgarmos incapazes de corresponder às nossas fantasias, temos a tendência de recorrer à autopunição, em vez de superar essas projeções com a correção dos defeitos e exploração das verdadeiras potencialidades e aptidões. Auto-aceitação é fruto da coragem de vencer a letargia da ignorância e viver sem culpa, rompendo as limitações. Saber que temos os dons necessários para contribuir no engrandecimento do todo provoca auto-aceitação e agimos a partir dai cheios de gratidão e confiança. (Marilu Martinelli)
“Eu procuro por mim
Eu procuro por tudo que é meu e que em mim se esconde.
Eu procuro por um saber que ainda não sei, mas que de alguma forma já sabe em mim.
Eu sou assim…processo constante de vir a ser.
O que sou e ainda serei são verbos que se conjugam sob áurea de um mistério fascinante.
Eu me recebo de Deus e a Ele me devolvo.
Movimento que não termina porque terminar é o mesmo que deixar de ser.
Eu sou o que sou na medida em que me permito ser.
E quando não sou é porque o ser eu não soube escolher.” Pe. Fábio de Melo
AUTO – ESTIMA – A ausência de auto-estima deprecia o individuo, que, assim, desconsidera as oportunidades que a vida lhe apresenta e se sente rejeitado, entediado e excluído. Vê tudo negativamente e, descrente e desconfiado, encara o mundo como reflexo da sua autonegação. O exame corajoso e lúcido dos motivos da falta de auto-estima, sem queixumes ou culpas, com disposição de vencê-los, produz mudanças internas e a valorização da vida. A auto-estima é imprescindível para o cumprimento da primeira etapa da evolução humana e espiritual, que é a utilização consciente da personalidade como instrumento de desvelamento da verdade e de acesso à divindade interior. (Marilu Martinelli)
“Não podemos permitir que as emoções precárias roubem de nós o que nós somos. Reguemos com cuidado para não agredir o jardim que nos enfeita. Não importa o tempo de sua existência. O que importa é a sua finalidade. O jardim está ai para dar leveza ao cenário, mesmo que muitas vezes não seja notado. Na exposição ou no anonimato há uma reforma a ser feita em cada idade, para que o nosso lar ampliado receba os viandantes. É preciso dar boniteza à travessia.” (Gabriel Chalita)
DESPRENDIMENTO – O desapego é o relacionamento altruísta com tudo e com todos. O apego às convenções sociais e a opinião pública nos submete a banalidades. O apego a preconceitos estreita horizontes, o apega às pessoas reduz o amor à posse e o apego às coisas torna a pessoa mesquinha. As coisas materiais estão a nosso serviço e não nós estamos a serviço delas. O desprendimento permite um relacionamento amoroso com as pessoas sem subjugá-las ou moldá-las ao nosso gosto. O desprendimento é conquistado quando se alcança o equilíbrio entre a força da matéria e a força do espírito e se vive não a repulsão entre essas forças, mas a sua harmonização. Sem desprendimento, não há transformação, pois o apego entorpece. (Marilu Matinlli)
“Soltar. Entregar. Deixar ir. Deixar partir. Fluir. Viver no presente. Sem o peso do passado, sem expectativas para o futuro. Saber de nossa finitude. Saber que somos passageiros. Sem posses. Sem medo. Sem culpa”. (Magui)
AUTOCONFIANÇA – Estamos sempre expostos às alternâncias de vitórias e derrotas, e a autoconfiança é a energia que nos anima e assegura a vitória sobre as dificuldades individuais e a fragilidade. A autoconfiança nos estimula a seguir a nossa vocação evolutiva natural, combater interna e externamente em nome da verdade sempre, atentos para não ser traídos pela natureza inferior ilusória e estacionária. Só pode ter fé em Deus aquele que tem fé em si mesmo; caso contrário, seria impossível reconhecer a presença da divindade interior e sua atuação em nós e em tudo que existe. (Marilu Martinelli)
OS VALORES RELATIVOS DO AMOR E SUAS DEFINIÇÕES
DEDICAÇÃO – É a atitude natural inspirada pelo amor puro por alguém, por uma causa ou atividade. A dedicação, em qualquer empreendimento, fortalece o poder de realização. Sem dedicação, não há progresso cultural, material ou espiritual. Aquele que se dedica ao que acredita não conhece instabilidade e indefinições. A dedicação ao autoconhecimento desperta energias adormecidas,e, se nos voltarmos para a prática da espiritualidade no cotidiano, podemos fazer da nossa vida uma oferenda à divindade imanente em todas as manifestações dessa vida. (Marilu Martinelli)
AMIZADE – A verdadeira amizade é adesão amorosa, fonte de inspiração e aprimoramento mútuos. O intercâmbio honesto e leal de experiências fortalece a amizade e une os corações. A amizade nasce da sincronia de energias, não importam as atividades ou os objetivos das pessoas. A compreensão das dificuldades, o apoio na dor e na alegria, a crítica terna e objetiva e o reconhecimento de talentos e qualidades dos outros é o procedimento de quem nutre amizade verdadeira; caso contrário, reduzem-se a ligação e o relacionamento amoroso a atitudes convencionais de comportamento. Amizade é um sentimento doce e profundo que une fraternalmente as almas, criando confiança e equilíbrio. (Marilu Martinelli)
GENEROSIDADE – Doar-se é superar o egocentrismo, passar da auto-satisfação subjetiva e física como princípio e fim para a comunhão com os semelhantes. A colaboração movida por amor é a mais bela forma de generosidade. A generosidade implica discernimento. Deve ser condizente com a necessidade e capacidade de recepção do semelhante para que não interfiramos em seu processo de crescimento, tanto material quanto espiritual. Se assumirmos uma posição generosa perante a vida, colocar-nos-emos à disposição dela e amaremos, servindo aos outros e favorecendo os nossos processos criativo-intuitivo ao expandir nossa capacidade de amar e compreender. (Marilu Martinlli)
DEVOÇÃO – A devoção reconstrói fundamentos morais e amorosos, estimula a fé e destrói dúvidas corrosivas que dificultam o autoconhecimento. Não se deve confundir devoção com fanatismo. Devoção é entrega amorosa. Fanatismo é escapismo, banalização da fé. As exacerbações nas demonstrações externas de devoção denotam desequilíbrio emocional e exibicionismo. Devoção é o sentimento vivo do amor; por isso, ela vibra em nosso coração e a expressamos pelo amor que consagramos a tudo que fazemos. Ser devoto é fazer de cada ato uma celebração do amor de Deus e por Deus. (Marilu Martinelli)
“Tão importante quanto crer é saber duvidar. A construção da fé passa o tempo todo pelo caminho da dúvida”(Pe. Fábio de Melo)
“A dúvida é processo importante na construção da fé. É a partir dela que crescemos na confiança. Ela é o crivo que nos posiciona de maneira honesta diante da verdade sugerida. Só fechamos os olhos e confiamos se soubermos acreditar na mão que nos segura. Mas essa confiança não caiu do céu. Foi construída aos poucos, pela força da convivência. Esse convívio, por ser humano, certamente comportou em seu processo a experiência da dúvida.” Pe. Fábio de Melo)
SIMPATIA – Sentimos simpatia e somos simpáticos por comunicação energética. A energia amorosa que liberamos quando abrimos o coração e a mente, sem conceitos rígidos, em direção à luz, gera simpatia e associação. Atraímos pessoas pelo imã do amor, somos mais ou menos simpáticos a alguém por sintonia e receptividade de vibrações energéticas. Quando tiramos as máscaras e armaduras impostas pelo medo, liberamos nossa energia do orgulho e da agressividade. Simpatia muitas vezes é confundida com bajulação ardilosa, que vida à obtenção de benefícios e vantagens. O bajulador sabe tocar exatamente no ponto fraco do interlocutor, que vaidosamente, o acha simpático. A energia harmonizadora da simpatia derrete o gelo da indiferença, aproxima as criaturas e constrói elos de ligação amorosa entre as pessoas. Viver em harmonia conosco, encontrar nosso centro, permite a liberação homogênea da nossa energia, cujo reflexo é a simpatia. (Marilu Martinelli)
GRATIDÃO – Só aquele que venceu o orgulho e a pretensão alcança o terno e alentador sentimento de gratidão. Caso contrário, o benfeitor torna-se uma presença incômoda e o beneficiado, em lugar de gratidão, confronta-se com a sensação de dívida e a obrigação embaraçosa de retribuir o benefício. Gratidão é sentir a ressonância amorosa de uma ação fraterna e desinteressada no coração. Agradecer ao semelhante a Deus é a melhor maneira de orar, pois o agradecimento é a mais linda oração. (Marilu Martinlli)
“Celebrar cada momento. Celebrar o que se conquistou. E o que não se conquistou. Celebrar o que se tem. E o que se quer. Celebrar quem somos. Celebrar a vida. Celebrar. É uma bela forma de se agradecer.” (Magui – Oráculo do Pão)
“A gratidão é o sentimento que mais nos aproxima de Deus.”
CARIDADE – Se o nosso semelhante estiver passando por dificuldades materiais ou emocionais, devemos procurar dar-lhe alívio e encontrar soluções, sem esperar recompensas nem criar dependências. Devemos alimentar a autoconfiança e a alegria de viver das pessoas. A caridade é exercício de amor, não de pena, pois pena é a derradeira emoção que se sente por outrem, ao passo que a caridade é movida pelo sentimento de pertencermos à família humana, conscientes de que se pode aprender com a dor e o sofrimento alheios, e que cada experiência se encaixa no grande esquema da vida. Devemos amar deixando cair as couraças do ego e ser amorosamente caridosos. (Marilu Martinelli)
“Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.” (Clarisse Lispector)
PERDÃO – O perdão nos liberta dos grilhões da mágoa e do ressentimento, que, na realidade, são subprodutos do orgulho. A vaidade do ego endurecido é o maior empecilho para o perdão. Aquele que não perdoa desenvolve raciocínio e sentimentos duros e inflexíveis, e está sempre se cozinhando no próprio caldo fervente da raiva e dos desejos de vingança. Perdoar a nós mesmos ajuda a perdoar aquele que nos tenha ofendido e eliminar intransigências e deixar de ser carrasco de nós e dos outros. Perdoar ao agressor todas as ofensas e injúrias nos liberta dele porque compreendemos o estágio de evolução da sua consciência e nos alegramos com seu progresso, pois, tendo reconhecido o erro, se arrepende e pede perdão. Quem pede perdão com sincero arrependimento revela evolução de seu espírito. O perdão é um elo que nos liga à misericórdia divina. (Marilu Martinelli)
“Aceitar a si mesmo e ao outro como somos é perdoar. Não se prender à mágoas é perdoar. Desligar-se do rancor é perdoar. Compreender os seus próprios erros e os do outro é perdoar. Perdão é cura para todas as dores. Perdão é nos libertar do que nos impede de viver em paz.”(Magui)
COMPAIXÃO – O cultivo das virtudes resulta em compaixão, o reconhecimento da divindade imanente em cada ser. Ser compassivo é sentir o outro dentro do coração e recebê-lo sem restrições. Não significa que devemos assumir o seu problema ou a sua dor, mas compartilhá-los amorosamente, enquanto procuramos soluções para as aflições com lucidez e atitudes positivas, sem permitir que as emoções toldem nossa capacidade de raciocinar. Desse modo, atraímos inspirações, aproximamo-nos da Graça, a divina intervenção. (Marilu Martinelli)
“Compaixão é compreender o outro em seu próprio coração. Tazer à tona a tolerância e o amor que cura e restaura. É unir-se ao outro. É saber-se igual. É sentir o outro em sua condição humana. É aceitar é respeitar. É o aconchegar. ” (Magui – Oráculo do Pão)
COMPREENSÃO – Compreender é entender com a mente e com o coração, é a assimilação do sentimento abrangente de acontecimentos, situações e comportamentos dos semelhantes. Compreensão não significa concordância. Aceitar as razões que levaram alguém a agir de determinada maneira é sair de dentro de nós, de preconceitos, e aceitar os limites de cada um. A compreensão ajuda a viver no mundo como num vasto campo de aprendizado, num centro de treinamento do espírito para o aprimoramento da consciência e a expansão do amor. (Marilu Martinelli)
IGUALDADE – Estamos contidos e contemos toda a criação – não estamos separados. Se excluirmos nome e forma, somos iguais em essência. Adquirimos uma individualidade e formamos nosso caráter para experienciar as transformações da consciência e perceber que estamos aqui aprendendo essa igualdade. Perdemos então o egoísmo diferenciador e o altruísmo surge em conseqüência da comunhão com tudo e todos. A igualdade de direitos, obrigações e oportunidades estabelecida na sociedade é básica para o progresso do homem em todos os níveis da personalidade. O sentimento de igualdade determina prioridades e orienta nosso comportamento e posicionamento diante da sociedade. (Marilu Martinelli)
ALEGRIA – É um estado anunciado pela alma que inunda o coração e a mente. Independente de prazeres sensoriais, aquisições materiais ou condicionamento exterior. É um patamar de onde partimos para viver a vida plenamente, participando dela com entusiasmo. As emoções equilibradas e a observação da renovação da vida trazem alegria interior e exultamos com o contentamento dos outros. Alegria é o estado natural do ser humano e só desaparece quando eclipsada pela falta de autoconhecimento e pela ausência de amorosidade. A capacidade de superação de problemas é alimentada pela alegria de viver. A solução de impasses traz satisfação pessoal e sensação de alegria e capacidade, e uma visão mais clara de nós mesmo. (Marilu Martinelli)
“Cultivar o prazer, o riso, a brincadeira. Cultivar o viver sem medo. Sem restrições. Cultivar o sentir. O sonhar. A imaginação. Resgatar o lúdico em cada gesto. Divertir-se sem culpa. Ser responsável sem peso. Agir conscientemente com o coração. Olhar a vida por novo ângulo. VIVER LEVE.” (Magui)
ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO – O espírito de serviço e sacrifício é a qualidade básica para vencer as tendências de banalização da vida e superar as características da nossa natureza animal. Evoluímos humana e espiritualmente com espírito de sacrifícios sustentados pela força da alma, o amor altruísta. Sacrifício não quer dizer sempre dor, mortificação ou sofrimento. A renúncia a algo para dar um sentido mais nobre e amplo à vida proporciona mais alegria do que um prazer efêmero, por mais intenso que pareça. A renúncia, a privação de alguma coisa para dar felicidade a alguém ou a uma causa, pode trazer satisfação e alegria inimagináveis. À medida que os ideais se tornam mais grandiosos, os desejos fazem-se mais impessoais e nobres. O espírito de sacrifício sacraliza a vida e supera amarguras. (Marilu Martinelli)
OS VALORES RELATIVOS DA NÃO VIOLÊNCIA E SUAS DEFINIÇÕES
COOPERAÇÃO – É fazer junto, trabalhar em comum. A cooperação fortalece o espírito de grupo e enfraquece a competição e a necessidade de ganhar – mostra que o outro não é adversário, mas companheiro. O reconhecimento da importância de cada um no todo abre a mente e o coração para o conjunto, e isso faz com que ofereçamos prazerosamente nossos talentos para o bem comum. O egoísmo competitivo superestima nossa atuação e diminui a qualidade da atividade do outro. A cooperação apara as arestas da vaidade e do orgulho auto-suficiente. (Marilu Martinelli)
FRATERNIDADE – O egoísmo provoca medo, separação e crueldade. A consciência de fraternidade entre os homens e da paternidade de Deus muda o sentido de estar vivo. A percepção de que os nossos anseios mais legítimos e profundos são basicamente os mesmos que movem o coração dos nossos semelhantes inverte a visão individualista. Compreendemos então a vida sob novo prisma e nos livramos de demonstrações de interesses pessoais para manifestar respeito, amor e reciprocidade, reconhecendo em todos a mesma origem divina. (Marilu Martinelli)
ALTUÍSMO – Tudo o que fazemos com altruísmo é positivo e construtivo porque inspirado pela nossa sabedoria interior. O altruísmo é a vitória sobre o egoísmo que embaça e obscurece a visão de nós mesmos, do outro e do universo. Ele ilumina a consciência e faz que o mais simples ato, realizado sem a preocupação de satisfazer nosso ego, de modo desapegado, torne-se um rito sagrado, porque somos movido por amor, sem visar recompensas. (Marilu Martinelli)
RESPEITO À CIDADANIA – O respeito à cidadania reforma a sociedade porque reformula o comportamento do cidadão. A consciência de que nosso bem – estar e prosperidade estão ligados ao bem – estar e à prosperidade social nos ajuda a compreender como nos colocar em harmonia com o sentido da, desempenhando nossos deveres e reivindicando nossos direitos em conjunto. O respeito ao espaço comum, ao patrimônio público, e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade determinam o desenvolvimento real e nos conscientizam da interdependência. Perdemos o sentido da evolução quando o nosso egoísmo substitui a busca do verdadeiro significado da vida pelo progresso material, acreditando que nos bastávamos a nós mesmos. A participação de todos é o poder da sociedade de amenizar a dor e o desamparo dos menos favorecidos com idéias e iniciativas criativas e viáveis. Respeito à cidadania exige a ação consciente e o compromisso do cidadão de servir a sociedade. (Marilu Martinelli)
CONCÓRDIA – O exercício da concórdia consiste na apreciação serena, paciente e lúcida de uma opinião ou situação que envolva ou a nós ou a outras pessoas, visando encontrar soluções de consenso. Em qualquer discussão, deve-se buscar acordos e não impor pontos de vista imperativamente, para que a troca de idéias seja válida e estas não morram estéreis. A concórdia é a busca do senso comum, da paz e da harmonia entre posições opostas visando o aprimoramento de objetivos.(Marilu Martinelli)
FORÇA INTERIOR – O cultivo dos valores humanos nutre o caráter. A debilidade de caráter deve-se à falta de força interior, que nos leva a temer a vida, a mentir, roubar, matar e praticar toda sorte de vilanias e crimes contra a natureza. A força interior enobrece os pensamentos e impulsiona nossos atos para a superação de todo obstáculo. Vencemos nossas deficiências e hesitações com a ajuda da força interior, a centelha vital que anima e inspira como parceira incondicional. Enfrentar adversidades abre novos caminhos; as transformações movem-se através de provações e a força interior propicia a renovação mental e espiritual. (Marilu Martinelli)
UNIDADE – Apesar da multiplicidade de aspectos e diversidade de funções e formas, nada nem ninguém pode ser considerado isolado. Tudo o que existe na natureza e no universo interage e se comunica energeticamente. Se abrirmos o coração e o intelecto para a vida, veremos nitidamente a unidade da natureza. O amor é a grande ação unificadora, a energia que anima, mantém e transforma a existência. O espírito de Deus refulge dentro e através de Sua obra e unifica a aparente diversidade. (Marilu Martinelli)
“Assim embaixo como em cima. Asim na terra como no céu. À imagem e semelhança de Deus. Somos todos irmãos. Compreender no nível mais profundo o significado destes ensinamentos permite a união completa e perfeita com o todo, a conexão com o universo e a liberação de preconceitos.” ( Oráculo do Pão – Magui)
PATRIOTISMO – Não significa delimitar fronteiras e defendê-las a qualquer custo. Não é cultivar separação e a divisão do planeta, o que já nos causou e ainda causa muito sofrimento. Patriotismo é um compromisso amoroso que assumimos com o pedaço da Terra que nos recebeu como filhos. Devemos amar a nossa pátria honrando e respeitando seu solo e nossos compatriotas, oferecendo nossos talentos e esforços para seu engrandecimento. O mundo hoje está de tal modo interdependente econômica, científica e culturalmente, que não permite mais nenhum retrocesso, portanto, somos irmão vivendo em lugares diferentes. Os valores humanos e espirituais fortalecem um país. As nações declinam moral, econômica e culturalmente quando seus filhos se esquecem de que são seres humanos, de que têm no espírito sua forma mais evoluída de ser.(Marilu Martinelli)
RESPONSABILIDADE CÍVICA – Criticar erros e deficiências sociais sem procurar eliminá-los é fugir das responsabilidades civis. Agir como espectadores, como se estivéssemos incólumes, só agrava os problemas. Instituições governamentais, industriais, empresas, universidades e escolas funcionam porque homens e mulheres nelas trabalham e delas se beneficiam; só justificam sua função na sociedade se os colaboradores tiverem dedicação, honestidade, consciência do valor do serviço prestado e responsabilidade física. Caso contrário, agimos de forma parasitária e nos opomos ao esforço evolutivo da sociedade.
SOLIDARIEDADE – É a comunicação profunda como nosso semelhante, porque, sendo solidários, enfatizamos nossas similaridades e dissolvemos empecilhos em forma de personalidade, credo, cultura, raça ou posição sócio-econômica. A solidariedade supera a indiferença e faz reconhecer o outro em nós. Ele nos torna mais receptivos e identificados com a humanidade e toda a criação divina.
RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA E À NATUREZA – A natureza tem método e equilíbrio perfeitos em suas múltiplaexpressões. A mãe Terra e seus elementos unidos nos compõem e mantêm. A atuação perfeita da natureza é por si só uma grande lição, que ensina, ainda, o quanto fazemos parte dela. Demonstramos nosso nível de autoconhecimento respeitando cada forma de vida como um sistema do qual somos parte integrante. A saúde da natureza, a ecologia e seu equilíbrio devem ser respeitados e preservados, assim como devemos nos manter saudáveis e equilibrados. Após tantas agressões e devastações praticadas contra a natureza pela nossa ignorância cega e ambiciosa, devemos procurar ter um diálogo mais harmonioso e humano com ela e suas criaturas. Manifestação da vontade de Deus, a natureza e suas expressões são sagradas.
RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE CULTO E RELIGIÕES – O esplendor da Verdade é único, embora apareça de maneiras diferentes, refletido nos vários costumes, mitos, credos, rituais e manifestações da espiritualidade e criatividade humanas. Não podemos julgar culturas segundo os nossos padrões se quisermos compreendê-las e avaliá-las amplamente. É preciso estar aberto para aprender com as diferenças, respeitando-as, enxergando sem distorções preconcebidas e expressão das várias culturas e religiões. Todos os seres humanos têm medos, dúvidas e necessidades espirituais e físicas; assim, só uma aliança entre eles permite a revelação dos mistérios da vida. A religiosidade permeia todas as maneiras de encontrar a essência da Verdade em todas as coisas visíveis. Ela não separa, unifica. O que nos afasta dela é a ignorância, o medo e o egoísmo arrogante. (Marilu Martinelli)
USO ADEQUADO DO TEMPO – Tudo o que vive cumpre um ciclo da existência. Cada ser humano dispõe de um período dentro da eternidade para cumprir seu propósito de vida. O tempo biológico segue sua evolução natural: nascimento, desenvolvimento, procriação, amadurecimento, envelhecimento e morte física. O tempo sensitivo e subjetivo é relativo aos nossos estados de ânimo. O tempo mental está condicionado ao nosso contato com o mundo por meio dos sentidos. Quando anulamos a atividade mental, com o sono ou hipnose por exemplo, o tempo pára para nós. Portanto, a realidade transcende o tangível. O uso adequado do tempo que temos na vida física consiste em aproveitar cada oportunidade de aprender como única, adquirir autoconhecimento e servir a sociedade fazendo nossas tarefas sincronizadas com o ritmo da natureza e com a divindade interior, seguindo Sua ordem sagrada. (Marilu Martinelli)
USO ADEQUADO DA ENERGIA DO DINHEIRO – O dinheiro está impregnado de energia gerada pelas nossas convenções, normas de comportamento, desenvolvimento social e aspirações materiais. Como toda energia, deve circular; caso contrário, cria desconforto, dor, injustiça, violência e todo tipo de desequilíbrio individual e social. O dinheiro gera possibilidades e não pode ser usado como um instrumento de poder. Avareza, ganância e desperdício são erros cometidos freqüentemente no trato com a energia do dinheiro, devido à inversão dos valores na sociedade. Os valores éticos e espirituais têm sido desprezados, enquanto o dinheiro é visto como a satisfação de desejos insaciáveis. A energia do dinheiro serve para suprir as necessidades básicas, propiciar enriquecimento cultural e ser usada para benefícios comunitários através de iniciativas e atividades edificantes e não para separar as pessoas e embrutecê-las. (Marilu Martinelli)
USO ADEQUADO DA ENERGIA VITAL – As necessidades e compulsões da natureza do corpo físico não precisam ser reprimidas, mas, sim, conscientizadas. São energias e por isso mesmo devem fluir naturalmente, sem permissividade ou desregramento, para, bem direcionadas, constituírem forças saudáveis que mantenham o nosso organismo hígido. O controle da mente sobre os apelos sensuais evita o desgaste inútil da energia vital. Desperdiçamos energia com discurso vazio, ansiedade, agitação excessiva ou sobrecarga da mente com pensamentos atabalhoados. O corpo está a serviço do nosso espírito, por isso deve ser respeitado como servidor disciplinado para permanecer saudável e apto. O uso adequado da energia vital proporciona melhores condições de aprendizado, disposição física e elevação de propósitos.) (Marilu Martinelli)


 
 
Cursos de capacitação de Professores no Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos


Para uma mudança do comportamento social, é necessária uma renovação da compreensão do homem, do mundo e das ciências, não somente em termos intelectuais mas também, pela transformação interior, cujo efeito se manifesta conscientemente por suas ações. A educação tem um papel fundamental nessa transição, uma vez que pode trazer uma nova compreensão da natureza, do mundo e da própria existência humana.
O Programa Sathya Sai Educare, por meio do autoconhecimento e a vivência dos valores, permite aos educadores experimentarem tais aspectos através de cursos em três níveis:

01- CURSO BÁSICO

Proposta do Curso

• Trabalhar de forma gradativa os Valores Humanos em si mesmo, vivenciando-os, e refletindo sobre eles;
• Perceber a estreita relação entre o indivíduo, a sociedade e a natureza, entendendo que a mudança em qualquer das partes só é possível através da transformação interna do ser humano.
Metodologia
• Abordagem teórico-prática: vivências, dinâmicas, círculos de estudo, análise de textos, exposições orais, relatos de experiências;
• Baseia-se nas cinco técnicas preconizadas pelo Programa Sathya Sai: Contação de História, Harmonização, Citação, Canto em Grupo e Atividade em Grupo. Estas técnicas são instrumentos poderosos de acesso aos níveis de consciência e nos colocam, de forma gradual, em contato com nossa realidade interna: Os Valores Humanos.


02- CURSO INTERMEDIÁRIO

Objetivos:
Aprofundar o conteúdo do Programa de Educação em Valores Humanos/ Programa Sathya Sai de Educação, iniciado com o Curso Básico.

Conteúdo:
O curso aborda, entre outros, os seguintes tópicos:
1. Educação e Espiritualidade
2. Aprofundamento das técnicas do Método Direto: Citação, Harmonização, História, Canto e Atividade Grupal (revendo as cinco técnicas das aulas pelo Método Direto: aulas dos alunos)
3. Aulas pelo Método Indireto
4. Relato de experiências de facilitadores do Programa Educare em Escolas que Adotam o Programa Educare e na sociedade.
5. Análise dos discursos proferidos por Sathya Sai Baba
6. História e aspectos culturais das religiões: Hinduísmo, Grécia e Roma, Zoroastrismo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo e Religião Mulçumana.
7. Tradições Indígenas e outras Tradições Espirituais Brasileiras.
8. As obras, a mensagem e alguns aspectos da vida de Sathya Sai Baba, relacionados à educação e ao serviço voluntário à sociedade



03- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

No curso de especialização, os alunos estudam a teoria de Educação Sathya Sai em valores Humanos profundamente e aprendem a pô-la em prática. Depois que completar o Curso, eles poderão se tornar professores qualificados e facilitadores no Programa Sathya Sai Educare.

O conteúdo para o Curso inclui conferências, grupos de estudo e oficinas nos seguintes assuntos:
1. A educação de Sathya Sai em Valores Humanos
2. Metodologias de Ensino
3. Psicologia infantil
4. Cuidados paternais e maternais
5. Desenvolvimento moral das crianças
6. Desenvolvimento do caráter
7. Educação e Gerenciamento
8. Guias para implantar e gerenciar uma Escola Sathya Sai ou Escola que adotam o Programa Educare
9. Pesquisa em educação
10. Práticas espirituais


Os cursos se fundamentam no Programa Sathya Sai Educare que entende o homem como um ser total que se manifesta através de cinco níveis de atuação da consciência: físico, mental/emocional, intelectual, psíquico e espiritual. A cada um destes níveis de consciência corresponde um valor: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência. O propósito do Programa consiste em promover uma educação empenhada em resgatar os Valores Humanos que são inerentes, naturais e intrínsecos a todos os seres humanos. O educador deve buscar em si mesmo o verdadeiro sentido do EDUCARE, deve ser o exemplo vivo de seus ensinamentos e converter sua profissão em uma atividade que coopere com o engrandecimento da vida.




Objetivo

Capacitação e formação de professores que se comprometam com o Programa Sathya Sai Educare em suas aulas.




Público-alvo

Docentes de todos os níveis e pessoas ligadas à educação





Responsáveis

Equipes dos Representantes Regionais do Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil. Entre em contato com os representantes regionais de sua cidade para obter maiores informações sobre a programação dos cursos http://www.saieducare.org.br/regionais.asp

Comentários