BEBÊS ENTENDEM GRAMÁTICA DE IDIOMAS DISTINTOS E PERCEBEM A INTENÇÃO DAS PESSOAS,APONTA ESTUDO

Os bebês conseguem identificar palavras auxiliares e então entender como funciona a estrutura da frase (Foto: BBC)
Os bebês conseguem identificar palavras auxiliares e então entender como funciona
a estrutura da frase
(Foto: BBC)

Bebês entendem gramática de idiomas distintos, aponta estudo

Duração e tom das palavras ajuda criança a perceber estrutura de frase.Pesquisa foi divulgada nesta semana na revista 'Nature Communications'.


Um estudo realizado por linguistas do Canadá e da França indica que os bebês de sete meses já conseguem perceber a diferença entre estruturas gramaticais de idiomas distintos ao crescerem em famílias bilíngues.
De acordo com a pesquisa, os bebês, ao prestarem atenção na duração e no tom das palavras, percebem a estrutura de uma frase, incluindo verbo e objeto, em idiomas distintos.
Para tanto, eles usam palavras auxiliares como preposições e artigos, de pouco ou nenhum significado "como uma âncora para segmentar o discurso em trechos sinteticamente relevantes, dos quais a ordem básica de palavras de uma língua pode ser deduzida", diz o estudo.
No teste foi estudada a compreensão que os bebês têm de línguas com estrutura verbo-objeto (como o inglês e línguas latinas) e línguas com estrutura objeto-verbo (como o japonês).

Preposições e artigos
 

 As cientistas Judit Gervain, da Universidade Paris Descartes, da França, e Janet Werker, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, aplicaram testes em 24 bebês de sete meses "bilíngues", expostos a duas línguas em casa, e 47 "monoglotas", expostos a apenas uma língua.
As crianças ouviram várias frases e tiveram o comportamento monitorado, para verificar se elas tinham algum tipo de compreensão do que ouviam. O estudo, divulgado pela publicação científica "Nature Communications", diz que os bebês monoglotas conseguem identificar a estrutura verbo-objeto ao identificar palavras auxiliares como preposições e artigos.
Crianças bilíngues foram submetidas a testes similares. O exame mostrou que há diferenças na forma como elas identificam os sons, mas os resultados finais foram parecidos. O estudo concluiu que elas conseguem identificar igualmente a estrutura das frases.
"Apreender a gramática em um ambiente bilíngue onde duas línguas tem a ordem das palavras de forma diferente, como o inglês e o japonês, é uma tarefa ainda mais desafiadora", diz o artigo. "Os mecanismos que crianças bilíngues usam para resolver esse problema ainda é desconhecido."
"Como a maioria da população mundial está exposta a várias línguas desde o nascimento, um melhor entendimento de seu desenvolvimento cognitivo pode ter impacto considerável nas políticas sociais e educativas no mundo", diz o artigo.


Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/bebes-entendem-gramatica-de-idiomas-distintos-aponta-estudo.html

Bebês já percebem as intenções das pessoas por trás da fala, diz estudo

 

Crianças de 1 ano adquirem discernimento mesmo sem entender língua.
Trabalho foi feito pelas universidades de Nova York e McGill, no Canadá.

Bebês de 1 ano de idade já são capazes de detectar como a fala comunica também as intenções das pessoas, segundo aponta um novo estudo feito nas universidades de Nova York, nos EUA, e McGill, em Montreal, no Canadá. O trabalho aparece na edição desta semana da revista científica americana “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).

A pesquisa demonstra, portanto, que adquirimos logo cedo um conhecimento que vai além da experiência individual. Essas informações nos chegam por meio da observação indireta, pela conversação, por livros e pelo acesso aos meios de comunicação.
Trabalhos anteriores já haviam comprovado que as crianças são capazes de compreender que o discurso pode ser usado para comunicar e categorizar pessoas e objetos. Mas esse é o primeiro a ir além, com base em representações teatrais propostas pelos cientistas aos menores participantes.

A família real da Suécia divulga fotos de Estelle Silvia Ewa Mary, a nova bebê da família, segunda na linha de sucessão do trono. (Foto: Reuters/Kungahuset.se/Coroa Real Sueca) Bebês identificam intenções antes mesmo de falarem (Foto: Reuters/Kungahuset.se/Coroa Real Sueca)

Segundo a professora e uma das autoras Athena Vouloumanos, as crianças aprendem através da linguagem e da descrição oral de fenômenos que ainda não presenciaram diretamente. Assim, ganham discernimento e podem desenvolver suas habilidades sociais.
De acordo com a coautora Kristine Onishi, da mesma forma que os adultos, mesmo sem entenderem determinado idioma, têm a intuição de que duas pessoas fornecem informações entre si durante uma conversa, os pequenos podem não compreender o significado de palavras específicas, mas captam a mensagem principal.
 

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/bebes-ja-percebem-intencoes-das-pessoas-por-tras-da-fala-diz-estudo.html

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