Os bebês conseguem identificar palavras auxiliares e então entender como funciona
a estrutura da frase
(Foto: BBC)
(Foto: BBC)
Bebês entendem gramática de idiomas distintos, aponta estudo
Duração e tom das palavras ajuda criança a perceber estrutura de frase.Pesquisa foi divulgada nesta semana na revista 'Nature Communications'.
Um estudo realizado por linguistas do Canadá e da França indica que os bebês de sete meses já conseguem perceber a diferença entre estruturas gramaticais de idiomas distintos ao crescerem em famílias bilíngues.
De acordo com a pesquisa, os bebês, ao prestarem atenção na duração e no tom das palavras, percebem a estrutura de uma frase, incluindo verbo e objeto, em idiomas distintos.
Para tanto, eles usam palavras auxiliares como preposições e artigos, de pouco ou nenhum significado "como uma âncora para segmentar o discurso em trechos sinteticamente relevantes, dos quais a ordem básica de palavras de uma língua pode ser deduzida", diz o estudo.
No teste foi estudada a compreensão que os bebês têm de línguas com estrutura verbo-objeto (como o inglês e línguas latinas) e línguas com estrutura objeto-verbo (como o japonês).
Preposições e artigos
As cientistas Judit Gervain, da Universidade Paris Descartes, da França, e Janet Werker, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, aplicaram testes em 24 bebês de sete meses "bilíngues", expostos a duas línguas em casa, e 47 "monoglotas", expostos a apenas uma língua.
As crianças ouviram várias frases e tiveram o comportamento monitorado, para verificar se elas tinham algum tipo de compreensão do que ouviam. O estudo, divulgado pela publicação científica "Nature Communications", diz que os bebês monoglotas conseguem identificar a estrutura verbo-objeto ao identificar palavras auxiliares como preposições e artigos.
Crianças bilíngues foram submetidas a testes similares. O exame mostrou que há diferenças na forma como elas identificam os sons, mas os resultados finais foram parecidos. O estudo concluiu que elas conseguem identificar igualmente a estrutura das frases.
"Apreender a gramática em um ambiente bilíngue onde duas línguas tem a ordem das palavras de forma diferente, como o inglês e o japonês, é uma tarefa ainda mais desafiadora", diz o artigo. "Os mecanismos que crianças bilíngues usam para resolver esse problema ainda é desconhecido."
"Como a maioria da população mundial está exposta a várias línguas desde o nascimento, um melhor entendimento de seu desenvolvimento cognitivo pode ter impacto considerável nas políticas sociais e educativas no mundo", diz o artigo.
Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/bebes-entendem-gramatica-de-idiomas-distintos-aponta-estudo.html
Bebês já percebem as intenções das pessoas por trás da fala, diz estudo
Crianças de 1 ano adquirem discernimento mesmo sem entender língua.
Trabalho foi feito pelas universidades de Nova York e McGill, no Canadá.
Bebês de 1 ano de idade já são capazes de detectar como a fala comunica também as intenções das pessoas, segundo aponta um novo estudo feito nas universidades de Nova York, nos EUA, e McGill, em Montreal, no Canadá. O trabalho aparece na edição desta semana da revista científica americana “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).A pesquisa demonstra, portanto, que adquirimos logo cedo um conhecimento que vai além da experiência individual. Essas informações nos chegam por meio da observação indireta, pela conversação, por livros e pelo acesso aos meios de comunicação.
Trabalhos anteriores já haviam comprovado que as crianças são capazes de compreender que o discurso pode ser usado para comunicar e categorizar pessoas e objetos. Mas esse é o primeiro a ir além, com base em representações teatrais propostas pelos cientistas aos menores participantes.
Bebês identificam intenções antes mesmo de falarem (Foto: Reuters/Kungahuset.se/Coroa Real Sueca)
Segundo a professora e uma das autoras Athena Vouloumanos, as crianças aprendem através da linguagem e da descrição oral de fenômenos que ainda não presenciaram diretamente. Assim, ganham discernimento e podem desenvolver suas habilidades sociais.
De acordo com a coautora Kristine Onishi, da mesma forma que os adultos, mesmo sem entenderem determinado idioma, têm a intuição de que duas pessoas fornecem informações entre si durante uma conversa, os pequenos podem não compreender o significado de palavras específicas, mas captam a mensagem principal.
Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/bebes-ja-percebem-intencoes-das-pessoas-por-tras-da-fala-diz-estudo.html
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