PEQUIM OU BEIJING : A BELA CAPITAL DA CHINA















Pequim (em chinês 北京; em pinyin Běijīng e Wade-Giles Peiching; AFI: Loudspeaker.svg? /pèɪtɕíŋ/) é a capital e a segunda maior cidade da República Popular da China. Pequim, cujo nome em mandarim significa, literalmente, Capital do Norte, foi durante séculos, a mais populosa cidade do mundo, contando, hoje, com cerca de 10,3 milhões de habitantes (dados de 2010[1]). Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida (em mandarim, 紫禁城; zǐ jìn chéng), um conjunto de palácios dos imperadores chineses construído no século XV.
A cidade foi capital do Império Chinês de 1421 a 1911. Em 1912, a capital foi transferida para Nanquim, e Pequim tomou o nome para Beiping (Wade-Giles: Peiping) (literalmente "Paz do Norte", em mandarim); Ocupada pelos japoneses entre1937 e 1945, Pequim tornou-se novamente a capital da República Popular da China em 1949, com a denominação atual.

Nomes

"Pequim" significa "Capital do Norte" mantendo a tradição da Ásia Oriental de se chamar as capitais como tal em seus nomes — assim como Tóquio no Japão e Pyongyang na Coreia do Norte querem dizer "Capital do Leste" e "Capital do Oeste" respectivamente. Outras cidades que receberam nomes similares foram Nanquim ("capital do sul") e Đông Kinh, atual Hanói, no Vietnã ("capital do leste"), Quioto, no Japão, e Gyeongseong (, atual Seul), na Coreia do Sul (ambas significando simplesmente "capital").
Peking é o nome da cidade de acordo com a Romanização do Sistema Postal Chinês; a grafia se originou com os missionários franceses há cerca de 400 anos, e corresponde a uma pronúncia mais antiga, que antecede uma mudança sonora subsequente ocorrida no mandarim, na qual o [kʲ] passou a [tɕ][2] (o [tɕ] é representado no pinyin como j, como em Beijing).
A pronúncia "Peking" também está mais próxima dos dialetos fujianeses de amoy e min nan, falandos na cidade de Xiamen, uma das cidades onde comerciantes europeus primeiro aportaram, no século XVI, enquanto "Beijing" se aproxima mais da pronúncia do nome da cidade no mandarim.
A cidade recebeu diversos nomes ao longo da história. Durante a Dinastia Jin era conhecida como Zhongdu (中都), e posteriormente, durante o período da dinastia mongol Yuan, como Dadu () em chinês[3] e Daidu em mongol.[4](também registrada como Cambuluc[5] por Marco Polo). Por duas vezes em sua história seu nome foi mudado de Beijing/Peking para Beiping (ou Peiping; em chinês:  pinyin: Beiping; Wade-Giles: Pei-p'ing), literalmente "Paz do Norte". Isto ocorreu pela primeira vez no reinado do Imperador Hongwu, da Dinastia Ming, e em 1928, durante o governo Kuomintang (KMT) da República da China.[5] Em cada uma destas ocasiões, a mudança envolvia a retirada do elemento do nome que significa "capital" (jing ou king, 京) para indicar o fato de que a capital nacional havia sido mudada para Nanquim (Nanjing), na província de Jiangsu. Os nomes foram restaurados posteriormente ao formato anterior, Beijing/Peking; primeiro com o Imperador Yongle, na Dinastia Ming, que voltou a transferir a capital para lá, e em 1949, quando o Partido Comunista da China fez o mesmo, após a fundação da República Popular da China.[5]
Yanjing (; pinyin: Yānjīng; Wade-Giles: Yen-ching) é outro nome popular informal em uso para a cidade, referindo-se ao antigo Estado de Yan, que existiu no local durante a Dinastia Zhou. O nome pode ser visto em diversas instituições e produtos locais, como a marca de cerveja local, Yanjing Beer, bem como a Universidade de Yenching, uma instituição de ensino superior que acabou por se fundir com a Universidade de Pequim.

História

Durante as dinastias Tang e Song, existiam somente pequenas aldeias na zona. A última dinastia Jin(1115-1234) cedeu grande parte da sua fronteira norte, incluindo Pequim, à dinastia Liao no século X. A dinastia Liao fundou uma segunda capital numa cidade a que chamou Nanjing ("capital do Sul"). A dinastia Jin conquistou Liao e o norte da China, fundando Zhongdu (中都), a "capital central".

O Templo do Céu, um dos símbolos da capital chinesa.
Os mongóis, com Genghis Khan, arrasaram Zhongdu em 1215 e reconstruíram-na como Grande Capital (大都), a norte da capital Jin. Este é considerado o início da atual Pequim . O explorador Marco Polo chamou à zona Cambaluc. Kublai Khan, que queria ser imperador da China, localizou a sua capital no norte da China, que era mais próximo às origens de Kublai na Mongólia. Isto realçou a importância da cidade, apesar de ela estar na fronteira norte da China.
Em 1403, o terceiro imperador Ming, Zhu Di (朱棣), que subiu ao trono depois de matar o seu sobrinho e de uma longa guerra civil, moveu a capital, que estava no sul, estabelecendo-a no norte e chamando-a Beijing, ou seja, capital do norte. ACidade Proibida foi construída entre 1406 e 1420. Em seguida, foram construídos o Templo do Céu (1420) e vários outros projetos. A Praça da Paz Celestial (Tian'anmen) pegou fogo duas vezes durante a dinastia Ming e foi finalmente reconstruída em 1651.
Após a instauração da República da China em 1911, estabeleceu-se de novo a capital em Nanjing (Nanquim) e "Beijing" foi renomeada "Beiping". Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, foi ocupada pelo Japão em 29 de Julho de 1937. Durante a ocupação, Pequim foi a capital do Governo Provisório da China, um estado fantoche que governou o norte da então China ocupada. A ocupação durou até à rendição do Japão, em 15 de Agosto de 1945.
Em 31 de Janeiro de 1949, durante a Guerra Civil Chinesa, as forças comunistas entraram em Pequim sem confrontos violentos. No dia 1 de Outubro, o Partido Comunista Chinês chefiado por Mao Tse Tung, anunciou na Praça da Paz Celestial a criação da República Popular da China.
Depois das reformas económicas de Deng Xiaoping, a área urbana cresceu enormemente. A zona de Guomao tornou uma grande área comercial, tal como Wangfujing e Xidan, enquanto queZhongguancun se converteu no centro da indústria da eletrônica do país.
Como capital da nação, Pequim também sofreu agitação política nos últimos vinte anos. Na Praça da Paz Celestial tiveram lugar os Protestos da Praça da Paz Celestial em Maio e Junho de 1989, que terminaram num massacre por parte do exército, sob ordem direta dos dirigentes comunistas: milhares de estudantes foram massacrados, o que ainda é objeto de polêmicas e é contestada nacionalmente porque tratava da liberdade política na mais populosa nação da Terra. A praça também foi lugar de apelos de praticantes da Falun Gong (uma prática de Qigong) para que eles não fossem mais perseguidos.
Nos anos recentes, Pequim esteve sempre com problemas sérios, tais como os congestionamentos (apesar da maioria da população usa a bicicleta como meio de transporte), a contaminação do ar, a destruição do património histórico e a grande migração de outras partes do país.
Pequim, perdeu a eleição para a sede dos Jogos Olímpicos de 2000,mas 8 anos depois foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2008.[6]

Geografia

Pequim está situada no extremo norte da Planície Setentrional Chinesa. Montanhas ao norte, noroeste e oeste protegem a cidade e a área agrícola do norte da China das vizinhas estepes desérticas. A parte noroeste do município, especialmente Yanqing e Distrito Huairou, são dominadas pelas montanhas Jundu, enquanto a parte oeste do município é dividida pelas serras Xishan. A Grande Muralha da China, que se estende através da parte norte de Pequim, fez uso desta topografia acidentada para a defesa contra as incursões nômades das estepes.

Clima

O clima de Pequim é continental. O tempo é praticamente seco em quase todo o ano, mas no verão as monções causam muita chuva. Os invernos são muito frios, registrando temperaturas máximas abaixo de 0 °C nos dias mais frios, mas neva pouco devido à seca, causada pela altapressão do ar vinda da Sibéria. Os verões são quentes, as temperaturas ficam acima dos 30 °C em vários dias da estação. O outono e a primavera são estações de transição entre o frio e o calor e, assim como o inverno, são estações secas.

Região Metropolitana


Vista das cidades "Pequim" e "Tianjin", NASA.
Pequim detém de uma das maiores densidades populacionais do planeta, abrigando cerca de 10,3 milhões de habitantes dentro de seus limites. Sua região metropolitana é a 12ª mais populosa da Terra, contando com 17.234.087 habitantes.

Política

O sistema político de Pequim é estruturado num sistema de governo duplo como todas as outras instituições governamentais da República Popular da China. O prefeito de Pequim é a autoridade máxima no governo da cidade.Como a cidade é uma municipalidade administrada pelo governo federal,o prefeito possui o mesmo nível na ordem de precedência dos governadores das províncias.Entretanto,no sistema duplo de governo de Pequim,o prefeito está abaixo do que o Secretário do Comitê Municipal de Pequim do Partido Comunista.

Economia


Centro financeiro de Pequim.
Pequim é um dos maiores e mais importantes centros financeiros da China. Como uma cidade historicamente industrial, hoje, cerca de 73,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade vem da atividade industrial terciária[7]. Isso contribuiu para que Pequim, em 2009, fosse sede de 41 das 500 maiores empresas mundiais (e mais de 100 das maiores empresas da China) segundo a revista americana Fortune, estando em segundo lugar na lista das cidades que sedeiam o maior número de empresas entre as 500 maiores do mundo da época, sendo superada somente por Tóquio[8].
As atividades financeiras são outro motor da economia de Pequim. No final de 2007, as 751 organizões financeiras sediadas na capital chinesa geraram uma arrecadação de CNY126,2 bilhões para o governo local, cerca de 11% de todo a arrecadação bruta extraídas de atividades financeiras no país, naquele período. Essas atividades são responsáveis por 13,8% da economia de Pequim, mais do que qualquer outra cidade da China[9].
Em 2009, o produto interno bruto nominal de Pequim chegou a CNY1,3 trilhão, sendo seu PIB nominal per capita no mesmo período de CNY78,1 mil. Em 2008, por sua vez, o PIB nominal da capital chinese foi de CNY1,1 trilhão (cerca de US$174 bilhões), com um crescimento economico de 10,1% entre 2008 e 2009. Em 2008 o PIB nominal per capita foi de CNY68 mil, tendo crescido 6,2% em relação a 2008.
Em 2009, as atividas industriais primárias, secundárias e terciárias geraram uma arrecadação bruta de CNY11,8 bilhões, CNY274,3 bilhões e CNY900,4 bilhões, respectivamente.
O centro financeiro da cidade, concentrado principalmente na área central de Guomao, é um dos principais centros comerciais da China, concentrando diversas empresas, escritórios comerciais e shoppings centers. Já o Zona Financeira de Pequim, nas áreas de Fuxingmen e Fuchengmen, é um dos mais tradicionais centros financeiros da China. A área de Zhongguancun, conhecida como "Vale do Silício chinês", abriga diversas industriais relacionadas a alta-tecnologia, como ainformática, além de, mais recentemente, a produtos farmaceuticos. Do mesmo modo, a área de Yizhuang, na parte sudoeste da periferia da cidade, é sede de inúmeras industrias ligadas a tecnologia de informação, de produtos farmaceuticos e petroquímicos. A cidade também possuí outros diversificados parques industriais, como os de Yongle e Tianzhu.

Educação


A Universidade de Tsinghua é uma das melhores universidades da China.
Pequim abriga um grande número de faculdades e universidades, incluindo várias reconhecidas em nível internacional, tais como a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Pequim.[5] Por causa do status de Pequim como a capital política e cultural da China, a maioria das Universidades está localizada lá, tendo na soma geral 59 Universidades. Muitos estudantes estrangeiros, vindos dos países vizinhos e de outros continentes se transferem para Pequim todos os anos.

Transportes

Com o crescimento da cidade após as reformas econômicas, Pequim tem evoluído como o centro de transportes mais importante da República Popular da China e na região do leste asiático. Circundando a cidade estão cinco anéis viários, nove vias expressas e vias expressas da cidade, onze autoestradas nacionais, várias linhas ferroviárias, e um aeroporto internacional.

Referências
  1.  a b Communiqué of the National Bureau of Statistics of People's Republic of China on Major Figures of the 2010 Population Census. National Bureau of Statistics of China.
  2.  Coblin, W. South. "A Brief History of Mandarin." Journal of the American Oriental Society 120, no. 4 (2000): 537-52.
  3.  Li, Dray-Novey & Kong 2007, p. 7
  4.  Denis Twitchett, Herbert Franke, John K. Fairbank, in The Cambridge History of China: Volume 6, Alien Regimes and Border States (Cambridge: Cambridge University Press, 1994), p 454.
  5.  a b c d "Beijing". The Columbia Encyclopedia (6ª edição). (2007). 
  6.  Beijing 2008: Election. International Olympic Committee. Página visitada em 2006-12-18.
  7.  http://www.china.com.cn/economic/txt/2008-03/20/content_13178335.htm
  8.  http://money.cnn.com/magazines/fortune/global500/2009/cities/
  9.  http://zhengwu.beijing.gov.cn/xwfbh/bmqxfbh/t989438.htm
  10.  Sister Cities. Beijing Municipal Government. Página visitada em 2008-09-23.

Ligações externas

 
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pequim
 





Beijing (Pequim)



Beijing, a capital da China, ocupa uma área de 16,8 mil quilômetros quadrados e é de altitude de 43,5 metros acima do nível do mar. A população de Beijing é cerca de 12 milhões.
O clima da cidade de Beijing é clima continental. As quatro estações do ano são bem definidas: o inverno é frio, seco e venta muito; o verão é úmido e quente. A temperatura média em janeiro é de -4ºC e em julho é de 26ºC. A melhor estação para ficar em Beijing é de abril a julho, e de setembro a novembro.

Porta vermelha na Cidade Proibida.
 
 história resumida de Beijing

botão  1,7 milhões de anos antes de Cristo
O Homem-Macaco de Beijing vivia lá.
botão  No ano 1027 antes de Cristo, começou a história de Beijing
Como uma cidade, Beijing tem uma história de 3.000 anos. Ela se originou no ano 1027 antes de Cristo, no começo da Dinastia Zhou do Oeste. Naquela época, Beijing era a capital do Feudo Ji pertencendo a um duque, e se chamava a Cidade de Ji. Até hoje, existe um local em Beijing, que é chamada a Ponte da Porta de Ji, que é provavelmente relativa a essa história.
botão  Nos anos 900's, na época das Dinastias Liao e Jin, Beijing se tornou o centro político e cultural pela primeira vez na sua história.
Nos anos 900's, a etnia Qi Dan chegou em Beijing e ocupou a cidade. Aí, Beijing se chamava Yanjing. O nome Yanjing é freqüetemente em uso até hoje. Existem ainda a Cerveja Yanjing e o Hotel Yanjing. A cidade de Yanjing se situou no sudeste da cidade de Beijing de hoje, e ela era muito menor que Beijing.
botão  No ano 1115, a etnia Nuchen derrotou a Dinastia Song do norte e construiu a capital no lugar onde Beijing se localiza.
Beijing era chamada Zhong Du naquela época, e o reino se chamava Jin. Na época de Jin, Beijing se tornou a capital da China. Depois da época de Jin, nas Dinastias Yuan, Ming e Qing, Beijing era sempre a capital da China. No total, houve 34 imperadores que tinham governado a China de Beijing.
botão  No ano 1271, começou a Dinastia Yuan. Beijing foi escolhida como a capital.
A cidade se chamou aí Yuan Da Du, que significa a Grande Capital de Yuan. Nesta época, Beijing foi construída segundo um plano de construção sistemático. Até hoje, existem partes em Beijing, que estão na forma planejada na Dinastia Yuan.
botão  Em 1368, começou a Dinastia Ming.
A capital da Dinastia Ming tinha sido a cidade de Nanjing no começo. E Beijing tinha se chamado Beiping, de onde veio o nome Pequim. No ano 1403, o nome da cidade foi mudado pelo imperador, de Beiping a Beijing. No ano 1406, a Dinastia Ming mudou a capital para Beijing e começou a construir em larga escala a cidade, a muralha da cidade, palácios e templos, dos quais muitos existem até hoje, como a Cidade Proibida, o Templo Imperial, e os Templos do Céu, do Sol, e da Lua etc.
botão  Em 1644, começou a Dinastia Qing.
Beijing era de novo a capital. A cidade não mudou muito de Ming a Qing. Muitos palácios imperiais foram construídos nesta época, mas alguns foram destruídos pelas tropas aliadas estrangeiras quando elas invadiram a cidade em 1900. O Palácio de Verão é desta época. Ele foi também roubado pelas tropas, mas sobreviveu.
botão  No ano 1912, o último imperador saiu do trono. Acabou a história da monarquia imperial feudal.
botão  Em 1927, o governo novo do Partido Guo Min fundou a capital na cidade de Nanjing. Beijing voltou a usar o nome Beiping.
botão  Em 1937, o Japão invadiu Beijing.
Começou a Guerra Contra o Japão, a qual durou 8 anos.
botão  Em 1949, a nova China fui fundada.
O então líder Mao Zedong anunciou a fundação da China na Praça do Céu da Paz.
 
Por causa da longa história, existem muitos locais históricos em Beijing. É uma cidade interessante.
 
Cidade ProibidaA Cidade Proibida
A Cidade Proibida em Beijing se situa no centro da cidade. Ela foi construída na Dinastia Ming (1368-1644) e servia como o complexo de palácios imperial na Dinastia Ming e na Dinastia Qing (1644-1911)...
As pedras de tambor Hu Tong de Beijing
Hu Tong significa viela, que forma áreas residenciais tradicionais de Beijing...
Academia ImperialAcademia Imperial
Foi construída no ano 1306, na Dinastia Yuan (1271-1368). Nas Dinastias Yuan, Ming e Qing, a Academia Imperial era a administração de educação alta e a instituição mais elevada da China...
Palácio de Verão de Beijing.Palácio de Verão
Foi construído na Dinastia Qing (1644 - 1911). Era um parque para a família imperial passar o verão...
Templo do CéuTemplo de Céu
Foi construído na Dinastia Ming (1368 - 1644). Era o lugar onde o imperador oferecia sacrifícios ao céu e pedia a proteção do céu para o país e para o povo...
Pagode BrancoPagode Branco
O Pagode Branco se situa no Templo Miao Ying, chamado também o Templo do Pagode Branco, em Beijing. Este é o maior e mais antigo pagode budista na China...
Ponte Lu GouPonte Lu Gou
A Ponte Lu Gou foi construída na época de Jin, de 1189 a 1192. Ela se situa no leste de Beijing. A ponte era sempre uma conexão crítica no sudeste de Beijing. Ela é famosa por causa dos leões esculpidos nela...
Ópera de BeijingÓpera de Beijing
A Ópera de Beijing, claro, foi formada em Beijing, por volta do ano 1790, baseada em alguns tipos de óperas de outras regiões. Ela combina a arte musical, literária, a arte de cantar, de dançar e de pintar em si...

Fonte:http://www.minhachina.com/beijing.htm
 
Pequim (Beijing)
 
Por sobre as muralhas vermelhas da Cidade Proibida, hoje guardadas pelo retrato gigante de Mao Tsé-tung, esconde-se o luxuoso Hall da Suprema Harmonia, de onde os imperadores do trono do dragão despachavam ordens para seus domínios. A impressionante rede de palácios, jardins e portões nos fazem mergulhar de imediato nas cenas de O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci, um mundo onde reinava a intriga, a política e a grandiosidade. Esse imenso conjunto palaciano é o ponto de partida ideal para conhecerPequim (Beijing)- e pode-se bem passar mais de um dia inteiro por aqui.
Logo em frente está a ampla Praça da Paz Celestial (Tianamen), célebre pelos protestos estudantis e demonstrações militares. Em torno dos fossos do palácio estão os tradicionais hutongs, bairros populares cheios de vida, aromas e sons. Sua formação em vielas, longos corredores e pátios nos remetem à Cidade Proibida, mas obviamente numa escala menor. Se quiser mais joias arquitetonicas, visite o extenso Palácio de Verão, com seus nada acanhados lagos e edifícios, ou o simétrico e harmonioso Templo do Céu.
Mas nem só de tradições vive a China de hoje. No parque olímpico você verá novos ícones da paisagem urbana, como o estádio Ninho de Pássaro, que junto com a sede da CCTV - projeto de Rem Koolhaas, e o Grande Teatro Nacional, descrevem as ambições atuais do país. Hoje as bicicletas começam a rarear, dando lugar a largas avenidas de cinco pistas, os hutongs são demolidos e seus habitantes enviados para os subúrbios e simpáticos restaurantes familiares que vendiam baozis (pãezinhos recheados) fumegantes já cederam seu lugar a enormes centros de compras. Mesmo o simpático cãozinho pequinês já não é visto com frequência. No entanto, o que felizmente ainda se vê são restaurantes que servem pratos do norte do país - pouco disseminados fora da região, além do delicioso Pato de Pequim, cuja pele laqueada, super crocante, é envolta em delicadas panquequinhas. Simplesmente imperdível. Para outras experiências gastronômicas, não deixe de visitar as barracas de rua de Wangfujing (cavalos-marinhos e escorpiões estão nos cardápios) ou as disputadas casas em Sanlitun.
Entre uma refeição e outra aproveite para fazer programas como assistir a um colorido espetáculo da ópera de Pequim ou uma apresentação do mirabolante circo imperial, sendo que esta última certamente entreterá toda a família. Passeios populares a partir da capital são as visitas a trechos da Grande Muralha, que vão de ruínas originais a seções totalmente reconstruídas, e as tumbas das dinastias Ming e Qing.
COMO CHEGAR
O moderno e amplo Aeroporto Internacional de Pequim fica a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade. Para acessá-lo, são três opções: o ônibus shuttle bus (US$ 2,40) que lhe deixará no centro da cidade, próximo à Cidade Proibida; trem Airport Express (US$ 3,70) e táxi (cerca de US$ 15).
Pequim possui transportes para as maiores cidades turísticas do país (Macau, Hong Kong, Xi'an, Xangai, Kashgar, Lhasa), seja por trem ou avião.
COMO CIRCULAR
Pequim vem expandindo rapidamente sua rede de transportes públicos, principalmente o metrô, rápido, barato e prático, entregue para os Jogos Olímpicos de 2008 e ainda expandindo. Táxis são convenientes para deslocamentos para regiões não muito bem servidas pelo serviço público, mas cabe lembrar que alguns taxistas não agem de boa fé. Apesar de haver taxímetros, alguns insistirão em fechar um preço fixo. Não aceite. Outra dica: como muitos não falam inglês, tenha sempre em mãos o nome de seu hotel ou destino escrito em caracteres chineses.
Ônibus tem bons trajetos cobrindo boa parte de Pequim. No entanto, compreender os itinerários pode ser bem complicado e o trânsito pode ser irritante. Peça ajuda para o staff de seu hotel. Uma opção que no passado era bastante popular, as bicicletas, continua sendo uma alternativa interessante. Pequim é uma cidade plana e não há nada como uma magrela para explorar a metrópole. No entanto, tenha em mente que a poluição do ar pode estragar parte do passeio, assim como motoristas de carros que não são lá muito respeitosos.
ONDE COMER
Beijing possui um vasto repertório de bons restaurantes, dos mais simples aos mais requintados. Aqui você encontrará vários pratos conhecidos, como dim suns, macarrão frito (que nós comumente conhecemos pelo nome japonês yakisoba), pãezinhos recheados e o clássico pato de pequim. A comida é razoavelmente segura, mas tente evitar alguns estabelecimentos muito alternativos.
ONDE FICAR
Hospedar-se no Centro, na região da Cidade Proibida, significa ficar bem próximo das principais atrações, construções históricas e serviços como bancos. Aqui o sistema de transporte é bem eficiente e também é possível fazer bons passeios a pé. No entanto, há alguns hotéis-butique e estrelados no subúrbio, com paisagens estonteantes, ótimos restaurantes e infraestrutura. O inconveniente é o transporte até o Centro, quase sempre feito com táxi.
Fonte:http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/china-pequim-beijing





Pequim é uma cidade que se transforma a uma velocidade impressionante
Arte UOL
Antes de deixar Pequim, a primeira coisa que uma pessoa sensata deve fazer é jogar o mapa fora. Mesmo que se volte para lá no ano seguinte, bairros inteiramente novos terão brotado praticamente do nada, arranha-céus terão eliminado os hutongs, os labirínticos bairros tradicionais onde a vida corria havia séculos praticamente da mesma forma, imensos shopping centers aparecem no lugar de quadradas lojas de departamento soviéticas, muquifos dão lugar a hotéis butique, os patos pendurados em varais pela rua somem na proporção em que restaurantes finos aparecem. 

Nada que não se esperasse dessa cidade de 15 milhões de habitantes, centro financeiro da economia que mais cresce no mundo.

Pequim, ou Beijing, como a cidade quer ser conhecida daqui para a frente, se preparou de uma forma obsessiva e sistemática para receber as Olimpíadas de 2008. Além das transformações físicas, o governo fez um trabalho enorme de conscientização para a população receber bem os turistas. 

Quem foi para lá há apenas três anos percebe o quanto está mais fácil circular pela cidade -não só as pessoas começaram a falar muito mais inglês, como as placas, sinais e até menus de restaurantes estão muito mais amigáveis para o estrangeiro. Até mesmo hábitos tradicionais chineses mal vistos pelos ocidentais, como cuspir nas ruas, foi desestimulado pelo governo por meio de pesadas multas.

Mas nem por isso o turista encontra uma cidade fake, remodelada para o evento esportivo de 2008. Pequim é daqueles lugares onde os acontecimentos históricos se somam, o que faz com que um passeio seja quase uma viagem no tempo. A Cidade Proibida, do século 15, continua praticamente como era quando o último imperador a deixou em 1911 e a China passou de reinado a República Popular. Para sentir esta passagem histórica basta sair do complexo de palácios reais e cair na soviética arquitetura de Tiananmen Square, a Praça da Paz Celestial, palco do massacre dos estudantes em 1989 e onde descansa embalsamado o camarada Mao Tse-tung. Uma multidão de 8 milhões de visitantes faz este trajeto todo ano.

Principalmente no auge do verão (os meses de julho e agosto), quando o turismo interno (num país de 1,3 bilhão de habitantes isso é uma grande coisa) se aquece, estes lugares e também os trechos mais visitados da Muralha da China, como Badaling, ficam praticamente intransitáveis. As temperaturas médias nesta época do ano passam facilmente dos 30 graus, enquanto no inverno (entre novembro e fevereiro) podem despencar para 5ºC ou 10ºC negativos. Nesta época, os lagos do lindo parque Beihai ou do Palácio de Verão costumam congelar.

A cidade está acostumada com mudanças e nem sempre estas foram para melhor. Pequim já foi incendiada, destruída por guerras, chacoalhada por terremotos. Mais recentemente, os templos que resistiram às intempéries e trocas de dinastias ainda tiveram que sobreviver aos soldados da Revolução Cultural e à sua obsessão por decapitar Budas, queimar livros, mandalas e outras relíquias sacras. Até as muralhas da cidade, erguidas na Dinastia Ming, há 500 anos, deram lugar a um anel viário em 1950. 

Na Pequim do século 21 bairros como Chaoyang, onde está o novo Parque Olímpico, crescem à velocidade que os hutongs desaparecem. Nos anos 80 havia 3.679 hutongs na cidade. Hoje, são 40% menos. Cerca de 600 destes bairros típicos vão abaixo a cada ano, mudando radicalmente o visual da cidade. Casas, lojas e restaurantes têm desaparecido, mais notavelmente na região ao sul da praça Tiananmen, nos arredores de Quianmen Dajie. Apesar de o governo ter declarado proteger alguns desses bairros, não dá para garantir que quem visitar a cidade hoje vá encontrá-los. O que dá, sim, para afirmar é que Pequim é uma cidade para voltar sempre.

GRUPO DE DISCUSSÃO

NO UOL

INFORMAÇÕES E SERVIÇO


Site do país - www.cnto.org

Site da cidade - www.ebeijing.gov.cn

Site não-oficial - www.beijingpage.com

Embaixada Brasileira - 27 Guanghua Lu, Chaoyang. Tel. 6532-2881. De seg. a sex., das 9h às 12h. www.brasil.org.cn 

Idioma - Mandarim

Fuso horário - 11 horas a mais em relação a Brasília

Código do país - 86

Código da cidade - 010. Para ligar do Brasil, disque diretamente +8610

Telefones de emergência - 120 (ambulância), 110 (polícia), 119 (bombeiros). Para contatar, em inglês, o Departamento de Segurança Pública de Pequim disque 8402-0101. Há também um SOS Internacional para emergências médicas: 6590-9100.

Informações - 114. Comece a falar inglês que você será transferido a um operador que fale inglês (ou chinglês, vá lá).

Informações turísticas - Espalhadas pela cidade há vários escritórios da Beijing Tourist Administration (
www.visitbeijing.com). O letreiro tem a letra I e os dizeres Beijing Tourist Information Center. Outra forma high tech e eficiente para conseguir um endereço ou telefone de bares e restaurantes é mandar uma mensagem de texto para o número 85887. A resposta em inglês ou mandarim (caso você queira mostrar o endereço para um taxista) vem em segundos.

Horários - Em Pequim, escritórios e bancos fazem o horário comercial ocidental -de seg. a sex., das 9h às 17h. Alguns estabelecimentos fecham uma hora para o almoço e outros funcionam aos sábados, mas em horários irregulares. Shopping centers e grandes lojas abrem diariamente das 10h às 22h, mas lojas menores podem fechar antes disso. Já restaurantes, em geral, funcionam das 11h30 às 14h, para o almoço, e das 17h às 21h30, para o jantar. Os que dependem de estrangeiros ou situados em hotéis ficam abertos até mais tarde. 

Feriados - Os chineses comemoram alguns feriados ocidentais como o Ano Novo (1o de janeiro) e o Dia do Trabalho (1o a 3 de maio), bem como as datas festivas do calendário lunar chinês. Em 2009, o Ano Novo chinês será dia 26 de janeiro. Entre os dias 1o e 3 de outubro é comemorado o Dia Nacional.

Moeda - A moeda chinesa chama-se na realidade renminbi (Rmb), mas é mais conhecida pelo apelido yuan (CNY). Há notas de 1, 2, 5, 10, 50 e 100 yuan. 1 yuan equivale a 10 jiao. 1 jiao equivale a 10 fen. Há moedas de 1 yuan, 1 e 5 jiao, e 1, 2 e 5 fen, mas valem tão pouco que você praticamente não vê.

Valor de troca - US$ 1 = 7 CNY; € 1 = 10,89 CNY; R$ 1 = 4,28 CNY

Câmbio - Aeroportos sempre têm câmbios ruins e na China não é diferente. Nas ruas, troque dinheiro nos bancos ou em lojas de departamento. Para isso é preciso mostrar o passaporte. Todos os hotéis também têm guichês de câmbio a taxas geralmente decentes, mas é preciso ser hóspede para usar o serviço. Vá trocando dinheiro aos poucos, pois destrocar do yuan para o dólar é burocrático (é preciso ter guardado o recibo da troca do dólar para o yuan). Cartões de crédito são aceitos em grandes estabelecimentos, mas são pouco úteis em restaurantes simples, mercados, pequenos comércios em geral.

Gorjetas - Dar gorjetas não é comum na China e também não é esperada. Apenas recentemente, o serviço (entre 12% e 15%) tem sido incluído na conta de restaurantes de hotéis. Estabelecimentos de rua, bem como bares, não aderiram à nova onda. É nos hotéis, aliás, que você vai ter que separar trocados, além dos 15% de serviço incluído na conta. Bellboys, carregadores de malas e atendentes do room service esperam por isso. Guias de turismo também esperam caixinhas. Já em táxis, não é preciso dar gorjeta, a não ser que o taxista ofereça um serviço muito além do que se espera dele. Isso, aliás, vale como regra geral na China. E, inclusive, a pessoa pode fazer menção de recusar a oferta. Tente três vezes -ele só aceitará na terceira vez. Caso recuse, desista.

Telefone - Para ligar para o Brasil a cobrar via Embratel ligue 108-550. Outra forma é comprar cartões telefônicos para ligar do quarto do hotel. 

Internet - É fácil achar Internet café nas ruas. A maioria dos hotéis tem Internet, muitas vezes gratuita, para hóspedes. Muitos agora já disponibilizam tecnologia wi-fi até mesmo dentro do quarto.

Segurança - Violência física contra turistas praticamente não há em Pequim. No entanto, golpes são muito comuns. Homens são convidados a ir a bares ou karaokês que, invariavelmente, cobram preços extorsivos. Outro golpe muito comum é o do estudante do interior que "quer conversar com estrangeiros para aprender inglês". Ele te convida para uma casa de chá. O chá custa uns 100 dólares. Fique esperto também com os taxistas, experts em tentar enrolar turistas. Só não são piores que os motoristas de riquixá, estes sim, invariavelmente larápios. Sempre combine o preço da corrida antes de entrar no riquixá, anotando o valor num pedaço de papel. Só assim o 15 (fifteen, em inglês) não vira 50 (fifty).

Saúde - Antes de contratar um seguro-saúde certifique-se de que ele á válido na China. Vacinas recomendadas: hepatite A e B. Nunca tome água da torneira em Pequim, mas escovar os dentes com ela é seguro.

 
Fonte:http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/pequim.jhtm
 
 
 
INFORMAÇÕES AO VIAJANTE
  •  mandarim
  •  Iuan (China), Pataca (Macau), Dólar de Hong Kong (Hong Kong)
  •  108-550
  •  É necessário.
  •  Exige certificado internacional de vacinação contra febre amarela.
  • SES, Av. das Nações, Q. 813 - Lote 51- Brasília, DF
    (61) 2195-8200
 
 

Comentários