CRIAR UNIÃO E DESARMAR O SENTIMENTO DE ISOLAMENTO E SEPARAÇÃO : SRI PREM BABA



Se eu não digo nada é porque não tenho
nada a lhe dizer. Mesmo se lhe digo isso é
por compaixão. Porque eu sei que muitas vezes você não pode compreender o silêncio. Eu não posso inventar palavras; se elas chegam, eu lhe transmito. Eu sou um mensageiro. Eu estou lhe ensinando a aceitar a mensagem. A aceitação é uma qualidade do feminino. Somente é possível aceitar se você pode observar com desapego. A aceitação e a observação estão intimamente relacionadas. Não importa o que você esteja observando, tudo o que é observado passa pela mente. A mente é um lugar de peregrinação. De fato, você só avança na jornada evolutiva quando pode assistir os peregrinos passarem sem julgá-los e sem se identificar com eles. Você simplesmente olha e deixa passar. E pouco a pouco você começa a iluminar o discernimento para saber quando o peregrino é um impostor, ou seja, uma manifestação do eu ilusório; ou quando é uma manifestação do Eu divino. Você pode se tornar identificado com esses dois tipos de peregrinos, porém, nós estamos trabalhando para você aprender a identificar o eu inferior e somente deixá-lo passar; e para se entregar para a identificação com o Eu divino.
Todo o rio flui em direção ao mar. O mar jamais recusa um rio. Mas, para que o rio alcance o mar, ele precisa ter força para vencer todas as intempéries da jornada. Essa força é adquirida através da união de vários outros rios, porque um rio sozinho acaba desaparecendo na jornada. Esse é o mistério das águas. Observe a natureza e veja como ela funciona. O que faz do rio Ganges tão poderoso? Mesmo sendo um rio, ele funciona como um mar, pois está recebendo muitos outros rios que, ao chegar nele, também se tornam o Ganges. Assim o seu poder vai aumentando até que ele consegue desembocar no oceano. Isso acontece com todos os rios.
Por isso criar união é o principal aspecto da jornada. E por que a entidade humana em evolução não tem desembocado no mar de paramatma? Porque tem sido muito desafiador criar união. Como eu disse ontem, mahamaya caprichou nesse sentido. A grande maioria da humanidade escolheu esse mecanismo de defesa para se proteger, que é o isolamento e a separação, o que, por sua vez, alimenta a ideia de um eu indefeso. Esse é um ciclo vicioso. A entidade isolada e separada alimenta a ideia de que é indefesa, ou seja, de que ela é uma vítima. Assim, ela passa a culpar o outro.
E como tem sido difícil desarmar esse mecanismo, pois ele é tão sutil e está tão profundamente enraizado na mente humana que se torna difícil identificá-lo. Você age a partir dessa vítima e não percebe. Você constantemente repete os jogos de acusação e não percebe. Essa é a distorção básica do feminino e é o que impede a aceitação de ser iluminada. É a ideia de vítima que impede que a aceitação seja iluminada. Se você não aceita não é possível criar união, porque na jornada existem florestas, desertos, montanhas, vales, entre outros muitos desafios. Você não pode vencer esses desafios se estiver isolado. Até porque esse isolamento é uma ilusão. Na verdade, estamos unidos. A resistência consiste em aceitar a verdade. Por isso a mentira é a nona matriz do eu inferior, pois ela age tão rapidamente que você não percebe, e acaba se identificando. Estando identificado com a mentira você teme a verdade, porque a verdade significa o fim da mentira.
Mas, qual é a sua parte? É fortalecer o observador. É reconhecer que a mente é um lugar de peregrinação e não se identificar com o que é transitório. É não se identificar com a mente, mas sim com o Eu divino. Esse é um tipo de trabalho que acontece de momento em momento, de instante a instante você se renova; você nasce a cada instante. Uma fração de segundo e já foi; volte para o presente. Porque você somente pode encontrar o Divino na presença. A identificação com o eu inferior ocorre com o tempo psicológico. Aprofundando a sua observação, você perceberá que quando está sofrendo, amargando no inferno, é porque está identificado com o eu inferior – você está no passado ou no futuro.
Você só vai para o futuro porque existe uma parte sua presa no passado. E é essa parte que cria a fantasia do futuro, e faz você sonhar acordado. Nas suas fantasias você está sempre tentando mudar o passado, tentando conseguir o que não conseguiu antes e fazendo com que as coisas aconteçam diferentes. Então, você precisa estar disposto a deixar os peregrinos passarem. Os peregrinos são os pensamentos.
Onde você está? Se você está aqui, não há obstáculo para a união. Se você está aqui, há aceitação. Aqui não existe apego. Eu estou lhe convidando a acordar do sonho a cada instante. Onde você está? Se você está na mente, há uma tendência de ser arrastado pelos pensamentos. Se você sustenta o vazio, você sustenta o silêncio; se você sustenta o silêncio, você sustenta o êxtase. Todo o segredo está em colocar a mente a seu serviço.
Todo o jogo que estamos fazendo aqui e todos os instrumentos utilizados têm esse objetivo. Então, você quebra a identificação com o eu inferior que faz com que você repita os dramas que alimentam o jogo do sofrimento, e com isso, você se sente guiado pelo Espírito Santo. Essa é outra forma de falar sobre a identificação com o Eu divino. É quando você é guiado por ele, o eterno Um.
A graça que eu estou lhe dando é para iluminar esses aspectos. O que eu estou dizendo o tempo todo é: acorde, acorde, acorde. Não importa se estamos na fogueira sentados cantando, se estamos sentados aqui juntos, se estamos catando lixo nas ruas, se estamos no templo rezando... Todas essas são diferentes formas de expressão do mantra PRABHU AP JAGO.
O sábio não se prende a nada. Se você está aqui agora, você está livre. A liberdade somente é possível na presença. O ego é tão esperto que cria uma ideia sobre o que é liberdade, e acredita que, para ter liberdade, precisa ter algo. Mas, liberdade não tem nada a ver com ter ou não ter; nem com onde você está ou deixa de estar. Liberdade tem a ver com a presença.
Eu sou sempre o mesmo, não importa onde eu esteja. Dentro não muda nada.
Eu sinto a mudança do tempo. O vento gelado bate no meu rosto e eu sinto. Eu sinto o calor... Mas, isso não muda nada dentro de mim. O mesmo acontece com julgamentos e palavras que vêm de fora. Isso não influencia, pois o Divino nunca se contamina.
Eu estou trabalhando para iluminar a sua memória, porque você se esqueceu. Eu e você somos um só; nós somos esse mesmo amor inabalável.
Todos os rios que chegam à Ganga se tornam Ganga. Se o destino do rio é desaguar no oceano, em algum momento, isso vai acontecer. Para alguns rios é mais rápido, para outros mais devagar. Tudo acontecerá de acordo com a capacidade de união.
É claro que o principal material de escola é os relacionamentos. Vocês estão com um fino material em suas mãos, pois estão todos juntos. Essa é uma chance rara que a existência nos oferece. Às vezes, você está feliz com o curso, amando o material de escola. Você sente que está indo bem, que está experienciando a união e a reciprocidade, mas às vezes você quer jogar o material de escola no Ganges. (risos) Você quer largar o material de escola e voltar para casa. Mas, qual casa? Você acha que vai conseguir se esconder no conforto da sua casinha e da sua caminha que você já conhece? Talvez por alguns dias. Logo a angústia vai bater na sua porta. Enquanto você realmente não acordar o observador que não se identifica com o transitório, inevitavelmente você vai reeditar o drama. Mas, se você é capaz de criar união aqui, é capaz de fazer isso em qualquer lugar. Se você é capaz de aceitar aqui, será capaz de aceitar em qualquer lugar. E se pode estar presente aqui, poderá fazer isso em qualquer lugar.
É claro que há situações e lugares mais difíceis que outros, mas uma vez que você já aprendeu o caminho, poderá andar nele em qualquer momento. O caminho ao qual me refiro é o caminho do coração; o caminho da mente para o coração. E você só pode andar nesse caminho se puder realmente colocar a mente ao seu serviço. Para isso, a observação é o ponto de partida. É a lembrança de si mesmo a cada momento. Lembre-se de, durante o seu dia, parar e se perguntar: Onde estou? Se você está preso em algum quadrante da mente (o que é o mesmo que estar preso em algum quadrante do inferno) deixe ir. Mas, se você acredita que não é possível desapegar, eu lhe convido a mudar o approach.  Pergunte-se: Por que eu quero ficar nesse lugar? Por que eu quero ficar nesse inferno? Porque esse inferno consiste em pensamentos e a única coisa que você precisa fazer é deixar os pensamentos irem.
Se existe uma imagem congelada funcionando de sustentação para essa identificação, o seu compromisso de deixar os pensamentos irem fará com que o fluxo divino te pegue, te cure e te liberte dessa imagem.
Onde você está? Não importa onde você esteja simplesmente volte e ocupe seu corpo. Aqui e agora. É assim que nós vamos trilhando o caminho do coração.
Abençoado seja cada um de vocês. Que a aceitação seja iluminada. Até o nosso próximo encontro.

NAMASTE

SRI PREM BABA 

Fonte:http://www.prembaba.org.br/pt-br

Comentários