AFETO ( AFETIVIDADE ) : O MAIS NOBRE DE TODOS OS SENTIMENTOS

 

 
Afeto
 
O que você sente ao ver esta imagem?
 
Tristeza, solidariedade, aperto no coração, sensibilidade, sentimento de revolta, indignação, inconformismo factual (…)?
Ou simplesmente sente frialdade, indiferentismo, falta de expressão emocional, ou não sente absolutamente nada?
Acredite! Muitos, ao verem esta publicação, ficarão profundamente constrangidos, pois a temida, honesta e sincera “voz” da consciência responderá com toda a sua autonomia, isenção e imparcialidade, colocando essa gama considerável de indivíduos no segundo grupo de substantivos supracitados, concernente à pergunta sobre o afeto.
O Afeto é um sentimento inato do Ser humano que pode ou não ser moldado a partir das experiências vivenciais de um indivíduo. Tal sentimento tem o poder de despertar nos outros idêntica emoção, ou seja, é um sentimento saudavelmente “contagioso”. Como o regulador central das emoções secundárias em concomitância, ódio, alegria, tristeza, etc., o afeto consegue projetar a forma com que as pessoas enxergam e interagem socialmente no mundo. Todos os acontecimentos, positivos ou negativos, manifestos na vida de um indivíduo, terão consequências diretas na formação e moldagem de seu afeto, refletindo no comportamento e na estrutura psíquica da personalidade, que figurarão na trajetória de sua vida. Porém, as experiências da infância serão o “divisor de águas” dessa trajetória vivencial.
(Edglewson, 22/10/11)
 
Fonte:http://edglewson.wordpress.com/page/4/

Comentários