O MUNDO NÃO ACABOU , O MUNDO É MARAVILHOSO - VÍDEO OS CÉUS VISTOS DOA ALPES SUIÇOS

O mundo não acabou e Proust tem razão, numa mensagem de 1922 para 2012. Abaixo, primeiro, a história compartilhada pelo amigo jornalista Maurício Oliveira hoje numa rede social, que traz a resposta do escritor francês Marcel Proust (Em Busca do Tempo Perdido) a uma pergunta baseada na hipótese de que um cientista acaba de anunciar o fim do mundo. “Não deveríamos precisar do cataclismo para amar a vida hoje“, diz Proust. Depois, na sequência, um vídeo selecionado pela equipe do Vimeo, “Helvetia’s Dream“, criado e produzido pelo fotógrafo suíço Alessandro Della Bella, com fantásticas imagens dos céus vistos dos Alpes Suíços, usando efeitos como super-exposição de luz, time-lapse e filmados em alta definição.

O mundo não acabou, e o mundo é maravilhoso: os céus vistos dos Alpes suíços em time-lapse HD (VÍDEO)


A RESPOSTA DE PROUST
No verão de 1922, um jornal formulou uma pergunta particularmente complexa para seus colaboradores. “Um cientista americano anuncia que o mundo vai acabar, ou pelo menos que uma grande parte do continente será destruída, e de maneira tão repentina que a morte será certeira para centenas de milhões de pessoas. Em sua opinião, caso se provasse verdadeira, que efeitos essa previsão causaria sobre as pessoas entre a confirmação da notícia anteriormente mencionada e o momento do cataclismo? Por fim, no que lhe diz respeito, o que o senhor ou a senhora faria nessas últimas horas?”
Eis a resposta de Proust:
“Acho que, de repente, a vida nos pareceria maravilhosa se estivéssemos ameaçados de morte como o senhor diz. Pense em quantos projetos, viagens, casos de amor e estudos a vida oculta de nós, tornando-os invisíveis por causa da nossa preguiça, que, certa de um futuro, adia-os incessantemente.
Mas, sob a ameaça da impossibilidade eterna, tudo isso voltaria a ser lindo! Ah! Se o cataclismo não acontecer desta vez, não deixemos de visitar as novas galerias do Louvre, de nos jogar aos pés da Srta. X, de fazer uma viagem à Índia.
O cataclismo não acontece e deixamos de fazer tudo isso porque voltamos ao âmago da nossa vida normal, no qual a negligência arrefece o desejo. Mas não deveríamos precisar do cataclismo para amar a vida hoje. Seria suficiente pensar que somos humanos e que a morte pode acontecer esta noite.”

HELVETIA’S DREAM (3min16seg)


O autor Alessandro Della Bella pede atenção especial aos seguintes pontos no vídeo:
0:46 o trilho brilhante de um meteoro acima da Montanha Tijerflue Mountain, em Arosa, em dezembro de 2010, que ficou visível por 20 minutos.
1:14nuvens acima do Lago Genebra
1:36 na extrema esquerda: escaladores encaram o imprevisível Eiger Nordwand.
1:44 A Via Láctea aparece acima da pedra Donkey em Pilatus.
1:58 proximidade de tratores provocam as luzes na Montanha Fronalpstock
2:21 o vento muda o reflexo da Montanha Säntis Mountain em Seealpsee.
2:35três amostras das órbitas das estrelas.
2:49 lua crescente nova, não cheia, sobre Pilatus.


Fonte:http://dharmalog.com/2012/12/21/

Comentários