O MODELO DO ENSINO NÃO PROVOCA A INTELIGÊNCIA - RUBEM ALVES

Rubem Alves contesta o modelo de ensino: “não provoca a inteligência”

Escritor, psicanalista, seminarista, autor de cerca de 50 livros e professor emérito da Unicamp, Rubem Alves diz que os educadores têm que ser como jardineiros.


Rubem Alves não deixa de ser provocador. Um dos assuntos favoritos do escritor é o modelo de ensino tradicional no Brasil, que para ele deve passar por muitas mudanças. “Na educação a coisa mais deletéria na relação do professor com o aluno é dar a resposta. Ele tem que provocar a curiosidade e a pesquisa”, diz ele.
No sentido de acordar a inteligência, o escritor fala que os alunos, sejam crianças ou velhos, devem desenvolver os fascínios pelos caminhos desconhecidos. A prova do vestibular, considerada para ele como tola, é um dos alvos de crítica. “Se os reitores das universidades fizessem o vestibular, seriam reprovados, assim como os professores de cursinho. Então, por que os adolescentes têm que passar?”, indaga o escritor.
Para Alves, os professores têm que pensar menos nas tecnologias do ensino e começar a sonhar junto com os alunos. Além disso, ele fala que os educadores devem passar a ouvir mais os estudantes e assumir a função de jardineiros. “A escola deve ser um jardim”, diz ele.
Rubem Alves também conta que, na sua vida, o sucesso veio a partir dos fracassos e destaca que o perigo não é algo a ser temido, mas sim cultivado. “É preciso ter coragem para bater as asas”, afirmou.

Fonte:http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/08/

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves

Comentários