MENTE EM ESTADO RAJASICO É UMA MENTE AGITADA : JAPA - REPETIÇÃO DE MANTRA



Japa é a prática de repetição de um mantra. Este tipo de prática é uma forma muita rápida de retirar da mente a agitação ou preocupações e nos trazer de volta para um estado de maior tranqüilidade.
A mente, em estado rajasico, é uma mente agitada e é assim que ela fica presa na sua própria turbulência. Em casos de preocupação ou dúvidas sobre algum assunto, a mente fica girando compulsivamente no mesmo assunto, fazendo com que as preocupação ganhem proporções gigantescas. Isso pode nos causar estresse mental, insônias e outras qualidades nada positivas para a nossa saúde. Japa é muito eficaz para tirar a mente deste estado rajasico.
A prática de japa também é muito eficaz em muitos aspectos: reduz a agitação mental, retira ansiedade, remove aflição, dissipa as dúvidas e traz os estados de serenidade. Isso acontece porque a mente, quando começa a repetir um mantra, sai do seu foco habitual que são os pensamentos desordenados.  A mente em prática de japa mantra absorve toda a energia intrínseca do mantra repetido.
Normalmente, a mente pensa desordenadamente, um pensamento se associa ao outro e quando menos esperamos estamos completamente distantes do que estávamos pensando inicialmente, isso acontece pois esta é a própria natureza da mente agir assim. Com a prática de japa, damos um sentido e ordem a cada pensamento, sabemos qual será o próximo pensamento e também qual é a natureza do próximo pensamento.
Quando pensamos, agimos, lemos, falamos com pessoas etc, estamos colocamos para dentro do nosso ser todas as energias contidas nessas ações. Os corpos físico, mental, emocional, energético e espiritual recebem o prána das ações, assim todos os corpos vibram na freqüência do que foi feito.  Se você pensar ou falar com pessoas que não vibrem na sua freqüência, você estará recebendo todo um campo energético diferente ao seu e com isso pode você poderá ter pensamentos, atitudes e ações que não condizem a você. E assim por diante.
Quando isso acontecer e você perceber que os seus pensamentos, atitudes e ações não são as da essência do seu ser, reflita no que acontecendo ao seu redor. A repetição do mantra (Japa) nos ajuda muito nesse processo de reflexão pois acalma e assim voltamos a percebem novamente a essência do próprio ser. Por isso é indicado usar os mantras dos Devas, pois eles possuem muita força para limpar a mente
Repetir um mantra uma vez por semana ou por mês e esperar que tudo se resolva momentaneamente é ilusão. Repita com fé, seja o tempo que for e por quanto tempo precisar. Este tipo de prática promove efeitos muito rápidos, mas deve ser mantida a fé e a freqüência da prática.
Japa por ser usado na meditação em si ou com prática de redução da agitação mental, pois ela reabre os caminhos da mente e direciona o ser para o seu estado de paz.
Alguns mantras que pode ser usados para a prática de Japa
OM GAM GANAPATAYE NAMAH:
Mantra de Ganesha: àquele que remove os obstáculos e abre os caminhos
OM SRI HANUMATE NAMAH
Hanuma, o Deus macaco, é o arquétipo de devoção perfeita e do amor incondicional.
OM SRI RAMAYA NAMAH
Mantra de Rama: mantra para se manter na dharma (se manter nas leis cósmicas e humanas), na perfeição e nas responsabilidades.
OM SRI DURGAYA NAMAH ou OM DUM DURGAYA NAMAH
Mantra de Durga; é a representação da força, de shakti, representa proteção e benfeitorias.
OM NAMAH SHIVAYA
Mantra de Shiva, o arquétipo do meditador perfeito. Shiva possui as energias para destruir as nossas energias negativas e transformar em prana positivo.
OM NAMO NARAYANAYA:
Mantra de Narayana: é na essência o mantra de paz.
OM GUM GURUBHYO NAMAH
Mantra do Guru. Mantra para pedir conhecimento e força aos mestres espirituais.
e também repetir mantras maiores:
SRI RAMA RAMA RAMETI, RAME RAME MANORAME
SAHASRANAMA TATTUKAIM, RAMA NAMA VARANANE
Mantra de Rama que ajuda a compensar o tempo perdido com coisas ociosas ou em conversas fúteis.
HARE KRISHNA, HARE KRISHNA,
KRISHNA KRISHNA, HARE HARE,
HARE RAMA, HARE RAMA,
RAMA RAMA, HARE HARE.
Mantra de Krishna: mantra para libertação e força mental.
OM TRYAMBAKAM YAJAMAHE
SUGANDHIM PUSHTIVARDHANAM
URVARUKAMIVA BANDHANAN
MRITYOR MUKSHIYA MAAMRITAT
Mantra de Shiva para evita as enfermidades, protege de acidentes, purificação do Karma e liberação do Ser.
Esses foram alguns exemplos de mantras que podemos usar para a prática de Japa, uma boa prática pode ter o tempo de 20 a 30 minutos, com esse tempo a mente absorve intensamente as qualidades do mantra repetido e com certeza você se re-estabelece no estado de Paz. Você pode repetir o mantra de forma falada, sussurrada ou mental, as três formas possuem grande força.
OM, Paz e Bem, Daniel Nodari

Versão em Inglês:  Japa: repetition of mantra

Texto de Daniel Nodari Mahādeva – yogashamkara@gmail.com – (51) 9186.1617
YOGA EM CACHOEIRINHA / RS  http://yogashamkara.wordpress.com/
 
 

Comentários

Postar um comentário