O QUE É O REIKI ?

O que é o Reiki?

Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa.
Em uma iniciação a pessoa que vai receber o Reiki, fica em uma posição confortável, com a coluna reta para facilitar a absorção de energias. Geralmente durante as sessões muitos mestres de Reiki preferem ficar em silêncio para facilitar a conecção com seus mestres, seres superiores e outras energias. As posições são variadas trabalhado atrás da cabeça e na frente. A duração de uma iniciação pode levar de uma hora a uma hora e meia, variando de mestre para mestre. Após esta iniciação a pessoa não precisa passar novamente por este processo para melhorar ou recuperar os seus canais de energia. A pessoa passa por uma grandiosa transformação, se tornando diferenciada das outras. Esta transformação permanece por toda a vida
Uma vez que você foi iniciado, a energia do Reiki é então, encaminhado através do corpo num passo correspondente à aquele que é necessário para a cura. O corpo humano ou animal, radia calor e energia. Essa energia é a força da vida chamada CH'I. O que cura é a energia do Cosmos (Ki ou CH'I) que é direcionada pelas mãos do praticante. A palavra CH'I quer dizer "ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo..." CH'I ou KI é também a força vital da Terra, dos planetas, das estrelas, dos céus e das fontes de energia que afetam os corpos com a energia KI. A energia que sai das mãos do praticante de Reiki, é uma energia transformadora, trazendo o KI da Terra e dos Céus para dentro do corpo humano e animal.

Na energia vital do Reiki, a pessoa que está sendo inicializada, fica com todos os canais de energia abertos e limpos de obstruções pela inicialização do Reiki. Na prática do reiki, não há transmissão de nenhuma energia pessoal.

Fonte:http://www.mistico.com/p/reiki/oreiki.htm

Fada


Reiki

O Reiki é um fascinante sistema natural de harmonização e reposição energética. O método Reiki é uma terapia encantadora que nos proporciona mais qualidade de vida, saúde e muita PAZ de espírito.

As Terapias Energéticas

Tradicionalmente a medicina ocidental, analisa apenas o corpo físico das pessoas, como se fossemos verdadeiras máquinas. Poderemos até estranhar esta afirmação e perguntar: Mas o que haveria mais para ser analisado? Uma resposta poderá ser: Que tal ter em conta os pensamentos, as emoções e os sentimentos, dado que estes influenciam a nossa saúde, mesmo sem poderem ser vistos.
O método Reiki, assim como outras terapias energéticas, é baseado exactamente no conceito do chamado “mundo invisível”. O curioso é que quanto mais a ciência e a medicina avançam, mais a Humanidade sente a necessidade de repensar as suas crenças e voltar-se para este lado, ainda um pouco oculto da vida, baseado num novo paradigma científico-holístico. Hoje em dia, até mesmo a classe médica, começa a aceitar a eficiência das chamadas terapias holísticas. A Organização Mundial da Saúde (OMS), já recomenda o método Reiki e outras práticas energéticas como complementares à medicina tradicional. A OMS, reconhece inclusivamente que 85% das doenças conhecidas, poderiam ser tratadas sem o uso de medicamentos alopáticos, principalmente com a mudança de hábitos, de costumes e atitudes. Complementares, porque a terapia vibracional não substitui a medicina convencional e vice-versa. Cada uma delas actua em diferentes campos, unindo forças para melhorar as condições de vida dos seres humanos e do Universo.
O Reikiano não faz diagnósticos, nem age directamente em doenças específicas, mas integra-se no processo de recuperação da saúde do receptor, tornando mais ágil e efectivo esse processo.
A energia Reiki acalma a mente, evolui o espírito, melhorando a vida do ser humano. Quem a recebe, percebe modificações profundas em todo o organismo, que passa a funcionar com muito mais vigor, saúde e equilíbrio.
A Energia Primordial Cósmica, é uma das maiores forças deste Planeta e todos nós, sem excepção, temos o direito de, por meio do método Reiki, utilizá-la e aproveitar os seus benefícios.

Definições, Benefícios e Vantagens

Há muitas décadas que o ser humano se tem afastado cada vez mais da Natureza, perdendo aos poucos a sua sensibilidade nata, a sua intuição e o poder natural de atrair para perto de si apenas aquilo que é energeticamente saudável. Especialmente, no último século, atravessámos um período em que a corrida pelo desenvolvimento profissional, a cruel competitividade no mercado de trabalho e a super valorização dos bens materiais em detrimento dos valores humanos, fizeram com que deixássemos de lado os cuidados com a mente, com o espírito e mesmo com o corpo.
Por sorte, há cerca de uma ou duas décadas, muita gente se tem dado conta desta perda substancial de qualidade de vida e começou a tentar resgatá-la. De lá para cá, uma série de terapias complementares da medicina convencional ganharam adeptos, assim é o caso do método Reiki.
O Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém e recupera a saúde. Podemos dizer que é essencialmente um método de redução do stress, ou seja, razões não faltam para que o ser humano contemporâneo o encare como a alternativa perfeita para o resgate da qualidade de vida.
O método de Reiki reserva-nos ainda mais. Trata-se de um sistema capaz de despertar o poder que habita dentro de cada um de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.
A palavra Reiki, tem origem japonesa e identifica o sistema Usui de terapia natural, nome dado em homenagem ao redescobridor do método, o nosso saudoso Mestre Mikao Usui. Rei, significa Universal e refere-se ao aspecto espiritual, à essência energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo o que existe. Ki, é a energia vital individual, que flúi em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia Ki, sai de um corpo, este deixa de ter vida. A energia Reiki é um processo de encontro destas duas energias. A energia primordial Universal e a nossa energia vital física. É uma energia confortadora vinda da Fonte de Vida (de Deus, do Criador) e todos nós temos acesso a ela.
Para se tornar um canal de energia Reiki, uma pessoa precisa apenas ser iniciada (sintonizada) por um Mestre de Reiki devidamente habilitado. As vantagens que o método de Reiki apresenta, em relação a outras terapias energéticas, são inúmeras. Apresentamos apenas algumas delas. Graças à sua simplicidade e facilidade de colocar em prática a energia Reiki pode ser usada todos os dias, em todos os lugares. O método não exige ferramentas ou equipamentos especiais, assim como dispensa a necessidade de um ambiente preparado exclusivamente para a sua aplicação. Basta o toque das mãos do Reikiano no seu próprio corpo, ou no corpo de outra pessoa. Por ser um método de uso imediato, um participante num seminário de Nível I, com apenas um dia de formação, pode aplicar a técnica com sucesso. Desde o início aprende-se a lidar com a energia. O treino não é demorado, não requer meses de estudo, nem mesmo uma vasta compreensão intelectual. Todos podem ser um canal de energia Reiki, inclusive você, caso ainda não o seja.
É importante ressaltar também, que o método Reiki potencia a energia e não desgasta o praticante, já que utiliza a energia Cósmica do Universo. Quando um Reikiano aplica energia, retém parte da energia aplicada. Podemos dizer que esta retenção funciona como uma bonificação Divina. Assim, o praticante passa a ter mais energia e disposição depois de cada sessão. Em resumo, podemos dizer que neste método, quanto mais damos, mais recebemos. Quanto maior for o uso da energia Reiki, mais forte se torna o terapeuta e mais benefícios ele trás a si próprio e para os receptores.
Muitas terapias holísticas como a Massoterapia, o Shiatsu, entre outras, só podem ser aplicadas mediante o contacto físico entre o terapeuta e o receptor. Com o método Reiki, isto não acontece. A energia Reiki, também pode ser enviada à distância com sucesso através de um processo semelhante ao da emissão de ondas rádio. A energia pode ser enviada para todo o Planeta, um País em crise, um grupo de pessoas, uma floresta em devastação. Pode ser enviada para um trauma do passado reduzindo o dano emocional e também ser programada para um evento futuro.
Ainda comparada a outras técnicas, o método Reiki destaca-se como uma técnica capaz de beneficiar o próprio terapeuta. Na maioria das terapias energéticas, é impossível ou torna-se muito difícil o terapeuta utilizar a técnica em si mesmo. No Reiki, o auto-tratamento é uma prática extremamente efectiva para a libertação da tensão, relaxamento e redução do stress. Uma pessoa pode auto-aplicar energia Reiki em qualquer lugar, quer seja numa sala de espera, num avião, num autocarro, no Metro, num táxi, na cama ao acordar ou antes de dormir. Outra vantagem notável, é o facto de o método Reiki não estar ligado a nenhuma religião, nem a nenhum sistema filosófico. O método não apresenta restrições nenhumas e é capaz de adaptar-se a qualquer cultura, raça, credo, seita ou idade. Também não é necessário que acreditemos nele para que se propague ou faça o seu efeito.
A energia Reiki funciona ao passar pela parte afectada do nosso campo energético elevando o nosso Nível vibratório dentro e fora do nosso corpo físico, onde pensamentos e emoções estão alojados na forma de nódulos energéticos que impendem o fluxo normal de energia vital.
A quantidade de energia Reiki não pode ser manipulada pelo terapeuta, ela é determinada por quem a recebe. Assim, não há forma de ocorrer um excesso (overdose) numa aplicação. No momento em que a região se equilibra, deixa de solicitar energia. Efeito semelhante ocorre com a qualidade da energia Reiki emitida. Quem a determina é a região em desarmonia do receptor. Cada região exige uma energia com ressonância diferente.
Poderíamos continuar a descrever, mais e mais, razões para aderir ao método Reiki, mas gostaria que descobrisse muitas delas por si mesmo. Por fim, gostaríamos de salientar que os tratamentos através do método Reiki libertam tensões, intensificam as habilidades do corpo. Além disso, a terapia melhora o nosso sistema imunológico, desintoxica, equilibra e amplia a nossa energia. Ela também ajuda a libertar emoções bloqueadas, promove a calma e o bem-estar. Isto sem falar na expansão do campo áurico que produz uma transformação indiscutível de consciência em qualquer pessoa, elevando inclusive a criatividade e a intuição. A energia Reiki é una, de tripla actividade, encerra em si mesma a polaridade positiva (Yang), polaridade negativa (Yin) e a polaridade neutra. Por não ser polarizada, é compatível com qualquer outra forma de terapia, tratamento de saúde ou desenvolvimento espiritual.
É facto que o método Reiki não substitui a medicina, mas também é verdade que muitas vezes ele faz coisas que a própria medicina não faz. Conheça e comprove.

Como se tornar um Canal de Energia Reiki
Quantas vezes já pararam para pensar em como a vida seria melhor se pudéssemos dispor de algum recurso que ajudasse a aliviar as dores e os sofrimentos. Pois, agora que já sabe que essa força existe e que se chama energia Reiki, pode aprender também a usufruir dos seus benefícios. Qualquer pessoa pode tornar-se um canal dessa inesgotável energia. O método Reiki está ao alcance até mesmo de crianças, idosos e pessoas doentes. Todos nós somos Reikianos em potencial. Basta querer despertar para o seu poder. O primeiro passo para se tornar um Reikiano é passar por um processo de iniciação conduzido por um Mestre devidamente habilitado para tal actividade. Para entender o que acontece na sintonização, podemos pensar numa metáfora. O ser humano pode ser comparado a uma instalação eléctrica completa, com uma lâmpada que não acende por estar mal enroscada. O que o Mestre faz é ajustar o contacto da lâmpada. Quando a luz acende, tornamo-nos um canal de energia Reiki. Tornamo-nos, na verdade, num meio através do qual a energia Universal pode ser conduzida. A partir de então, essa Força Cósmica espontânea e ilimitada, pode ser transmitida com um simples gesto, a imposição das mãos.

A escolha de um Mestre

Hoje em dia, quem quer ser iniciado no método de Reiki, depara-se com uma imensa variedade de cursos e seminários à disposição e por isso, fica bastante confuso no momento da escolha. Cada Mestre tem uma metodologia de ensino diferente, mas os seminários são baseados no Sistema Usui. Antes de escolher, faça uma boa pesquisa e procure conhecer o trabalho que o Mestre vem desenvolvendo, quantos anos de prática possui, quem foi o seu Mestre, onde ele foi treinado, etc. Não tenha medo de colocar as questões ao seu futuro Mestre. Procure ter a certeza de que ele estará dispoNível para responder às suas dúvidas após o seminário. A indicação através de um amigo é um óptimo critério para a escolha de um Mestre de Reiki. Mas lembre-se também de usar a sua intuição.
O verdadeiro Mestre, não é aquele que tem mais conhecimento, mas aquele que transmite mais conhecimento aos seus discípulos. O bom Mestre é aquele que cria bons Reikianos. Se alguém quiser ser um bom Mestre, precisa investir muito do seu tempo nisso, precisa comprometer-se em ter um treino sério, sólido e extenso. Ao mesmo tempo, deve ficar alerta para não permitir que esse conhecimento influencie de forma negativa o ego. Um Mestre não é necessariamente uma pessoa iluminada, nem o dono da verdade, muito menos alguém que detenha algum poder sobre as restantes pessoas. Pelo contrário, é apenas um instrutor, uma pessoa capacitada em iniciar outras pessoas e despertar nelas o conhecimento que todos possuímos. Quanto mais bons Mestres existirem no Mundo, melhor será para o Planeta e para a Humanidade.

Os Níveis do método Reiki

Vamos conhecer agora os níveis do método Reiki. Da primeira iniciação até ao Mestrado, há um longo caminho a ser percorrido. Como foi ensinado pelo saudoso Mestre Usui, são três os principais níveis do método Reiki e cada um deles deve ser mantido intacto na sua essência. O primeiro Nível do Reiki, também chamado físico ou os Primeiros Ensinamentos, porque nele se aprende a transmitir a energia por meio do contacto físico, ou seja, é quando o Reikiano aprende a utilizar as suas mãos para transmitir a energia para o receptor. Qualquer pessoa pode ser iniciada por um Mestre habilitado e depois de sintonizada, poderá canalizar a Energia Primordial Cósmica, por meio da imposição das suas mãos sobre elas próprias, sobre animais, plantas e sobre outras pessoas. É recomendável começar a aplicação de Reiki em si mesmo todos os dias e depois dar tratamento a amigos e familiares. A prática diária ajuda a conhecer melhor o tempo e as posições que alcançam de forma mais adequada os centros energéticos mais importantes, os meridianos e os órgãos. Neste Nível, o tempo de um tratamento completo, em si mesmo ou noutra pessoa, demora cerca de 60/70 minutos.
Quando sentimos a necessidade de um crescimento maior e de mais conhecimento em relação à energia, podemos fazer o segundo Nível, também conhecido como mental ou os Segundos Ensinamentos, já que trabalha problemas mentais e emocionais. A partir deste Nível, a energia pode actuar numa outra dimensão onde não existem barreiras de tempo e de espaço. A sintonização é feita com três símbolos sagrados que podem ser utilizados pelo Reikiano para enviar energia para o passado, para o futuro ou à distância para pessoas em qualquer lugar do mundo. O Nível II, não é um aperfeiçoamento do primeiro, cada um deles é um módulo completo e perfeito, fechado em si mesmo. O Reikiano de Nível II, precisa de menos tempo para realizar uma sessão completa de Reiki, bastando para tal cerca de 30/35 minutos.
O Nível III-A, também conhecido como grau de Mestre Interior, neste Nível o aluno aprende o símbolo de Mestre que serve para amplificar e intensificar os efeitos dos símbolos recebidos no Nível II, tornando o aluno capaz de harmonizar e tratar um grande número de pessoas em simultâneo. Neste Nível, a energia Reiki pode ser aplicada em multidões, estados e países. É importante referir que o Reikiano de Nível III-A não fica habilitado a ensinar o método a outras pessoas, nem a sintonizá-las nos diversos níveis de Reiki.
Por fim, resta o Nível III-B, que torna o Reikiano num Mestre de Reiki. Nesta iniciação, também referida como espiritual, a pessoa recebe enfim os conhecimentos de como iniciar novos Reikianos. É importante dizer que a pessoa que adquire esta capacidade, não é obrigada a utilizá-la. Nem todos aqueles que se tornam Mestres ensinam o método a outras pessoas. Muitos deles, vão até a este Nível de estudo como uma forma de ampliar o seu auto-conhecimento.
Há escolas em que os Mestres sintonizam os seus discípulos simultaneamente nos Níveis III-A e III-B, durante um só seminário. Neste caso, o Nível é conhecido por Nível III e habilita os novos Mestres a ensinarem o método a outras pessoas e a sintonizarem novos Reikianos.

Estamos certos de que dispõe agora de um conhecimento e uma ferramenta que não promovem milagres, mas de facto, facilita uma conquista de mais serenidade, bem-estar e saúde. Mais uma vez, queremos alertar de que este texto não tem em vista formar novos Reikianos, mas sim, informar aqueles que simpatizam com a técnica e carregam dúvidas sobre ela e aprimorar os conhecimentos das pessoas já devidamente iniciadas.
Se quiser aprofundar o estudo do método Reiki, convidamo-lo a participar nos nossos seminários de Reiki. Deixe a energia fluir e invadir a sua vida e viva com mais alegria.

Baseado num texto do Mestre Johny De'Carli

Fonte:http://www.sintonizacaoreiki.org/

ORIGEM DO REIKI

Reiki é uma técnica de cura através da infusão de energias vitais pela imposição das mãos[1], desenvolvida em 1922 pelo japonês Mikao Usui que é baseada na canalização da energia universal Rei através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde. Trata-se de uma técnica energética, não tendo relação com nenhum sistema religioso[1].

Ficheiro:Reiki-2.svg

Os kanji rei e ki significam "espírito" e "energia"; desse modo, reiki pode ser traduzido como "energia espiritual".

História

Aplicação de Reiki.

A sua prática assemelha-se com as práticas budistas de canalizar a energia universal pela imposição das mãos (Kiko - versão japonesa do QiQong), redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.
A fonte de tal energia não provém do terapeuta[2]. Conforme o próprio nome já diz (Rei - Energia Universal, Inteligência Divina, Matriz / Ki - energia vital presente em todos os seres e em todos os lugares), essa energia curadora apenas é canalizada pelo terapeuta em direção ao paciente, proveniente da Inteligência Divina. Dessa forma, o terapeuta reikiano não se esgota durante a aplicação do Reiki.
Como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural a qual preconiza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, é possível irradiar as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) de quem o recebe, podendo refletir assim nas zonas doentes do corpo de um paciente.

Teorias e práticas

Algumas escolas ensinam que o Reiki entra nos seus praticantes através do sétimo chakra (a Coroa), preenche o sistema energético sutil do praticante e, após ser transubstanciada no chakra Cardíaco, flui através das suas mãos para o corpo de quem recebe.
Outras escolas ensinam que a energia entra através do primeiro chakra (raiz), preenche a aura, torna-se centrada no quarto chakra (coração) e flui através das mãos do praticante.
O Sistema de Reiki tradicional (Dr. Usui) ensina que a energia Reiki é uma energia inteligente, que "sabe o que fazer" - ou seja, a energia sente a necessidade do paciente, muda de cor e até de intensidade e segue para o local necessário. Também afirmam que, por outro lado, o ser humano possui o livre arbítrio e, caso o paciente não esteja aberto ao tratamento (predisposto a enfrentar as causas de suas emoções, vivências, pensamentos, sentimentos e ações), a energia não fluirá: não terá efeito duradouro no organismo, podendo até mesmo ser bloqueada. Nesse caso o desequilíbrio energético persistirá, assim como a raiz do problema íntimo.
Isso se daria porque, segundo a visão holística, as doenças são criadas antes nos corpos sutis: se manifestam nas várias camadas de energia para terminar na última manifestação, a física, que é o corpo humano (denso). O Reiki atua nessas camadas, possibilitando desbloqueios e remoção de miasmas.

Meridianos.

O tratamento é tradicionalmente efetuado ao impor-se as mãos. O reikiano solicita ao paciente para deitar. Em seguida há a imposição das mãos do reikiano sobre o paciente. O reikiano atua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma de suas mãos (chakra das mãos) para o corpo sutil e físico do paciente. Normalmente, o reikiano aplica as posições do Reiki num esquema semelhante às posições dos meridianos e chakras da Acupuntura.
Alguns praticantes tocam no corpo, outros mantêm as mãos próximas (10 a 20 cm) do local a ser tratado. A energia Reiki, segundo seus praticantes, não possui barreira física, podendo transpassar a barreira do tempo (ser enviada ao passado, ao futuro ou no presente à distância (técnicas ensinadas aos reikianos de maior graduação) e as barreiras físicas (pode promover limpezas do ambiente). É usada com muita eficácia em animais de estimação, posto que as barreiras mentais à cura são menores que na maioria dos seres humanos.
Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjetivas e objetivas: calor, frio, pressão, sonolência, vibrações etc. Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki chegando ao corpo e à aura de quem a recebe. Segundo eles é normal, no início do tratamento, o paciente sentir a reação de limpeza como um agravamento do seu estado negativo, o qual cessa logo que o bloqueio seja totalmente retirado. Ainda de acordo com os praticantes, durante esse período - variável para cada indivíduo - é comum reviver sentimentos guardados como rancor, raiva, sonhos, medo ou outros, até o afastamentos de amigos, namorados(as) ou pessoas perniciosas que prejudicavam a vida do paciente. Durante tal fase, chamada desintoxicação energética, há grande índice de desistência em pacientes despreparados para liberar-se completamente dos problemas energéticos. Depois de passada a fase e já livre dos bloqueios (dentro de suas permissões), o paciente experimenta o Reiki como uma energia sublime.
O Reiki repara necessidades energéticas: desbloqueia nós dos canais energéticos, traz mais energia onde o fluxo era menor ou redistribui energia presa em algum local para o restante do corpo através do desbloqueio.
A percepção mais comum para a maioria dos indivíduos que recebem o Reiki é a sensação de relaxamento ou sono. Entretanto, alguns pacientes dizem nada sentir, outros contam sentir muito pouca ou nenhuma alteração.

Os cinco princípios do Reiki

Os preceitos do Reiki.

O que é considerado como princípios do Reiki, na verdade para os japoneses e antigos praticantes do Reiki é um Kotodama, ou conjunto de preceitos que devem ser repetidos pela manhã e pela noite por possuir uma alma e por isso possuir energias curativas. São eles:

  • Só por hoje:
Não se preocupe
Não se aborreça
Honre pais e mestres
Trabalhe honestamente
Seja gentil com todos os seres
Para Usui Sensei, estes ensinamentos deveriam ser tratados como mantras e por isso sempre recitados para que se possa alcançar paz e iluminação.

O Reiki como terapia

O Reiki é considerado como terapia alternativa e complementar aos tratamentos convencionais. O Reiki não é controlado pelos pensamentos do reikiano. O reikiano, não deve, segundo o Reiki Tradicional (Dr. Usui) manifestar sua energia pessoal em favor do paciente. A energia pessoal do reikiano (o Ki para os japoneses ou Chi para chineses) não deve envolver o paciente. O Reiki é que deve ser usado por ser Apolar e inteligente. O Reiki não tem contra indicações,podendo ser aplicado em qualquer pessoa. É importante que o reikiano reserve momentos para proteção energética que protegem seu sistema energético dos pacientes ou ambientes, e que faça auto aplicação diária, para garantir seu estado saúde física, emocional, mental e espiritual.

Eficácia, Ciência e a Organização Mundial de Saúde

Apesar de variados relatos pessoais sobre sua eficácia, a reiki não é reconhecida pela medicina e pela ciência. Os estudos sérios realizados para investigar seus efeitos em grandes números de pacientes e com grupos controle, concluiram que as evidências são insuficientes para sugerir que reiki é eficiente para o tratamento de qualquer condição ou doença em humanos.[3] Contudo, O professor Ricardo Monezi, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, possui estudo bastante criticado sobre o assunto, em que afirma ter comprovado a eficácia do Reiki em camundongos.[4]
Em Abril de 2008 foi publicada uma carta de Edzard Ernst (primeiro professor de Medicina Alternativa no mundo) pedindo que a Fundação do Príncipe do País de Gales para a Saúde Integrada retirasse de circulação dois guias que promoviam "medicina alternativa", visto que continham afirmações imprecisas, inclusive a de que reiki poderia ser usado para tratar doenças físicas, mentais e emocionais, visto que não existem evidências para isso. [5].
Há uma divulgação errada em sites e blogs de que a reiki é reconhecida como terapia alternativa complementar pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A OMS nunca reconheceu reiki oficialmente, como relatado pelo próprio mestre de reiki que divulgou o suposto reconhecimento [1].

Referências

  1. a b Associação Brasileira de Reiki - http://www.ab-reiki.com.br/reiki.htm
  2. Apostila de Reiki - http://www.reikibr.org/apostilas/Reiki%20I%2005082003.pdf
  3. Lee, MS; MH Pittler, E Ernst. (2008). "Effects of reiki in clinical practice: a systematic review of randomized clinical trials". International Journal of Clinical Practice.
  4. Projeto Luz: Projeto Luz: Dissertação de Mestrado - Prof. Ricardo Monezi - Comprova a eficácia em camundongos. projetoluz.pontodeluz.net (2012). Página visitada em 3 de abril de 2012.
  5. The Times (online), 17.04.2008: Prince of Wales's guide to alternative medicine ‘inaccurate’, página visitada em 7 de Setembro de 2011

Bibliografia

  • BENOR, Daniel J. (M.D.). Spiritual Healing: Scientific Validation of a Healing Revolution. Vision Publications (MI), 2000. ISBN 1-886785-11-2
  • PETTER, Frank Arjava; YAAMGUCHI, Tadao; HAYASHI, Chujiro. The Hayashi Reiki Manual: Traditional Healing Techniques of the Western Reiki System, Lotus Press. ISBN 9788178222103
  • USUI, Mikao; PETTER, Frank Arjava. Original Reiki Handbook of Dr. Mikao Usui. Lotus Press, 2003, ISBN 9780914955573
  • VELTHEIM, John; VELTHEIM, Esther. Reiki - Metaphysics, Science and Philosophy. Parama, 1995, ISBN 9780964594401

Ligações externas

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Reiki

Comentários