BALLLET BOLSHOI : UMA DAS PRINCIPAIS COMPANHIAS DE BALÉ DO MUNDO


Ballet Bolshoi  é a Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou. Sua origem se deu em 1773 quando um grupo de bailarinos, meninos e meninas carentes, e outros cidadãos servos, foi formado através de aulas realizadas em um orfanato de Moscou, porém a capital da URSS ainda era Leningrado. A partir de 1776 esse grupo passou a integrar a companhia do Teatro Petrovski, um local construído para abriga-los. Porém a construção da época era muito frágil e não resistente a incêndios, motivo pelo qual em 1805 o prédio foi destruído e de 1805 a 1825 o Teatro Arbat, o novo Teatro Imperial, foi local de apresentações desta companhia, até que em 1824 foi construído um novo prédio, no mesmo local do antigo teatro incendiado, e onde fica a sede atual do Teatro Bolshoi, tombada pela Organização das Nações Unidas, como Patrimônio Arquitetônico e Cultural da Humanidade. Em 18 de janeiro de 1825, com sua arquitetura Clássica e suntuosa foi inaugurado com o nome de “Grande Teatro Petrovski”. Com o movimento nacionalista do balé russo abandona-se a herança do balé francês com sua mitologias e começa a se valorizar a literatura e os costumes russos na criação de novas composições coreográficas. Este movimento não pôde impedir a influências de coreógrafos como Petipa.

Até a Revolução Russa de 1917, a companhia de dança do Teatro Marriinski, que após esta revolução passou a se denominar Ballet Kirov, era a mais importante no cenário da dança russa acadêmica, porém o Ballet Bolshoi habitualmente recebia as grandes estrelas da dança, reproduzindo ainda os balés do consagrado Petipa, desta forma ganhando maior notoriedade pública.
No início do século XX, dirigido por A. Gorski (1878 a 1924), o Bolshoi buscava se libertar da constante presença de Petipa em seus repertórios, desejava uma nova identidade. Com a capital do país saindo de Leningrado e vindo para Moscou a companhia começa a receber maior incentivo do governo, podendo investir em seus talentos e pagar por aqueles formados pela Escola do Ballet Kirov, que neste século passa ter o mérito de formadora técnica e estilo impecável, enquanto que o Bolshoi fica famoso pela projeção de grandes estrelas, dando vitalidade ao balé russo. Naturalmente esta diferença de trabalhogerou uma rivalidade entre as duas companhias, porém ambas possuem seus méritos. Muitos dos artistas do Bolshoi são formados na escola do Kirov.

Hoje o Bolshoi possui um grande naipe de profissionais, como: bailarinos, mímicos, cantores e músicos adultos e infantis. E anualmente produz em média de quatro espetáculos por mês, entre balés e óperas.
No Brasil foi aberta uma Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, Santa Catarina, com a proposta de formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação. Esta escola pretende trabalhar nos mesmo ideais sociais que deu origem a Escola Coreográfica de Moscou, em 1773, proporcionando o desenvolvimento cultural às crianças da camada mais carente da nossa sociedade. A escola conta com a colaboração dos Amigos do Bolshoi permitindo que muitos alunos recebam bolsa de estudo, desta forma saindo do estado de opressão.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FARO, Antônio José, SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Ballet e Dança. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.


Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. É considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO.
O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776, quatro anos depois ganhou sua primeira sede, e em 1825 seu prédio atual. Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia.

Nos primeiros anos de atividades da companhia, a maioria dos seus integrantes eram estrangeiros (franceses e italianos). Com o passar do tempo, a escola nacional começou a se desenvolver. No começo do século XX com “Saisons Russes” (primeira grande turnê dos russos em Paris), organizada por Dyagilev, a arte russa foi reconhecida e se expandiu pelo mundo.

Grandes nomes como Tchaikovsky, Rachmaninov, Gorsky, Prokofiev, Grigorovich, Vasiliev projetaram o Teatro Bolshoi internacionalmente.

Hoje, com cerca de 1000 funcionários diretos, o Teatro Bolshoi de Moscou realiza 300 espetáculos, por ano, em diversos países, sendo referência na qualidade artística e na produção cultural.

Atualmente o Teatro Bolshoi de Moscou possui  três brasileiros em sua companhia profissional. Os 
bailarinos são Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Mariana Gomes, todos formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Diretor Geral – Anatoly Iksanov
Diretor artístico -  Sergei Filin
Assistente de Direção Artística - Ruslan Pronin

Ficheiro:Moscow-Bolshoi-Theare-1.jpg
Teatro Bolshoi
Большой театр
 
Vista externa do Teatro Bolshoi
LocalizaçãoMoscou,  Rússia
Coordenadas55° 45′ N 37° 37′ E
TipoCasa de ópera e balé
Inaugurada1825
ProprietárioAcademia Bolshoi
WebsitePágina oficial


O Teatro Bolshoi (em russo: Большой театр - O Grande Teatro) é um edifício histórico da cidade de Moscou (Moscovo), capital da Federação Russa. Foi desenhado pelo arquiteto Joseph Bové (Osip Ivanovich Bové) para abrigar espetáculos de ópera e balé. É sede da Academia Estatal de Coreografia de Moscou, também conhecida como Academia de Balé Bolshoi, Companhia de Balé Bolshoi ou simplesmente Balé Bolshoi, sendo uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo.
O prédio principal do teatro, reconstruído e renovado diversas vezes em sua história, é um importante
ponto turístico moscovita e de toda a Rússia (sua icônica fachada neoclássica é representada na nota de 100 rublos). Em 28 de outubro de 2011, o Bolshoi foi reaberto depois de uma extensa renovação de seis anos que custou cerca de 21 bilhões de rublos (cerca de 680 milhões de dólares americanos). A renovação incluiu a restauração da qualidade acústica original (que foi perdida depois de modificações levadas a cabo durante e época soviética), bem como a restauração da decoração que remonta à estética da Rússia Imperial.
O edifício do teatro foi inaugurado em
1825 no centro de Moscovo, próximo ao Kremlin.

História
A companhia foi fundada em
1776 pelo príncipe Peter Urussov e Michael Maddox. Depois de três anos a apresentar-se num recinto privado, o Teatro Petrovsky adquiriu-o. Em 1805, um incêndio destruiu o edifício, que foi posteriormente reconstruído.
O Teatro Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia. A filial situa-se na cidade de
Joinville (Santa Catarina), no Brasil.
O arquiteto criador do teatro, o russo
Osip Ivanovich Bové, também conhecido como Joseph Bové, também foi o grande reconstrutor de Moscovo depois do Incêndio de Moscovo em 1812. O edifício que hoje se pode ver foi construído em 1825 sobre os restos do Teatro Petrovsky. O teatro foi inaugurado em 18 de janeiro de 1825 com a representação do ballet "Cinderela" do compositor catalão Fernando Sor.

 História


Representação no teatro Bolshoi em 1856 - do livro da Coroação do Czar Alexandre II

Durante o mês de março de 1776, o príncipe Piotr Uroussov recebeu a permissão da imperatriz Catarina II da Rússia para organizar representações teatrais, concertos e mascaradas. A trupe do Bolshoi foi fundada em 1776 por Pierre Uroussov e Michael Maddox, o seu associado britânico. Inicialmente, a companhia teatral apresentava-se em locais privados, mas em 1780 adquiriu o Teatro Petrovsky na rua Petrovka e começou a produzir peças teatrais e óperas. Desde a sua criação, o Teatro Bolshoi sedia sua companhia de ballet. O Bolshoi tem sido palco de numerosas estreias históricas, incluindo a de 4 de março de 1877 do famoso bailado O Lago dos Cisnes de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e de várias composições de Sergei Rachmaninoff.
Entre julho de 2005 e outubro de 2011 o teatro esteve em profunda remodelação[1][2] No início das obras, os técnicos descobriram que a instabilidade do edifício era maior que o esperado, o que fez as obras prologarem-se por seis anos a um custo de cerca de 500 milhões de euros.

Ligações externas

Referências

  1. veja.com. Após anos de restauração, Teatro Bolshoi reabre em Moscou. Página visitada em 26.10.2011.
  2. SIC Notícias (26.10.2011). Teatro Bolshoi reabre após seis anos de obras de renovação. Página visitada em 26.10.2011.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Bolshoi


Bolshoi no Brasil

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Santa Catarina é uma referência internacional na dança. No município de Joinville funciona, desde março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, filial da mais respeitada instituição de ensino de balé do mundo, o Teatro Bolshoi de Moscou. Pela primeira vez nos mais de dois séculos de existência do Teatro Bolshoi, sua metodologia completa de ensino está sendo adaptada e aplicada em outro país, sob supervisão de mestres da Rússia.
A Escola oferece o Curso Técnico de Formação de Artista de Balé, com oito anos de duração, recomendado para crianças entre nove e 11 anos. Há também o Estágio Modular, com dois anos, destinado a alunos acima de 11 anos e que tenham conhecimento de dança. Atualmente, cerca de 300 alunos estudam na Escola, recebendo formação profissional para se tornarem artistas de balé e cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.
A Escola do Teatro Bolshoi mantém no Brasil o mesmo objetivo social que motivou a criação, em 1773, da Escola Coreográfica de Moscou: possibilitar o crescimento cultural para crianças de famílias socialmente desfavorecidas – 85% das vagas são dis-ponibilizadas para alunos bolsistas, a maioria de risco social. Eles recebem ensino, uniforme, transporte, assistência médica e complemento alimentar gratuitamente.


Missão

"Formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte - educação".





Como surgiu a Escola do Teatro Bolshoi

no Brasil


A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000, com o diretor do Teatro Bolshoi Vladimir Vasiliev, o prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade. Vladimir Vasiliev e Luiz Henrique da Silveira tornaram-se os patronos fundadores da instituição.

Tudo começou quando em 1995, para que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia, o diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, desenvolveu um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou.

Em 1996, a Cia. do Teatro Bolshoi realizou uma turnê no Brasil e Joinville foi incluída no programa. O espetáculo ocorreu no 14º Festival de Dança de Joinville. Os russos ficaram impressionados com a receptividade do público e a reverência da cidade diante da arte. Depois disso, o russo Bogatyrev esboça propostas para montar uma unidade da Escola no país, contemplando questões como a aplicação da metodologia, seleção de professores e alunos, estrutura física necessária.

Dois anos depois, o idealizador Bogatyrev faleceu. Mas seu legado era consistente: o esboço do projeto estava concluído e foi apresentado para prefeitos e diretores de instituições de ensino do Brasil. O prefeito de Joinville na época, Luiz Henrique da Silveira, comprometeu-se no desenvolvimento da proposta. No dia 20 de julho de 1999, na abertura do 17º Festival de Dança de Joinville, Alla Mikhalchenko, primeira bailarina do Teatro Bolshoi, assinou o protocolo de intenções com o prefeito.

Entre os fatores decisivos para a escolha de Joinville estava a profunda ligação da cidade com a dança, em função de seu tradicional festival anual. Além disso, o então prefeito empenhou-se pessoalmente nos processos institucionais entre o Brasil e a Rússia e disponibilizou uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados no Centreventos Cau Hansen, para instalação da sede.

Projeto referência em arte e educaçãoDesde o ano 2000 a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia.  Sempre buscando a melhor formação, a Escola garante aos seus alunos o acesso ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes e oportunizando um futuro digno através da arte.

Com o crescimento da Escola Bolshoi ao longo dos anos, foi possível formar uma Companhia Jovem e criar a oportunidade do primeiro emprego para os talentos formados na instituição. Um resultado gratificante não só para esses jovens que se dedicam por muitos anos à dança, mas também para todos que trabalham pela prosperidade e missão da única Escola do Teatro Bolshoi no mundo.

O Bolshoi Brasil é uma instituição consolidada tendo a sua importância ressaltada no Plano de Ação Brasil Rússia em 2010 e 2011. Neste documento o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, que participou da V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação – Moscou, junto com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, salientaram que o fortalecimento da Parceria Estratégica Bilateral constitui uma das prioridades de suas políticas externas.

Os líderes também assinaram uma Declaração Conjunta que manifestava a disposição de prestar todo o apoio a iniciativas de cooperação cultural e ressaltaram a importância da atividade da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville.

Clique aqui e leia a Declaração Conjunta completa assinada por ocasião da V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação - em 2011.
Fonte:http://www.escolabolshoi.com.br/bolshoi/Portugues/






Comentários