SÂDHANA OU PRÁTICA ESPIRITUAL DO YOGA OU TANTRISMO



Há uma palavra muito popular hoje em dia entre as pessoas “espirituais”. Essa palavra é sādhana. O quanto essa palavra é compreendida e o que ela significa para cada pessoa, nós não sabemos. Mas o fato é que ela atrai muita gente, que a usa com orgulho, dizendo “eu me dedico ao sādhana”.
Porém, em sânscrito, a palavra não aponta nessa direção “espiritual” apenas. Sādhyate anena designa algo que é conquistado através de algum meio, e que não pode ser conseguido por nenhum outro.
Se você veio para aqui de carro, o carro foi seu sādhana. Quem veio de avião teve uma aeronave como sādhana. Dependendo do que você quer realizar, você escolhe um sādhana. Quando um cirurgião faz uma cirurgia, o instrumentista sabe exatamente o que ele precisa a cada momento. Cada necessidade do médico tem um instrumento, um sādhana diferente.
Para ver, meus olhos são o sādhana. Para ouvir, meus ouvidos são o sādhana. E, para a iluminação, qual é o sādhana? Iluminação quer dizer autoconhecimento. Qual é o sādhana para o conhecimento? O sādhana para o conhecimento é aquilo que nos traz esse conhecimento. O ensinamento não é conhecimento “intelectual”. É conhecimento. Há conhecimento direto e conhecimento indireto. Quando você pode verificar algo por seus próprios meios, o conhecimento é direto. Senão, é indireto.
Assim, dizer “conhecimento intelectual” é como dizer “atitude mental”. Ambos são pleonasmos que podemos desconsiderar. Nós somos muito comprometidos com o śravanasādhana, o sādhana de escutar o ensinamento. Não estamos interessados em conhecimento “intelectual”. Estamos interessados em conhecimento. O conhecimento daquilo que é.
O conhecimento daquilo que não é indireto só pode ser direto. Se a gente diz “eu estou confundido”, a palavra confundido é um rótulo grudado em mim. Eu não vivo confundido, no entanto, o tempo todo da minha vida. Posso ter alguma confusão em relação a algum assunto, mas essa não é minha natureza.
A confusão tem solução. Essa solução é o conhecimento. Assim, quando você vem e senta aqui para ouvir o ensinamento, você não está acumulando conhecimento “intelectual” ou conhecimento indireto. De fato, você não está acumulando nada. No melhor dos casos, talvez, você esteja se livrando de coisas. O conhecimento é mais uma correção da visão. Portanto, escutar o ensinamento é chamado sādhana. Um sādhana para corrigir o erro fundamental.

Fonte:Swami Dayananda Saraswati -http://www.yoga.pro.br/


O QUE É SÃDHANA


Sadhana ou Abhyasa é um termo sânscrito (em devanagari: साधनम्) e significa prática espiritual, é a prática diária do Yoga ou do tantrismo, para levar o praticante à meta do Yoga, (moksha).
Existem muitos tipos de sadhana, respeitando as tradições hindu ou budistas, seus praticantes são classificados como Sadhu ou Sadhaka.
O objetivo do sadhana, pode ser libertação do Samsara ou uma meta estipulada pelo yogi.
Os tipos de sadhana podem ser vários. O asthanga sádhana de Patanjali, o sapta-sadhana de Gheranda, o shad-anga-sádhana, o yoga-krytya. Cada yogi estipula para si um tipo de sadhana diferente. Uns com mais outros com menos angas, mas todos com a meta do Yoga, moksha.
O sadhana definido pelo Yoga Sutra de Patanjali envolve yama, niyama, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi. Outras formas de sadhana são kirtan, bhajan, puja, kriya, mauna, etc.
O acompanhamento de um guru (professor) que oriente o aluno em direção ao conhecimento espiritual é necessário para que ele atinja seu objetivo.
Nos dias de hoje existem muitos pseudo-gurus que prometem todo o tipo de resultado. Em geral, os sadhanas vêm prescritos nos Vedas, e em textos clássicos como Hatha Yoga Pradipika, Gheranda Samhita, Shiva Samhita, entre outros.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sadhana


Comentários