CONFIANÇA NO MESTRE ESPIRITUAL



Confiança no mestre espiritual

O modo como discípulos devem confiar no mestre está detalhado no Gandavyuha-sutra. Lá é dito que discípulos devem cultivar quatro atitudes.
Eles devem se considerar como inválidos, afligidos desde um tempo sem início pela doença dos obscurecimentos; devem encarar os ensinamentos do Dharma como o medicamento; e o mestre deve ser visto como um médico habilidoso, enquanto a prática realizada com esforço deve ser considerada o processo de cura.
Há quatro atitudes similares a essas: discípulos devem pensar no mestre como viajantes consideram uma escolta que os guarda de inimigos. Eles devem contar com seus mestres assim como amigos que os protegem de perigos. De novo, eles devem confiar no professor como mercadores que dependem do capitão ou passageiros, do seu barqueiro.
Se os discípulos seriamente abrigam essas atitudes e não as repetem apenas da boca para fora, eles estarão protegidos dos inimigos do nascimento, morte e emoções negativas. Então, essa é a maneira correta de confiar em um mestre espiritual.

Kangyur Rinpoche (Tibete, 1898 – Índia, 1975)“Treasury of Precious Qualities”, cap. 5

Comentários