UFOS EM NOSSOS TEMPOS - ADRIANO P.C. ARAÚJO




O objetivo principal desse estudo foi enfocar a ufologia sobre o ponto de vista científico, traçando um paralelo com outras ciências como a astronomia, cosmologia, física, astrobiologia, e as últimas descobertas tecnológicas. Sempre levando-se em conta como seria possível os extraterrestres estarem nos visitando, sabendo das barreiras existentes para viagens interestelares. Analisamos também o avanço da ufologia em nossos tempos, as novas teorias sobre o fenômeno e como a ufologia poderá evoluir a partir de agora.

INTRODUÇÃO

A observação e estudo de objetos voadores não identificados nas últimas décadas sofreu grandes mudanças com relação ao início da casuística ufológica. Na atualidade vários fatores influenciam as investigações e pesquisas ufológicas, novos métodos de pesquisa, o advento da Internet, câmeras digitais, e todo tipo de inovação tecnológica, tornou tudo mais rápido, facilitando se filtrar informações, e se elaborar modelos, ajudando nas pesquisas de campo e análises de dados.
A evolução desta ciência é notória, já que no início não tínhamos ainda meios e recursos para que pudéssemos elaborar hipóteses mais plausíveis sobre o fenômeno. Seria um fenômeno real ou apenas moda em tempos modernos ?.


AVIÕES X UFOS
 



"Avião Tucano T-27 e objetos
luminosos ao lado"


Casos como o do avião tucano T-27 da esquadrilha da fumaça, que teve sua asa partida em pleno vôo, durante demonstração, intrigando até hoje o mundo ufológico, e que teria sido provocada por um disparo de luz sólida vindo de uma sonda ufológica em 16 de novembro de 1996, na Praia de Itararé, em São Vicente (SP). Caso filmado, em que a Associação dos Ufólogos Independentes do Brasil, após analisar
exaustivamente as imagens digitalizadas do acidente, chegou a conclusão assustadora de que o avião acabou sendo abatido por uma sonda ufológica que estaria voando a uma velocidade sete vezes mais rápido do que a velocidade do som. A versão, entretanto, não foi confirmada pelo Ministério da Aeronáutica, que foi o responsável legal pelas investigações. Este caso, nos mostra o quão presente é o fenômeno ufológico, a tecnologia utilizada por esses seres parece ser bastante avançada, já que sabemos que a luz sólida não encontra nenhuma semelhança na terra. O facho de luz tem comprimento determinado, como se fosse um bastão. A sonda teria soltado o raio ao detectar a possibilidade de choque com o avião. Um técnico aposentado da Petrobrás, à época, Jorge Cláudio Freire da Nóbrega, 49, percebeu a incidência de pequenas luzes ao ver as imagens do acidente. Um Professor da Universidade Federal do Ceará ( UFC), José Agobar Peixoto, 47, digitalizou o filme e notou que o tempo todo a exibição da esquadrilha da fumaça estava sendo
acompanhada por essas sondas. Ao todo, 300 (trezentos) quadros do filme foram estudados com exaustão. Em 32 (trinta e duas) fotografias, digitalizadas, mostram-se pontos voadores que seguem os aviões. O piloto
Barreto conseguiu se salvar, mas os destroços do avião acabaram por matar um jovem de 16 (dezesseis) anos de idade e ferir outras 06 (seis) pessoas.
Em 1948, não tínhamos as inovações tecnológicas de hoje, e o Capitão Mantell, da força aérea norte-americana foi atingido por um disco voador e morreu. A partir desse caso, o governo começou a encobrir as informações sobre o tema. Não é de hoje que encontros entre aviões e UFOS ocorrem, contudo, hoje existe a possibilidade de se pegar as imagens do tucano T-27 e tentar descobrir algo novo na filmagem.
É importante então traçarmos um paralelo entre o antes e o hoje na Ufologia, ciência que as vezes é bastante discriminada pelas autoridades, e onde, até a própria mídia coloca a questão como algo distante, não possível, e que está além de nossa compreensão.
Os ufólogos, entretanto, afirmam que as sondas são objetos telecomandados que monitoram o ambiente que fica próximo às naves ( OVNIS) maiores. Elas medem de 25 cm a 1 metro e, até o momento, os centros de estudos ufológicos não sabem precisar como funciona sua tecnologia e nem de qual sistema planetário elas são oriundas. Na II guerra mundial os pilotos eram perseguidos por esses objetos, os bombardeiros falavam em "bolas de fogo". Os pilotos pensavam se tratar de uma nova arma inimiga. Muito se comentava que Adolf Hitler estava produzindo aeronaves em forma de disco na Alemanha, como forma de ter uma grande vantagem sobre os aliados.



PESQUISAS SOBRE VIDA FORA DA TERRA

A NASA atualmente anda a procura de indícios de vida em Marte, e para esse fim adotou a política do "mais rápido – melhor – mais barato". Estudando e analisando a superfície marciana com naves e módulos robotizados, supondo haver apenas a vida bacteriana, nesse planeta frio e seco, abaixo da superfície e nas calotas polares. A imagem da NASA, contudo, é negativa para o mundo da ufologia, e até para uma parte da população. Muitos estão convencidos de que a agência guarda um tesouro oculto de espaçonaves alienígenas, coisa que lhe dá automaticamente acesso a tecnologias mais avançadas, sendo obrigada a manter isso em segredo.
Hoje já se descobriram cerca de 150 (cento e cinqüenta) planetas em outros sistemas solares, e sabe-se que Marte e Europa ( lua de Júpiter), possuem grandes chances de abrigar a vida, além de Titã (lua de Saturno). Europa é uma lua de gelo, e presume-se haver água em estado líquido abaixo desta camada de
gelo. Em Marte pode haver a vida extremófila, segundo alguns cientistas, já que aqui em nosso planeta ela se desenvolve bem abaixo de nossa superfície, acerca de até 2km de profundidade, em forma de bactérias. Com todas essas novas possibilidades, o estudo da Ufologia deve ser feito de maneira séria e sensata, não devendo serem deprezadas novas hipóteses sobre a vida em outros planetas.
As espaçonaves lançadas aqui de nosso planeta, procuram por indícios de água, vulcões e, em última análise, vida. Na terra, em qualquer lugar onde houver água em estado líquido e energia que possa ser canalizada em forma química, você vai encontrar formas de vida, e por mais estranha que seja a forma assumida pela vida, os cientistas já estabeleceram padrões e princípios universais da arquitetura da vida. Todos esses princípios juntos se chama "tensegridade". Donald Ingber, Professor de Patologia da Faculdade
de Medicina de Harvard, estuda essa tal de tensegridade há pelo menos 25 anos e considera o princípio que organiza tudo no universo. Seria a tensegridade a maneira como Deus pensa e age no universo?
Há décadas anos atrás não tínhamos estes conhecimentos, de que a vida pode ser abundante no universo. A questão ufológica se torna então complexa, e tem evoluído nas últimas décadas. Muitos são os relatos e opiniões sobre os extraterrestres e suas naves, e quais seriam suas reais intenções. No início tínhamos casos isolados, hoje existem estudos aprofundados de como essas entidades agem em nosso planeta. Alguns ufólogos afirmam que somos alvo de um estudo planejado e sistemático por parte dos extraterrestres, e que eles não são tão bonzinhos assim. Eles, os extraterrestres, estariam a muito tempo monitorando nossos costumes, forma de viver e até nossos genes seriam objeto de estudo deles. Com que objetivo ?
J.J. Benitez, famoso escritos de "Operação Cavalo de Tróia", crê que a bíblia e os OVNIS estão unidos por um fio condutor. E que ao analisarmos algumas passagens bíblicas, nos deparamos com descrições de "Carros de fogo", "Colunas de fogo", etc, que hoje correspondem àquilo que estamos investigando: As naves grandes, as naves pequenas, seres estranhos e dotados de roupas estranhas, muitas vezes reluzentes. Frank Drake, astrônomo norte-americano em entrevista à folha de São Paulo e um adepto da idéia da vida extraterrestre e de alienígenas, acha que ainda pode levar muito mais de um século a busca por inteligência extraterrestres- SETI Projeto.
Derrel Sims, que estuda o fenômeno há mais de 30 (trinta) anos dentro de uma área bastante polêmica, as possíveis abduções e implantes extraterrestres, fala categoricamente o seguinte, sobre este mistério da ufologia moderna: " A parte "metálica" de amostras mostram algo muito interessante. O objeto primário é um perfeito "T". Nele existem pelo menos 11 elementos diferentes cobertos por uma película biológica que não pode ser penetrada. Na membrana há uma bioluminescência. Ela parece ser feita do mesmo material orgânico do abduzido. A área do implante mostra um nível incomum de raios ultravioletas. Eu tenho raios-X de várias pessoas do mundo, e neles esses objetos aparecem em todas as partes do corpo.
Erick Von Daniken, escritor alemão de "Eram os Deuses astronautas", defende a teoria de que os extraterrestres estiveram em nosso planeta a muito tempo atrás, e deixaram vestígios de sua presença. Viajou a várias partes do mundo, encontrando esculturas, pirâmides, deuses antigos que pareciam ter relação com as estrelas, lendas, e mitos em várias civilizações, e em todos os seus achados sempre havia a figura mítica de seres estranhos que não eram desse mundo.
Notamos então que existem várias vertentes sobre a manifestação extraterrestre, e opiniões diversas sobre o fenômeno. Não seria o fenômeno provocado por projetos ultra-secretos aqui mesmo da terra ?

Alguns ufólogos acreditam na teoria da conspiração, ou seja, que os extraterrestres estão entre nós a bastante tempo e dominam o nosso planeta desde centena de anos atrás. Os governantes das maiores potências mundiais saberiam de tudo e acobertariam o fenômeno UFO, já que a revelação deste segredo além de ser um impacto para a população mundial, mudaria totalmente a nossa forma de viver e pensar.
Os UFOS em nossos tempos, devem ser vistos de uma maneira mais abrangente, estudando-se o comportamento do fenômeno na atualidade e sua evolução em relação as primeiras manifestações. As abduções no início pareciam ocorrer em ambientes remotos, hoje, contudo, os ET´S abduzem em nossas casas. O que teria mudado ? Porque? Muitas são as perguntas, mas poucas são as respostas.


LIVROS SAGRADOS E SERES VINDO DO ESPAÇO

  "A salvação e seres vindo do espaço"

Os livros sagrados estão repletos de casos ufológicos, como anjos e demônios que vinham dos céus, homens estranhos que vinham ensinar os humanos. Naquela época o povo não tinha o menor conhecimento para supor certas coisas, e não conseguiam entender uma manifestação ufológica, vinda sabe lá de onde.
Não querendo negar a existência de um Deus superior, mas existem na bíblia referências a gigantes. Os livros apócrifos nos falam que esses gigantes seriam resultado da junção de Seth com a descendência de Caim. Trecho, "Naquele tempo viviam gigantes na terra, como também daí por diante, quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e estas geravam filhos" . Observamos que existe uma separação bem clara entre Deus e Homens, ou seja, algo que veio de uma outra dimensão, ou quem sabe, planetas.
Esta passagem em Ezequiel é claríssima: " Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, quando eu me encontrava no Rio Cheber entre os exilados. Lá se abriu o céu.... eu, porém, vi como veio do norte um vento tempestuoso e uma grande nuvem, envolta em resplendor e incessante fogo, em cujo centro refulgia algo como metal brilhante.... E bem ao meio aparecem vultos como de quatro seres vivos, cujos aspectos se assemelham a vultos humanos. E cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas. Suas pernas eram retas e a planta de seus pés era como planta do pé de um bezerro e brilhavam como metal polido" Imagine um avião voando, o sol bate em suas asas e reflete uma luz prateada e cintilante como um metal polido, e o vento tempestuoso é provocado quando um avião passa sobre nossas cabeças, o que dizer de uma nave espacial ?
Enoch em seu livro, nos trás um contato com seres extraterrestres, hoje podemos interpretar melhor sua visão. " Recebi a visita de 02 (dois) homens de grande cultura, como jamais havia visto na terra. Seus rostos brilhavam como o sol, e seus olhos pareciam lâmpadas ardentes. O fogo era expelido por seus lábios. Suas roupas pareciam plumas. Seus pés eram purpúreos, seus olhos brilhavam mais que a neve. Chamaram-me por meu nome....." Seriam anjos ou seres de outro planeta com suas vestimentas esquisitas ?

Hoje podemos interpretar melhor estes textos sob um ótica bem diferente do que à tempos atrás, hoje o mundo detém uma tecnologia avançada para poder compreender melhor estas passagens em textos sagrados. Por que os livros apócrifos foram retirados da bíblia sagrada ? Conteriam eles revelações que não poderiam ser ditas aos seres humanos, e que levariam a classe dominante ao caos ? Jesus nos fala "que a casa de seu pai possui muitas moradas". O planeta marte foi fotografado pela nave Viking 1, e se obteve a face humana estampada em solo marciano, seria uma construção artificial ou uma formação natural ? Teria sido o Planeta vermelho uma dessas moradas a muito tempo atrás ? Hoje sabe-se que Marte possuía oceanos e canais. A água líquida era abundante nesse planeta, que hoje é frio e seco.

O que teria acontecido ? Marte é um planeta acidentado e possui grandes crateras de impacto, que formam grandes buracos, causadas por meteoros que vieram do espaço longínquo. Hellas é um desse pontos de impacto. Um grande meteoro caiu em Marte exatamente nesse ponto a milhares de anos atrás, e talvez tenha exterminado a vida nesse planeta. Marte possui na região de Tharsis os maiores vulcões do sistema solar e apresenta enigmas geofísicos próprios, que os cientistas vêm tentando decifrar há décadas.
O maior vulcão do nosso sistema solar está nesse planeta vermelho, o "Monte Olimpo", e um grande canion, com 27km de profundidade e 400km de comprimento, "O Valles Marineris", que faz parecer pequeno o grande canion americano. Em marte também se descobriram pirâmides, que ficam na região de Sidônia, e aqui na terra possuímos pirâmides em vários locais do mundo. Qual seria a explicação para esse sistemas de pirâmides em planetas distintos. No passado temos a lenda da Atlântida, onde viviam os "iluminados", que teriam se estabelecido no delta do Rio Nilo e impregnado com seus conhecimentos a civilização egípcia. Os egípcios se desenvolveram como uma grande cultura e acabaram por construir pirâmides, as quais teriam uma suposta ligação com Deuses oriundos da Constelação de Órion, que teriam ensinado aos egípcios conhecimentos fantásticos. Hoje observamos uma grande incidência de avistamentos perto desses grandes monumentos históricos e místicos, assim como também perto das pirâmides.
A Escócia é um pais rico em avistamentos, principalmente em torno da cidade de Glasgow, podemos observar constantes relatos sobre o fenômeno. As autoridades alegam que as naves são na realidade aviões que partem de bases da OTAN, já que elas estão espalhadas por todo o país. Os OVNIS estariam concentrados em determinadas regiões aqui na terra, porque ? Seria pela busca de minerais, água, lugares remotos e bem longe das grandes cidades.
Alguns cientistas acham que na realidade somos monitorados a muito tempo, e que não passamos de cobaias em suas mãos. Assim como usamos os animais eles nos usam. Os Ets não seriam tão bonzinhos assim e teriam seus próprios interesses. Agiriam seguindo um planejamento estratégico bem elaborado e a longo prazo. O Triângulo das Bermudas é outra área de relatos de observações de OSNIS e OVNIS. Uma área onde desaparecem navios e aviões a algum tempo de maneira misteriosa. Tudo começou à décadas onde os OVNIS têm sido relacionado com a água, e muita gente garante que luzes submarinas são comuns na região.


TRIÂNGULO DAS BERMUDAS E OVNIS

O nome "Triângulo das Bermudas", também conhecido como "Triângulo do Diabo", se popularizou quando ocorreu um fato em 05/12/1947, o desaparecimento de 06 (seis) aviões navais da marinha de guerra dos Estados Unidos da América. O curioso é que este ano, 1947, é marcado pela queda de um suposto OVNI na cidade americana de Roswell. Alguns defendem que as desaparições na região podem ser explicadas, e
que tudo não passa de pura "coincidência". No caso da esquadrilha, tudo seria explicado pela sucessão de erros dos tripulantes, da torre de controle e coincidências desastrosas, como correntes ascendentes de ventos.
O Triângulo das Bermudas compreende a área entre Miami, Bermudas e Porto Rico. O projeto ultra-secreto, Magnet, detectou utilizando aviões equipados com magnetômetros, a existência de campos magnéticos em cima da zona de Keywest, no Caribe. Seria a região do Triângulo das Bermudas um portal para o mundo dos Ets, ou apenas, uma região onde se concentram grandes tempestades, correntes de ar, furacões, e que tudo em conjunto levaria aos desaparecimentos que remontam desde o século 19. Hoje, ficou comprovada a existência dos vórtices marinhos, que estariam sulgando navios, podendo aparecer bem próximo a superfície. Os vórtices são bem numerosos e freqüentes. Tempestades poderiam também ser responsabilizadas pelos naufrágios assustadores, maremotos, fenômenos magnéticos, etc.
 
A UFOLOGIA E A TEORIA DA PANSPERMIA

Se olharmos para o passado, projetando novas hipóteses dobre o fenômeno UFO, chegaremos a hipóteses talvez bizarras, e verificaremos relatos fantásticos de seres que teriam vindo do espaço e ensinado aos homens as artes, ciência, religião, e partido para seus mundos distantes, porém, teriam deixado marcas aqui de sua passagem.
Estes seres teriam voltado a terra nos dias de hoje ? Para o Professor Universitário de História, Dr. David Jacobs, que investigou o fenômeno das abduções usando a regressão hipnótica, em mais de 700 casos ele afirma serem verdadeiros os relatos. Têm sua opinião formada sobre os extraterrestres, e acha que eles estão executando um programa de reprodução com os humanos, formando seres híbridos para que mais tarde dominem o nosso planeta. Mas porque os extraterrestres fariam um programa de dominação tão demorado, se possuem uma tecnologia militar supostamente superior a nossa.
A regressão hipnótica é também muito criticada, já que pode sugestionar o abduzido, que poderia criar na sua mente histórias não vivenciadas. Já para alguns psicólogos os abduzidos são pessoas que possuem problemas psiquiátricos, passando por stress, síndrome do pânico, ou qualquer problema psicológico, neurológico, e que acaba os levando a criarem histórias tidas como reais.
A Ufologia atual deve se basear em dados mais concretos, provas materiais e testemunhais, checagem de dados, levantamentos individuais e coletivos mais abrangentes. Só assim, poderemos obter respostas mais exatas sobre o fenômeno UFO. Deve ser utilizada atualmente a tecnologia como uma aliada do Ufólogo, que com ferramentas mais modernas poderá elaborar uma análise mais profunda da questão extraterrestre.
Sabemos hoje, que a vida pode ser abundante no universo. A teoria da panspermia abre espaço para que projetemos modelos de como a vida se espalhou pelo sistema solar e universo. Esta teoria defende que a vida se espalhou pelo universo a partir de uma origem desconhecida. A vida pode ter se originado em outra parte e chegado a terra em um meteorito. Sabemos que os meteoritos podem ir de um planeta a outro. Se essa semeadura chegou a ocorrer, a terra, teria capturado uma grande cota de material rico em formas de vida. Marte poderia ter capturado também formas de vida. Poderiam chegar a este sistema solar vida proveniente de outros sistemas estelares ? Sim, a poeira cósmica poderia trazer nanobactérias provenientes de outros sistemas. Mas, e a vida inteligente poderia então se manifestar em todo o universo ? Sim, pelo menos teoricamente. Há quem diga que essa poeira semeou a terra com moléculas orgânicas que ajudaram a desenvolver formas de vida mais complexas. A missão Stardust, que enviou uma nave para coletar poeira cósmica no espaço, a pouco retornou, e têm o objetivo de investigar todas estas hipóteses.
Nesse vazio que se chama espaço temos pelo menos 125 bilhões de galáxias, e cada uma dessas galáxias contém bilhões de estrelas, e presumivelmente planetas orbitando. Europa, Lua de Júpiter é coberta
de gelo, e os cientistas acham que pode ocultar um oceano global sob a superfície. A superfície de Europa é bem ativa, irregular e jovem. Há alguns milhões de anos, grandes áreas da superfície ainda se encontravam derretidas, e talvez houvessem icebergs flutuando lá. Europa tem calor interno, a água é quente, pelo menos no fundo, e morna no resto. Os cientistas supõe que é nesse ambiente no qual o ancestral comum de todas as formas de vida na terra surgiu. Talvez esse ancestral tenha sido um hipertermófilo, uma bactéria amante do calor que se alimentava de enxofre. Aqui na terra, na planície abissal, que fica após a plataforma continental, lá no fundo do mar, foram encontradas formas de vida a mais de 4000 m de profundidade, e que sobreviviam sem precisar utilizar a luz do sol. Sistemas que utilizavam a energia proveniente de respiradouros, perto de
vulcões submersos, e que tinham bactérias, as quais estavam na base da cadeia alimentar, fornecendo sustento para a vida marinha em forma de caranguejos, camarões, e até peixes. Essas bactérias se abastecem com a energia interna do planeta. O que mostra que a luz do sol não é necessária para existir vida. É necessário apenas haver energia, e a energia térmica dos planetas pode servir perfeitamente. É possível que um ambiente semelhante exista não somente em Europa, mas em outros mundos, com uma fonte de energia e água em estado líquido. Na terra, em qualquer lugar onde houver água em estado líquido e energia que possa ser canalizada em forma química, você encontrara formas de vida, até sob 2km de basalto.
A identificação da arquitetura da vida, remonta a longas datas. Em 1977, D´Arcy Wentworth Thompson, zoólogo escocês, publicou um estudo aprofundado sobre "biomatemática", empregando fórmulas matemáticas para explicar como as espécies evoluem no tempo. Hoje, a NASA está usando computadores e aplicando os princípios de Thompson. Ao final, tudo dará origem a um "livro da vida", onde se irá catalogar todas as formas de vida microscópicas existentes em nosso planeta. Esse guia forneceria dados para possíveis formas biológicas em outros planetas.
Alguns astrobiólogos crêem que a vida surgiu na terra, sob a água, perto das fendas vulcânicas, já que a combinação de água e energia, proveniente do vulcanismo, é altamente favorável ao aparecimento da vida.
Planetas e corpos celestes que possuem vulcões e água em estado líquido, podem perfeitamente abrigar vida.
A questão é, quais seriam dos planetas e luas conhecidos, os que teriam a maior probabilidade de até hoje abrigar a vida. A vida inteligente dependeria de condições ambientais como, gravidade, temperatura, pressão, água abundante, calor, e também de fatores evolutivos específicos em cada planeta. O código da vida parece ser bastante complexo, não sendo tão fácil assim a vida inteligente se manifestar.
O aspecto humano é próprio em nosso planeta, ou seria comum sob determinadas condições em outros mundos ? Seriam os extraterrestres parecidos com a raça humana? Não, obrigatoriamente. A vida pode ter evoluido em outros planetas baseada em um outro elemento químico, que não o carbono. Fatores ambientais poderiam influir na forma do ser inteligente, que teria que adaptar seu aspecto morfológico e fisiológico. O ser vivente extraterrestre poderia nos parecer bastante diferente em todos os aspectos.
Recentemente, cientistas contestaram a teoria da "poça morna", de Darwin. Testes realizados em poças vulcânicas, por uma equipe da Universidade da Califórnia, sugerem que estas não dão as condições ideais para o surgimento de formas de vida. O Professor de Química, David Deamer disse: "Os resultados são desapontadores. Parece que as águas ácidas quentes da lama não fornecem as condições adequadas para que componentes químicos se transformem em organismos pioneiros".
O Doutor Marx Bernstein do Instituto SETI, nos Estados Unidos acredita que a resposta provavelmente vem da poeira interestelar, e acha que um cometa ou asteróide pode ter trazido à terra os elementos necessários para formar a vida.
Estamos ainda tentando entender como a vida se formou aqui na terra, e quais fatores poderiam ter influenciado seu desenvolvimento até os dias de hoje. Outras formas de vida bastante diferentes podem ter surgido em outros pontos do universo.
Os ufólogos ao longo dos anos fizeram várias classificações de seres extraterrestres, baseados em informações coletadas de pessoas que entraram em contato com esses seres, no entanto algumas entidades avistadas fugiram totalmente aos padrões comuns, observamos na casuística ufológica, uma grande variedade
de formas de contato, e seres as vezes bem estranhos ao nosso padrão humano. Alguns cientistas, contudo, não acreditam que estamos sendo visitados por essas civilizações, e alegam que as distâncias são colossais entre as estrelas, e que isto jamais permitiria que fossemos visitados. Pare se ter uma idéia, a estrela mais próxima depois do sol, Alfa de Centauro, está a mais ou menos 05 (cinco) anos luz da terra. Nossa galáxia possui 100.000 anos luz de um lado ao outro, e demora 250 milhões de anos para dar uma volta sobre seu núcleo central.
Pelo que sabemos até agora, podem existir planetas terrestres em outros sistemas solares, e a NASA irá lançar em breve um telescópio capaz de detectar planetas similares à terra, esse novo telescópio será capaz de detectar a luz desses planetas, e através do espectômetro , que analisará essa luz emitida, se poderá saber qual a composição química do planeta descoberto. Se o planeta possuir boa quantidade do gás oxigênio, isso poderá indicar que ele pode abrigar a vida, deverá existir uma fonte produtora, ou em forma de fotossíntese produzidas por vegetais ou até em forma de bactérias fotossintetizantes.
A vida, ao aparecer em um planeta deixa rastros em forma química, como o O2, CO2, gás metano, etc. A lua Titã de Saturno , por exemplo, pode possuir um oceano de gás metano, segundo algumas pesquisas recentes. O metano lá pode ter um ciclo parecido com o ciclo da água aqui na terra. O metano para existir em grandes quantidades em um planeta precisa também de uma fonte produtora contínua.


"Dunas na lua Titã de Saturno"

Titã é uma lua incomum, e recentemente foram descobertas dunas bastante semelhantes com as da terra nesse corpo celeste. A maior lua do planeta Saturno possui rios de metano e vulcões que expelem lava de amônia congelada. Esse ambiente poderia ser capaz de abrigar a vida?
Em 14 de maio de 2005 a sonda Huygens, da Espaçonave Cassini , atingiu esse mundo, após uma jornada de 07 (sete) anos e 3 bilhões de dólares, segundo Carolyn Porco, chefe da equipe de imageamento. "É o maior terreno inexplorado que ainda resta do nosso sistema solar. A meu ver, o último grande mistério". Titã é um mundo envolto em névoa, com superfície a 173 graus abaixo de zero. Titã se parece com a terra,
apesar de ser um mundo gélido distante. Ela possui uma atmosfera espessa, onde o gás nitrogênio é dominante, e é constituída principalmente por um constituinte bem ativo, o metano, que se converteria nas fases sólida, líquida e gasosa. O metano foi descoberto na atmosfera de Titã em 1940. Na área de pouso da sonda Huygens foram encontrados seixos de gelo.
Chegamos a conclusão de que existe a possibilidade de haver vida nesse planeta de geologia ativa , uma vida baseada no metano. Faltam apenas duas condições básicas: uma fonte de energia e uma fonte de oxigênio. É o que basta para haver a possibilidade de vida nessa Lua longínqua. A sonda Huygens, contudo, passou mais de uma hora capturando imagens nessa paisagem, e nenhuma forma animal ou vegetal foi fotografada pelo DISR. Se em Titã teve vida a algum tempo atrás, ela certamente deveria ter se espalhado por
todos os ambientes habitáveis. Alguns cientistas argumentam este princípio para provar que estamos sós no universo.
A geologia ativa de um planeta ou lua é um fator importante e pode determinar se a vida existiu. Por isso os cientistas estudam planetas/luas que possuam uma geologia como Titã. É importante ao se tentar descobrir formas de vida, centrar o foco em planetas e luas onde existe uma maior probabilidade de ser encontrada a vida, mesmo que seja uma vida bacteriana. Sabemos que as bactérias podem ser a base de uma vida mais complexa no futuro.
Hoje, os cientistas estudam as formas de vida na terra para aprender como a vida pode ter evoluído em outros mundos, até em mundos gélidos como Titã ela pode aparecer.
 
  "Galáxia de Andrômeda. É o corpo celeste mais
distante que o olho humano pode visualizar"

A UFOLOGIA E O ESTUDO DO ESPAÇO

A primeira vista, parece ser conflitante as pesquisas ufológicas e as pesquisas da NASA, e Agências Européias, que pesquisam a possível vida em outros planetas. Os ufólogos estudam a manifestação extraterrestre aqui em nosso planeta, e partem do pressuposto de que seria possível civilizações estarem nos visitando. Os ufólogos fazem trabalhos de campo, ouvem testemunhas, e tentam obter provas de que o fenômeno UFO existe e está ao nosso lado.
A NASA, envia sondas robotizadas a planetas e luas distantes, gastando milhares de dólares a cada missão. Muitos Ufólogos criticam essas agencias espaciais, contudo, são necessárias essas missões para que averiguemos o sistema solar em que vivemos.
A cada dia o ser humano aprende mais sobre sua casa, o sistema solar, e acaba chegando a conclusão óbvia de que não estamos sós no universo. É incrível como a vida pôde evoluir aqui na terra, às vezes em condições onde não poderia sequer existir.
Os UFOS são vistos hoje pela mídia como algo não muito sério, apesar de filmes , como as aparições em Phoenix, Arizona, onde o total de 06 (seis) ou 07(sete) objetos ficaram pairando sobre a cidade
durante 1hora e meia, e mesmo sendo bem documentada a aparição, a Aeronáutica dos EUA atribuiu tudo a sinalizadores que foram soltos por aviões em missão de treinamento.
Notamos sempre o acobertamento dos governos, e até uma parte do jornalismo evita falar no tema, existindo uma tentativa de ridicularizar a questão ufológica. Atribuindo-se sempre a fenômenos naturais, aviões em treinamento, balões, foguetes lançados, satélites, etc. Com que interesse os governos omitem informações a população, seria para esconder a dura realidade sobre os Ets?
Sabemos que a CIA americana ( E.U.A. ), já desenvolveu uma série de projetos secretos com o objetivo de investigar a origem desses objetos não identificados, e sempre divulgou para o público leigo que não chegou a nenhuma conclusão lógica sobre o fenômeno.
Enquanto isso a NASA afirma que continua a avançar no seu estudo em busca de vida em nosso sistema solar, mas que até agora nada foi encontrado. Nem uma bactéria foi achada fora de nosso planeta.
Os Ufólogos até agora chegaram a uma série de teorias sobre a vida extraterrestre. Seriam os extraterrestres os anjos ou demônios do passado ? Algo parece certo, nós seres humanos ainda estamos bastante atrasados com relação a cuidar da vida em nosso pequeno planeta azul. Um mundo que deu origem a vida inteligente, um acontecimento que pode ser raro no universo. Nosso planeta possui as condições necessárias a existência da vida, nossa biosfera, a diversidade de espécies que aqui habitam é incrível. Tudo isso é obra de um Deus muito grande, uma força divina maravilhosa que pode ter criado a vida em muitos outros planetas semelhantes ao nosso. O Universo existe para ser explorado e contemplado em sua beleza.
Quantas civilizações podem existir espalhadas por esse cosmo infinito, que está se expandindo desde o "Big Bang", que surpresas Deus nos reservou ?
Existe a probabilidade e haver vida em outras partes do Cosmo, quase como uma curva senoidal, e talvez estejamos no meio dessa curva. Podem existir tanto civilizações mais adiantadas do que nós quanto mais atrasadas. Não se pode concluir de maneira definitiva de que a biogênese começou aqui na terra. A evolução é algo muito complexo que não podemos imaginar a vida evoluindo da mesma maneira em dois planetas diferentes. As condições de cada planeta podem variar tanto, que não poderiam ser repetidas.


  Marte, "O planeta vermelho"

VIAGEM A MARTE

Uma viagem a marte importa em um planejamento longo, e recursos orçamentários liberados com antecipação. Importa em se ter sistemas de manutenção de vida bem eficazes, e que funcionem em seu limite máximo. É uma viagem desgastante do ponto de vista psicológico, já que o tempo de ausência de nosso
planeta é bastante longo. Seriam necessários exercícios regulares durante a viagem, para manter a condição muscular otimizada, já que o ser humano perde muita massa muscular e até massa óssea na ausência de gravidade.
Ao chegar em Marte, o ser humano necessitaria estar em boa forma física, já que o impacto da falta de gravidade para um ambiente com gravidade exige muito do organismo, que fica mais fraco e com pouca força muscular.
Uma maneira de se chegar a Marte gastando pouco combustível, seria ir até Vênus e aproveitar a força gravitacional desse planeta, contudo, se demoraria 15 meses para chegar e isso seria prejudicial a sustentabilidade da vida dos astronautas. Usando-se a propulsão nuclear chegaríamos mais rápido e
pouparíamos os astronautas de uma viagem mais longa, contudo, a utilização dessa forma de energia é bastante polêmica.
Marte é um planeta frio e seco, cheio de crateras e vulcões extintos a milhares de anos, e com temperaturas que variam desde 100 graus abaixo de zero até 20 graus positivos. É um planeta onde a radiação cósmica o atinge em cheio, possuindo pouca proteção, e os astronautas precisariam utilizar trajes especiais para se protegerem dessa radiação letal. Em Marte existem grandes tempestades de areia que as vezes cobrem o planeta inteiro por longos dias.
Aprendemos que é seria muito complexa uma viagem a Marte, o que dizer de viagens interplanetárias mais longas. Muitos Ufólogos sustentam que as viagens das naves extraterrestres seriam feitas através de um sistema de antigravidade, com imãs, que gerariam campos magnéticos, e onde se utilizaria uma fonte de energia inesgotável. Seria então possível as viagens a longas distâncias e até para outros sistemas solares.
Muitas observações de discos voadores, nos revelam que essas naves atingem velocidades espantosas e as vezes desaparecem sem deixar vestígios.

Os discos voadores utilizariam sondas para mapearem todo o planeta terra e ficariam a grandes altitudes estacionadas. Essa sondas poderiam ser teleguiadas e outras poderiam trazer tripulantes em pequeno número.
Notamos que estamos diante de supostas civilizações super avançadas tecnologicamente e que dominam com grande precisão as viagens interplanetárias e até poderiam dominar viagens dimensionais. Nos anos de 1950 perguntaríamos se os extraterrestres viriam de Marte ou Vênus, hoje, podemos até perguntar de que dimensão eles vêm. Utilizam as leis da relatividade, buracos de minhoca, para vencerem grandes distâncias ?
Talvez estejam aqui mesmo em nosso sistema solar desde milênios atrás. Vêm dominando a cultura humana a bastante tempo e estão presentes em várias culturas. O símbolo desses extraterrestres seriam as
pirâmides ? Os extraterrestres teriam um acordo secreto como o governo americano ?. Os "homens de preto" teriam a função de trazer a desinformação sobre o assunto, até ameaçando testemunhas oculares em acontecimentos importantes envolvendo os UFOS ?
Muitos desses "Homens de Preto", após deixarem o serviço secreto dos EUA, confirmaram as suspeitas de muitos Ufólogos, e admitiram ter participado dessas atividades ultra-secretas durante anos.


Hoje, a Ufologia possui um grande leque de informações obtida ao longo dos anos, e atualmente os Ufólogos pressionam os governos para que liberem seus arquivos e documentos secretos. Esse movimento ocorre em alguns países do mundo.
Existem alguns astrônomos que apoiam a idéia ufológica. Mas para outros astrônomos os avistamentos são na realidade fenômenos físicos que ocorrem em nossa atmosfera, ou até planetas que são confundidos com OVNIS. A onda atual na Ufologia é tentar mudar a visão que a população tem do tema ufológico, quebrando tabus, e mostrando que os governos também investigaram o assunto e possuem provas de que ele é autêntico.
Mas seria mesmo possível a presença de seres de outras civilizações entre nós ? O universo é grande demais e as distâncias talvez sejam quase que intransponíveis para que alguma civilização cheque a este
pequeno planeta. Basta aprendermos apenas algumas noções de astronomia e acabamos por entender melhor como funciona o Universo, e como são grandes as barreiras as viagens interplanetárias.
A falta de gravidade no espaço, o risco de choque com meteoritos e asteróides, a exposição a radiação cósmica, a velocidade que a nave deveria atingir para chegar mais rápido e seguro ao seu destino, tudo isto torna a viagem interplanetária muito arriscada e perigosa, pelo menos com a tecnologia humana atual seria impossível se transpor nosso sistema solar.
A NASA acabou de elaborar um filme realista sobre uma viagem a marte, com os dados do MOLA e THEMIS, um mosaico de imagens foram transformadas em filme. O MOLA é um altímetro a laser a bordo do Mars Global Surveyor, orbitador da NASA. Utilizou-se também de um software de visualização. Hoje, graças a evolução de hardware de computação e a crescente indústria da computação gráfica e animação. Nesse vídeo redemoinhos de ventos deslocam-se pelas bordas do Valles Marineris, o grande canion do Planeta vermelho. Criaram os cientistas um tour aéreo do maior canion de todo o sistema solar.
Para termos uma noção de como as distâncias são colossais e os corpos celestes grandiosos, basta que estudemos os buracos negros. Existem 2 (dois) tipos de buracos negros, os que são chamados de buracos negros estelares, cerca de até 10 (dez) vezes a massa do sol e os buracos negros super massivos, que chegam a ordem de milhões de sóis, no centro de nossa galáxia existe um buraco negro dessa dimensão. Eles surgem da explosão de uma estrela, dependendo de sua massa. Buracos negros podem colidir e serem ejetados de suas próprias galáxias, mergulhando em um universo vazio como imensos objetos errantes. O universo
conhecido possui um tamanho colossal, e até galáxias também podem colidir, como é o caso da galáxia M-51 e a galáxia NGC 5195. Este evento acabou por unir as duas galáxias e formar um berçário estelar. Este acontecimento aconteceu a 280 milhões de anos atrás e a galáxia M-51 está a 31 milhões de anos luz aqui da terra.

REFLEXÔES UFOLÓGICAS

Se os extraterrestres estiverem nos visitando, com certeza deverão possuir uma tecnologia capaz de quebrar todas as barreiras existentes entre viagens interestelares.
Eles podem ter também instalado bases em nosso sistema solar, e com isso tornado mais fácil a exploração de nosso sistema. Poderiam assim elaborar um plano programado de exploração ao nosso pequeno planeta. No início começariam com pesquisas básicas sobre a vida aqui na terra, estudando sua
biodiversidade, como a vida é capaz de se sustentar e quais elementos são fundamentais para a vida ter prosperado em nosso planeta. Realizariam pesquisas minerais e vasculhariam todo o potencial energético do planeta, e por fim então, nós seres humanos seríamos os alvos principais, até eles perceberem se seria viável ou não um contato mais direto entre mundos distantes.
Ao estudarmos o universo e suas dimensões conhecidas, nos deparamos com o dilema de poder existir duas civilizações relativamente próximas em sistemas estelares diferentes, e nunca terem entrado em contato. A barreira a ser quebrada para o contato entre civilizações seria a tecnológica, pura e simplesmente.
A medida que duas civilizações forem avançando sua tecnologia, mais rápido se dará o contato entre elas. Baseado nisso é que muitos astrônomos acham que nós seres humanos ainda não atingimos uma tecnologia capaz de possibilitar entrarmos em contato direto com outras civilizações. O Projeto SETI, que tem por objetivo a busca de vida em outros planetas utilizando a emissão de ondas eletromagnéticas, ondas de rádio, vem tentando a algum tempo o contato, mas até agora nada foi encontrado, e esse método vem
provando ser muito demorado, já que para uma civilização responder aos sinais pode demorar décadas e talvez até mais de 100 anos.
Agora, seria talvez o momento dos Ufólogos buscarem uma nova forma de se provar a existência da vida extraterrestre, não somente com filmes, fotografias, ou provas testemunhais, mas poderíamos formar um grande banco de dados, com a maioria dos avistamentos e contatos até hoje realizados e que tivesse um respaldo científico. Com bases nesses dados poderíamos estudar seu comportamento, e em que locais aparecem mais UFOS, fazendo um levantamento estatístico global. Os novos Ufólogos têm a grande responsabilidade de provar a existência da vida extraterrestre inteligente e de sua visita constante a nosso planeta.
Será necessário iniciarmos um programa de divulgação maior da Ufologia para a população mundial, a fim de mostrar e provar ser o fenômeno real. A utilização da Internet vem ajudando muito a
Ufologia, tornando mais rápida a divulgação de avistamentos de OVNIS em várias partes do mundo. Hoje leva pouco tempo para que todos vejam filmes ou fotografias de OVNIS avistados. Basta entrar em uma página e ver as últimas notícias, e fotos e filmes sobre o assunto.
O mundo ufológico hoje, já agrega muitos simpatizantes e até novos Ufólogos aparecem a cada dia, graças a congressos, palestras, e principalmente a Internet, tudo isto somado vem fazendo a Ufologia crescer a cada dia. A Ufologia precisa também de uma união maior entre os Ufólogos, pois só assim poderá navegar por mares antes nunca navegados. Se o governo brasileiro tiver o interesse real de abrir seus arquivos para os Ufólogos de uma maneira bem transparente, isto poderá impulsionar ainda mais as pesquisas ufológicas.


"Choque entre 2 Galáxias Espirais"


UNIVERSO SEM FRONTEIRAS


A galáxia em que estamos inseridos faz parte de um total de um grupo local de 22 galáxias, ela possui 2 (duas) galáxias menores em sua volta, a grande Nuvem de Magalhães e a pequena Nuvem de Magalhães, chamadas de satélites de nossa galáxia, recentemente foi descoberta uma galáxia anã acima da nossa galáxia com mais ou menos 1.000.000 ( um milhão) de estrelas, e daqui a 1.000.000 (um milhão) de anos ela fará parte de nossa galáxia. As três maiores galáxias desse grupo local de 22 galáxias são a Via Láctea (nossa galáxia), a galáxia de andrômeda (M-31) e a galáxia do Catavento (M33), na constelação do triângulo.
Sabemos que o fim de nosso sol acabará por engolir todo o sistema solar, mas ele não chegará a explodir, somente estrelas massivas explodem e podem chegar a iluminar uma galáxia inteira (supernovas). No caso do sol ele apenas irá expelir suas camadas exteriores. Durante alguns milhares de anos o gás ejetado dessa grande explosão que origina uma supernova brilha como uma bela nebulosa planetária.
O nosso universo é realmente incrível, e sistemas solares desaparecem e reaparecem novos em seus lugares, desde a bilhões de anos atrás. Isto pode significar que a vida pode ter migrado pelo universo sem fronteiras desde a bilhões de anos. O homem em um futuro ainda bem longe deverá sair desse sistema solar que está fadado a morte. Daqui a 5 bilhões de anos nosso sol já terá engolido todo o sistema solar. Por isso existe a teoria de que civilizações podem estar a procura de novos lares (novos sistemas solares), para perpetuar sua espécie, e podem ter acabado por encontrar a terra como um local propício para morar.
Sendo a terra um abrigo ideal, possuindo todas as condições básicas para a vida, como água em abundância, oxigênio e um mundo biológico rico em espécies, seria então normal o interesse por este pequeno planeta que ocupa um pontinho em um dos braços da Via Láctea. Somos quase que microscópicos diante de um universo gigantesco e que está sempre a se renovar a cada dia. Sabemos que a mil anos atrás
uma estrela na constelação de Lobo estraçalhou-se em uma explosão cataclísmica. A supernova atingiu um brilho de magnitude –7,5, ou seja, quase que 15 vezes mais brilhante que Vênus no seu auge. Esta estrela foi
visível até a luz do dia, e foi acompanhada por mais de 2 anos durante a noite. Será que existiam planetas em sua volta e as civilizações foram forçadas a deixarem seus mundos em busca de novos sistemas solares.
Hoje uma explosão de tal magnitude surpreenderia o mundo. Seria um brilho maravilhoso durante a noite. Poderia chegar a ter um cintilar descontrolado A supernova poderia criar fenômenos aqui na terra como arco-íris e halos.

Aprendemos que até as estrelas morrem um dia, e que a vida possui uma grande vontade de sobrevivência. As espécies, aqui na terra mesmo, tentam se adaptar ao meio ambiente como uma tentativa de sobrevivência, e até migram para poderem sobreviver em alguns períodos do ano. As aves voam até para outros países para se acasalarem. Porque esta lei não valeria para o universo. Terá a vida aqui na terra vindo de fora ? De onde ela poderia ter vindo? Talvez uma explosão de uma estrela tenha forçado uma grande civilização a vim de bem longe até chegar aqui? São apenas hipóteses.
Teria um Deus onipotente e onipresente criado a vida apenas aqui na terra. No universo não existem fronteiras, ele é aberto a sua exploração e possui um tamanho que nem podemos mensurar. O telescópio espacial Spitzer da NASA fez uma imagem da Nebulosa da Hélice (NGC 7293) em janeiro de 2005. É uma nebulosa próxima da terra e se encontra a cerca de 450 anos-luz, na constelação de aquário .



É resultado de uma estrela semelhante ao sol que, entrou em agonia, ejetando discos de matéria á medida que o combustível nuclear começou a faltar. Destino semelhante terá o nosso sol.
  "Planeta extrasolar cerca de 05 (cinco) vezes maior que Júpiter,
e com uma estrela 25 (vinte e cinco vezes) maior que o sol"

.
"Incrível ilustração de como seria uma planeta extrasolar.
A superfície oposta ao sol séria quente e emitiria luz, e a face
voltada para o sol teria um brilho incrível"



Planetas extrasolares parecem ser cada vez mais comuns, e alguns foram encontrados utilizando-se o infravermelho, com um tamanho gigantesco e até bem distantes de seu sol. Teriam esses mundos a capacidade de abrigar a vida ? Sabemos que a distância de um planeta ao seu sol influi na formação da vida, além de outros fatores, como também, o próprio tamanho da estrela a que pertence.
Os cientistas a cada dia descobrem novos planetas em novos sistemas solares, e a cada dia se formam novas estrelas em nuvens de gás hidrogênio, e possivelmente novos planetas serão depois criados. É Uma lei do universo esse monte e desmonte contínuo de mundos.
O universo é pródigo em nos mostrar como é dinâmico seu comportamento. As nebulosas com seus berçários estelares em tons vermelho sangue, estão repletas de novas estrelas que irão nascer e depois possivelmente formar novos planetas.
A idade do universo talvez remonte a mais de 13 bilhões de anos, e ele está em expansão , o objeto utilizado para medir esta expansão são as galáxias, que vêm se afastando umas das outras ao longo do tempo. A s galáxias formam aglomerados, os quais se juntam para formar superaglomerados de galáxias, que são as maiores estruturas de todo o universo. A relatividade geral é utilizada pela cosmologia (ciência que
estuda todo o universo) como uma nova teoria da gravitação e ela nos fala que energia e matéria afetam a curvatura do espaço- tempo. O gênio científico que propôs esta teoria foi Albert Einstein em 1915.
Sabe-se também que o universo apareceu de uma grande explosão inicial, segundo a teoria do big bang, antes não havia tempo, espaço, matéria e energia, a explosão foi titânica que o pôs em dinamismo, e depois de mais ou menos um milhão de anos até 1 bilhão de anos houve uma idade de escuridão total, chamada de idade das trevas, só depois foram criadas as estrelas e galáxias e o universo atual. O universo passou de escuro a luminoso. Sabemos também que o universo em seus primórdios possuía um número muito grande de estrelas massivas, estrelas que tinham o tamanho de 300 sois. Hoje sabemos que estrelas hipergigantes como estas implodem gerando os famosos buracos negros. A idade das trevas se deu porque o hidrogênio neutro que existia absorvia a luz visível. Depois de 1 bilhão de anos as estrelas e galáxias começaram a reionizar a maior parte do universo , e então surgiu a idade da luz.
O universo logo após a grande explosão, e depois de milhares de anos começou a se resfriar até formar depois corpos estelares. Essas estrelas formaram depois planetas e sistemas solares.
A cada dia observamos pelo espaço através de telescópios novos mundos em formação, grãos de poeira em nebulosas se transformam em discos protoplanetários, gerando possivelmente planetas. Um local que é um berçário estelar bem conhecido dos astrônomos é a nebulosa de Orion, que possui nuvens moleculares.
 


"Nebulosa de Orion, um berçário de
estrelas em formação"

Levando-se em conta esse tempo que o universo existe, e a criação de novos mundos a todo momento, podemos suspeitar que existem com certeza civilizações até bem mais avançadas do que a espécie humana. Podem ter evoluído em mundos bem diferentes do nosso planeta e à distâncias espantosas de nosso sistema solar, ou até bem próximas. Seria ingênuo pensar que estamos sós no universo, ao saber que o
universo é bem dinâmico e que está em constante renovação. Com certeza esse universo foi criado para abrigar vidas as mais diferentes possíveis, em planetas dos mais diversos.
Não existem fronteiras para o desenvolvimento da vida em várias partes do universo, nem limites impostos para a vida. A teoria da panspermia, já mencionada, nos revela que a vida pode ter se espalhado por todo o universo.
A ufologia hoje possui uma série de evidências que no passado jamais poderíamos considerar, é possível hoje se afirmar que a vida poderia ser até algo comum no universo. O que no passado era
considerado uma heresia, um afronto as religiões, mas que atualmente baseado em observações do espaço e de como acontece a formação de novos mundos, é bem mais aceito.
Giordano Bruno, foi queimado na fogueira ao falar que existem muitos mundos habitados no universo, isso aconteceu na idade média quando estavam a caça de bruxos, feiticeiros, era a santa inquisição que tinha a finalidade de perseguir todo aquele que ficasse contra a ordem da Igreja à época. Galileu também foi perseguido ao afirmar que a terra girava em torno do sol. Eles eram na realidade pessoas a frente de seu tempo e que foram contra o pensamento dominante. Até hoje ainda temos preconceitos na sociedade com relação ao tema , "vida em outros planetas".
As grandes religiões preferem deixar o tema de lado, já que não existem respostas concretas até agora. É até aceitável tal posição. Mas para a comunidade Ufológica o tema parecer ser bastante real, já que as provas colhidas em campo, os avistamentos, as fotografias e filmes, provariam a presença de seres extraterrestres em nosso planeta a bastante tempo. Para alguns, esses seres estariam em um processo de aproximação do ser humano já em seu estágio final
O certo é que devemos olhar a Ufologia como uma ciência nova e que se renova a cada dia, sempre impulsionada por novas idéias . Uma idéia relativamente recente seria a teoria dimensional , baseada na
teoria da relatividade de Albert Einstein, em que viajando-se próximo a velocidade da luz teríamos um tempo diferente daquele que estivesse fora dessa velocidade e em um outro ponto. Os extraterrestres poderiam utilizar essas leis para viajar a grandes distâncias, utilizando-se de buracos de minhoca, ou portais que levariam a outro ponto do universo.
Existiriam portais aqui na terra por onde essas naves atravessariam, vindo de um outro ponto de nossa galáxia, ou até de pontos além ? Como funcionariam esses portais ? O certo é que a teoria dimensional
ganha a cada dia mais força no meio ufológico. Pensar que estes seres podem pertencer a um mundo paralelo e bem diferente do nosso não é uma idéia nova, mas antes era considerado algo totalmente impossível.
A teoria relativista de Einstein nos diz que se uma pessoa estiver viajando a velocidade próxima a da luz e outra estiver aqui no planeta terra, tendo as duas a mesma idade no início da viagem, depois de certo tempo, para aquela pessoa que viajasse a velocidade próxima a da luz teria passado um ano e para a que aqui ficasse teriam passados talvez uns 50 (cinqüenta) anos. A viagem a velocidade próxima a da luz acabou por criar dois tempos diferentes para ambos, funcionando como uma máquina do tempo.
O tempo passa mais lento a velocidade próxima a da luz, ou seja, isto acaba por distorcer a idéia de que o tempo é algo exato. O tempo depende da velocidade e se distorce a uma velocidade próxima a velocidade da luz.
Talvez os extraterrestres tenham dominado essa tecnologia fabulosa de viajar a grandes velocidades e a grandes distâncias. Para eles talvez seja um pulo aparecer aqui em nosso planeta e de repente voltar para suas casas. A teoria dimensional poderia explicar esses fatos? Em alguns avistamentos foram narrados eventos que podem se enquadrar nesta hipótese. A nave de repente some e reaparece em outro local instantaneamente, como se tivesse se tornado invisível. Outras naves foram vistas desenvolvendo grandes velocidades. Algumas pessoas até relatam que viajaram nessas naves com esses seres extraterrestres, e que eles teriam ensinado algo sobre o funcionamento das naves. Uma tecnologia que seria incrível !.
A Ufologia esta também cercada de hipóteses bizarras como seres intraterrenos, que viveriam em cavernas profundas no subsolo aqui na terra mesmo, contudo, não existem provas verdadeiras e incontestáveis sobre essas teorias. A cada dia se buscam respostas sobre esses fenômenos e sabe-se que um
grande percentual dos avistamentos, talvez 95% (noventa e cinco por cento) são na realidade fenômenos naturais., 5% (cinco por cento) são considerados inexplicáveis, e podem ser atribuídos ao fenômeno UFO. Em cima desse pequeno percentual os Ufólogos buscam respostas.
Uma grande polêmica no mundo ufológico é a famosa área 51, que se localiza a cerca de 190 km ao noroeste de Las Vegas, no Deserto de Nevada. É uma área totalmente isolada que possui estradas, riachos, edifícios e uma pista de 9,5km. O espaço aéreo na área 51 é o mais secreto nos EUA. A área 51 foi
fundada com o objetivo de ser uma área para testes dos aviões fabricados pela Lockheed Aircraft Corporation.

"Foto da famosa área 51, onde supostas naves alienígenas teriam sido levadas para estudos "



A área 51 é uma área ultra-secreta e quem tenta ultrapassar esta área isolada é detido podendo pagar uma multa de até 6.000 dólares e ficar sujeito a uma pena de 01 (um) ano de prisão. A área tem o total de 10.000 km2 e em seu centro encontra-se o lago Groom, onde supostamente se fariam testes com naves alienígenas. Próximo a área 51 existe a auto-estrada 375, denominada de extraterrestrial highway, e dentro
fica o polígono nuclear de nevada, Las Vegas fica bem próxima . Muitas pessoas declararam terem visto objetos estranhos nos céus da famosa área e se deslocando a velocidades incríveis.
Robert Bob Lazar, que trabalhou na área, revelou para o mundo se tratar de um ambiente onde existiam 9 (nove) discos voadores sendo pesquisados pelo governo dos EUA. Descreveu que próximo ao lago Papoose
havia um local secreto conhecido como S-4, no interior da área 51, onde todas essas naves alienígenas eram guardadas. Posteriormente o governo americano negou que ele houvesse trabalhado na área 51.Um documentário que fala sobre o caso é o Secrets of the black world.
A área 51 seria realmente uma área secreta, ou estaríamos apenas supondo algo provável. Bob lazar estaria dizendo a verdade?
Os extraterrestres realmente teriam vindo até o nosso planeta e firmado um acordo com o governo americano, talvez fugindo de seu planeta em algum ponto do universo, por ele estar ameaçado pela explosão de uma estrela bem próxima. Sabemos que supernovas aparecem em média de 50 em 50 anos e que suas explosões irradiam uma grande quantidade de energia capaz de destruir planetas distantes. Seu planeta poderia estar passando por dificuldades e eles apareceram por aqui.
Em 1604 Johannes Kepler observou a última grande explosão de uma supernova a olho nu. Sabemos que a explosão de uma supernova expele carbono, oxigênio, ferro e outros elementos químicos, e logo após, todos esses elementos enriquecem o meio interestelar e permitem que novas estrelas surjam, e depois podem surgir novos sistemas planetários. A explosão de uma supernova pode gerar uma estrela de neutrons, que é um corpo com uma densidade brutal. Estima-se que após a explosão da supernova leva apenas alguns séculos
para que os seus restos cheguem a até 15 anos- luz de extensão, e a mais ou menos 20 mil anos depois a extensão da nuvem chega a mais ou menos 100 anos luz. Todo o plasma da estrela que explodiu e que se expande afeta o meio interestelar por milhões de anos. Se algum planeta estiver apenas a alguns anos-luz da supernova pode ser afetado pela grande explosão.
O certo é que a explosão de uma supernova pode afetar o equilíbrio que reina em sistemas estelares próximos, pelo menos teoricamente.
Os extraterrestres teriam então viajado longas distâncias até encontrar o nosso pequeno planeta, talvez utilizem uma tecnologia capaz de quebrar a velocidade da Luz, seria a dobra, como nos filmes da ENTERPRISE de Jornada nas Estrelas, o espaço a frente da nave se expandiria e o espaço atrás da nave se contrairia, fazendo com que a nave fosse empurrada para a um outro ponto no universo de maneira instantânea. Na realidade a nave ficaria imóvel, o que faria ela atingir a velocidade de dobra seria a distorção do espaço a sua frente e atrás. Esta seria uma teoria plausível para viagens acima da velocidade da luz, contudo, para o gênio Albert Einstein, seria impossível se quebrar a velocidade da luz.
Segundo a teoria da relatividade somente a luz possui a capacidade de viajar a velocidade de 300.000 km/s, qualquer corpo que tentar quebrar essa velocidade simplesmente se desintegra. Seria mesmo possível se quebrar a velocidade da luz, ou existiriam portais no universo que tornariam as distâncias bem menores. Os extraterrestres talvez possuam tecnologia para transpor essas grandes distâncias. O homem não tem ainda condições de viajar até o planeta marte, já que precisaria desenvolver sistemas sofisticados para suportar a viagem longa. Sabe-se hoje que o Presidente dos EUA, G. W. Bush, está redirecionando todo o programa espacial da NASA para que em 2018 o homem possa chegar a lua novamente, as naves atuais serão
aposentadas a partir de 2010, e uma nova geração de naves entrará em atividade. A NASA espera que o novo Veículo Lançador Tripulado e o Veículo de Exploração Tripulado estejam prontos dentro do prazo previsto.
Sabemos que o grande interesse do homem em voltar a lua hoje em dia, é simplesmente financeiro, já que existe a vontade de se explorar um tipo de hélio capaz de ser usado em reatores de fusão nuclear, e que deve ser desenvolvido para funcionar como se fosse um pequeno sol na terra, e gerar energia. Outra
exploração econômica importante na lua, seria a mineração feita por grandes companhias de nosso planeta. Empresas de turismo também tem interesse na exploração lunar.
Só depois, então, o homem se lançaria para Marte (planeta vermelho). A conquista de nosso sistema solar talvez dure centenas de anos, até que pensemos em ir para outros sistemas estelares. Todo este tempo para a conquista espacial é devido a pouca tecnologia que possuímos atualmente. Ainda estão em estudos
novas formas de viajar pelo espaço, mas até agora tudo não passa de pura teoria. Uma vela solar está em estudos para que no futuro o homem possa utilizá-la talvez para chegar a plutão, mundo gélido e distante, que possui três luas até agora descobertas, Caronte, P1 e p2.
Pensando assim é que muitos defendem que seria necessário se encontrar uma maneira mais rápida de se viajar a longas distâncias. Talvez os extraterrestres tenham as respostas. Talvez naves tenham sido realmente capturadas pelos humanos, ou não. Estariam os Ets em nossas vizinhanças a nos espreitar ? Se naves foram realmente capturadas, porque ainda não se desenvolveu uma tecnologia capaz de romper todas essas barreiras de viagens interestelares. Um governo não poderia esconder um segredo desses por muito tempo, não acham. Baseado nisso é que muitos acham improvável que naves tenham sido capturadas.
Mas talvez os cientistas tenham encontrado sérias dificuldades em decifrar como as naves funcionariam, e assim, não teriam revelado ainda ao mundo o achado precioso. Além de ser um segredo militar guardado a sete chaves.

CONCLUSÃO

Viajamos por um mundo de muitas teorias e verificamos a probabilidade de haver vida em outros planetas, contudo, até agora não existe uma resposta conclusiva sobre a questão ufológica. A cada dia que se estuda, mais aparecem perguntas sobre o fenômeno. Aprendemos também um pouco sobre bioastronomia, e verificamos o comportamento da vida aqui na terra, de como ela surge e evolui para formas complexas.
Sabemos ser difícil a luta diária por uma ciência mais imparcial, ligada a dados mais reais e incontestáveis, e esperamos que um dia, em breve, consigamos entrar em contato com essas civilizações extremamente avançadas. Isso seria a maior conquista da humanidade, pois a partir daí poderíamos ampliar o horizonte do conhecimento humano. O homem poderia finalmente aumentar o seu nível de consciência cósmica e passar a apreciar mais o seu semelhante.

AGRADECIMENTOS

Desde pequeno sempre fui aficionado pelas pesquisas espaciais, e sobre o estudo da existência de vida em outros planetas. Até agora acumulei um certo conhecimento na área, incentivado principalmente pelo meu pai, que foi Militar da Aeronáutica e pilotou alguns caças da FAB durante anos. Por isso, agradeço este trabalho a ele, que sempre esteve a meu lado. Continuarei com afinco nessa batalha de tentar aprender a cada dia mais sobre o fenômeno UFO e suas implicações para o ser humano.


 BIBLIOGRAFIA

REVISTA ASTRONOMY BRASIL, o universo em suas mãos, Vol 1, número 1 e 2
Bergreen, Laurence, VOYAGE TO MARS, Editora Objetiva L.t.d.a., 2002.
JORNAL O POVO, de 16 de março de 1997, Caderno Ciência e Saúde
REVISTA FATOR X, Ovnis, Fenômenos Paranormais, Enigmas, Testemunhas, Arquivos
INTERNET, Diversas páginas que tratam sobre a possibilidade de vida em outros planetas e sobre o fenômeno UFO.

Autor: Adriano Paula Costa de Araújo


VÍDEO - ASTRONAUTAS DE TASSILI


Comentários