MÚSICA NATIVA AMERICANA TRADUZIDA

Corvo trouxe a mensagem para os Filhos do Sol,
Do retorno do Bufalo e melhores dias a vir.
Podem matar meu corpo, Podem amaldiçoar minha Alma,
Por nao acreditar em seu deus
E em algum mundo embaixo
Voces nada podem contra minhas preces,
Voces nada podem contra meu Azmor
Proibiram a Ghost Dance, mas nos haveremos de viver novamente,
Haveremos de viver novamente
Minha irma de cima, esta' pintada de vermelho,
Ela morreu em Wounded Knee, como um santo do dia.
Voces tem o enorme tambor distante, o Passaro Preto no céu
Esse é o som que voces escutam,
Quando o bufalo chora.
Voces nada podem contra minhas preces,
Voces nada podem contra meu Amor
Proibiram a Ghost Dance, mas nos haveremos de viver novamente,
Haveremos de viver novamente.
Crazy Horse era um mistico
Ele conhecia o segredo do transe
E Sitting Bull, o grande aposto da Ghost Dance.
Avante Comanche
Avante Blackfoot
Avante Shoshone
Avante Cheyenne
Haveremos de viver novamente.
Avante Arapaho
Avante Cherokee
Avante Paiute
Avante Sioux
Haveremos de viver novamente
Tinhamos o costume de dançar o Ghost Dance
Haveremos de viver novamente
Tinhamos o costume de dançar o Ghost Dance
Nao mais cantamos esses tipos de canções

VIDEO: GHOST DANCE = DANSA DO FANTASMA
WORDS OF FIRE, WORDS OF DEEDS

Talvez voce acredite q o Criador enviou-o aqui, para dispor de mim da maneira q achar melhor
Se eu pensasse q vc fora enviado pelo Criador
Eu poderia ser induzido a acreditar q vc teria o direito de dispor de mim
Nao me entenda mal
Porem compreenda plenamente ao q se refere a minha afeiçao pela terra
Eu nunca disse que a terra era minha para fazer com ela o que eu bem entendesse
Aquele que tem o direito de dispor dela, é Aquele que a criou
Eu reclamo o direito de viver na minha terra
E dou a voce o privilegio de retornar à sua
Irmao, nos ouvimos sua conversa
Vinda do nosso pai, o grande Chefe Branco em Washington
E meu povo nomeou-me para que eu respondesse a voce
E nestes ventos que passam através esses velhos pinheiros
Nos escutamos os murmurios dos seus fantasmas que partiram

E se a voz do nosso povo pudesse ter sido ouvidaEste ato jamais teria acontecido
Mas ainda que eles permaneceram por perto, eles nao puderam ser vistos nem ouvidos
Suas lagrimas caem como gotas de chuva
Eu escuto minha voz na profundeza da floresta
Mas nenhuma voz responde de volta para mim
Tudo é silêncio à minha volta
Minhas palavras devem entao ser poucas
Eu ja' nao posso dizer mais nada
Ele esta silencioso porque nada tem para responder quando o sol se poe.
IT IS A GOOD DAY TO DIE - Robbie Robertson

O general galopou 16 dias. Os cavalos tinham sede e estavam cansados.
No rastro de 1 Cacique renegado, alguem que ele havia admirado.
Os soldados se esconderam por detras das montanhas que circundavam o vilarejo
E ele galopou abaixo, para avisar o Cacique, que eles vieram para pilhar e conquistar o lugar
Ponha suas armas no chao, ponha suas espadas no chao.
Os olhos do Cacique estavam tristes, mas nao mostravam medo.
E' um bom dia para morrer. Oh! Meus filhos, sequem seus olhos,
E' um bom dia para morrer!
Ele falou sobre os dias antes da chegada dos homens brancos,
Que trouxeram suas armas e seu whisky
Ele falou de uma epoca muito distante
Antes daquilo que chamam de Historia
O General nao podia acreditar em nenhuma de suas palavras,

Nem no olhar de seu rosto,
Mas ele sabia que esse Povo, antes morreria do que viveria em desgraca.
Qual foi a lei que transgredi? Qual foi o mal que fiz?
A ponto de voce querer enterrar-me sobre este rastro de sangue.
Nos cuidavamos da terra e a terra cuidava de nos,
E sempre foi assim que vivemos.
Nunca pedimos por mais, nunca pedimos demasiado
E agora voce vem me dizer que e' chegado o fim.
Pus no chao minha arma, pus no chao meu arco
Agora voce quer tirar-me daqui, sem ter nenhum lugar para ir.
Ele virou-se entao para seu povo e disse: sequem seus olhos
Nos fomos abencoados e somos agradecidos
Levantem suas vozes aos ceus,
ESTE E' UM BOM DIA PARA MORRER

ALL MY RELATIONS - by Ulali

Para aos nossos parentes que nos ensinaram sobre a Criação e sobre nosso Passado
Para que possamos, preservar Mae Natureza para os Ancestrais ainda a vir. Nos somos a terra.
Isto é dedicado a todos nossos familiares antes de nos ha milhares de anos atras e para os cento e cinquenta milhoes que foram exterminados em todo o hemisferio ocidental, nos 4 ultimos séculos, começando em 1492.
Para aqueles que têm mantido suas pátrias e para as nações extintas devido ao abate maciço, a escravagem, deportação e doenças desconhecidas para eles e para os que ainda sao submetidos ao mesmo tratamento hoje
Para os que sobreviveram as deslocalizações e aos que morreram ao longo do caminho
Para aqueles que continuaram a passar nossas tradiçoes e viveram fortes junto ao seu povo
Para aqueles que saíram de suas comunidades pela força ou por escolha e através de gerações já não sabem quem eles são
Para aqueles que buscam e nunca encontram. Para aqueles que desdenham os rejeitados
Para aqueles que trazem-nos juntos
E para aqueles que vivem fora, mantendo-a voz de muitos
Para aqueles que retornam para viver e lutar as lutas de seu povo
Para aqueles que desistem e para aqueles que não se importam

Para aqueles que eles que maltratam a si próprios e a outrem e para aqueles que revivem novamente
Para aqueles que saíram de suas comunidades pela força ou por escolha e através de gerações já não sabem quem eles são
Para aqueles que estão fisicamente ou mentalmente incapaz por acidente ou por nascimento
Para aqueles que procuram a força na nossa espiritualidade e modos de vida e aqueles que nos exploram,mesmo entre os nossos
Para aqueles que caem nas mentiras e aderem à linha divisória que nos mantem lutando entre nos
Para os forasteiros que chegam com boas ou mas intençoes e para aqueles entre nos que nao sabem melhor
Para os líderes e prisioneiros de guerra, política, criminalidade, raça e de religião-inocente ou culpado
Para os jovens, os velhos, os vivos e os mortos
Para os nossos irmãos e irmãs e todos os seres vivos em toda Mae Terra
Cuja beleza temos destruído
E negado a honra que o Criador legou a cada individuo
De que a Verdade reside em nossos coracoes
Todos das minhas relaçoes
BURY MY HEART AT WOUNDED KNEE - by Walela

Enterrem meu coraçao em Wounded Knee
Onde o sangue do bebe era a paga do soldado
Enterrem meu coraçao em Wounded Knee
Deixe-o deitado ao lado do meu irmao
Até a chegada do dia do julgamento
Meu povo era a terra e a terra era nosso lar
Quando roubaram nossa terra, roubaram seus ossos
Deixe meu povo, deixe meu povo passar

Atravessar sobre este Jordao é tudo o que pedimos
Tire seus olhos das armas da paz
Meu povo nao pode comer promessas
Eles podem porém, orar
Meu sangue esta agora fluindo de volta para Tennessee
E minha alma move-se dentro e fora do universo
Eu estou dançando porque carrego a semente do Criador
Eu estou caminhando nesta terra para libertar meu povo
Enterrem meu coraçao em Wounded Knee

 

Fonte:http://www.orkut.com/Main#Main$CommMsgs?tid=2598644920655628519&cmm=31853435&hl=pt-BR

Comentários