A ABORDAGEM PSICOSSOMÁTICA DO AYURVEDA




A Abordagem Psicossomática do Ayurveda



A Medicina Ayurvédica apresenta uma visão psico-física das disfunções mentais, ou seja, mente e corpo não podem funcionar separadamente. Melhorias no corpo físico refletem-se na mente e promoção da...função psico-emocional influencia positivamente a nossa fisiologia. O Ayurveda afirma que existem os Doshas físicos: Vata (ar e espaço), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra), que atuam principalmente no corpo, mas também ensina que a nossa psique sofre influência dos Doshas mentais denominados: Rajas (paixões e apegos) e Tamas (inércia e ignorância). O objetivo desta filosofia médica oriental é aumentar na nossa mente a qualidade Sattva (equilíbrio e espiritualidade), para isto os textos clássicos indianos recomendam as seguintes abordagens terapêuticas: Yuktivyapasrya (tratamento racional), Satvavajaya (abordagem da psico-terapia), Daivavyapasrya (terapia espiritual) e por último a prática regular e bem orientada do Yoga.



O Yuktivyapasrya é o tratamento racional e depende do diagnóstico adequado associado a definição e consequente eliminação da causa do adoecimento. Nesta metodologia utiliza-se: terapias purificadoras, dieta individualizada de acordo com o desequilíbrio vigente, massoterapia com óleos vegetais, indicação de uma rotina diária de hábitos saudáveis, desde o acordar até a hora de dormir, de acordo com a estação do ano e a desarmonia do paciente. Os medicamentos a base de plantas medicinais estão indicados para promover o equilíbrio mente-corpo, entre eles destacam-se: Brahmi (Bacopa monieri) e Ashwagandha (Withania somnifera), ervas com atividade anti-estresse, antidepressivas e ansiolíticas.



O Satvavajaya é a metodologia de tratamento baseada na psicoterapia, o objetivo é aumentar a qualidade Sattva (equilíbrio e espiritualidade) e diminuir as qualidades Rajas (paixões e apegos) e Tamas (inércia e ignorância) da nossa mente. Esta abordagem da psicoterapia gera força de vontade, aumento do autocontrole e desapego. Sem o autodomínio nós ficamos a mercê de nossos desejos e aversões e somos meros personagens no roteiro de nossas vidas. Os sábios orientais ensinam que devemos nos tornar autores do nosso destino através da autodeterminação que surge do desenvolvimento do poder da vontade.



O Daivavyapasrya é a terapia espiritual que utiliza diversas ferramentas terapêuticas sutis e energéticas no tratamento dos desequilíbrios psico-emocionais. Na tradição indiana nós encontramos os seguintes métodos: tratamentos com mantras específicos, Homa (rituais associados a preces e oferendas), Niyama (pureza, contentamento, ascetismo, estudo e devoção ao senhor), peregrinações a lugares sagrados, jejum como meio de auto-purificação e o jyotish (astrologia hindu) associado a indicação do uso de metais, pedras preciosas e semi-preciosas de acordo com o mapa astrológico.



Por último enfatizamos a prática de Yoga, regular e diária, com orientação de profissional experiente. A meditação do Yoga é uma importante ferramenta no treinamento da mente e na transmutação dos samskaras; tendências condicionadas do nosso pensamento e ação que estão enraizados profundamente no nosso inconsciente através da repetição, por vários anos, de um padrão mental. Os samskaras promovem “canyons” de sinapses neurológicas que tornam a nossa dimensão psico-emocional dependente de determinados padrões. Isto nos leva a ter as mesmas reações em situações semelhantes, muitas vezes deletérias ao sistema mente-corpo. A transformação destes condicionamentos necessita de um “estar atento” e neste sentido a meditação do Yoga é uma metodologia que necessita de regularidade, persistência e paciência. Terminamos com as palavras de Sri Ramakrishna, um dos maiores mestres e místicos da Índia moderna:



“Mergulhe profundamente, ó mente, mergulhe profundamente



No Oceano da Beleza Divina;



Se você descender as profundezas extremas



Lá, você encontrará a gema do Amor...”    

Ayurveda: Princípios e Filosofia



Ayurveda é uma ciência completa. É o sistema médico tradicional da Índia datados de 5.000 anos. esta abordagem holística para a medicina reconhece os papéis igualmente importantes do corpo, mente e espírito para alcançar uma boa saúde. Ayurveda vê além dos sintomas e foca na causa das doenças. É a combinação de duas palavras:



"AYUR" significa "vida", "VEDA" significa sistema de "conhecimento".

"CONHECIMENTO DA VIDA" ou Ciência da Vida.



Ayurveda é a arte de viver uma vida balanceada, nos ensina como viver em harmonia com a natureza. Proporciona conhecimento abrangente para permitir que a pessoa leve uma vida simples, produtiva e saudável.



Metas da Ayurveda



Manter saúde de uma pessoa saudável

Curar doença de uma pessoa não saudável

Ambos prevenção e cura é realizada inteiramente por meios naturais.



Características Únicas do Tratamento Ayurvédico



Cura compreensiva

Durante o tratamento, o terapeuta não isola sua atenção para partes afetadas do corpo ou sintomas da doença, ele examina a constituição do paciente, nível energético, estado emocional, espiritual e outras condições.

Natureza psicossomática da doença

Patologias físicas afetam a mente e distúrbios mentais afetam a saúde física. Portanto, o corpo e a mente não podem ser separados e considerados individualmente no tratamento.

Todo suplemento herbal ayurvedico age como um tônico

Todos os suplementos herbais ayurvédicos agem como tônico em virtude do fornecimento nutricional para o corpo.

Desenvolvimento sistema imunológico e controle da dieta

No sistema Ayurvédico de suplementos herbais, stress é levado em consideração para o sistema imnunológico para que não tenh amais o risco de doenças.

Comentários