SIGA SUA NATUREZA
"Veja o falso como falso,
o verdadeiro como verdadeiro.
Olhe para o seu coração.
Siga a sua natureza."
(Buda)
"Esta é uma das mais belas declarações: 'Olhe
para o seu coração. Siga a sua
natureza'.
Buda não está dizendo 'siga as escrituras'. Ele não
está dizendo 'siga-me'. Ele não está dizendo 'siga certas regras
de conduta'. Ele não está ensinando a você qualquer
moralidade.
Ele não está tentando criar um certo caráter
em você, porque todo caráter é uma bela cela de uma prisão. Ele
não está dando a você um certo caminho para viver.
Ao invés disso, ele está lhe
dando coragem para seguir a sua própria natureza. Ele quer que você
seja corajoso o bastante para ouvir o seu próprio coração e seguir
de acordo com ele.
'Siga a sua natureza' quer dizer: flua com você
mesmo. Você é a escritura... e escondido lá no fundo de você ainda
está uma pequena voz. Se você se tornar silencioso, você será
guiado por ela.
O Mestre tem apenas que tornar você consciente de
seu Mestre interior. Aí a sua função estará completa. Aí ele poderá
deixar você consigo mesmo, ele poderá mandar você de volta
para você mesmo. A proposta de um Mestre não é escravizar um
discípulo, a proposta de um Mestre é libertá-lo, é lhe dar
total liberdade. E essa é a única possibilidade de se
atingir a liberdade total: 'Siga a sua
natureza'.
Por 'natureza', Buda quer dizer Dhamma.
Assim como é da natureza da água fluir para
baixo e é da natureza do fogo se expandir para o alto, assim existe
uma certa natureza escondida dentro de você. Se todos os
condicionamentos que foram impostos a você pela sociedade forem
removidos, de repente você irá descobrir a sua
natureza.
A sua natureza é tornar-se Deus. Ais
Dhammo sanantano - essa é a lei eterna e inesgotável: sua natureza é
tornar-se Deus.O homem é um Deus em potencial, um
bodhisattva. O significado do homem é tornar-se Deus. Menos
do que isso não irá satisfazer você, menos do que isso não terá
utilidade.
Você pode ter todo o dinheiro do mundo, todo o
poder, todo o prestígio possível, e ainda assim você permanecerá vazio. A
não ser que a sua natureza divina floresça, abra os seus
botões, a não ser que você se torne um lótus, mil pétalas de
lótus, a não ser que a sua divindade seja revelada a você,
você nunca estará satisfeito. Ao homem religioso comum é dito
para que permaneça satisfeito e contente, em qualquer que
seja a situação. Os chamados santos religiosos seguem
ensinando às pessoas: 'fique satisfeito'. A satisfação é um
de seus ensinamentos fundamentais. Esse não é o caminho dos
verdadeiros Mestres.
O Mestre verdadeiro cria o descontentamento em
você, um tal descontentamento que nada neste mundo poderá satisfazê-lo.
Ele cria um tal anseio em você, que a não ser que você
alcance o máximo, você irá permanecer sem fogo, sem
chama.(...)
Ele cria um tal anseio profundo em você, uma tal
dor em seu coração!
Ele cria lágrimas em seus olhos, porque
somente através desse divino descontentamento, você irá se mover,
você dará o salto quântico, o salto maior em direção ao
desconhecido. Somente através desse divino descontentamento
é que você reunirá todas as suas energias e se arriscará,
indo até a aventura maior que é descobrir quem você
é.
Siga a sua própria natureza. A sua natureza é a
consciência. (...)
Se você ouvir à sua própria natureza, você
não irá ouvi-los mais. Se você conhecer a sua própria voz interior,
você se tornará livre.
Então, a sua voz interior tem que ser
esmagada, destruída, completamente destruída, ou pelo menos
distorcida de tal maneira que mesmo se você ouvi-la, você
não poderá entendê-la. E eles têm sido bem sucedidos. A não
ser que você lute arduamente contra eles, não haverá
possibilidade
de sucesso. (...)
Mas se você for para dentro, se você ouvir o seu
coração, você irá alcançar um tal poder que nenhum poder na Terra
poderá escravizá-lo de novo.
Siga a sua natureza. Mas como seguir a sua
natureza, se você não sabe o que ela é? E não lhe é permitido saber o que
ela é! Você recebeu instruções precisas sobre o que fazer: o que
comer, quando levantar-se de manhã, quando ir para a
cama...Você recebeu instruções precisas. Aquelas instruções,
se seguidas, fazem de você um escravo. (...) Ou você
se tornará espiritualmente um escravo ou fisicamente um
prisioneiro: essas são as duas alternativas que a sociedade dá a você. E isso nunca permite a você se
tornar consciente de
que existe dentro de você uma fonte de infinita orientação e
direcionamento. E é de lá que Deus fala.
Deus ainda fala, ele não parou de falar. Ele não é
parcial.
Não é que ele tenha falado a Maomé e a Moisés e que
ele não fala a você. Ele está falando a você tanto quanto ele falou
para Maomé. A única diferença é que Maomé estava pronto para
ouvi-lo e você não está pronto para ouvi-lo. Maomé estava
disponível e você não está disponível.
Tornar-se disponível à sua própria natureza
interior é o que eu chamo de meditação.
Lembre-se dessas duas palavras. O caráter é uma
invenção da sociedade, é uma conspiração contra você. A
consciência é a sua natureza.
Sim, o homem de consciência tem
um certo caráter, mas esse caráter segue a sua natureza.
Não lhe foi imposto por alguém, esse caráter
é a sua própria decisão. E ele não está preso a esse caráter, ele
está totalmente livre para mudá-lo a qualquer momento. As
circunstâncias mudam, a sua consciência lhe dá diferentes
direções e ele muda o seu caráter.
O homem de caráter, o 'chamado homem de caráter',
está preso. Mesmo se as circunstâncias mudarem ele segue
repetindo o mesmo caráter, mesmo que não seja mais
relevante, mesmo que não seja mais adequado. O contexto no
qual ele tinha um significado desapareceu, mas ele segue
repetindo as mesmas tolices. Ele é como um papagaio. Ele é
uma máquina: ele não responde, ele simplesmente
reage.
Um homem de consciência responde e suas respostas
são espontâneas. Ele é como um espelho. Ele reflete tudo aquilo
que se confronta com ele. E a partir dessa espontaneidade, a
partir dessa consciência, um novo tipo de ação surge. Essa
ação nunca cria qualquer escravidão, qualquer carma. Essa
ação liberta você. Você alcança a liberdade se você ouvir a
sua natureza."
"Porém, esse simples conselho parece ser
muito difícil para as pessoas. Ele
deveria ser a coisa mais simples do mundo.
Cada criança nasce seguindo sua natureza, mas na medida
em que você cresce, pouco a pouco você
vai perdendo o contato com ela. Você é
forçado a perder o contato com ela.
O contato pode ser recuperado, ele pode ser redescoberto.
Anos mais tarde, quando você tiver se
tornado uma pessoa culta, preso dentro
de um certo caráter, completamente cego para com seu coração e sua natureza, você começa a formular
muitas perguntas.
Outro dia, o Prem Vijen perguntou:
Osho, o que você quer dizer
quando você diz Vá para dentro?'
Uma declaração tão simples, 'Vá para
dentro', e você me pergunta 'o que eu
quero dizer com ela?' Você não consegue entender estas simples palavras, 'vá para dentro'?
Eu sei que você conhece as palavras,
mas ir para dentro tornou-se
muito difícil porque você só aprendeu
como ir para fora.
Você só pode ir para fora, você só sabe
como ir, se for para fora. A sua
consciência está voltada para os outros, ela esqueceu o caminho para ela mesma. Você segue
batendo na porta dos outros e sempre
que é dito a você, 'vá para casa' você
diz: ' Osho, o que você quer dizer com ir para casa?'
Você só conhece as casas dos outros,
você não conhece o seu próprio lar. E
você está carregando esse lar dentro de você. Você foi forçado a ser extrovertido. Você tem que
aprender de novo o caminho de ir para
dentro.
Soren Kierkegaard disse: 'Religião
significa ir para dentro', ir para a
sua própria interioridade. Mas as simples palavras 'ir para dentro' tornaram-se tão difíceis
de entender. A mente conhece apenas
como ir para fora, e nela não há
qualquer marcha a ré....
Eu estou ensinando a você aqui que a
marcha a ré está aí, embutida, você
apenas se esqueceu dela. Você sabe como ir para fora. Ninguém pergunta 'O que você quer dizer
quando diz 'vá para fora'?'. Mas todo
mundo quer perguntar 'O que você quer
dizer quando diz 'vá para dentro'?'. Simples palavras!
Pensar é ir para fora e não pensar é ir
para dentro. Pense e você já começou a
se mover para fora de si mesmo. O pensamento é a maneira de levar você para longe. O
pensamento é um projeto.
Não-pensamento... e de repente você está dentro. Sem pensamento você não pode ir para
fora, sem desejo você não pode ir para
fora. Você precisa do combustível do
desejo e do veículo do pensamento para ir para fora.
Sentando-se silenciosamente, nada
fazendo... nem mesmo pensando, nem
mesmo desejando... e onde você estará? Ir para dentro não é verdadeiramente ir para
dentro. É simplesmente parar de ir
para fora... e de repente você encontra a si mesmo dentro.
Vijen, você não precisa ir para dentro
porque se você for, você irá sempre
para fora. Ir significa ir para fora. Pare de ir! Pare de ir a qualquer lugar! Você
consegue sentar-se silenciosamente sem
ir a qualquer lugar?
Sim, fisicamente você pode sentar-se, isso não é muito
difícil.
Você pode aprender uma postura de yoga e
você pode fazer de seu corpo quase uma
estátua, mas o problema é: o que você está fazendo do lado de dentro? Desejos,
pensamentos, memórias, imaginação,
todos os tipos de projetos?
Pare com eles também.
Como parar com eles? Simplesmente
torne-se indiferente a eles,
despreocupado. Mesmo que eles estejam ali, não dê atenção a eles. Mesmo que eles estejam ali, não
lhes dê qualquer importância. Mesmo
que eles estejam ali, deixe-os
estar. Sente-se silenciosamente do lado
de dentro, observando.
Lembre-se dessa palavra: observando,
testemunhando, simplesmente estando
alerta. E na medida em que esse
observar cresce, se torna mais profundo, a mesma energia que estava se tornando
desejos, pensamentos, memórias e
imaginação, essa mesma energia é absorvida em nova profundidade. A mesma energia é
usada por esse aprofundamento interno.
E você saberá o que quero dizer quando
digo 'Vá para dentro'.
Não comece a procurar nos dicionários ou
na Enciclopédia Britânica. Não é uma
questão de palavras. Palavras são simples para compreender. Quando eu digo 'Vá para
dentro', é isso exatamente o que eu
quero dizer: vá para dentro! Não
comece a perguntar sobre as palavras.
Escute a mensagem oculta, senão você
irá perder o trem. O que eu quero dizer com 'perder o trem'?
Se você se tornar muito interessado em
palavras, 'O que quer dizer com ir
para dentro? O que isso quer dizer...?'
Verbalmente, linguisticamente, Vijen,
você vai perder o trem. Não desperdice
tempo com palavras! E essa é
particularmente uma nova espécie de doença que tem atingido os intelectuais do mundo. Pelo menos por
cinquenta anos, o mundo filosófico tem
se tornado muitíssimo interessado em
palavras e análises linguísticas. Eles não perguntam mais o que é Deus. Eles não perguntam
mais se Deus existe ou não. Os
filósofos contemporâneos perguntam, 'O que quer dizer quando você usa a palavra Deus?' A
questão não é se Deus existe ou não. A
questão não é o que é Deus.
A questão não é como se alcança Deus. Agora a questão
tomou uma nova direção: 'O que você
quer dizer quando você usa a palavra
Deus?' O que você quer dizer quando você usa a palavra rosa? Essa questão é mais fácil. Você pode
pegar o filósofo, forçá-lo a ir até o
jardim e mostrar a ele a rosa. 'Isso é
o que eu quero dizer quando eu uso a palavra rosa'.
Mas isso não pode ser feito com a
palavra Deus, isso não pode ser feito
com a palavra meditação, isso não pode ser feito com as palavras 'vá para dentro'. Estes são
fenômenos sutis. Não se torne um
interessado em linguística.
Eu não estou aqui para ensinar análise linguística a
você.
Toda a minha abordagem é existencial. Se
você realmente quer saber o que
significa ir para dentro, então vá para dentro!
E o caminho é: observe os seus
pensamentos e não se identifique com
eles. Simplesmente permaneça um observador, completamente indiferente, nem contra nem a favor.
Não julgue, porque qualquer julgamento
traz identificação. Não diga, 'Estes
pensamentos são errados' e não diga, 'Estes pensamentos são bons'. Não faça comentários sobre
os pensamentos. Deixe que eles passem
como se eles fossem apenas a passagem
do tráfego e você está de pé ali ao lado da rodovia despreocupado, olhando o tráfego. Não
interessa o que está passando, um
ônibus, um caminhão ou uma bicicleta.
Se você puder observar o processo de
pensamentos de sua mente com tal
despreocupação, com tal desapego, não estará longe o dia em que todo o tráfego desaparece...
porque o tráfego somente pode existir
se você seguir dando energia para ele.
Se você parar de dar energia para ele... E isso é o observar: parar de dar energia para isso, parar a
energia que se move dentro do tráfego.
É a sua energia que faz aqueles
pensamentos se moverem.
Quando a sua energia não os está alimentando, eles começam a cair, eles não
conseguem se manter em pé por si
mesmos.
E quando a rodovia da mente estiver
completamente vazia, você está dentro.
Isso é o que eu quero dizer, Vijen, quando eu digo 'Vá para dentro'. E isso é o que Buda quer
dizer quando ele diz: 'Siga a sua
natureza'."
Osho em The Book of the Books
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