TABLETS E COMPUTADORES VÃO SUBSTITUIR CADERNOS E LIVROS NO FUTURO

Sociólogo canadense prevê que tablets e computadores irão substituir cadernos e livros didáticos

 

Sociólogo canadense prevê que tablets e computadores irão substituir cadernos e livros didáticos

O Sociólogo e professor da Universidade de Ottawa ,no Canadá, Pierre Lévy, afirmou que as mudanças tecnológicas estão em um processo tão acelerado que as inovações tecnológicas do mundo moderno deverão chegar de vez as salas de aula e possivelmente PCs e tablets vão substituir os livros didáticos e os cadernos.

Lévy é especialista em internet e participou do 5º Congresso Internacional da Rede Católica de Educação, o qual terminou no ultimo domingo, 1 de julho, e foi realizado em Brasília. Lévy declarou que prever a civilização do futuro é muito difícil, porque o que irá ser construído ainda não pode ser imaginado, o momento moderna, para ele, é de uma enorme transformação cultural.

Entretanto o sociólogo não descartou que as crianças deverão continuar a aprender habilidades do chamado mundo pré-digital, como escrever a mão, algo que em vários lugares já não é tão comum. Ele afirmou que em 1o momento é interessante que se aprenda a escrita manual.

Ele afirmou que manter o aprendizado do manuscrito é muito interessante, do mesmo modo que aprender a efetuar cálculos mentais, mesmo em um mundo onde qualquer um contém entrada a uma ótima calculadora. Para ele vão se modificar os materiais pedagógicos.

Lévy afirmou que a competência dos alunos inclusive irá mudar, segundo ele os alunos do futuro deverão ser cidadões mais criativas, colaborativas e abertas, enquanto que ao mesmo tempo deverão ter capacidade de concentração mediante a uma mente muito disciplinada.

Ele declarou ser algo muito interessante o equilíbrio entre os dois aspectos. Lévy inclusive defendeu a uso de redes sociais no ensino e na aprendizagem, conforme explanou, ele próprio pede aos seus estudantes para que criem grupos no Facebook, para assim postarem redações, vídeos e poderem participar de grupos de discussão.

O sociólogo acredita na existência de uma nova cultura com base na informática e a economia do conhecimento impliquem em novos métodos de socialização. Para ele são ambientes mais colaborativos, que são auto organizados em rede e formam assim uma enorme memoria coletiva. Ele aponta inclusive que estas transformações demandarão enorme habilidade.

Fonte: http://www.tudoemfoco.com.br/sociologo-canadense-preve-que-tablets-e-computadores-irao-substituir-cadernos-e-livros-didaticos.html
http://saibadetudo.com.br/tecnologia/

Comentários