O QUE É ORGÂNICO,SUSTENTÁVEL, RECICLADO,VEGAN,FAIR TRADE NA MODA ?

 

Orgânico

Um tecido é orgânico quando é feito de plantas que passam longe de pesticidas químicos e mudanças genéticas. O mesmo vale para materiais como couro ou pele animal. Por exemplo: algodão, lã e couro podem ser orgânicos. A questão é: os agentes químicos dos tecidos convencionais poluem o ar e a água e ainda deixam resíduos que podem causar irritação quando a roupa entra em contato com a pele. Mais: usar algodão orgânico causa menos impacto ambiental do que o comum, que leva no processo de industrialização 16% de todo o pesticida utilizado no mundo, segundo o libreto de conscientização publicado em 2008 pelo site Fashion Conscience, uma espécie de e-Bay ecológico.

Sustentável

Roupas sustentáveis são aquelas feitas com materiais e processos que causam o menor dos impactos no meio ambiente. Isto é, roupas feitas com fibras e tecidos reciclados, escolhidos a dedo (bambu, cânhamo e soja, por exemplo, são fibras de fácil abastecimento por seu rápido crescimento) e pensadas sem que haja desperdício de tecido. A questão é: a indústria têxtil é a número quatro no ranking das que mais consomem recursos naturais, de acordo com o Environmental Protection Agency, orgão americano que estuda a preservação do meio ambiente.

Reciclado

Para que uma peça de roupa seja reciclada, ela deve ser feita de partes que já existiam antes. Ou seja: os tecidos, fibras, metais e aviamentos devem ser reaproveitados de outras peças de roupa prontas. A questão é: isso previne o desperdício de materiais úteis e reduz o consumo de outros novos (junto com toda a energia e os processos químicos necessários para que sejam feitos). Outra vantagem de tornar o velho novo: as peças recicladas são, na maioria das vezes, peças únicas.

Vegan

O veganismo é praticado por pessoas que, além de não comerem carne, não usam nada cujo material venha de animais ou que seja testado neles. Na moda vegan, portanto, roupas, sapatos e outros acessórios são feitos com materiais alternativos ao couro. Valem o pleather (do inglês, plastic + leather – uma versão plástica do couro, mais leve e mais barata), o vegetan (feito a partir de uma microfibra), o lorica (uma versão feita com microfibra japonesa), o birko-flor e o biribuk (opções desenvolvidas pela marca de calçados Birkenstock), o vinil – que também é conhecido como PVC – e a lona. A questão é: evitar a poluição e os problemas climáticos que a produção de carne gera. Segundo o Fashion Conscience, a produção de carne mundial tem mais impacto ambiental do que a produção de carros.

Fair Trade

O fair trade (troca justa, na tradução literal para o português) é um conceito aplicado tradicionalmente na produção de artesanato, café e chá. Mas entrou no vocabulário da moda eco-friendly. De acordo esse princípio, devemos pagar um preço justo para os trabalhadores e fornecedores de materiais para a fabricação das roupas. A questão é: colaborar para que os trabalhadores não sejam explorados (seja pelos salários radicalmente baixos, pela carga horária excessiva ou pelo uso da mão de obra infantil).

Fonte:Miss Fashion
http://www.hierophant.com.br/

Comentários