CONSUMISMO TRANSFORMOU O SIGNIFICADO DA FELICIDADE




Consumismo transformou o significado da felicidade

A sociedade de consumo transformou o significado da felicidade. Comprar virou sinônimo de completude. A afirmação é da blogueira Luciana Saddi,psicanalista e escritora.
"Acreditamos merecer tudo e um pouco mais, como se fossemos as vítimas a esperar ressarcimento pelos direitos negados", afirma a psicanalista.
A especialista observa que a "posição de coitado" é marca dos nossos dias. "São vítimas passivas que reclamam e não se responsabilizam pelos próprios atos".
Esse desejo de felicidade instantânea gera compulsões, adições a drogas e infantilismo em adultos. "Dá próxima vez que assistir alguém propagar com pompa o direito a ser feliz, desconfie", alerta a blogueira. Ouçam o podcast:
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/podcasts/1114398-luciana-saddi-consumismo-transformou-o-significado-da-felicidade.shtml


Perfil

A psicanalista Luciana Saddi é mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Foi titular, por mais de 2 anos, da coluna Fale com Ela da Revista da Folha. É autora dos livros "O Amor Leva a um Liquidificador", da editora Casa do Psicólogo, e "Perpétuo-Socorro", pela Jaboticaba, e de artigos científicos em revistas especializadas.

E-mail: lusaddi@uol.com.br

Comentários