AS SETE INTELIGÊNCIAS DE HOWARD GARDNER

1. INTELIGÊNCIA LINGÚISTICA.
Normalmente encontrada em: escritores, poetas, redatores de textos para jornais, roteiristas, oradores, líderes políticos, editores, publicitários, jornalistas e redatores de discursos.
Exemplo de pessoas famosas: Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Winston Churchill, jornalista britânico, tornou-se orador, líder político e escritor.
Características prováveis:            
* Sensível as regras                      
* Organizado                                
* Sistemático                               
* Habilidade de raciocinar           
* Gosta de ouvir                          
* Gosta de ler                              
* Gosta de escrever                      
* Soletra com facilidade               
* Gosta de jogos de palavras         
* Tem boa memória para trivialidades
* Pode ser bom orador público e debatedor, embora alguns especialistas 
   lingüisticos possam preferir escrita ou comunicação oral
Como usar essa força para a aprendizagem:
 * Contar histórias
 * Implementar jogos de memória com nomes ou locais.
 * Ler histórias, piadas
 * Escrever histórias piadas
 * Fazer malabarismo com vocabulário
 * Usar redação de jornal
 * Entrevistar
 * Fazer quebra cabeças, jogos de soletração
 * Integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos
 * Produzir, editar e supervisionar a revista da escola
 * Debater
 * Discutir
 * Utilizar processador como introdução a computadores
2.INTELIGÊNCIA LÓGICA-MATEMÁTICA.
Normalmente encontrada em: matemáticos, cientistas, engenheiros, rastreadores de animais, investigadores de polícia, advogados e contadores contábeis.
Exemplo de pessoa famosa: Marian Diamond, professora de Neuroanatomia na University of Califórnia em Berkeley.
Características prováveis:
*      Gosta de raciocínio abstrato
*      Gosta de ser preciso
*      Aprecia cálculos
*      Gosta de ser organizado
*      Utiliza estrutura lógica
*      Aprecia computadores
*      Aprecia resolução de problemas
*      Aprecia resolução de problemas
*      Aprecia experimentação de maneira lógica
*      Prefere anotações de forma ordenada
Como usar essa força para a aprendizagem:
*      Estimular a resolução de problemas
*      Fazer jogos matemáticos de computação
*      Analisar e interpretar dados
*      Utilizar raciocínio com freqüência
*      Estimular as próprias potencialidades
*      Estimular experimentos práticos
*      Utilizar previsão
*      Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares
*      Ter um lugar para tudo
*      Possibilitar a realização das coisas passo a passo
*      Usar raciocínio dedutivo
*      Usar computadores para folhas de trabalho, cálculos etc.
3. INTELIGÊNCIA VISUAL E ESPACIAL.
Normalmente encontrada em: arquitetos, pintores, escultores, navegadores, jogadores de xadrez, naturalistas, físicos teóricos, estrategistas de campo de batalha.
Exemplo de pessoa famosa: Pablo Picasso, pintor.
Características prováveis:
*      Pensa em figuras
*      Cria imagens mentais
*      Utiliza metáforas
*      Tem sentido de gestalt
*      Gosta de arte: desenho, pintura e escultura
*      Lê com facilidade mapas, gráficos e diagramas
*      Lembra-se com figuras
*      Tem bom senso de cores
*      Utiliza todos os sentidos para formar imagens
Como usar essa força para a aprendizagem:
*      Utilizar figuras para aprender
*      Criar rabiscos, símbolos
*      Desenhar diagramas, mapas
*      Integrar arte com outros assuntos
*      Usar Mapeamento Mental
*      Fazer atividades visuais
*      Assistir a vídeos ou criar seus próprios
*      Utilizar estímulos periféricos nas paredes: sinais como os pôsteres deste livro
*      Utilizar mímica
*      Mudar de lugares na sala a fim de obter uma perspectiva diferente
*      Utilizar fluxogramas, cartogramas ou, enfim, gráficos de estabelecimento de metas
*      Utilizar grupamentos
*      Salientar com cor Utilizar gráficos informatizados
4. INTELIGÊNCIA MUSICAL.
Normalmente encontrada em: artistas, compositores, maestros, concertistas, engenheiros de gravação, fabricantes de instrumentos musicais, afinadores de piano, culturas sem uma linguagem escrita  tradicional.
Exemplo de pessoa famosa: Mozart, Beethoven
Características prováveis:
*      Sensível à entonação, ao ritmo e ao timbre
*      Sensível ao poder emocional da música
*      sensível à organização complexa da música
*      Pode ser profundamente espiritual
Como usar essa força para a aprendizagem:
*      Tocar um instrumento musical
*      Aprender através de canções
*      Usar concertos ativos e passivos para a aprendizagem
*      Estudar com música barroca
*      Trabalhar com música
*      Ligar-se a um coral ou a um grupo musical
*      Escrever música
*      Integrar música com assuntos de outras áreas
*      Mudar de humor com música
*      Usar música para relaxar
*      Fazer imagens/figuras com música
*      Aprender através de raps, tais como aqueles para horários, poemas com rima completa, jogral
*      Compor música no computador

5. INTELIGÊNCIA CORPÓREO-CINESTÉTICA.
Normalmente encontrada em: bailarinos, atores, atletas e realizadores esportistas, inventores, mímicos, cirurgiões, professores de caratê, pilotos de corrida, trabalhadores externos e os mecanicamente talentosos.
Exemplo de pessoas famosas: Pelé, Ronaldinho, Ivo Pitanguy, Arnold Schwarzenegger e Airton Senna
Características prováveis:
*      Controle excepcional do próprio corpo
*      Controle de objetos
*      Boa sincronização
*      Respostas Treinadas
*      Bons Reflexos
*      Aprende melhor se movimentando
*      Gosta de se envolver em esportes físicos
*      Gosta de tocar
*      Habilidoso em artes manuais
*      Gosta de representar
*      Gosta de utilizar métodos manipulativos
*      Aprende participando do processo de aprendizagem
*      Lembra do que foi feito em vez daquilo que foi dito ou observado
*      Muito responsivo ao ambiente físico
*      Brinca com os objetos enquanto escuta tudo
*      Irrequietação e aborrecimento se houver poucos intervalos
Como usar essa força para a aprendizagem:
*      Utilizar  exercícios de codificação física em que você se torna o objeto da aprendizagem
*      Usar a dança para aprender
*      Usar o movimento para aprender
*      Representar a aprendizagem
*      Usar técnicas manipulativas em ciências, matemática
*      Fazer várias “mudanças de estado” e intervalos
*      Integrar o movimento em todas as áreas do currículo
*      Analisar mentalmente enquanto estiver nadando, correndo etc.
*      Usar modelos, máquinas, Technic Lego, artesanato
*      Usar caratê para se concentrar
*      Usar viagens o campo
*      Usar jogos em sala de aula
*      Usar drama, papéis dramáticos
*      Estalar os dedos, bater palmas, sapatear, saltar, subir.
6. INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL OU “SOCIAL”.
Normalmente encontrada em: políticos, professores, líderes religiosos, conselheiros, vendedores, gerentes, relações públicas e “pessoas comuns”.
Exemplo de pessoa famosa: Ana Maria Braga, Jô Soares, Oprah Winfrey apresentadora norte-americana de programa de entrevistas.
Características prováveis:
*      Trata bem dos negócios
*      Relaciona-se de forma assertiva
*      Com grande capacidades de associação com outras pessoas
*      Consegue “ler” as intenções de terceiros
*      Aprecia estar com pessoas
*      Tem muitos amigos
*      Comunica-se bem; às vezes manipula
*      Aprecia atividades em grupo
*      Gosta de mediar disputas
*      Gosta de cooperar
*      “Lê”  bem situações sociais
Como usar essa força para a aprendizagem:
*      Desenvolver cooperativamente atividades de aprendizagem
*      Fazer diversos intervalos para socializar
*      Usar atividades de aprendizagem tipo “par e compartilhamento”
*      Utilizar habilidades de relacionamentos e comunicações
*      Praticar a “conversa social” ao telefone
*      Ter festas e celebrações de aprendizagem
*      Fazer o aprendizado divertido
*      Integrar a socialização em todas as partes do currículo
*      Utilizar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros
*      Trabalhar em equipes
*      Tutelar ou orientar os outros
*      Usar causa e efeito
7. INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL OU INTUITIVA.-
Normalmente encontrada em: romancistas, conselheiros, anciões sábios, filósofos, gurus, pessoas com um profundo senso do eu místicos.
Exemplos de pessoas famosas: Sigmund Freud, Platão, Carl Rogers e Gandhi.
Características prováveis:
*      Autoconhecimento
*      Sensibilidade os valores próprios de cada um
*      Profundamente consciente dos sentimentos próprios de cada um
*      Sensibilidade aos objetivos de vida de cada um
*      Tem um senso bastante desenvolvido do eu
*      Habilidade Intuitiva
*      Automotivado
*      Profundamente consciente das próprias potencialidades e fraquezas
*      Pessoa muito reservada
*      Deseja ser diferente da tendência geral
- A capacidade central de inteligência “ïntrapessoal” é a habilidade de acessar o próprio eu interior. Alguns sentem intuição como característica separada de inteligência.
Como usar essa força para a aprendizagem:
*      Ter conversas pessoais de “coração para coração”
*      Usar atividades de crescimento pessoal para romper bloqueios à aprendizagem
*      Investigar atividades
*      Pensar sobre o próprio raciocínio de atuar através de “par e compartilhamentos” e “pense e ouça”
*      Reservar  tempo para reflexão interior
*      Fazer estudo independente
*      Ouvir sua intuição
*      Discutir, refletir ou escrever  o que vivenciou e como se sentiu
*      Permitir liberdade para ser diferente do grupo
*      Fazer “Meus Livros” e diários de história pessoal
*      Assumir o controle da própria aprendizagem
*      Ensinar afirmações pessoais

               Resumo

O pai das Inteligências Múltiplas é Howard Gardner, psicólogo norte-americano.
Para ele, cada tipo de inteligência está numa determinada área do cérebro. Ele já descobriu sete:
  1. 1.       LINGÚISTICA
  2. 2.       LÓGICA-MATEMÁTICA
  3. 3.       VISUAL E ESPACIAL
  4. 4.       MUSICAL
  5. 5.       CORPÓREO-CINESTÉTICA
  6. 6.       INTERPESSOAL OU “SOCIAL”
  7. 7.       INTRAPESSOAL OU INTUITIVA

Para a Inteligência Emocional, as duas mais importantes são a Interpessoal e intrapessoal.


BIOGRAFIA DE HOWARD GARDNER

Howard Gardner (Scranton, Pennsylvania, 11 de julho de 1943) é um psicólogo cognitivo e educacional estado-unidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas. Em 1981 recebeu prêmio da MacArthur Foundation. Em 2011 foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Ciências Sociais.[1]
Ele é professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard, professor adjunto de neurologia na Universidade de Boston.
Em 1938 seus pais fugiram da perseguição aos judeus na Alemanha nazista, com seu irmão mais velho Eric, falecido após o nascimento de Howard. Aos 13 anos de idade ele tornou-se um excelente pianista.
Howard Gardner entra na Universidade de Harvard em 1961 com a intenção de se formar em história. mas sob a influência de Erik Erikson ele se interessa em relações sociais, uma combinação de psicologia, sociologia e antropologia, com particular interesse em psicologia clínica. Ele novamente troca seu campo de interesse após conhecer o psicólogo cognitivo Jerome Bruner e os escritos de Jean Piaget.
Depois de terminar seu doutorado em Harvard em 1971, com uma dissertação em sensibilidade de estilo em crianças, continuou a trabalhar nesta universidade, estabelecendo com Nelson Goodman um grupo de pesquisa em educação pela arte conhecido como Project Zero.
Fundado em 1967, este projeto se concentra no estudo sistemático do pensamento artístico e da criatividade em arte assim como em disciplinas da área humana e científica em nível individual e institucional.

Teoria das Inteligências Múltiplas

O primeiro dos testes de sucesso escolar foi realizado e desenvolvido pelo psicólogo Alfred Binet em 1900. Este teste tinha por finalidade diagnosticar crianças retardadas e crianças normais. Após a primeira Guerra Mundial este teste foi aplicado nos soldados com a finalidade de diagnosticar a inteligência dos soldados. Com a propagação deste teste pensou-se que era possível medir quantitativamente a inteligência, mas de acordo com Gardner, autor da teoria das Inteligências Múltiplas: "a inteligência é (...) a capacidade de responder a itens em testes de inteligência". Os testes psicométricos consideram que existe uma inteligência geral, nos quais os seres humanos diferem uns dos outros, que é denominada g. Este g pode ser medido através da análise estatística dos resultados dos testes. É importante acrescentar que tal maneira de encarar a inteligência ainda hoje está presente no senso comum e mesmo em muitas parcelas do meio científico.

Inteligência múltipla

O seu livro mais famoso é provavelmente Estruturas da Mente, de 1983, onde ele descreve sete dimensões da inteligência (inteligência visual/espacial, inteligência musical, inteligência verbal, inteligência lógica/matemática, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência corporal/cinestética). Desde a publicação de Estruturas da Mente, Gardner propôs duas novas dimensões de inteligência: a inteligência naturalista e a inteligência existencialista. Os testes tradicionais de inteligência só levam em consideração as inteligências verbal e a lógica/matemática. Essa nova teoria tornou-se conhecida como teoria das inteligências múltiplas.
  • Inteligência Linguística - Linguistic Intelligence
  • Inteligência Musical - Musical Intelligence
  • Inteligência Lógica/Matemática - Logical-Mathematical Intelligence
  • Inteligência Visual/Espacial - Spatial Intelligence
  • Inteligência Corporal/Cinestésica - Bodily-Kinesthetic Intelligence
  • Inteligência Interpessoal - Interpersonal Intelligence
  • Inteligência Intrapessoal - Intrapersonal Intelligence
  • Inteligência Naturalista - Naturalist Intelligence
  • Inteligência Existencialista -
Recentemente, escreveu um livro intitulado Changing Minds: The Art and Science of Changing Our Own and Other People's Minds (ISBN 1578517095).
Howard Gardner crê que todos temos tendências individuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas numa das inteligências listadas acima.

Publicações

português
  • ARTE, MENTE E CEREBRO (1999) ARTMED
  • ARTES E O DESENVOLVIMENTO HUMANO, AS (1997). ARTMED
  • ATIVIDADES INICIAIS DE APRENDIZAGEM (2001) GARDNER, HOWARD / CHEN, JIE-QI / KRECHEVSKY, MARA ARTMED
  • AVALIAÇAO EM EDUCAÇAO INFANTIL (2001) GARDNER, HOWARD / KRECHEVSKY, MARA ARTMED
  • CINCO MENTES PARA O FUTURO (2007) ARTMED
  • CRIANÇA PRE ESCOLAR, A (1994)
  • ESTRUTURAS DA MENTE (1994) ARTMED
  • INTELIGENCIA - MULTIPLAS PERSPECTIVAS (1998) ARTMED
  • INTELIGENCIA, A - UM CONCEITO REFORMULADO (1999) OBJETIVA
  • INTELIGENCIAS - MULTIPLAS PERSPECTIVAS (1995) ARTMED
  • INTELIGENCIAS MULTIPLAS - A TEORIA NA PRATICA (1995) GARDNER, HOWARD / VERONESE, MARIA ADRIANA VERISSIMO. ARTMED
  • MENTES EXTRAORDINARIAS (1999) ROCCO
  • MENTES QUE CRIAM (1996) ARTMED
  • MENTES QUE LIDERAM (1995) ARTMED
  • MENTES QUE MUDAM - A ARTE E A CIENCIA DE MUDAR (2005) ARTMED
  • NOVA CIÊNCIA DA MENTE (2002) RELOGIO D'AGUA/EDUSP
  • RESPONSABILIDADE NO TRABALHO (2008) ARTMED
  • TRABALHO QUALIFICADO (2004) DAMON, WILLIAM / CSIKSZENTMIHALYI, MIHALY / GARDNER, HOWARD BOOKMAN COMPANHIA ED
  • VERDADEIRO, O BELO E O BOM, O (1999)
inglês
  • The Quest for Mind: Jean Piaget, Claude Levi-Strauss and the Structuralist Movement - New York: Knopf, 1973
  • The Shattered Mind - New York: Knopf, 1975
  • Artful Scribbles: The Significance of Children's Drawings - New York: Basic Books, 1980
  • Art, Mind and of Multiple Intelligence (1983) ISBN 0-465-02510-2 (1993 ed.)
  • The Mind's New Science: A History of the Cognitive Revolution - New York: Basic Books, 1985
  • To Open Minds: Chinese Clues to the Dilemma of Contemporary Education - New York: Basic Books, 1989
  • The Unschooled Mind: How Children Think and How Schools Should Teach (1991) ISBN 0-465-08896-1 (1993 ed.)
  • Creating Minds: An Anatomy of Creativity Seen Through the Lives of Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham, and Gandhi (1994) ISBN 0-465-01454-2
  • Multiple Intelligences: The Theory in Practice (1993) ISBN 0-465-01822-X (1993 ed.)
  • Leading Minds: An Anatomy of Leadership - New York: Basic Books, 1995.
  • Intelligence: Multiple Perspectives - Orlando: Harcourt, 1996.
  • Extraordinary Minds: Portraits of Exceptional Individuals and an Examination of our Extraordinariness - New York: Basic Books, 1997
  • Intelligence Reframed: Multiple Intelligences for the 21st Century - New York: Basic Books, 1999
  • The Disciplined Mind: What All Students Should Understand - New York: Simon and Schuster, 1999
  • Multiple Intelligences After Twenty Years, 2003. Paper presented at the American Educational Research Association, Chicago, Illinois, April 21, 2003. [1]
  • Five Minds for the Future - Harvard Business School Press, 2007, ISBN 978-1591399124
  • Responsibility at Work - Jossey-Bass, 2007.
  • "Good Work: Aligning Skills and Values" - More Than Sound Productions [2] 2008

Sobre Gardner

  • Bennett, M. (2000). Self-estimates and population estimates of ability in men and women. Australian Journal of Psychology, 52, 23–28.

Fonte:Wikipedia

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