ARTE NAIF : A ARTE DO SENTIMENTO







A Arte Naif é uma criação artística instintiva e espontânea realizada por pintores autodidatas que sentem uma impulsão vital de contar suas experiências de vida.
Podemos dizer que desde o início dos tempos, quando o homem sentiu a necessidade de criar algo com o único intuito de se deleitar, surgiu a arte naif; assim sendo, ela encontra-se presente ao longo da história da humanidade, pelas mãos de indivíduos que, alheios aos movimentos artísticos, sociais e culturais de sua época, criam unicamente movidos por suas emoções.
A denominação "Arte naif" (aplicada para designar um certo grupo de pintores) como utilizamos atualmente, surgiu no fim do século XIX, com a aparição do pintor francês Henri Rousseau no "Salão dos Independentes", em Paris.
Atualmente podemos dizer que o Brasil é um dos grandes representantes da arte naif mundial.
Por ser um país de imensos contrastes, com uma cultura resultante do amálgama de inúmeras outras (a africana, a européia e a indígena), ele é um canteiro fértil para o surgimento e desenvolvimento dessa forma de expressão artística. Apesar desse imenso potencial, somente na década de 50, o Brasil começou a dar atenção a esse grupo de artistas, com as primeiras exposições de Heitor dos Prazeres, Cardosinho, Silvia de Leon Chalreo e José Antonio da Silva.
Depois desse início, as décadas de 60 e 70, vão conhecer uma verdadeira explosão de pintores naifs brasileiros, tais como: Ivonaldo, Isabel de Jesus, Gerson Alves de Souza, Elza O . S., Crisaldo de Moraes, José Sabóia e muitos outros que juntamente com seus predecessores, estão presentes em nosso acervo.
A arte naif é simples, pura, autêntica e não exige prévios conhecimentos intelectuais e artísticos para ser compreendida, chega direto ao nosso coração e toca nossa alma sem subterfúgios, somente ultrapassando o filtro de nossas emoções.
Se deixe contagiar por esse mundo de luzes, cores e alegria oferecido por seus artistas.
Comprovadamente, a ARTE... é o MELHOR e MAIS FÁCIL MEIO DE ELEVAÇÃO do "SER" !

Pintores Naif - Arte Brasileira Contemporânea




Soltando balão - 50x60
Airton das Neves



Jarra de flores - 40x30
Bebeth



O violeiro - 50x60
Ernane Cortat



Três corações - 40x60
Isabel de Jesus



Vaso com flores na paisagem - 80x60
Ernani Pavaneli


Hoje a festa é da vovó - 60x80
Ana Maria Dias


Florada no campo - 50x60
Malu Delibo


Tarde alegre - 33x41
Teles



 Fonte:http://oseculoprodigioso.blogspot.com.br/2005/09/pintores-naif-arte-brasileira.html

Comentários